Hara

Crónicas de uma Forasteira em Lisboa

87 mensagens neste tópico

Não tive tempo de ler o post mas gostaria de lembrar que os portugueses comem perninhas de rã. xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não acho mal nenhum em comer os bichos todos. Comemos vacas e patos, uns não são mais que os outros. (Eu não como quase nenhuns)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Começa por responder ao resto das questões que propuseste xd

Mas falaste que tinhas uma família conservadora, mas impõe-te hábitos ou apenas tentam que tenhas uma postura mais "tradicional"? E vivento tu entre 2 culturas distintas, qual é o impacto disso em ti?

É verdade que todos os chineses sabem artes marciais hardcore e que devia de passar para o outro lado da rua se visse um zangado?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca estive na China mas o meu pai cresceu lá (dos 7 aos 14 anos ou assim) e ele e a minha avó falam-me muito das iguarias chinesas que eles experimentaram, gostaram e têm saudades, nomeadamente répteis, insectos e outras coisas que eles nunca descobriram o que eram x)

Muito bom post. Continua se puderes : )

Edit: este tópico é demasiado bom e interessante para estar no Y&C. Movi-o para a Discussão Geral.

Editado por Ryuuken
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tópico muito bom realmente, gosto de ler o que escreves Hara : )

Gostava de ver respondida aquela pergunta que propuseste sobre distinguir chineses, japoneses e coreanos o/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou frequentemente a um restaurante chines perto da minha escola almoçar/jantar e ele por vezes tem lá umas iguarias bem boas.

Bom tópico^^, aprender mais sobre outras culturas é sempre bom!

Editado por AlivE

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o Topico e interessante.

E bom para quem quer conhecer melhor a cultura.

Continua...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não tive tempo de ler o post mas gostaria de lembrar que os portugueses comem perninhas de rã. xD

Eu pessoalmente não acho mal nenhum em comer os bichos todos. Comemos vacas e patos, uns não são mais que os outros. (Eu não como quase nenhuns)

Sim, eu também sou da opinião que cada cultura tem os seus hábitos e, o facto de vivermos numa sociedade destas hoje em dia deveria implicar que cada um pudesse comer aquilo que gostar. Ninguém tem o direito de impor a sua vontade se comer isto ou aquilo deveria ser permitido ou o que não deveria.

O que eu não gosto é quando as pessoas fazem comentários de mau gosto como "É melhor eu esconder o meu cão quando a Ana vier a minha casa, ela ainda come o meu cão." ou "Epah já percebi porque é que a Ana nunca teve animais de estimação, já os comeu a todos." Para além de demonstrarem que o seu sentido de humor anda pelos níveis negativos, não necessitavam de mostrar que a inteligência também anda ali perto.

Apenas gostaria que a minha família fosse mais sincera quando me levassem a comer fora, especialmente na China, e me dissessem realmente o que cada prato é para eu poder decidir se quero ou não provar tal e porquê. xD

Começa por responder ao resto das questões que propuseste xd

Mas falaste que tinhas uma família conservadora, mas impõe-te hábitos ou apenas tentam que tenhas uma postura mais "tradicional"? E vivento tu entre 2 culturas distintas, qual é o impacto disso em ti?

É verdade que todos os chineses sabem artes marciais hardcore e que devia de passar para o outro lado da rua se visse um zangado?

Vou adicionar estas para depois responder x) Acho que as respostas vão ser interessantes.

Nunca estive na China mas o meu pai cresceu lá (dos 7 aos 14 anos ou assim) e ele e a minha avó falam-me muito das iguarias chinesas que eles experimentaram, gostaram e têm saudades, nomeadamente répteis, insectos e outras coisas que eles nunca descobriram o que eram x)

Muito bom post. Continua se puderes : )

Edit: este tópico é demasiado bom e interessante para estar no Y&C. Movi-o para a Discussão Geral.

E sabes em que zona/cidade cresceu ele? Isso é bastante interessante, especialmente se ele tiver vivido em alguma zona que eu nunca tenha ido e que não sei muito acerca dela! ^^

Tópico muito bom realmente, gosto de ler o que escreves Hara : )

Gostava de ver respondida aquela pergunta que propuseste sobre distinguir chineses, japoneses e coreanos o/

Obrigada \o/ Essa é a próxima a ser respondida ^__^

很好 安娜。

^^

谢谢你!

Vou frequentemente a um restaurante chines perto da minha escola almoçar/jantar e ele por vezes tem lá umas iguarias bem boas.

Bom tópico^^, aprender mais sobre outras culturas é sempre bom!

Muito bom o Topico e interessante.

E bom para quem quer conhecer melhor a cultura.

Continua...

Muito obrigada aos dois! (: O próximo post deverá sair hoje mais lá para a noite, em princípio.

Estou bastante feliz pelo feedback que tenho recebido, jamais imaginei que pudessem estar tão interessados, deixa-me realmente contente!

Editado por Hara

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito bom tópico!

Sim, eu também sou da opinião que cada cultura tem os seus hábitos e, o facto de vivermos numa sociedade destas hoje em dia deveria implicar que cada um pudesse comer aquilo que gostar. Ninguém tem o direito de impor a sua vontade se comer isto ou aquilo deveria ser permitido ou o que não deveria.

O que eu não gosto é quando as pessoas fazem comentários de mau gosto como "É melhor eu esconder o meu cão quando a Ana vier a minha casa, ela ainda come o meu cão." ou "Epah já percebi porque é que a Ana nunca teve animais de estimação, já os comeu a todos."

Infelizmente estes juízos de valor ou mesmo estereótipo deixam-me irritado como são tratados, mas bem eu sou contra qualquer estereótipo seja sobre o que for como algo falso sobre muita coisa relacionada. Não vejo problema nenhum sobre o tipo de comida ao qual cada cultura ou país é acostumado ter todos os dias em variados pratos, são apemas habitos e algo natural. O mesmo se aplica quando a gastronomia portuguesa em certos pratos usa tudo o que seja de carne e entranhas de vaca ou porco.

Eu pessoalmente gosto imenso de por exemplo pato com ananás que é um dos meus pratos favoritos quando visito um restaurante chinês.. e mesmo a gastronomia asiática é imensamente boa e não apenas de animais fora do comum (não é por aí além que a esperança média de vida na Ásia seja tão elevada).

Já agora deixo uma pergunta um pouco mais controversa e polémica, mas que opinião ou relacionamento existe perante o povo tibetano com a população chinesa ? Se é apenas um problema político ou abrange socialmente. Visto que pela numeração gigante do país posso apenas perguntar por onde viveste ou se isto é algo ainda discutido por fóruns e blogs e de público em geral!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

too damn long...não me apetece nem fazer leitura diagonal... :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca estive na China mas o meu pai cresceu lá (dos 7 aos 14 anos ou assim) e ele e a minha avó falam-me muito das iguarias chinesas que eles experimentaram, gostaram e têm saudades, nomeadamente répteis, insectos e outras coisas que eles nunca descobriram o que eram x)

E sabes em que zona/cidade cresceu ele? Isso é bastante interessante, especialmente se ele tiver vivido em alguma zona que eu nunca tenha ido e que não sei muito acerca dela! ^^

Muito obrigada aos dois! (: O próximo post deverá sair hoje mais lá para a noite, em princípio.

Estou bastante feliz pelo feedback que tenho recebido, jamais imaginei que pudessem estar tão interessados, deixa-me realmente contente!

O meu pai tinha casa em Macau e foi lá que estudou mas estava sempre metido por Hong Kong : )

Editado por Ryuuken

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico, extremamente interessante.

Porque é que comentam os tópicos a dizer que não vão ler? :huh:

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta: é verdade que a internet asiática é diferente da do resto do mundo? Que têm os seus próprios sites e coisas que só podem ser acedidas com IP de lá?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como se distingue um chinês de um japonês de um coreano? 中国人,日本人和韩国人的区别在哪里?

É muito difícil, e eu sou a primeira a admitir tal. No entanto, após algumas investigações por conta própria, cheguei a dois critérios que alguns usam para distinguir. São altamente falíveis, apesar de tudo.

- O Aspecto Físico/Beleza

Se perguntares a um chinês/japonês/coreano, o que é que os difere dos outros asiáticos, a resposta será algo dentro deste género:

"As pessoas do meu país são as mais bonitas! Têm a pele mais branca, os olhos maiores, são mais altos e têm todos uma forma de cara bonita!" (por falar nisto, penso que poderei falar depois um pouco melhor acerca do padrão de beleza asiático)

Todos eles são bastante orgulhosos e patriotas, logo, para eles, as pessoas do próprio país costumam ser sempre as mais bonitas, e isso distingue-as dos outros. Vejamos melhor o que os países pensam acerca dos habitantes de uns dos outros:

Coreanos: a primeira palavra que surge é "cirurgia plástica". Os coreanos são famosos pelos seus ulzzangs ("Caras perfeitas"), mas, evidentemente, nem todos os coreanos são assim:

294764_287178991301945_127709477248898_1187818_1249819531_n.jpg

tumblr_m1fxghd3n71r44nngo1_500.jpg

tumblr_lygl9e875I1qau70no1_500.png

20120515_leeminho_1.jpg

De facto, as pessoas coreanas são como qualquer outras. Só que elas possuem também altas tecnologias e bons investimentos em maquilhagem e na cirurgia plástica, que ajudam a desenvolver esta "imagem" das pessoas serem todas bonitas na Coreia do Sul, nomeadamente pelas suas estrelas de música, cinema, dramas, etc.

Um exemplo de como maquilhagem + circle lenses + PhotoShop conseguem mudar uma pessoa. Imaginem agora as cirurgias plásticas.

21d0ftz.jpg

Japoneses: A opinião acerca dos japoneses é especialmente biased. Os chineses têm uma imagem muito depreciativa dos japoneses, dizendo que eles são baixos e têm olhos mínimos e todo o tipo de coisas. Mas entre estes dois povos que não se entenderam no passado e que actualmente também sentem dificuldades em se entenderem, é melhor não se confiar nem num nem no outro.

Chineses: Os japoneses também têm uma ideia depreciativa dos chineses, e afirmam que os chineses são todos amarelados e baixíssimos.

Tudo isto para dizer que o critério do aspecto físico não é fiável de todo. Se dissermos que todos os chineses são mais amarelados, de certeza que conhecerás imensos de exemplos de chineses que não o são. Se dissermos que todas as pessoas coreanas são super bonitas, também irás encontrar quem não seja de certeza. Se dissermos que os japoneses são todos baixos, existirão japoneses altíssimos.

- Nomes

O critério que eu uso, sempre. Os nomes/apelidos de cada país são bastante característicos. Embora algumas pessoas que eu conheça dizem que são todos iguais e que não se distingue nada bem uns dos outros, e que eu só penso assim porque já estou habituada. Talvez, é possível. Mas ainda assim, é menos falível do que tentares adivinhar pelo aspecto físico.

Os apelidos japoneses são, em regra geral, compostos por 2 caracteres. Se pensarem nos animes que já viram até agora, os apelidos costumam ser dentro desse género:

Yamamoto 山本 (Yama + moto)

Koshiba 小柴 (Ko + shiba)

Se compararem aos apelidos chineses...

Chen 陈

Wang 王

Os apelidos chineses que possuem dois caracteres costumam estar associados a pessoas que antigamente pertenciam a casas de alta classe social. No entanto, são extremamente raros comparados ao número de apelidos com apenas 1.

O problema agora será distinguir os apelidos chineses dos coreanos, já que ambos são, maioritariamente, compostos por 1 caracter.

Kim 김

Park 박

Aqui, o que eu faço é passar para o nome próprio.

Exemplos de nomes coreanos: Hyung Seok ; Jae Min ; Hae Byeol ; Jeong Yeon.

(maneira aproximada de como são pronunciados. Basta clickar num botão com formato de "volume" e que diz "listen" :

http://translate.goo.../형석, 재민, 해별, 정연

Exemplos de nomes chineses: Xiao Hong ; Ming ; Xi ; Mei Li ;

(maneira como são pronunciados /este eu verifiquei e estava bastante bem:)

http://translate.goo...pt/小红, 明, 希, 美丽

Eu compreendo que seja difícil de distinguir, dado que não estão tão habituados à maneira como as palavras são pronunciadas numa língua e noutra para poderem usar isso como critério. Contudo, espero que isto tenha ajudado um pouco vá, só um bocadinho e já fico contente por isso.

Respostas a alguns comentários:

Infelizmente estes juízos de valor ou mesmo estereótipo deixam-me irritado como são tratados, mas bem eu sou contra qualquer estereótipo seja sobre o que for como algo falso sobre muita coisa relacionada. Não vejo problema nenhum sobre o tipo de comida ao qual cada cultura ou país é acostumado ter todos os dias em variados pratos, são apemas habitos e algo natural. O mesmo se aplica quando a gastronomia portuguesa em certos pratos usa tudo o que seja de carne e entranhas de vaca ou porco.

Eu pessoalmente gosto imenso de por exemplo pato com ananás que é um dos meus pratos favoritos quando visito um restaurante chinês.. e mesmo a gastronomia asiática é imensamente boa e não apenas de animais fora do comum (não é por aí além que a esperança média de vida na Ásia seja tão elevada).

Já agora deixo uma pergunta um pouco mais controversa e polémica, mas que opinião ou relacionamento existe perante o povo tibetano com a população chinesa ? Se é apenas um problema político ou abrange socialmente. Visto que pela numeração gigante do país posso apenas perguntar por onde viveste ou se isto é algo ainda discutido por fóruns e blogs e de público em geral!

+1.

Esse tema é realmente interessante, e gostaria de explorá-lo ao máximo antes de responder. Mas para já, fica a saber que eu sou da opinião que o Tibete devia ser independente, mas infelizmente, a grande parte da população chinesa não concorda e isso nota-se perfeitamente pelas opiniões dos meus pais e pela forma como tentam justificar tal. Vou fazer um post exclusivo a este tema, ele realmente merece destaque pela sua pertinência e importância!

O meu pai tinha casa em Macau e foi lá que estudou mas estava sempre metido por Hong Kong : )

Macau e Hong Kong: duas zonas que eu adoraria ir, mas que ainda não lá meti os pés. )= Fica à vontade para partilhar experiências/testemunhos do teu pai se quiseres, eu adoraria ler sobre isso ^___^

Excelente tópico, extremamente interessante.

Porque é que comentam os tópicos a dizer que não vão ler? :huh:

Obrigada! (: Não sei, cada um faz como quer. xD Não obrigo ninguém a fazer nada que não queira. Mas se isto fosse na China, um aluno que dissesse não a um professor, já tinha levado com um livro na cara. De certeza.

Editado por Hara
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Basicamente quem quer distinguir na escrita chinês de japonês de coreano é :

Chinês : Muitos traços ao moche

Coreano : Muitas bolinhas ^^

Japonês : Muito redonto XD

got it ?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O meu método para distinguir japonês/coreano/chinês é mesmo através do nome. Pela aparência física às vezes consigo, mas outras vezes é super difícil e depois pergunto o nome! xD

Gostei do tópico, é sempre interessante saber mais sobre o ponto de vista de quem vive por dentro outra cultura.

Devido ao meu trabalho tenho tido algum contacto pessoal com chineses (em duas semanas estive mais tempo a conversar com chineses do que nos últimos 5 anos...). E, a opinião que solidifiquei foi que são super simpáticos, mesmo não falando português.

Desconhecia que alguns têm sócios portugueses, o que facilita quando eles não dominam o português (eu nunca tinha ido a uma loja chinesa, por isso desconhecer esse facto...).

Não digo que todos os chineses são bonitos, mas que há rapazes chineses bem atraentes sim, há! (pena ele ser mais novo do que eu! <.<).

E fico a aguardar o próximo post. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa para falar a verdade para mim eram todos iguais mas quando li isto fiquei muito espantado , realmente ha muitas diferenças.

Obrigado Hara , continua com o post.

PS: Quando li a parte dos nomes , apeteceu.me logo aprender japones , mas e muito dificil aprender 1500 letrinhas :)

Editado por Darksera

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Basicamente quem quer distinguir na escrita chinês de japonês de coreano é :

Chinês : Muitos traços ao moche

Coreano : Muitas bolinhas ^^

Japonês : Muito redonto XD

got it ?

Gostava que fosse assim tão simples D= Mas os japoneses costumam usar o alfabeto Kanji para designar os nomes, e tinha logo que ser o alfabeto que os chineses usam... é uma confusão tremenda! @_@

O meu método para distinguir japonês/coreano/chinês é mesmo através do nome. Pela aparência física às vezes consigo, mas outras vezes é super difícil e depois pergunto o nome! xD

Gostei do tópico, é sempre interessante saber mais sobre o ponto de vista de quem vive por dentro outra cultura.

Devido ao meu trabalho tenho tido algum contacto pessoal com chineses (em duas semanas estive mais tempo a conversar com chineses do que nos últimos 5 anos...). E, a opinião que solidifiquei foi que são super simpáticos, mesmo não falando português.

Desconhecia que alguns têm sócios portugueses, o que facilita quando eles não dominam o português (eu nunca tinha ido a uma loja chinesa, por isso desconhecer esse facto...).

Não digo que todos os chineses são bonitos, mas que há rapazes chineses bem atraentes sim, há! (pena ele ser mais novo do que eu! <.<).

E fico a aguardar o próximo post. :)

Mira <3 Chineses bonitos existem muitos por cá, difícil é encontrar um que se consiga despegar das suas origens e ter coragem para falar mais português, em vez de se fecharem nos seus grupos asiáticos e estarem praticamente a viver na China, só que em Portugal. )=

Epa para falar a verdade para mim eram todos iguais mas quando li isto fiquei muito espantado , realmente ha muitas diferenças.

Obrigado Hara , continua com o post.

PS: Quando li a parte dos nomes , apeteceu.me logo aprender japones , mas e muito dificil aprender 1500 letrinhas :)

A aprendizagem de uma língua como o japonês requere muita paciência e motivação, especialmente para as pessoas cuja primeira língua seja ocidental, mas acredito que se gostar de aprender e ir melhorando passo a passo, seria uma experiência bastante agradável. (:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais