Hara

Crónicas de uma Forasteira em Lisboa

87 mensagens neste tópico

O que é que os Chineses acham de bacalhau?

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na tua experiência, qual é a relação dos chineses (em geral) com a religião? É algo a que dão importância no dia a dia?

 

Para contraste, estou a pensar no caso dos portugueses, em que a maioria são católicos (aparentemente) não praticantes [ou é a impressão que tenho], ou dos japoneses, que pelo que li são muito passivos em relação à religião mas acabam por participar numa mistura de rituais budistas e xintoistas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na tua experiência, qual é a relação dos chineses (em geral) com a religião? É algo a que dão importância no dia a dia?

 

Para contraste, estou a pensar no caso dos portugueses, em que a maioria são católicos (aparentemente) não praticantes [ou é a impressão que tenho], ou dos japoneses, que pelo que li são muito passivos em relação à religião mas acabam por participar numa mistura de rituais budistas e xintoistas.

 

Pelo que eu sei existem três coisas ( quase religiões ) que os chineses gostam tauismo,  budismo e o confucionismo.

 

Para além dessas , já começam a ser vistas com uma certa desconfiança na China , lembra-te que o cristianismo levou ao fim de muitas coisas, num pais com 1,35 biliões caso existe cristianismo a coisa pode dar para o torto se não for controlada , já para não falar do Islão.

 

Tens um caso engraçado de um espécie de seita que existia na China a uns anos, que depois de uma década tinha 250 000 seguidores , quando fizeram uma manifestação acerca das condições de vida e problemas da China foram seguidos e essa seita desapareceu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pelo que eu sei existem três coisas ( quase religiões ) que os chineses gostam tauismo,  budismo e o confucionismo.

 

Para além dessas , já começam a ser vistas com uma certa desconfiança na China , lembra-te que o cristianismo levou ao fim de muitas coisas, num pais com 1,35 biliões caso existe cristianismo a coisa pode dar para o torto se não for controlada , já para não falar do Islão.

 

Tens um caso engraçado de um espécie de seita que existia na China a uns anos, que depois de uma década tinha 250 000 seguidores , quando fizeram uma manifestação acerca das condições de vida e problemas da China foram seguidos e essa seita desapareceu.

 

Também é essa a ideia geral que tenho, mas tenho curiosidade em saber qual é a dedicação real das pessoas no dia-a-dia, fora dos inquéritos.

 

Interessante (e triste) o caso dessa seita, não conhecia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hoje apanhei este doc:

Beijing Punk:

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario dos ocidentais, que consideram o numero 13 o numero do azar, porque é que os chineses viraram-se para o 4? Disseram-me que eles tem pavor a esse numero.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ao contrario dos ocidentais, que consideram o numero 13 o numero do azar, porque é que os chineses viraram-se para o 4? Disseram-me que eles tem pavor a esse numero.

 Na china 4 é  ( si )    que é quase a mesma coisa que ( sí )  que significa morte.

 

Tá explicado

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entao as pessoas que nascem a 4...they're doom for the rest of their lifes lol.

 

As que nasceram a 04/04/2004, por exemplo, nem digo nada entao  :huh:

 

Tenho outra pergunta, mais a titulo de curiosidade: Como é que os filmes do Steven Seagal são percepcionados no Japão: bem ou mal?

 

(Prometo que vou pensar em perguntas com mais conteudo  :lol: )

Editado por Kogami

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entao as pessoas que nascem a 4...they're doom for the rest of their lifes lol.

 

As que nasceram a 04/04/2004, por exemplo, nem digo nada entao  :huh:

 

Tenho outra pergunta, mais a titulo de curiosidade: Como é que os filmes do Steven Seagal são percepcionados no Japão: bem ou mal?

 

(Prometo que vou pensar em perguntas com mais conteudo  :lol: )

Geralmente as mulheres tentam aguentar para os filhos não nascerem nessa altura. Ou então prevêem não coisando num determinado espaço do ano, porque sabem que engravidarem naquela altura o filho pode nascer nesse dia de azar. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A sobre-população é um problema que ainda hoje afecta muito a China. Ouvi dizer que os casais/famílias chinesas são pagas (por volta de 25000 euros) para começar a vida noutro país. É verdade? Concordas com esta medida ou achas que poderia haver outra solução?

 

(não sei se ainda escreves, encontrei este tópico por acaso e gostei xD)

Editado por Hogaku
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só agora vi este tópico, mas tens os meus parabéns @@Hara. Está bastante informativo e interessante :)

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só agora vi este tópico, mas tens os meus parabéns @@Hara. Está bastante informativo e interessante :)

Subscrevo. Além disso, gosto muito da tua escrita/ maneira de escrever ;)

 

Só de ler aquela cena das escolas já me deu vontade de estudar matemática lol

 

Now a question. Gostaria de saber o "nível de liberdade" que as pessoas têm na China e como é a censura lá. Seja livros, música, sites (além dos exemplos que deste), tv, videojogos, etc. Não precisas de falar um a um, mas se calhar algo mais geral? Deixo a teu critério que tu é que saberás elaborar a resposta, para não ficar muito extenso.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Now a question. Gostaria de saber o "nível de liberdade" que as pessoas têm na China e como é a censura lá. Seja livros, música, sites (além dos exemplos que deste), tv, videojogos, etc. Não precisas de falar um a um, mas se calhar algo mais geral? Deixo a teu critério que tu é que saberás elaborar a resposta, para não ficar muito extenso.
 

 

Subscrevo. Como um devoto estudante de uma filosofia sócio-económica progressiva e social, baseada numa mistura de marxismo e de outras correntes (embora dissociado do comunismo implementado na URSS/China/DPRK, etc), estou bastante interessado em perceber como a PRC foi capaz de violar alguns dos mais fundamentais principios das mesmas e implementar uma censura sistemática e generalizada de todos os conteúdos que não convinham ao estado chinês.

 

Já agora, qual é a ideia com que ficaste da china durante o governo de Mao? Tanto do ponto de vista social (liberdades, espírito das pessoas, felicidade das mesmas, se havia ou não controlo de pensamento, etc) como do ponto de vista económico (emprego, standards de vida, etc)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 Sobre a questão dos hábitos, os meus pais são mais ou menos exigentes com a minha postura em geral em todo o lado. Se eu curvar as costas quando estou a andar ou quando estou sentada, a minha mãe diz logo para me endireitar, onde quer que estejamos (na rua, com amigos, em casa), se eu fizer algo que eles achem "inadequado" segundo o código de etiqueta também ficam muito chateados comigo. Se alguém fala demasiado baixo, dizem que parece um mosquito a falar e que é desagradável; Se alguém fala demasiado alto, dizem que é mesmo "saloio" e que não percebe de boa educação. Os chineses têm demasiado em conta a imagem que transmitem aos outros e o que os outros poderão pensar acerca deles, apesar de eu não ser bem assim. 

Podes especificar um pouco mais? Parece-me um bocado vago. Nós estejamos ou não a pensar se as outras pessoas nos estão a avaliar, a verdade é que o primeiro contacto entre duas pessoas não passa de uma troca de informações, seja com o olhar ou com as cores das roupas que trazes vestidas. Inconscientemente todos nós avaliamos as outras pessoas e somos avaliados constantemente, umas pessoas pensam sobre isso e outras não.

Não me parece fora de comum nem especifico que os teus pais gostem que sejas protocolar em público e sigas simples regras de etiqueta.

Não há nada mais fora do comum que notes na educação que os teus pais te deram?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes especificar um pouco mais? Parece-me um bocado vago. Nós estejamos ou não a pensar se as outras pessoas nos estão a avaliar, a verdade é que o primeiro contacto entre duas pessoas não passa de uma troca de informações, seja com o olhar ou com as cores das roupas que trazes vestidas. Inconscientemente todos nós avaliamos as outras pessoas e somos avaliados constantemente, umas pessoas pensam sobre isso e outras não.

Não me parece fora de comum nem especifico que os teus pais gostem que sejas protocolar em público e sigas simples regras de etiqueta.

Não há nada mais fora do comum que notes na educação que os teus pais te deram?

Talvez não me tenha expressado da melhor maneira, reformulando: não estou a dizer que os chineses sejam o único povo no mundo que se importam com a postura das pessoas e com as regras de etiqueta, muito pelo contrário. Apenas me estou a referir ao facto de que persiste ainda uma mentalidade conservadora quanto a determinados estereótipos da sociedade, como por exemplo ao que toca no assunto das tatuagens. Dentro da cultura asiáticos estes são encarados como símbolos de marginalização e conotados com mafiosos (Yazuka, Tríade) pelo que qualquer pessoa "decente" nunca pensaria sequer em fazer uma. É evidente que para muitos jovens ocidentais também o acto pode demonstrar para eles qualquer coisa como 'rebeldia' e quererem ser diferentes, mas em regra geral existe uma mentalidade mais ou menos aberta às pessoas que as têm e os motivos pelas quais as têm, e os chineses por norma são incapazes de se desprender destes estigmas sociais. Só o facto de um homem deixar o cabelo comprido já é quase escandaloso, pelo que noto certamente uma falta de flexibilidade mesmo nos costumes em si.

Tive uma educação praticamente à maneira ocidental, exceptuando quando se tratava de "dormir em casa de amigos" ou "namoros e desnamoros", aí a resposta sempre foi basicamente "Não".

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a invasão chinesa nas universidades...fujammmmmmmmmmmm...

...estou a brincar, na verdade o que venho praqui contar é apenas o interesse que a china tem neste preciso momento para acabar ou melhor entender a poluição que por vezes chega aos telejornais:

estive no instituto Max Planck no grupo de investigação de aerosois/qualidade de ar/cenas e, começando pelo chefe do grupo (hang su) e passando por praticamente todos os elementos dele...é tudo chines:
http://www.mpic.de/en/research/multiphase-chemistry/su-group/group.html

a razão disto é exactamente porque a china é dos países que mais vive este problema e têm um número gigante de pessoas a investigar isto nos 4 cantos do mundo.

Todos mega simpáticos, foi uma semana muito bem passada ;)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wow, abro o link e vejo logo um senhor que se fez um PhD na Universidade de Beijing, lel.

 

E os chineses invadem não só as universidades de fora, cá em Portugal também são cada vez mais os que ingressam no ensino superior. Pessoalmente, é algo que aprecio bastante porque a maioria deles acaba por realizar os mesmos testes de entrada que qualquer outro português, uns às vezes até se superam por aprender tudo numa nova língua, enfim. Espero que um dia se extingue o dogma de que "és chinês? então tens uma loja dos chineses de certeza ou tens um restaurante chinês"; porque a vida associada a esse tipo de trabalho é particularmente precária. Ganha-se bem até certo ponto, é verdade, mas por mim nada justifica a possibilidade de uma pessoa em descansar apenas uns 4 feriados por ano e não trabalhar sempre só ao domingo...

 

 

Apesar de não parecer, os chineses importam-se muito com o ambiente porque eles é que têm de viver com aquilo e sofrem os efeitos directos da poluição. Uma regra que é aplicada em Beijing é o facto dos carros poderem somente circular em dias pares ou ímpares (de acordo com a tua matrícula: se o seu último número for par, só podes conduzi-lo em dias pares e o mesmo se passa com os ímpares) e quem é apanhado a conduzir num dia que não corresponda à sua licença ou não tiver uma permissão especial para isso costuma apanhar multas pesadas.

Editado por Hara

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Começo por dizer que curti demais este tópico continua :3

 

Tipo vou tentar me explicar o melhor que posso xD

Por exemplo o gesto fixe "polegar levantado bla bla" aqui em Portugal tem um sentido positivo (como o de comprimento " tão tudo nice * gesto*  , mas conheço diversos países que acham isso um insulto , tanto esse como outros é claro.

Não falo só de gestos,ações e muitas outras coisas.

 

achas que podias falar um pouco disso , das coisas que em portugal é algo positivo ..mas lá na china é um total desrespeito.

 

 

btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?

 

se já respondes-te a alguma desta questão ..peço desculpa ..mas com o problema do fórum algumas respostas ou até perguntas não aprecem <.< 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
btw: Porque é que os Chineses/ Japoneses tiram os sapatos ao entrar em casa ou até na escola?
Desculpa lá a pergunta Ki, mas tu por acaso costumas sair à rua latrina canina? É que com tanta caquinha e mijinha de cão nos passeios latrina canina, o estranho é nós não fazermos o mesmo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais