volt

"Há uma linha que separa a austeridade da imoralidade"

68 mensagens neste tópico

Não sei se acabaram de ver a declaração de António José Seguro, lider do ps, ao país.

E apesar de concordar em parte com o que ele disse, discurso mais populista que aquele não podia ter sido, no estado em que estamos, dispára-se para todos os lados que alguma há de acertar.

Agora, não consigo é acreditar que ele disse e passo a citar "há uma linha que separa (...)"

Deixa lá ver que vai dizer o Passos daqui a pouco, até tenho medo.

Basicamente, é isto, opinem aí.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ouvi o discurso do Sr. Seguro... Mas não me pareceu muito seguro do que diz, senão vejamos:

1. Votar contra o OE 2013 diz que está a marcar a diferença e que não pactua com estes aumentos de austeridade. Ora, então para isso votava contra no OE 2012, pois já continha medidas para além da TROIKA... Esta decisão, neste momento, não faz sentido. (apenas, como o volt diz muito bem, para ir atrás da onda populista)

2. Os sound bytes estão, definitivamente, na ordem política. Essa da "linha" foi demais!

3. Qualquer posição que o PS tome contra o plano da TROIKA, irá ter sempre o contra argumento que "assinaram o memorando em 2011".

4. Não vejo ninguém apresentar medidas alternativas (que as há). Apenas oiço pessoas a dizer que isto está mal e que não pode ser assim como o governo faz. Não estou a dar razão ao governo (de longe!), mas também parece que ninguém quer dar soluções...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É uma declaração bem válida. Não vi o discurso mas pelo menos nessa frase esteve bem o homem.

Noutro dia numa conversa surgiu isto e vou acrescentar, é que estes gajos estão a aproveitar a desculpa da Tróika e da austeridade económica para levar avante todo um conceito de austeridade ideológica, como quem não quer a coisa. Que é algo que vai muito além daquilo que é a legitimidade deles, para não falar de condicionar brutalmente e ir totalmente contra o bem-estar e as liberdades da população, o que é gravíssimo. Coisa que aliás é bastante comum em governos de direita e não apenas em governos, acontece por aí fora também. O que não falta é gentalha dessa com poder.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

para não falar de condicionar brutalmente e ir totalmente contra o bem-estar e as liberdades da população, o que é gravíssimo. Coisa que aliás é bastante comum em governos de direita e não apenas em governos, acontece por aí fora também. O que não falta é gentalha dessa com poder.

Portugal, assim como os países "ajudados" pela TROIKA, estão a ser uma espécie de tubo de ensaio para certas medidas económicas. Problema, é que isto é mesmo real e não se adequa à nossa realidade...

Justifica-se aumentar a contribuição para a S Social, quando o país tem de pagar milhões em juros de empréstimos para obras faraónicas, diminuindo o nosso poder de compra, logo NÃO impulsionando a nossa economia através do comércio? Tudo bem que pode diminuir o preço do custo para exportar (se bem que tenha dúvidas), mas numa economia tão terciarizada como a nossa, não estou a ver isto acabar bem...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Passos Coelho pensou assim: bem tenho que ver se tb me saio com uma frase mirambulante na entrevista de hoje, não quero que eles só falem do Seguro no fórum animept. E se bem o pensou, melhor o fez.

"Não faço exercícios cor-de-rosa ou exercícios de autoridade por gostar de fazer exercícios de autoridade."

o_O

O que raio será um exercício cor-de-rosa de autoridade? Só me consigo lembrar disto:

weird_pink_hitler-240x300.png

O que até bate certo no aspecto de ele estar ao serviço da Alemanha.

"Não vamos procurar nas medidas de austeridade a causa dos nossos males. As medidas só estão a ser aplicadas porque nos endividamos. [blábláblá]"

Bem, esta então é gozar com as pessoas... Só faltava ele continuar assim:

Editado por RiS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pá o homem nos tempos vagos deve ser vendedor porta-a-porta da zon iris e pá aquilo ficou-lhe entranhado

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já não existe originalidade por estes tempos e ainda por cima..não saberem falar português (que a muitos políticos vai-se lá saber onde foram lá buscar os seus ditos "diplomas" universitários).

Medidas e mais medidas..enquanto muita gente terá uma migalha de pão e uma gota de água para sobreviverem.. só nós é que puderemos mudar o rumo deste país, porque quanto ao nosso Presidente da República.. está mais preocupado com o Facebook de Belém.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Adorei a resposta do PPC sobre a justificação da subida da constribuição para a SS e a descida da TSU p/empresas:

Os empresários que aproveitem para baixar os preços.

Ora bem, se os produtores (sim aqueles que fornecem a mercadoria a continentes e afins) têm os seus custos sempre a subir (luz, água, gasolina), logo não há margem para baixar preços, pois a TSU não compensa os aumentos de custo de produção. Ah e se os consumidores cada vez menos têm - dinheiro na carteira, diminuindo a procura, por favor expliquem-me como é que isto estimula a economia!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então e a manif, quem é que vem?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então e a manif, quem é que vem?

Não pude ir, mas deveria ter ido...

Chegou a um limite para haver más decisões... As imagens da manif de Lx na Tv são realmente impressionantes. Isto já é um marco, sem precedentes, nesta democracia pós 25 Abril.

Editado por kikuchi

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, as imagens tão expressivas. Falta agora é porrada e umas cabeças partidas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, as imagens tão expressivas. Falta agora é porrada e umas cabeças partidas.

Nunca fui a favor de violencia, mas começo a acreditar que isto só lá vai quando um deles aparecer estendido.

E tenho pena das forças policiais, no caso especifico de ontem, porque embora ja tenha levado com eles por tabela, em jogos de futebol, ontem tenho a certeza que a maior parte que lá estava, só lhes apetecia era tirar a farda e passar para o lado de cá.

Quanto à manif em si, foi a maior desde o 1º de Maio, acho que não é preciso dizer mais nada. Se vai surtir algum efeito? Duvido muito, mas ao menos os boys que lá estão no poder, sabem que o povo (finalmente) acordou. Agora é preciso é isto continuar, na semana que vem, daqui a duas semanas, as vezes que forem precisas, e não ter sido uma coisa passageira, senão é mais do mesmo.

E ladyxzeus, estive a ler o teu post, e sou obrigado a concordar quando falas na legalização da erva, ja tive essa conversa com amigos meus, e mesmo malta que não fuma é a favor, nem vou falar da qualidade, mas sim da quantidade de € (23% ou mais de iva) que iria pro estado. Só tens é um problema, no estado em que estamos se eles ponderam sequer implementar essa medida, caiem-lhes todos em cima, pelo teu texto acho que tens a noção do país em que vivemos, portanto nem vale a pena por esse tema à discussão B)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de política nem de ciências sociais, mas acho que o problema da anarquia não tem nada que ver com forças interiores. O problema é mesmo a força exterior e o que as pessoas fazem com ela.

Tens os bancos empenhadíssimos em aumentar juros ad eternum, e com as novas regras vai-se tornar impossível sequer libertares-te de uma casa sem ficares na mesma em dívida. Tens as privatizações de tudo o que é essencial, ou seja luz, gás, etc. entregues a especulações e outras selvajarias. Se a regulação tende a desaparecer, as oligarquias tendem a impôr-se. Ou seja, vão-te comer até ficares todo mirradinho e em esqueleto. Já tributar a banca e os amigos parece que falar nisso é pecado. ;) Food for thought: Nos States, aqui há muitas décadas, chegou a tributar-se os mais ricos em 90 e tal por cento. Não foi por isso que eles deixaram de ser os mais ricos.

Falas do PS que enfim, e é verdade. Mas o facto é que no meio de lobbies e ligações ao privado, ao nível de organizações públicas e etc. o PS sempre tinha alguma força-homem própria e independente, embora a tenha vindo a perder nos anos recentes. Já o PSD trabalha exclusivamente para terceiros. E é como o Demonneo disse, vir falar mal de coelhos e bicharada, percebe-se mas é o acessório. Isto para mudar, é preciso deitar abaixo os verdadeiros Bandidos Voluntários e Homens Maravilha, não é os Cúmplices. Mas tratando-se tudo de um jogo, porque o é, não tá fácil para a populaça que não tem forma de jogar sujo como eles o fazem. Bom, há que constatar que até nem anda tudo a dormir:

282352_466324176733865_1865119026_n.jpg

Já agora, não tens mínima noção dos milhões que a informática permite poupar ao nível de gestão, automação de processos e etc. pois não? Das poucas áreas que chegou a crescer em plena crise, e não é por acaso. Aliás, mais que nunca é essencial. Eu não tenho nada contra a veterinária, mas essa crítica sai-te um béczinho pela culatra.

Por fim que eu saiba as contas públicas já são isso mesmo: públicas. Desde o OE a outros cadernos económicos. Da mesma forma que fait-divers são fait-divers e que gente sem espinha mas com connections também é o que é.

E é isto. Agora que acabei de me queixar da crise, vou ali jantar ao nepalês e pedir o prato mais caro que lá houver e Nans e sobremesa e lassies de manga. Com licença.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A questão, agora, é saber se este protesto de sábado vai ser o começo de algo ou se vai desvanecer no tempo... Se há divergências, mesmo no seio da coligação, então divulguem as possíveis medidas alternativas e apresentem as justificações para aquelas que tomaram...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gostei do cartaz em que cito "Votem nas putas, que os filhos já lá estão"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também fiquei pasma quando ouvi o Seguro com "há uma linha que separa". Confesso que não estava à espera dessa.

E também temos a declaração da Sra. D. Merkel a dizer que concorda com a aplicação de mais medidas de austeridade em Portugal. E que é o caminho certo. (é por estas e por outras que eu não compro nada made in Germany)

A ideia de uma União Europeia é uma ideia muito bonita, sem dúvida, mas parece que os países só estão nessa união para obter vantagens "pessoais" e esqueceram-se das bases dessa união.

Eu não fui à manifestação, e mal vi notícias sobre ela. Estava de férias e no casamento do meu primo. É preciso haver coisas alegres na vida!!

Mas percebi que havia mesmo muita gente, mas não acredito que venham a olhar para ela... Eles há muito que deixaram de se preocupar com a opinião das pessoas. Não se esqueçam do "que se lixem as eleições".

Eu não concordo com nenhuma das últimas medidas deste governo (desde há uns meses) isto porque não é cortando os salários e os rendimentos da população que a economia vai crescer e o desemprego diminuir. Pura e simplesmente, se as pessoas não comprarem as empresas não vendem, se não vendem não tem lucros e despedem funcionários ou fecham portas. Basta ver os resultados da execução orçamental em que os valores obtidos por impostos estão a diminuir, pois o consumo está a diminuir, enquanto a economia paralela aumenta.

Mas também não considero o PS uma alternativa neste momento. Falta um líder! Não tenho nada contra o Seguro, não sei quase nada da sua carreira profissional, mas não considero que ele tenha capacidade para fazer frente aos supostamente grandes nomes do mundo económico e político. Acho que lhe falta algo. Infelismente não consigo reconhecer em nenhum nome da política actual, seja em que partido for, a capacidade de liderança, a capacidade de ter novas ideias e de fazer o país recuperar e evoluir.

Mas também não sei se este governo vai durar muito tempo... Já andam a fazer queixinhas uns dos outros na televisão...

Quanto à questão de baixar os preços... os produtores não podem baixar mais os preços. A grande maioria já trabalha com preços de venda ao nível do custo de produção. Os grandes distribuidores (leia-se supermercados e derivados) é que vendem a preços muito elevados com margens de lucro muito altas. Essa questão foi amplamente abordada aquando da campanha de descontos do Pingo Doce. Mas foram tomadas medidas? Não. A ministra da Agricultura veio logo com discursos muito bonitos mas lá está faltou-lhe a força política para tomar medidas. Talvez por estar a lidar com alguns dos nomes mais ricos do país e que têm a mania que podem mandar em tudo e todos. E o pior é que deixam...

Eu tento comprar sempre ao produtor. E aconselho a isso. Em vez de mini ou supermercador, vou às feiras, aos mercados municipais. Acreditem mais vale acordar mais cedo e ir lá. Um exemplo, a minha mãe compra 5 alfaces por um euro, enquanto que no minimercado aqui da vila (e nos supermercados) não se encontra uma alface por menos de cinquenta centimos. É um exemplo de como se consegue poupar. Sim é economia paralela mas pelo menos não estou a alimentar os grandes "gulões" e sim aqueles que estão ali a trabalhar de sol a sol.

Um dos grandes problemas de quem faz os discursos é que não conhecem a realidade do dia a dia do produtor, do pescador, daqueles que estão e que trabalham na base. Vida de político é muito mais simples e muito melhor do que a da grande maioria dos portugueses, quanto mais não seja a nível do salário que se recebe (secretários de estado a ganhar 3000Euros mês e o Sr. Coelho acha muito bem...)

Se existem medidas alternativas? Existem sim! Se são divulgadas? São. Muitos dos comentadores económicos e políticos alertaram para as consequências das medidas tomadas (consequências essas que se vieram a verificar) e apontaram soluções diversas que não iriam afectar tanto os portugueses.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Leitura muito perspicaz Mira!

A ideia de uma União Europeia é uma ideia muito bonita, sem dúvida, mas parece que os países só estão nessa união para obter vantagens "pessoais" e esqueceram-se das bases dessa união.

E não se esqueçam que o nosso Barroso defendeu há pouco uma europa federalista! A ser assim, ficamos definitivamente sem produção nacional, afectada pela política agrícola da UE com a questão das quotas, que impede as grandes produções nacionais, como o leite, de crescerem e investirem mais... A CEE/UE foi boa enquanto o dinheiro entrou às paletes... agora ninguém quer pagar a factura!

Eu tento comprar sempre ao produtor. E aconselho a isso. Em vez de mini ou supermercador, vou às feiras, aos mercados municipais. Acreditem mais vale acordar mais cedo e ir lá. Um exemplo, a minha mãe compra 5 alfaces por um euro, enquanto que no minimercado aqui da vila (e nos supermercados) não se encontra uma alface por menos de cinquenta centimos. É um exemplo de como se consegue poupar. Sim é economia paralela mas pelo menos não estou a alimentar os grandes "gulões" e sim aqueles que estão ali a trabalhar de sol a sol.

Há cada vez mais pessoas a produzirem o seu alimento. Silenciosamente, há cada vez mais famílias que saem do campo para a cidade que pensam voltar pois, pelo menos, há trabalho para a sua subsistência no campo. Este êxodo citadino vai-se acentuar cada vez mais, pois com os preços e margens que bem referiste e o com o poder de compra diminuto da população levam a um nível de vida que as pessoas, nem nos seus maiores pesadelos, imaginariam... Tenho, honestamente, medo pelos anos seguintes que o nosso país encara. Não sei o qual vai ser o tipo de resposta que a população vai dar a este estado de coisas...

Quanto a uma saída disto, concordo com a Mira: se os nossos "líderes" não conhecem o país real, como poderão eles fazer o bem às populações?

Editado por kikuchi

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nos últimos dois anos, têm aumentado muito a procura e criação das pequenas hortas nos arredores das grandes cidades.

Sem dúvida que se poupa muito, muito dinheiro com elas.

E falando sobre a questão da agricultura, um facto é que parte do desemprego que existe em Portugal é porque as pessoas também o querem. Tenho conhecimento directo de várias pessoas que procuram por alguém para cultivar e cuidar de terrenos (são pessoas já com alguma idade e que, fisicamente, já não conseguem cuidar de todo o terreno) e que mesmo oferencendo um ordenado acima do salário mínimo não existem candidatos. São casos reais com os quais tive contacto recentemente.

Eu tenho um pequeno quintal em casa. Vivo na cidade mas as minhas raízes estão totalmente ligadas à vida de campo. Os meus pais trabalharam no campo até se mudarem para cidade (era o único sustento em casa dos meus avós). É uma vida que dá trabalho e é cansativo fisicamente. Mas para se poder comer vegetais alguém tem de os cultivar. Para se poder comer peixe alguém tem de o pescar. Da mesma maneira que para poder comprar roupa alguém tem de a produzir numa fábrica ou costureira.

Acho que é algo que também falta a alguns portugueses, a capacidade de olhar para as oportunidades com outros olhos. Deixarem de olhar para certas profissões que são essenciais para a sobrevivência humana como se fossem algo deprimente e nojento.

Não é pelo facto de que ao trabalhar no campo fica-se com a roupa suja que devemos recusar essas ofertas. Eu, pessoalmente, considero uma das melhores profissões do mundo. Se a minha vida tivesse dado outras voltas e tivesse tomado outras decisões e não tivesse certas ligações pessoais ao local onde moro, neste momento já estaria no Alentejo e teria dedicado-me à agricultura. Trabalha-se muito, sim, e custa muito fisicamente, mas compensa largamente pela qualidade de vida que se ganha.

E acho que é essa questão da qualidade de vida que se ganha que está a levar a que muita gente troque a cidade pelo campo.

Os políticos e governos têm culpa de muita coisa (talvez da grande maioria dos problemas do país). Mas também não podemos ficar só à espera que sejam os políticos a descobrir que não percebem nada disto. Acho que também são as pessoas, uma a uma, que têm de começar a mudar o seu pequeno mundo, a sua mentalidade para o país evoluir. Eu não sou melhor do que ninguém (muito pelo contrário), simplesmente acho que não chegará fazer manifestações para recuperar e mudar o rumo do país. É preciso mostrar àqueles tipos que o vulgar cidadão sabe muito mais do que eles e desde que eles não nos lixem a vida, podemos fazer muito e chegar muito longe.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O problema é que toda a gente quer fazer o desenho da ceifeira-debulhadora, mas ninguém quer manejar a ceifeira-debulhadora.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais