Hara

Crónicas de uma Forasteira em Lisboa

87 mensagens neste tópico

 

Embora o tom seja um pouco irónico e pareça que estou a brincar, é tudo fundamentado e verídico porque foram usados como argumentos pelos meus pais, e muitos outros lol

 

Coitadinha :m152:

 

Uma coisa que não estou a perceber bem então...

 

Se eles são assim tão bem aplicados na escola, porque é que a mão de obra lá é tão barata?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

onde vives apara ver assim tanta shit no chão O.o ?

ya em educação física não é só em termos de higiene, mas sim para tb não riscar a madeira do chão kkk

1) Lisboa, e na minha zona é simplesmente horrível. :wacko: Não há respeito nenhum. É mesmo dos piores sítios (não sou só eu que digo). E não é uma zona pobre, devia haver mais educação. Havia um relvado onde os rapazes costumavam jogar à bola, agora já ninguém lá vai jogar, só passearem os cãezinhos...

2) Riscar a madeira do chão? :D Sempre pensei que fosse para não sujar os colchões da ginástica com lama/terra ou algo pior.

Pior que isso só mesmo viver em zonas por onde passam cavalos e ninguém limpa aquilo, é um nojo andar nas ruas todas sujas e andar por casa a sujar o chão Editado por Ariana

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

What? E os teus pais são assim? xD Qual é a razão para tal sisma? lol

 

 

Eles também são assim e até agora tem sido algo que é comum em todos os pais e mães chineses de que tomei conhecimento.

 

 

Motivos pelos quais eles acham que não se deve namorar até à faculdade:

 

A) A vida de um chinês começa realmente com a faculdade, todo o percurso até lá é apenas tendo em vista a entrada nela. Tudo o que fazes é para entrar na faculdade.

 

B) Se a tua criança tem um namorado/a que a trata bem, vai-se distrair dos estudos. Tal como tudo, para namorar é preciso tempo e dedicação, coisas que deviam ser aplicadas no estudo. 

 

C) Se a tua criança tem um namorado/a que não vale nada e que depois acaba por magoá-lo/a, vai ficar triste e distrair-se dos estudos. Para chorar e deprimir é preciso tempo e dedicação, coisas que deviam ser aplicadas no estudo.

 

D) Gravidez na adolescência. Porque pelos vistos falar de sexo e de medidas de contracepção e de segurança aos filhos é raro ou quase tabu.

 

E) Os namoros na escola secundária não costumam durar de qualquer maneira, especialmente se depois eles tiverem planos/percursos diferentes e seguirem universidades diferentes ou até cidades/países diferentes.

 

F) A escola secundária é apenas uma amostra de pessoas que irás conhecer na faculdade, e lá terás mais 'hipóteses de encontrar alguém adequado'

 

G) Desperdício de dinheiro dos pais, os jovens deveriam usar o seu próprio dinheiro (ganho por eles) para usarem em namoros.

 

 

 

Embora o tom seja um pouco irónico e pareça que estou a brincar, é tudo fundamentado e verídico porque foram usados como argumentos pelos meus pais, e muitos outros lol

 

 

Pergunto-me se a nossa Hara-chan também vai ser assim o:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que não estou a perceber bem então...

Se eles são assim tão bem aplicados na escola, porque é que a mão de obra lá é tão barata?

Desculpa dizer, mas já reparei que tens umas ideias muito generalizadas e datadas do que é a China.

A China é um país muito grande, muito complexo, com muitas Chinas dentro da China. Tens cidades e localidades onde o nivel de vida é elevadissimo ao ponto de deixar de rastos Lisboa e muitas outras cidades europeias, e tens também vilas muito remotas onde ainda nem existe electricidade ou saneamento (o que btw acontecia tb em Portugal ainda há menos de 25 anos).

Mão de obra barata? A mão de obra em Portugal é muito barata, e está a ficar cada vez mais. Portugal tem 10 milhoes de habitantes. Ora num país como a China com já cerca de 1,5 mil milhoes de pessoas, é naturalissimo que exista muita gente que nao teve boas oportunidades de educaçao e por isso têm de se sujeitar a trabalhos de baixo vencimento. Mas nao podemos com isso generalizar e dizer que na China a mão de obra é barata (embora seja, em geral...mas também não é, em geral lol).

Garanto-te que um licenciado com boa formaçao na China e a viver numa cidade 1st tier dificilmente irá aceitar um trabalho a ganhar menos de 5000/6000RMB (algures entre 500 e 700€), até porque a ganhar menos que isso seria muito dificil sobreviver. Ora em Portugal, maior parte dos recem licenciados podem apenas sonhar em conseguir arranjar um primeiro emprego estavel a ganhar este tipo de salarios. A realidade, como sabemos, é muitas vezes estágios nao remunerados e sem qualquer tipo de saida prática.

Estou a falar apenas no contexto de cidades de topo na China (Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen, Nanjing...), mas é importante perceber que esse contexto é uma realidade, e embora nao seja representativo de toda a populaçao chinesa, é representativo ainda assim de umas quantas centenas de milhões de pessoas! E sobretudo, é o contexto social e demográfico que interessa à maioria dos estrangeiros que queiram ir trabalhar e viver para a China.

Btw, a cena dos namoricos. Vejo cada vez mais casais de namorados de liceu um pouco por todo o lado. COnheço até miudas de liceu que namoram com estrangeiros lol. Se os pais aprovam ou nao, nao sei (provavelmente nao!), mas que é mais ou menos comum, é.

Editado por Leinad_Danjel
4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

https://www.youtube.com/watch?v=WIlYPEQb6rQ

 

 

 

Estive a ver este vídeo e até comentei com alguns amigos meus acerca dele, pelo que gostaria também de partilhar a minha opinião com vocês:

 

Sim, tenho noção de que as 'categorias' apresentadas por eles podem integrar pessoas de outras etnias para além das tais 'raparigas asiáticas', pelo que os traços não são exclusivos de todo. Eles já o admitiram também, e como o tom de brincadeira o demonstra, temos que o seguir então.

 

Não me vejo unicamente num grupo, sou uma mixórdia de elementos de vários em determinados traços : > Vou dizer quais são e justificar:

 

 

2) Good Asian Girl - ligeiramente.

 

Sou apreciadora de korean dramas, apesar de não ser grande fã da disneyland nem da hello kitty. Quanto ao vestuário ser algo mais dentro dos parâmetros normais, sem ser nada de extravagante ou de sexy, também me vejo nisso : >

 

5) Geek Asian Girl - obviamente

 

Vejo anime, jogo alguns jogos de vez em quando como passatempo, sou fã de kpop, já tive uma fase mais youtuber do que actualmente, sci-fi e séries de TV britânicas são fixes. Pena não ter lido o Game of Thrones todo antes de começar a ver a série :(

 

Quanto à questão de querer ser japonesa/coreana sou um pouco mais reluctante, penso que cada um deveria ter orgulho nas suas origens (seja qual for) e aceitá-la. Não sou muito apoiante das pessoas que clamam amar tanto um determinado país que gostariam de ter nascido lá e ter a sua nacionalidade sem realmente compreender aquele sítio na sua totalidade. As raparigas ingénuas que fui conhecendo, que pensam que viver no Japão ou Coreia do Sul é tal e qual os doramas que vêem irritam-me solenemente. : \ Porque sim, todos os rapazes asiáticos são lindos, altos, inteligentes, com paciências de santos e ainda vão reparar e gostar de ti, apesar de todos os obstáculos que vão acontecendo. Pois. Desconhecem então o culto à imagem tão forte na Coreia do Sul, onde uma pessoa para arranjar o emprego que for precisa de ser minimamente atraente, para além de ter as credenciais necessárias. Desconhecem a pressão que é viver no Japão, com o seu estilo de vida acelerado nas grandes cidades como Tokyo e a solidão que é vivenciada pelas pessoas de lá, inclusive as altas taxas de suicídio.

 

 

9) White Washed Asian Girl - demasiado.

 

Cresci num ambiente maioritariamente frequentado por portugueses, e sempre me mantive um pouco afastada da comunidade chinesa local. A minha mãe sempre insistiu para que eu me concentrasse nos estudos, enquanto que amigos chineses meus quando saem da escola vão ajudar nas lojas e por vezes chega a ser todos os dias, as férias inteiras, etc. Tenho muitos poucos amigos chineses, diria no máximo uns 5, e eles são todos um pouco parecidos comigo em termos de valores e de experiência de vida.

 

Contudo, também tive a minha participação na vida da comunidade, vivi num bairro que era praticamente a Chinatown chinesa em Lisboa (lel) e fiz amigos com vizinhos, tive aulas na Escola Chinesa de Lisboa onde conheci mais pessoas e de vez em quando participo nalgumas atividades recreativas da embaixada. Quanto mais penso nestes eventos, mais me deparo com a sensação de não me integrar completamente. Não acho que tenha feito, em nenhuma das ocasiões, amigos sinceros para a vida e com quem me identifique plenamente. Existem certos traços neles que parecem incompatíveis comigo, e um deles é por exemplo a falta de interesse na vida académica. Não têm más notas (alguns), porém, parecem-me pouco ambiciosos. São poucos os que me dizem "quero ir para a faculdade, tirar o curso X e trabalhar depois nesta organização/companhia ou começar o meu negócio", ao contrário dos muitos que oiço dizer "ah não me importa a escola, os meus pais têm uma loja e eu depois vou para lá trabalhar e ganhar dinheiro, continuar o negócio da família". Não é a família que insiste que os filhos vão continuar os trabalhos deles, mas sim uma atitude de conformismo por parte das gerações mais novas que me choca um pouco. Uma grande amiga minha, que apesar dos pais terem uma loja grande e terem um bom negócio, insistem que ela e o irmão não siguem o caminho deles, antes preferem uma educação e objectivos mais superiores.

 

 

Curiosamente, nunca namorei com nenhum chinês. Confesso que dos chineses que conheço, nenhum me atrai particularmente. São conformistas, têm falta de ambição e de determinação, e sinto que temos poucas coisas em comum. Felizmente existem outros por aí fora que possuem tudo isso, ao menos isso!

 

 

10) Hipster Asian Girl - pouco.

 

Aquela descrição do rapaz alto, magrinho, com barba e que curte arte foi mesmo doki doki :m013:

 

Camisolas gigantes e gorros são a minha obsessão. Quanto a tatuagens e piercings, se a primeira for feita com significado e de modo a simbolizar algo de importante para a pessoa, acho honroso, e piercings é um pouco indiferente. Não gosto de ver nas outras pessoas, porém, não as julgo por terem.

 

18) Foodie Asian Girl - todas as raparigas são um pouco assim. : <

 

 

 

 

 

Dêem as vossas opiniões, para as raparigas: com que categorias se identificam mais? Para os rapazes: quais são as vossas preferidas?

 

 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol os gajos têm vários vídeos sobre os pais asiáticos haha Têm piada xD

 

 

 


Dêem as vossas opiniões, para as raparigas: com que categorias se identificam mais? Para os rapazes: quais são as vossas preferidas?

....

Good Asian Girl ~~ :m096: Simples, sem confusões. Pode-se divertir, mas também sabe descansar. :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara não sei como é contigo mas quando o acto é demasiado forçado passar por outra cultura até me parece mal, dou-te um exemplo eles falaram do hip hop e dos asiático, eis então a minha opinião o hip hop é algo que começou com a cultura negra e quando vejo asiáticos dependendo do caso faz-me impressão, por exemplo se eles não esforçarem demasiado e forem naturais a fazer a sua musica a coisa sai bem:

 

 

(Ou seja podem mostrar o seu amor por hip hop sem negar que são asiáticos)

 

Agora quando tentam a toda força serem negros a coisa parece menos bem e francamente parece estúpida:

 

 

É claro que isto é valido para qualquer cultura, género de musica, sexo, entre outros, e qualquer situação na vida (da mesma forma o eminem com a sua atitude de wigger por exemplo às vezes a mim parece me um pouco exagerado e faz-me impressão)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais