The Jonny

Friendzone existe?

Existe Friendzone?   26 votos

  1. 1. Existe Friendzone?

    • Sim
      18
    • Não
      8

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

313 mensagens neste tópico

Opiniões de friendzone existir e tal ainda tolero. Agora álcool só para covardes? Vamos lá manter o nível no tópico.[br]

Mensagem unida a: 05-01-2011, 17:22:57


lol mas isso não devia de ser motivo de orgulho...

Só não é se tiveres mau timing no salto e caíres no ocean of regrets.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Opiniões de friendzone existir e tal ainda tolero. Agora álcool só para covardes? Vamos lá manter o nível no tópico.[br]

Mensagem unida a: 05-01-2011, 17:22:57


lol mas isso não devia de ser motivo de orgulho...

Só não é se tiveres mau timing no salto e caíres no ocean of regrets.

tava a falar mais do poder do Álcool xD que esse não tem poder nenhum lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou-te a dizer eu, que já fiz coisas que nem te passam pela imaginação, que se um gajo não interessa minimamente não é com álcool ou o que quer que seja (importante o que quer que seja, há por aí coisas que fazem muito mais efeito placebo do que o álcool) que passa a ser comível.

Tal como dizia há pouco, há várias categorias dentro de uma friendzone. Dentro dos vários tipos de categorias (sim, ainda há vários tipos) um exemplo é o da cadeia alimentar: comível, não comível, comível mas wtf, poderia ser comível se não fosse gay, nunca comível, talvez comível, etc..

Quando estás na categoria NUNCA é porque a gaja te tem uma certa aversão (ie. cheiras mal) e por isso nem com anfetaminas ela vai querer ter alguma coisa contigo. Só com roofies mesmo, mas aí ela não sabe, né? Se estás em qualquer uma das outras categorias, força aí. Para que saibam, até há a categoria de "ele pensa que somos só amigos por isso não posso ser namorada dele apesar de exigir dele todos os aspectos de um namorado"

Como saber se estás na categoria NUNCA? Não sabes, tens de tentar até ao ponto de não retorno.

No fundo, cada bacana é uma bacana, da mesma forma que cada bacano é um bacano (vocês também têm friendzone, apenas a ignoram ou a desconhecem ou qualquer coisa) por isso não há uma regra aplicável a todas. Vão tentando aí, com álcool ou sem ele, mas o importante é não se deixarem intimidar pela famigerada "friendzone". Estás nela? Deixa-te estar, é bom ter gajas amigas. Estás nela e não queres mesmo estar? Tenta saltar dela MAS previne-te porque pode ser um ponto de não retorno e caires no Ocean of Regrets. Dele não se sai e é por isso que há aquela coisa do "mas somos amigos, isso seria estranho". Porque ou corre mesmo muito bem ou corre mesmo muito mal e a probabilidade de correr mal é ligeiramente maior.

[/sabedoria de adolescente]

Edit: eu ainda leio a revista Bravo, para fazer os testes, sobretudo se estiver com amigas. Todos os gajos daqui deviam ir ler a Bravo ou a Super Pop para uma melhor compreensão destes conceitos.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou-te a dizer eu, que já fiz coisas que nem te passam pela imaginação, que se um gajo não interessa minimamente não é com álcool ou o que quer que seja (importante o que quer que seja, há por aí coisas que fazem muito mais efeito placebo do que o álcool) que passa a ser comível.

Tal como dizia há pouco, há várias categorias dentro de uma friendzone. Dentro dos vários tipos de categorias (sim, ainda há vários tipos) um exemplo é o da cadeia alimentar: comível, não comível, comível mas wtf, poderia ser comível se não fosse gay, nunca comível, talvez comível, etc..

Quando estás na categoria NUNCA é porque a gaja te tem uma certa aversão (ie. cheiras mal) e por isso nem com anfetaminas ela vai querer ter alguma coisa contigo. Só com roofies mesmo, mas aí ela não sabe, né? Se estás em qualquer uma das outras categorias, força aí. Para que saibam, até há a categoria de "ele pensa que somos só amigos por isso não posso ser namorada dele apesar de exigir dele todos os aspectos de um namorado"

Como saber se estás na categoria NUNCA? Não sabes, tens de tentar até ao ponto de não retorno.

No fundo, cada bacana é uma bacana, da mesma forma que cada bacano é um bacano (vocês também têm friendzone, apenas a ignoram ou a desconhecem ou qualquer coisa) por isso não há uma regra aplicável a todas. Vão tentando aí, com álcool ou sem ele, mas o importante é não se deixarem intimidar pela famigerada "friendzone". Estás nela? Deixa-te estar, é bom ter gajas amigas. Estás nela e não queres mesmo estar? Tenta saltar dela MAS previne-te porque pode ser um ponto de não retorno e caires no Ocean of Regrets. Dele não se sai e é por isso que há aquela coisa do "mas somos amigos, isso seria estranho". Porque ou corre mesmo muito bem ou corre mesmo muito mal e a probabilidade de correr mal é ligeiramente maior.

[/sabedoria de adolescente]

Edit: eu ainda leio a revista Bravo, para fazer os testes, sobretudo se estiver com amigas. Todos os gajos daqui deviam ir ler a Bravo ou a Super Pop para uma melhor compreensão destes conceitos.

Isto acho que diz tudo  :bow:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou-te a dizer eu, que já fiz coisas que nem te passam pela imaginação, que se um gajo não interessa minimamente não é com álcool ou o que quer que seja (importante o que quer que seja, há por aí coisas que fazem muito mais efeito placebo do que o álcool) que passa a ser comível.

Tal como dizia há pouco, há várias categorias dentro de uma friendzone. Dentro dos vários tipos de categorias (sim, ainda há vários tipos) um exemplo é o da cadeia alimentar: comível, não comível, comível mas wtf, poderia ser comível se não fosse gay, nunca comível, talvez comível, etc..

Se meter um pouco de sal e ketchup passo a ser comível? xD. é porque isto parece algo saido de um livro de culinária humana xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, Super Brava filosofia. Tanta reflexão sobre um tema que no fundo é uma ilusão (okay a teoria das ladders li toda e fez-me rir todo mas não foi além disso). Cadeias alimentares e escadas e degraus e quedas e abismos. Continuo na minha que há atracções físicas ou pode não haver. E além disso há raparigas com manias, ou gajos com manias. Depois outras questões além disso como outra relação ou até questões de orgulho, ou manias como já disse e que possam condicionar duas pessoas estarem juntas mesmo que com essa atracção. E friendzone é mito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wtf ?!

bem, voces chamem-lhe o k kizerem. Friendzone?? Axo k chamarem friendzone so generaliza e ao generalizarem so complicam.

Eu votei k NAO. porque eh pah .. lol a sério ri-me.

Acontece a toda a gente conhecerem alguem interessante e mais tarde chegam a conclusao que ha kk coisa k n bate certo mas n deixa d ser um bom amigo. Ou isso das amizades longas ...

Eu nc meti ngm em "friendzone" tipo criar uma barreira invisivel k blokeia 2ªs intençoes. Eu axo k isso eh errado.

Sejam honestos e nao tratem as pessoas d maneira diferente pk sabem k tao interessados. Se se sentem atraidos falem sobre isso naturalmente não tenham medo. E s nao eh reciproco n tenham medo da proximidade mas tb nao s aproveitem dela. Lembrem.se k ao darem um abraço por exemplo a pessoa interessada vai-se sentir magoada por nao sentirem o mesmo, por isso tentem estar presentes mas dar-lh o xpaço necessario para k nao seja desconfortavel ou constrangedor. E para que se consiga aceitar melhor a situaçao. Tenha consciencia que realmente a amizade eh importante e que só ia estragar.

Nao é uma zona! não eh uma xpecie d gueto pa ond vao os amantes frustrados!

"olha agora vo.t mandar pa friendzone! Mas posso abraçar-te e dar beijinhos e nroscar-m e ser fofinha pra ti e tratar-te d maneira xpecial pk gosto mto d ti... MAS SOMOS AMIGOS ok?" "bu.hu ok..." Sejam crescidos pessoas. Isso não existe!

Eu ja passei por N situaçoes dessas e continuo a falar e a manter uma amizade saudavel com todos. Têm é d ter consciencia de kuando eh k tao a passar das marcas e mter um travão na cena. Têm de kestionar logo assim k sentem uma tensão entre voces se acham que vale a pena ou não. Se não dizem logo k andaram a reparar e k eh mlhor xclarecerem as coisas, se sim vao em frent. Mas agora impasses? friendzones? ... isso só trás merda. E isso sim é que estraga as amizades. Essas falsas xperanças que se dão sem pensar só pk têm ess avontade. Não pode ser. Têm de pensar na otra pessoa.. n é so pk se sentem bem.

E LOL alcool é preciso saber bebe-lo. Ja apanhei grandes bbdeiras .. as suficientes para hoje em dia saber controlar. Todos passam pla fase das bubas so pk sim. Eu passei e ja m deixei disso. Hoje em dia ainda bebo mas é a refeiçao ou para festejar algo. Fora isso só cerveja ou um copinho d vinho do porto pa ajudar a digestao lol

Nunca precisei de alcool para fazer algo k sobria nao faria. Smpre fiz e disse tudo o k queria.

Portanto.. friendzone? Simplesmente sejam honestos e tenham consciencia do que querem da vida e isso deixa de existir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fazia-te amén se não escrevesses com tantas abreviaturas, faço só um amén pequenino assim!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A bravo ainda existe? Lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora palmas para o/a Vinyl"Poulain!! Disse tudo. Pena é ser dificil por vezes expressar assim sentimentos, isso é que é a cena fodida. Mas muito bem, tirando as abreviaturas :P, gostei de ler.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wtf ?!

bem, voces chamem-lhe o k kizerem. Friendzone?? Axo k chamarem friendzone so generaliza e ao generalizarem so complicam.

Eu votei k NAO. porque eh pah .. lol a sério ri-me.

Acontece a toda a gente conhecerem alguem interessante e mais tarde chegam a conclusao que ha kk coisa k n bate certo mas n deixa d ser um bom amigo. Ou isso das amizades longas ...

Eu nc meti ngm em "friendzone" tipo criar uma barreira invisivel k blokeia 2ªs intençoes. Eu axo k isso eh errado.

Sejam honestos e nao tratem as pessoas d maneira diferente pk sabem k tao interessados. Se se sentem atraidos falem sobre isso naturalmente não tenham medo. E s nao eh reciproco n tenham medo da proximidade mas tb nao s aproveitem dela. Lembrem.se k ao darem um abraço por exemplo a pessoa interessada vai-se sentir magoada por nao sentirem o mesmo, por isso tentem estar presentes mas dar-lh o xpaço necessario para k nao seja desconfortavel ou constrangedor. E para que se consiga aceitar melhor a situaçao. Tenha consciencia que realmente a amizade eh importante e que só ia estragar.

Nao é uma zona! não eh uma xpecie d gueto pa ond vao os amantes frustrados!

"olha agora vo.t mandar pa friendzone! Mas posso abraçar-te e dar beijinhos e nroscar-m e ser fofinha pra ti e tratar-te d maneira xpecial pk gosto mto d ti... MAS SOMOS AMIGOS ok?" "bu.hu ok..." Sejam crescidos pessoas. Isso não existe!

Eu ja passei por N situaçoes dessas e continuo a falar e a manter uma amizade saudavel com todos. Têm é d ter consciencia de kuando eh k tao a passar das marcas e mter um travão na cena. Têm de kestionar logo assim k sentem uma tensão entre voces se acham que vale a pena ou não. Se não dizem logo k andaram a reparar e k eh mlhor xclarecerem as coisas, se sim vao em frent. Mas agora impasses? friendzones? ... isso só trás merda. E isso sim é que estraga as amizades. Essas falsas xperanças que se dão sem pensar só pk têm ess avontade. Não pode ser. Têm de pensar na otra pessoa.. n é so pk se sentem bem.

E LOL alcool é preciso saber bebe-lo. Ja apanhei grandes bbdeiras .. as suficientes para hoje em dia saber controlar. Todos passam pla fase das bubas so pk sim. Eu passei e ja m deixei disso. Hoje em dia ainda bebo mas é a refeiçao ou para festejar algo. Fora isso só cerveja ou um copinho d vinho do porto pa ajudar a digestao lol

Nunca precisei de alcool para fazer algo k sobria nao faria. Smpre fiz e disse tudo o k queria.

Portanto.. friendzone? Simplesmente sejam honestos e tenham consciencia do que querem da vida e isso deixa de existir.

Para primeiro post, foi optímo xD

Também concordo contigo, as pessoas em geral devem ter respeito pelas outras no âmbito sentimental, tu nunca sabes como a outra pessoa vai aguentar. às vezes o menor dos actos, coisas isignificantes, tem as piores consequências na outra (desilusão, tristeza, auto-crítica extrema)

Por isso, vamos todos aprender com este post  ]:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não consegui ler o post do user Vinyl"Poulain

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wtf ?!

bem, voces chamem-lhe o k kizerem. Friendzone?? Axo k chamarem friendzone so generaliza e ao generalizarem so complicam.

Eu votei k NAO. porque eh pah .. lol a sério ri-me.

Acontece a toda a gente conhecerem alguem interessante e mais tarde chegam a conclusao que ha kk coisa k n bate certo mas n deixa d ser um bom amigo. Ou isso das amizades longas ...

Eu nc meti ngm em "friendzone" tipo criar uma barreira invisivel k blokeia 2ªs intençoes. Eu axo k isso eh errado.

Sejam honestos e nao tratem as pessoas d maneira diferente pk sabem k tao interessados. Se se sentem atraidos falem sobre isso naturalmente não tenham medo. E s nao eh reciproco n tenham medo da proximidade mas tb nao s aproveitem dela. Lembrem.se k ao darem um abraço por exemplo a pessoa interessada vai-se sentir magoada por nao sentirem o mesmo, por isso tentem estar presentes mas dar-lh o xpaço necessario para k nao seja desconfortavel ou constrangedor. E para que se consiga aceitar melhor a situaçao. Tenha consciencia que realmente a amizade eh importante e que só ia estragar.

Nao é uma zona! não eh uma xpecie d gueto pa ond vao os amantes frustrados!

"olha agora vo.t mandar pa friendzone! Mas posso abraçar-te e dar beijinhos e nroscar-m e ser fofinha pra ti e tratar-te d maneira xpecial pk gosto mto d ti... MAS SOMOS AMIGOS ok?" "bu.hu ok..." Sejam crescidos pessoas. Isso não existe!

Eu ja passei por N situaçoes dessas e continuo a falar e a manter uma amizade saudavel com todos. Têm é d ter consciencia de kuando eh k tao a passar das marcas e mter um travão na cena. Têm de kestionar logo assim k sentem uma tensão entre voces se acham que vale a pena ou não. Se não dizem logo k andaram a reparar e k eh mlhor xclarecerem as coisas, se sim vao em frent. Mas agora impasses? friendzones? ... isso só trás merda. E isso sim é que estraga as amizades. Essas falsas xperanças que se dão sem pensar só pk têm ess avontade. Não pode ser. Têm de pensar na otra pessoa.. n é so pk se sentem bem.

E LOL alcool é preciso saber bebe-lo. Ja apanhei grandes bbdeiras .. as suficientes para hoje em dia saber controlar. Todos passam pla fase das bubas so pk sim. Eu passei e ja m deixei disso. Hoje em dia ainda bebo mas é a refeiçao ou para festejar algo. Fora isso só cerveja ou um copinho d vinho do porto pa ajudar a digestao lol

Nunca precisei de alcool para fazer algo k sobria nao faria. Smpre fiz e disse tudo o k queria.

Portanto.. friendzone? Simplesmente sejam honestos e tenham consciencia do que querem da vida e isso deixa de existir.

Devo dizer que concordo com o que disseste. A friendzone acontece naqueles que vivem na geração McA.

Edit: E como já foi dito, não escrevas abreviado x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao é uma zona! não eh uma xpecie d gueto pa ond vao os amantes frustrados!

"olha agora vo.t mandar pa friendzone! Mas posso abraçar-te e dar beijinhos e nroscar-m e ser fofinha pra ti e tratar-te d maneira xpecial pk gosto mto d ti... MAS SOMOS AMIGOS ok?" "bu.hu ok..." Sejam crescidos pessoas. Isso não existe!

Queres dizer, "não deveria existir porque é mau".

Anyway, gostei do post e tal, concordo com maior parte, mas isso não nega que exista a friendzone como uma caracterização de uma situação de relationship que por acaso se tornou popular por ser engraçada (quando fora dela).

Apenas alguém lhe deu um nome e fez joke pictures que pegaram, etc. Deal with it.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinto-me incapaz de ler um post tão grande e com tanta abreviatura.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Segundo o significado que apanhei, Friendzone é quando a rapariga que te trata bem demais revela gostar de ti como um amigo, quase irmão.

Se ela estiver apenas em denial, uma bebedeira pode perfeitamente empurra-la para um dos lados. Disso não tenho dúvidas.

Nunca passei por uma friendzone, portanto não posso falar disto com experiência. No entanto, se uma pessoa entra na friendzone o melhor mesmo é deixar-se lá.

E onde raios o alcool é para cobardes? A última vez que li uma coisa dessas devia estar no 6º. ano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se duas pessoas têm atracção física mas pouco ou nada além disso = podem nem sequer ser amigos mas acontecer coisas entre eles, dependendo de como são.

Se duas pessoas têm atracção física e conseguem ser amigos = óptimo para uma relação.

Se a atracção física não é mutua e conseguem ser bons amigos = Not gonna happen!

PARECE-ME SIMPLES.

Isto...

Falta só abrir uma excepção na terceira afirmação, pois por vezes pode acontecer mesmo sem atração fisica já que nem todos são gajas boas ou gajos bons, mas as hormonas podem falar mais alto...o pessoal tem necessidades..LOL.. ou então só para poderem mostrar á sociedade que têm namorados/as dando-lhes a ilusão de que tão a fazer algo importante.  :P

Normalmente são as miudas (mas por vezes á gajos que tambem têm estas manias) que gostam de complicar/dramatizar coisas simples e torná-las em algo absolutamente WTF  :-) É por isso que conceitos como friendzone ou whatever são constantemente criados... A necessidade de classificar a existência de certo individuo nunca me deixa de surpreender!

Já agora, eu nem sabia desse termo de "friendzone"  :D  Já tou como o OkamiPT  ;D  As coisas que um gajo aprende num forum de anime  X)

Just keep it simple  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Wtf ?!

bem, voces chamem-lhe o k kizerem. Friendzone?? Axo k chamarem friendzone so generaliza e ao generalizarem so complicam.

Eu votei k NAO. porque eh pah .. lol a sério ri-me.

Acontece a toda a gente conhecerem alguem interessante e mais tarde chegam a conclusao que ha kk coisa k n bate certo mas n deixa d ser um bom amigo. Ou isso das amizades longas ...

Eu nc meti ngm em "friendzone" tipo criar uma barreira invisivel k blokeia 2ªs intençoes. Eu axo k isso eh errado.

Sejam honestos e nao tratem as pessoas d maneira diferente pk sabem k tao interessados. Se se sentem atraidos falem sobre isso naturalmente não tenham medo. E s nao eh reciproco n tenham medo da proximidade mas tb nao s aproveitem dela. Lembrem.se k ao darem um abraço por exemplo a pessoa interessada vai-se sentir magoada por nao sentirem o mesmo, por isso tentem estar presentes mas dar-lh o xpaço necessario para k nao seja desconfortavel ou constrangedor. E para que se consiga aceitar melhor a situaçao. Tenha consciencia que realmente a amizade eh importante e que só ia estragar.

Nao é uma zona! não eh uma xpecie d gueto pa ond vao os amantes frustrados!

"olha agora vo.t mandar pa friendzone! Mas posso abraçar-te e dar beijinhos e nroscar-m e ser fofinha pra ti e tratar-te d maneira xpecial pk gosto mto d ti... MAS SOMOS AMIGOS ok?" "bu.hu ok..." Sejam crescidos pessoas. Isso não existe!

Eu ja passei por N situaçoes dessas e continuo a falar e a manter uma amizade saudavel com todos. Têm é d ter consciencia de kuando eh k tao a passar das marcas e mter um travão na cena. Têm de kestionar logo assim k sentem uma tensão entre voces se acham que vale a pena ou não. Se não dizem logo k andaram a reparar e k eh mlhor xclarecerem as coisas, se sim vao em frent. Mas agora impasses? friendzones? ... isso só trás merda. E isso sim é que estraga as amizades. Essas falsas xperanças que se dão sem pensar só pk têm ess avontade. Não pode ser. Têm de pensar na otra pessoa.. n é so pk se sentem bem.

E LOL alcool é preciso saber bebe-lo. Ja apanhei grandes bbdeiras .. as suficientes para hoje em dia saber controlar. Todos passam pla fase das bubas so pk sim. Eu passei e ja m deixei disso. Hoje em dia ainda bebo mas é a refeiçao ou para festejar algo. Fora isso só cerveja ou um copinho d vinho do porto pa ajudar a digestao lol

Nunca precisei de alcool para fazer algo k sobria nao faria. Smpre fiz e disse tudo o k queria.

Portanto.. friendzone? Simplesmente sejam honestos e tenham consciencia do que querem da vida e isso deixa de existir.

Tudo o que fizeste foi descrever o que é a friendzone (várias vezes) e como evitá-la (por várias maneiras).

Eu votei k NAO. porque eh pah .. lol a sério ri-me.

4 parágrafos depois...

Portanto.. friendzone? Simplesmente sejam honestos e tenham consciencia do que querem da vida e isso deixa de existir.

friendzone? (...) que querem da vida e isso deixa de existir.

friendzone (...) deixa de existir.

Entao... existe.  :roll:

Pelo que me parece não gostas do conceito, ou achas piada às pessoas que entram nesse conceito,  dás dicas para "se ser honesto" etc e nunca entrar nesse conceito, ou ficar sem sentimentos por essa pessoa e ser só amigo (evitando esse conceito) - no entanto negas que o conceito existe?

Substitui a palavra "conceito" por "friendzone". Ou substitui esses 4 parágrafos por "Friendzone, how to avoid it 101" vai dar ao mesmo.

tal como eu disse na primeira página (e que se tornou realidade :P):

Qualquer pessoa que diga que não e depois explique o porquê, simplesmente está a descrever o que a palavra "friendzone'd" quer dizer. Toda a gente sabe o que é, mais vale usar a palavra que escrever 3 parágrafos sobre o seu significado.

Se tiveres com dúvidas posso tirar todos os momentos em que:

-descreves friendzone

-dizes como evita-la

-dizes que as pessoas n deviam entrar nesse ciclo (o que não significa que não exista)

-de seguida negas que exise

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um :amen: ao que o Highlaw disse. Aliás, da maneira que a pergunta está feita, basta uma única rapariga conhecer um gajo durante muito tempo e não o conseguir ver como outra pessoa que não um irmão para friendzone existir. É um termo utilizado para descrever uma situação que não é tão incomum assim como já foi referido. Se o termo é criado para denominar um certo tipo de situação, não tem como não existir. 

Ok que é giruh pertencer à minoria, mas não é por isso que se tenha automaticamente razão.

dealwithitdoggifa.gif

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais