Hara

Crónicas de uma Forasteira em Lisboa

87 mensagens neste tópico

Bom topico. Li com atenção todos os posts da @@Hara . Como portugues residente na China acho particularmente fascinante conhecer esta sua perpectiva e também aprender com ela.

Espero ver mais posts por aqui :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom topico. Li com atenção todos os posts da @@Hara . Como portugues residente na China acho particularmente fascinante conhecer esta sua perpectiva e também aprender com ela.

Espero ver mais posts por aqui :)

 

Moras em que cidade? São poucos os portugueses que vão viver para a China, por isso estou curiosa quanto à tua experiência também, tenho a certeza de que posso aprender bastante com ela

 

 

 

@Kimanii é mesmo por uma questão de higiene. Tenho um calçado de propósito para andar em casa e que não o levo à rua, geralmente mais confortável do que ténis ou botas : > e guardamos os sapatos que levamos à rua num local específico para não sujarem o chão. Penso que agora devem ter adquirido contornos culturais, já que muitas famílias chinesas fazem isso, mas aqui em casa foi nomeadamente pela limpeza

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Moras em que cidade? São poucos os portugueses que vão viver para a China, por isso estou curiosa quanto à tua experiência também, tenho a certeza de que posso aprender bastante com ela

 

Moro em Shenzhen, em Guangdong. Mas também já vivi em Tianjin há uns anos atrás.

Nao existem muitos, mas há alguns portugueses por aqui em Shenzhen. Pelo menos uma vintena, que conheço pessoalmente.

Mas sei que cada vez mais portugueses vêm para a China recentemente, para várias cidades, desde as óbvias Beijing, Shanghai e Guangzhou, mas também para lugares mais "improvaveis", como Wunan, Harbin, Chongqing, etc. 

Nunca me canso de dizer às pessoas que conheço em Portugal e que têm dificuldades em arranjar trabalho e ter uma vida estavel: "Pá, venham prá China!". Mas infelizmente, e apesar de este ano a China se tornar na maior economia Mundial, o país é ainda espantosamente enigmático, obscuro e suspeito para a maioria das pessoas no ocidente. Muita ignorancia, desinformaçao (promovida pelos media mainstream ocidentais tambem) e mentalidade "pequena" ainda mantêm a grande maioria das pessoas longe da China. O que é triste, pois viver na China é provavelmente a mais incrivel experiencia que alguem pode ter durante a sua existencia, além de que faz todo o sentido de um ponto de vista socio-economico. Enfim...

Btw, a cena de tirar os sapatos em casa. Na minha familia sempre se fez isso, e nós nunca tivemos qualquer influencia oriental. Conheço imensa gente que também o faz. É uma básica questão de higiene. Acho que nao tem nada a ver com tendencias orientalistas e/ou culturais....

Editado por Leinad_Danjel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Btw, a cena de tirar os sapatos em casa. Na minha familia sempre se fez isso, e nós nunca tivemos qualquer influencia oriental. Conheço imensa gente que também o faz. É uma básica questão de higiene. Acho que nao tem nada a ver com tendencias orientalistas e/ou culturais....
Nem mais. Eu também o faço. Para além de que as minhas pantufas são 1000x mais confortáveis que os sapatos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Moro em Shenzhen, em Guangdong. Mas também já vivi em Tianjin há uns anos atrás.

Nao existem muitos, mas há alguns portugueses por aqui em Shenzhen. Pelo menos uma vintena, que conheço pessoalmente.

Mas sei que cada vez mais portugueses vêm para a China recentemente, para várias cidades, desde as óbvias Beijing, Shanghai e Guangzhou, mas também para lugares mais "improvaveis", como Wunan, Harbin, Chongqing, etc. 

Nunca me canso de dizer às pessoas que conheço em Portugal e que têm dificuldades em arranjar trabalho e ter uma vida estavel: "Pá, venham prá China!". Mas infelizmente, e apesar de este ano a China se tornar na maior economia Mundial, o país é ainda espantosamente enigmático, obscuro e suspeito para a maioria das pessoas no ocidente. Muita ignorancia, desinformaçao (promovida pelos media mainstream ocidentais tambem) e mentalidade "pequena" ainda mantêm a grande maioria das pessoas longe da China. O que é triste, pois viver na China é provavelmente a mais incrivel experiencia que alguem pode ter durante a sua existencia, além de que faz todo o sentido de um ponto de vista socio-economico. Enfim...

Btw, a cena de tirar os sapatos em casa. Na minha familia sempre se fez isso, e nós nunca tivemos qualquer influencia oriental. Conheço imensa gente que também o faz. É uma básica questão de higiene. Acho que nao tem nada a ver com tendencias orientalistas e/ou culturais....

 

 

 

Tianjin fica extremamente perto de Beijing, por isso gostaria de ir lá dar um saltinho este ano. : ) Nunca fui a Shenzhen, mas parece-me ser uma cidade bastante inovadora (sendo que é relativamente recente) e com muita influência ocidental.

 

 

Fico feliz por estares a gostar da experiência, o maior espaço de tempo que vivi lá foi por volta de 1 ano, onde estudei numa escola (isto sem contar com os 3 primeiros anos da minha vida, dos quais não me recordo nada apesar de saber que foram passados aí) e não posso dizer que vivenciei 100% a vida quotidiana chinesa em grandes períodos de tempo, já que para isso tenho os meus pais :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Tianjin fica extremamente perto de Beijing, por isso gostaria de ir lá dar um saltinho este ano. : ) Nunca fui a Shenzhen, mas parece-me ser uma cidade bastante inovadora (sendo que é relativamente recente) e com muita influência ocidental.

 

Sim, quando estava em Tianjin fui algumas vezes a Beijing à custa disso. Embora, pessoalmente, nao gosto muito de Beijing.

Já Shenzhen é uma cidade incrivel. Nao acho que seja exagero dizer que é neste momento uma das mais dinamicas e excitantes cidades para se viver, a nivel mundial! E na China especificamente, é provavelmente a cidade com o melhor nivel de vida do país e com o mais elevado GDP per capita. Also, está conveniente localizada a norte de HongKong (é possivel ir a Hong-Kong de metro a partir de Shenzhen), a sul de Guangzhou (Cantão) e a uma hora de Macau.

Algumas imagens do skyline da cidade:

http://i1108.photobucket.com/albums/h409/Lhasaguy-5/chinese%20cities/shenzhen5.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Shenzhen_futian.jpg

O problema de ser uma cidade tao recente (foi "inaugurada" em 1979) e que acolhe gente vinda de toda a China, é que basicamente não existe cultura tradicional/história em Shenzhen, e as tendencias materialistas e competitividade economica são a religiao local (mais do que em qualquer outro sitio onde eu tenha estado). 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que os valores materialistas já se alastraram a grande parte da China... tanto cidades antigas como as novas. É claro que as antigas possuem algumas tradições/cultura a manter enquanto que as mais recentes não as possuem, porém, não me parece ser uma situação particularmente forte nas cidades novas, mas sim a nível nacional.

 

 

Gostava bastante de ir a Hong Kong e a Macau, são sítios deslumbrantes e, embora semelhantes à China em determinados aspectos, são igualmente muito distintos noutros.  Apenas acho que não me iria safar de todo com o cantonês (e outros dialectos regionais) porque a maneira como eles entoam as palavras faz-me alguma confusão. Vejo às vezes concertos de artistas de Hong Kong e não reconheço nada do que estão a cantar, apesar de saber perfeitamente aquilo que estão a dizer pelas legendas em mandarim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que os valores materialistas já se alastraram a grande parte da China... tanto cidades antigas como as novas. É claro que as antigas possuem algumas tradições/cultura a manter enquanto que as mais recentes não as possuem, porém, não me parece ser uma situação particularmente forte nas cidades novas, mas sim a nível nacional.

 

Sim, mas em Shenzhen existe uma cultura de ganancia particularmente forte, quando comparado com outras cidades, parece-me. Isso explica-se porque uma enorme porçao da população da cidade não é local, e a maioria das pessoas que vivem em Shenzhen vieram com um objectivo em mente: fazer dinheiro, enriquecer. Isto é o que aprendi nos anos que aqui vivo ao ouvir pessoas comentarem as suas vidas por cá. É algo que nunca ouvi com tanta intensidade noutras cidades. Shenzhen é de facto um caso peculiar. Still, é a minha cidade favorita neste país. Nao me estou a queixar. É um mundo de oportunidades e boa vida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?
Desculpa lá a pergunta Ki, mas tu por acaso costumas sair à rua latrina canina? É que com tanta caquinha e mijinha de cão nos passeios latrina canina, o estranho é nós não fazermos o mesmo.

 

 não percebi nada que escreves-te ai , é uma estão normal como as outras ..ou não me digas que tu quando chegas a escolinha guardas os teus sapatinhos no cacifo ??

 

btw: Obrigada Hara pelo esclarecimento

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?
Desculpa lá a pergunta Ki, mas tu por acaso costumas sair à rua latrina canina? É que com tanta caquinha e mijinha de cão nos passeios latrina canina, o estranho é nós não fazermos o mesmo.

 

 não percebi nada que escreves-te ai , é uma estão normal como as outras ..ou não me digas que tu quando chegas a escolinha guardas os teus sapatinhos no cacifo ??

 

btw: Obrigada Hara pelo esclarecimento

 

 

O que ele disse é que os sapatos depois ficam tão sujos nas ruas, que é de estranhar como é que os portugueses não descalçam os sapatos ao entrarem em casa!

 

À escola não guardo, mas aqui em casa pomos os sapatos todos guardados para não sujar o chão! Para além de ser muito mais confortável andar descalço/meias.

 

Acho um bom tópico! Estou a ler do fim para o principio mas estou a gostar xD

 

Uma verdade quase universal para todos os pais asiáticos não importa em que grupo se encontram: não deixam os filhos namorar até entrarem para a faculdade. Uns até depois disso. 

 

 

What? E os teus pais são assim? xD Qual é a razão para tal sisma? lol

Editado por Toua
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
What? E os teus pais são assim? xD Qual é a razão para tal sisma? lol

 

Deve ser para não se desconcentrarem dos estudos lol

 

 

Quanto à cena os sapatos, é uma coisa que existe desde que me lembro. Quando vêm colegas meus para casa também lhes dou pantufas para andarem por casa xD Aspirar a casa custa. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

What? E os teus pais são assim? xD Qual é a razão para tal sisma? lol

 

Deve ser para não se desconcentrarem dos estudos lol

 

 

Quanto à cena os sapatos, é uma coisa que existe desde que me lembro. Quando vêm colegas meus para casa também lhes dou pantufas para andarem por casa xD Aspirar a casa custa. 

 

 

vais ter de aspirar a mesma ahaha 

'-' pantufas pah não curto nada XD é de meias que se está bem XD

mas pronto aqui em cima não fez esse tipo de cenas ..agente entra em casa na boa de ténis etc etc ..na casa do outros tb etc etc ..pah é para se sujar ..suja-se, pah é para se utilizar os tapetes , utiliza-se ahaha 

 

Norte é fdd

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho mais higiénico e menos trabalhoso a longo prazo, mas pronto xD

 

Mas há muitas pessoas como tu Kimanii, aqui também!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
mas pronto aqui em cima não fez esse tipo de cenas ..agente entra em casa na boa de ténis etc etc ..na casa do outros tb etc etc ..pah é para se sujar ..suja-se, pah é para se utilizar os tapetes , utiliza-se ahaha 

 

Isso é só uma mania minha xD e só faço isso com colegas meus. Pessoal mais velho não faço isso 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho mais higiénico e menos trabalhoso a longo prazo, mas pronto xD

 

Mas há muitas pessoas como tu Kimanii, aqui também!

depende da mãe que tens kkk(em termos de trabalhoso) a minha mãe curte me pedir que aspire os chão mais que duas vezes por semana >-<

Aqui a maior parte de amigos e familiares que conheço é assim que agem,mas se calhar tb depende do que lhe ensinaram etc

 

 

 

mas pronto aqui em cima não fez esse tipo de cenas ..agente entra em casa na boa de ténis etc etc ..na casa do outros tb etc etc ..pah é para se sujar ..suja-se, pah é para se utilizar os tapetes , utiliza-se ahaha 

 

Isso é só uma mania minha xD e só faço isso com colegas meus. Pessoal mais velho não faço isso 

 

 

ahaha compreendo

Editado por KiMαnii-Chαn
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

What? E os teus pais são assim? xD Qual é a razão para tal sisma? lol

 

 

Eles também são assim e até agora tem sido algo que é comum em todos os pais e mães chineses de que tomei conhecimento.

 

 

Motivos pelos quais eles acham que não se deve namorar até à faculdade:

 

A) A vida de um chinês começa realmente com a faculdade, todo o percurso até lá é apenas tendo em vista a entrada nela. Tudo o que fazes é para entrar na faculdade.

 

B) Se a tua criança tem um namorado/a que a trata bem, vai-se distrair dos estudos. Tal como tudo, para namorar é preciso tempo e dedicação, coisas que deviam ser aplicadas no estudo. 

 

C) Se a tua criança tem um namorado/a que não vale nada e que depois acaba por magoá-lo/a, vai ficar triste e distrair-se dos estudos. Para chorar e deprimir é preciso tempo e dedicação, coisas que deviam ser aplicadas no estudo.

 

D) Gravidez na adolescência. Porque pelos vistos falar de sexo e de medidas de contracepção e de segurança aos filhos é raro ou quase tabu.

 

E) Os namoros na escola secundária não costumam durar de qualquer maneira, especialmente se depois eles tiverem planos/percursos diferentes e seguirem universidades diferentes ou até cidades/países diferentes.

 

F) A escola secundária é apenas uma amostra de pessoas que irás conhecer na faculdade, e lá terás mais 'hipóteses de encontrar alguém adequado'

 

G) Desperdício de dinheiro dos pais, os jovens deveriam usar o seu próprio dinheiro (ganho por eles) para usarem em namoros.

 

 

 

Embora o tom seja um pouco irónico e pareça que estou a brincar, é tudo fundamentado e verídico porque foram usados como argumentos pelos meus pais, e muitos outros lol

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?
Desculpa lá a pergunta Ki, mas tu por acaso costumas sair à rua latrina canina? É que com tanta caquinha e mijinha de cão nos passeios latrina canina, o estranho é nós não fazermos o mesmo.

 

 não percebi nada que escreves-te ai , é uma estão normal como as outras ..ou não me digas que tu quando chegas a escolinha guardas os teus sapatinhos no cacifo ??

 

btw: Obrigada Hara pelo esclarecimento

É que os cães sujam os passeios todos e isso dá-me imenso nojo.

 

Na escola (aulas) é um exagero, mas em educação física já faz todo o sentido. Mesmo cá em Portugal, no meu tempo era necessário ter ténis de ginásio que não andassem na rua. Não sei se ainda é assim, mas faz sentido porque os alunos andam nos colchões, não devem ir com sapatos sujos.

 

E em casa, por razões óbvias. As crianças brincam no chão! E os Japoneses também costumam sentar-se no chão (à mesa, futons, etc...), portanto é óbvio que tenham esse costume. Na minha casa não obrigamos as visitas a descalçarem-se, mas se fosse eu que mandasse obrigava (talvez não, porque não tinha lata). Mas adorava que esse costume fosse adoptado cá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?
Desculpa lá a pergunta Ki, mas tu por acaso costumas sair à rua latrina canina? É que com tanta caquinha e mijinha de cão nos passeios latrina canina, o estranho é nós não fazermos o mesmo.

 

 não percebi nada que escreves-te ai , é uma estão normal como as outras ..ou não me digas que tu quando chegas a escolinha guardas os teus sapatinhos no cacifo ??

 

btw: Obrigada Hara pelo esclarecimento

É que os cães sujam os passeios todos e isso dá-me imenso nojo.

 

Na escola (aulas) é um exagero, mas em educação física já faz todo o sentido. Mesmo cá em Portugal, no meu tempo era necessário ter ténis de ginásio que não andassem na rua. Não sei se ainda é assim, mas faz sentido porque os alunos andam nos colchões, não devem ir com sapatos sujos.

 

E em casa, por razões óbvias. As crianças brincam no chão! E os Japoneses também costumam sentar-se no chão (à mesa, futons, etc...), portanto é óbvio que tenham esse costume. Na minha casa não obrigamos as visitas a descalçarem-se, mas se fosse eu que mandasse obrigava (talvez não, porque não tinha lata). Mas adorava que esse costume fosse adoptado cá.

 

 

onde vives apara ver assim tanta shit no chão O.o ?

ya em educação física não é só em termos de higiene, mas sim para tb não riscar a madeira do chão kkk

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

onde vives apara ver assim tanta shit no chão O.o ?

ya em educação física não é só em termos de higiene, mas sim para tb não riscar a madeira do chão kkk

1) Lisboa, e na minha zona é simplesmente horrível. :wacko:  Não há respeito nenhum. É mesmo dos piores sítios (não sou só eu que digo). E não é uma zona pobre, devia haver mais educação. Havia um relvado onde os rapazes costumavam jogar à bola, agora já ninguém lá vai jogar, só passearem os cãezinhos...

 

2) Riscar a madeira do chão? :D  Sempre pensei que fosse para não sujar os colchões da ginástica com lama/terra ou algo pior.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

onde vives apara ver assim tanta shit no chão O.o ?

ya em educação física não é só em termos de higiene, mas sim para tb não riscar a madeira do chão kkk

1) Lisboa, e na minha zona é simplesmente horrível. :wacko:  Não há respeito nenhum. É mesmo dos piores sítios (não sou só eu que digo). E não é uma zona pobre, devia haver mais educação. Havia um relvado onde os rapazes costumavam jogar à bola, agora já ninguém lá vai jogar, só passearem os cãezinhos...

 

2) Riscar a madeira do chão? :D  Sempre pensei que fosse para não sujar os colchões da ginástica com lama/terra ou algo pior.

 

ahhh XD que treta 

bem a gente era obrigada a tirar ténis sempre usava os colchoes, para não os sujar nem para magoara alguém ( se estivesse-mos em ginástica artística)

e sim por um lado é por causa do chão , para não o riscar ( visto que se viesses com os ténis de andar lá fora trazia lixos)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais