Visitante psy-kun

Praxe/s

Praxes   66 votos

  1. 1. És a favor da praxe académica?


Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

118 mensagens neste tópico

Com o inicio de um novo ano letivo e como algumas pessoas estão na iminência de se estrear na faculdade,peço a quem já pisou por esse caminho íngreme da vida ,conhecido como mundo universitário, a sua opinião sobre a praxe académica. Contem a vossa experiência como caloiros, se a praxe vos ajudou a inteirarem-se do espírito académico ou se,pelo contrário,foi um obstáculo à vossa integração. 

 

Há os que adoram,os que detestam e aqueles que ainda não passaram por isso,como eu,por isso não têm uma opinião formada,mas que têm sempre receio do exagero que há em certas universidades,e.g.

 

Opinem ( :

 

 

Editado por psy-kun
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A favor sou, desde q não seja obrigatório, etc.

Não consigo entender qual é a piada, acho ridículo. Dizem que aquilo ajuda a integrar, eu concordava se não abusassem, se aquilo é ajudar a integrar anda tudo tolo. Costumam sempre exagerar, é o que o povo/jovens daquela idade gostam, aproveitam-se sempre da boa vontade e inocência do pessoal recém chegado.  Mas pronto, quem não quiser ser, falar na boa com o pessoal, diz q não quer e pronto. Mas haja masoquistas e gente que goste de ser gozada e motivo de risota.

Eu não vou seguir pra universidade, mas a mim não me praxavam. Era o que me faltava mandarem-me fazer coisas imbecis para ser motivo de risota. Nem os cãezinhos mereciam.

Editado por imPLUS
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É bom no primeiro ano andar na praxe e isso porque é a melhor maneira de conheceres o pessoal do teu curso e tal, depois disso já não tem muito interesse...

como o psy pediu eu continuo ahah

 

Quanto a cena dos exageros, ninguém obriga ninguém a fazer nada, não queres fazer não fazes, não é por isso que te vão olhar de lado, e se o fizerem são veteranos, who cares? lol

 

Bem eu digo isto dos veteranos, porque como eu estive uns anitos pela universidade reparei em muitas coisas, sendo uma delas que as pessoas que ficam pra veteranos e isso normalmente são as pessoas menos interessantes que podes encontrar na universidade lol. Basicamente não tem mais nada que fazer da vida e metem se nessas coisas ahah.

Não quero com isto dizer que são todos assim, mas na generalidade são.  

Ah pessoal das associações académicas e isso também podem incluir neste grupo. 

Pronto acabou aqui o meu rant sobre essas coisas académicas.

 

Por isso pela minha experiência recomendo a irem à praxe como caloiros, divertirem-se o máximo possível, conhecerem o pessoal etc.

Ainda por cima se tiverem de sair e casa dos pais para uma cidade que não conhecem, morar sozinhos pela primeira vez e tal, como me aconteceu :)

 

Só não se deixem é absorver demasiado por isso, há muito mais na vida de um estudante universitario do que praxes...

Editado por KnOxEr
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor desde que não saia dos limites do senso comum, algo que alguns dos estudantes universitários tendem esquecer rapidamente. Quem praxar deve respeitar o que está a ser praxado e garantir que ele ou ela passe um bom momento e não tornar a praxe uma má memoria para ele ou ela e para os restantes caloiros à sua volta. Se quem praxar não respeita as regras estabelecidas e do senso comum e causar dano físico e psicológico ao caloiro durante a praxe, deve ser punido e impedido de praxar os futuros caloiros. No entanto, todos teem o direito de não quer ser praxado e não devem ser criticados pela opção que fizeram.

Seja qual a razão das praxes, estas devem serem feitas por pessoas responsáveis para criarem boas memórias para todos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(vou ficar por aqui, porque não quero ferir susceptibilidades) lol

Não pah,continua,é melhor ferir susceptibilidades antes do que depois : P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O psy está com medo de ser praxado ! hihihihi !

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O psy está com medo de ser praxado ! hihihihi !

lol.nada disso. Não sei como é que a coisa se processa sequer,só que como não tenho grande contacto com faculdades,etc,quero saber opiniões para me ir preparando para o choque,seja ele bom ou mau. Além disso,há mais gente na minha situação,sem saber o que esperar dessa aventura bizarra que é ir para a universidade pela 1ª vez,sair de casa dos pais,do conforto do lar,etc. 

 

E também não quero cometer erro de repudiar a praxe antes de a conhecer.

Editado por psy-kun
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor da praxe.

 

Vou falar do meu caso, já praxei e fui praxado, a praxe não e só estar lá a dizer "caloiro é burro ... faz isto ... faz aquilo.... rebola ...", a praxe também pode ser feita através de facilitar a integração das pessoas novas.

 

Eu fui para 300 km de distancia da minha terra, não conhecia ninguém da nova cidade para onde fui, se não fosse a praxe consigo dizer que a minha adaptação iria ser muito mais difícil.

 

Enquanto aos exageros, no meu código de praxe existe um artigo que diz "a praxe é um acordo de cavalheiros" por isso quem estiver a praxar também tem de ter mais cautela, porque sabe que não deve ferir a integridade física do caloiro. Na minha escola existem penalizações para quem estiver a fazer uma má praxe.

 

Não tenhas medo, Minguem te vai andar a cortar o fígado porque eles já não tem xD estão e la todos para passar um bom bocado xD

 

E como já foi dito, a praxe não é obrigatória logo quem não estiver a gostar pode sair xD   mas também mais de muitas coisas que supostamente vais fazer já tu fizeste, a diferença e que agora vão estar mais pessoas a ver xD

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

O psy está com medo de ser praxado ! hihihihi !

lol.nada disso. Não sei como é que a coisa se processa sequer,só que como não tenho grande contacto com faculdades,etc,quero saber opiniões para me ir preparando para o choque,seja ele bom ou mau. Além disso,há mais gente na minha situação,sem saber o que esperar dessa aventura bizarra que é ir para a universidade pela 1ª vez,sair de casa dos pais,do conforto do lar,etc. 

 

E também não quero cometer erro de repudiar a praxe antes de a conhecer.

 

 

Eu não tenho uma opinião concreta, visto que não fui pra univ, mas pelo que sei de malta amiga, é das melhores cenas que existem. O kikuchi já te deu um bom exemplo do porquê.

Vais andar lá a fazer figuras e vais pensar 'ftç nem bebado fazia isto, estão aqui a tomar-me por otário!', mas desde que não passe um certo limite, é na boa. Se passar, é dizeres, e acaba-se a praxe ali.

No ano a seguir vingaste ! :>

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No ano a seguir vingaste ! :>

Sou contra isso da praxe ser utilizada para vingar o ano anterior. Depois acaba por se tornar um ciclo vicioso,o que é estúpido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por incrível que pareça curti mais ser praxado do que praxar. Adorei o meu ano de caloiro.

 

Das melhores (ou a mais memorável) que me fizeram, foi mandarem-me ir ter com raparigas e dizer algo do género: "olha, tenho X cm's de pila, achas que aguentas?". Ya, priceless. Ah, e estava praticamente nu, só tinha uma fralda (feita á base de sacos do lixo) e um par de chinelos.

 

Prepara-te para seres altamente alcoolizado pelos "doutores", esse é talvez o maior desafio. Aí é que eles abusam um bocadinho.

 

A praxe não é para o caloiro gostar, mas dá para ficar com recordações para vida. Olha para ela como um "evento social", porque vais conhecer o pessoal do teu curso á custa dela.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou um pouco (ok, bastante) nervoso acerca desta coisa das praxes... Vou para Lisboa e daí só conheço os meus primos... A opinião daqueles que foram praxados parece, no geral, ser positiva, mas também não me dizem nada de específico... Eu me considero ser uma pessoa que aguenta passar uma ou duas vergonhas mas não quero passar dos limites heheh

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lisboa e praxes acho que não combina muito bem lool.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lisboa e praxes acho que não combina muito bem lool.

 

Ai não? Espero que tenhas razão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O "espirito academico" por lá não costuma ser muito forte, dai penso que as praxes também não o sejam. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lisboa e praxes acho que não combina muito bem lool.

 

Ai não? Espero que tenhas razão.

Não combinam porque Lx não tem tradição académica,é tudo importado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso é um alívio  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu fui praxada e praxei. E gostei : )

 

Fiz a licenciatura a mais de 400km de casa e não conhecia absolutamente ninguém, seja de colegas ou simplesmente pessoas na cidade (Vila Real, btw /o/). Aliás, nem a cidade conhecia, apesar de ter entrado na minha 1ª opção. 

 

Sabia pouco ou nada de praxe mas logo no dia das matrículas os meus futuros doutores andavam por lá e foram bastante porreiros. Falaram-me da cidade e do curso, deram-me conselhos e disseram-me quando a praxe começava e avisaram-me logo para levar roupa velha, elásticos e ganchos para prender o cabelo e rebuçados para a garganta x)

 

A parte mais dura da praxe do meu curso é que era de 2ª a 5ª das 8h às 00h e durava até à primeira semana de Novembro (não é com esse horário todos os dias, pela saúde mental de caloiros e doutores : P). Custou ao início e há sempre aqueles momentos em que se pensa "que mal fiz eu para estar aqui" ou "que desculpa posso inventar para sair daqui de fininho sem que ninguém me chateie". Nunca precisei de inventar desculpas e todos os momentos que faltei à praxe foi porque, literalmente, fui corrida de lá por estar doente x)

 

Éramos 40 e ninguém se conhecia de lado nenhum. Poucos foram os que optaram por não serem praxados ou que desistiram a meio da praxe. Nunca me arrependi de ter optado por ser praxada. Nunca ninguém me obrigou a nada. Todas as vezes que cheguei a casa de joelhos e mãos esfoladas e cheia de dor na garganta foi opção minha.  

 

Quanto à questão da integração vs humilhação: acredito que caloiros que conheçam gente no curso onde entraram não sintam tanto isso da integração mas eu senti que a praxe foi importantíssima no processo. Conheci rapidamente os meus colegas e doutores e fiz amigos para a vida e ao final de uma semana já conhecia melhor Vila Real do que a minha cidade. Quanto aos que desistiram da praxe, notou-se um claro afastamento deles do resto do pessoal, o que não é nada bom. Quando estás na praxe, criam-se laços mas também alianças. Conheceres e teres mais confiança com mais gente é importante porque a faculdade não é só praxe, é estudar, crescer, lidar com problemas, etc. Acho que quase todos os meus colegas que não optaram pela praxe acabaram por desistir do curso. Não só não tinham tanta ajuda de outros colegas e de doutores (havia certas praxes que tínhamos que era basicamente caloiros e doutores a estudarem x) era porreiro porque podíamos esclarecer montes de dúvidas com colegas e pessoal mais velho), como não faziam tantos amigos e não se ambientavam tão bem à cidade. 

 

A questão da humilhação, sinceramente, só gente que nunca passou pela praxe é que pode falar dela. Respeito quem opta por não ser praxado por não querer passar por situações que considera humilhantes, mas a praxe não é humilhação. Fazemos figuras tristes mas estamos num ambiente em que todos as fazem. Humilhação geral? Mas assim não o é realmente principalmente se o pessoal, incluindo o dito caloiro ou caloiros directamente envolvidos, se estão a escangalhar a rir e a passar um bom bocado e a fazerem memórias para a vida x)

 

Quanto a praxar, não gostei tanto... Não tinha muito estofo para ser rígida e era mais o tipo de doutora que tem de se controlar para não agir como os caloiros. Detestei aqueles dias em que tinha de me aguentar de traje todo o santo dia, com aqueles sapatos tortuosos e com 30 e muitos ºC... e os caloirinhos felizes e contentes com t-shirts personalizadas e confortáveis e a brincar e ama a tomar conta deles :P De qualquer modo, mesmo não sendo daquelas doutores presentes 24/7 e muito rígida, tenho 5 afilhados e duas pseudos x)

E claro, ser praxador exige muita responsabilidade: tem de se organizar as praxes, ter atenção ao horário e avaliações dos caloiros, se eles estão com algum problema e claro, se nós não estamos a falhar ao Código de Praxe. 

 

Recomendo vivamente que experimentem a praxe, mesmo os que estão inclinados a optarem por não serem praxados. Ninguém vos obriga a serem praxados e podem perfeitamente desistir com a consciência de sabem do que estão a falar e porque o fizeram quando optaram por desistir da praxe.

 

Em relação à praxe em Lisboa, não praxei desde que voltei para cá mas já vi pessoal a praxar. Devo dizer que pensava que a praxe por aqui era mais fraquinha. Nunca vi o pessoal daqui a ir de pijama ou como fatos de banho ou roupa interior para as aulas, como eu cheguei a ir (xD), mas via-os com frequência nas praxes ao longo de todo o ano lectivo e espalhados por toda a zona de Entrecampos. Caloirinhos aperaltados e em filinhas a marcharem e berrarem cantarolarem alegremente. Do que os meus colegas me falavam, acho que a praxe de Lisboa não tem estado tão meh actualmente : )

Editado por Ryuuken
4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou a favor da praxe mas a minha experiência não foi particularmente positiva, fui praxado um ano e fui doutor durante outro, depois afastei-me.

 

A praxe pode ser uma óptima experiência e facilita imenso a integração aos caloiros quando chegam à faculdade sem conhecer ninguém. No entanto, tal como muitas outras coisas, depende muito de quem lá está a orientar. Infelizmente, na minha faculdade, a maioria das pessoas aproveita-se daquilo para humilhar os caloiros a torto e direito, descarregar frustrações e criar conflitos, geralmente à base de "eu tenho mais uma matrícula do que tu, portanto eu sei tudo/posso fazer tudo e tu não sabes/não podes fazer nada".

Enquanto caloiro vivi todo o tipo de situações, algumas divertidas outras nem por isso, mas suportei tudo razoavelmente bem. Aquilo começou a azedar quando me tornei doutor e percebi que podia continuar a ser praxado (isto não se aplica a todas as faculdades do país, atenção) e quando começaram a chatear-me a cabeça porque não trajava todos os dias ou porque não achava piada a insultar os caloiros. Decidi afastar-me e não tenho saudades nenhumas, só mesmo do espírito de união que senti enquanto caloiro.

 

Para concluir, recomendo a toda a gente que pelo menos experiente, se depois chegarem à conclusão que aquilo não é para vocês, afastem-se.

 

Quem vai para Lisboa pode ficar descansado que vai ter pouca ou nenhuma praxe : )

Editado por Kuro先生

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • Freakbiscuit
      Por Freakbiscuit
      Olá malta!
      À muito tempo que não passa-va por aqui e como recentemente fiz outra amv que já esta no youtube, então decidi tambem trazer-vos o meu trababalho.
       
      Espero que gostem pois dei o meu melhor e se ainda estiver vivo até lá continuarei a fazer mais
      Obrigado de ante-mão pelas criticas positivas e negativas e espero fazer melhor na proxima. 
      Obrigado e bom dia! ^^
       
      Se puderem carreguem no botão ver em youtube, é sempre agradável ver o nº de Views a crescer! 
       
      Link: https://www.youtube.com/watch?v=fSVbZE4N1Kk
    • Visitante psy-kun
      Por Visitante psy-kun
      O título diz tudo. Atendendo à crise económica que Portugal atravessa e aos vossos desejos pessoais,onde se vêem daqui a 5 anos? Estão a pensar emigrar? Constituir família? etc.
      Postem aí o que esperam do vosso futuro ou então não postem,não quero saber!