Motch

Belas Artes do AnimuPT

62 mensagens neste tópico

Olá, eu tenho uma dúvida, como sou nova coloquei o tópico no local errado (anime & manga geral) e disseram para colocar aqui, bem é o seguinte:

Bem, eu ando a criar um manga só que tenho que o colorir.

Os meus colegas disseram para o colorir com tintas da china mas se eu errar não posso remendar o meu erro e umas senhoras disseram para utilizar uma tablet pen, mas eu tenho dúvidas à cerca disso como disto:

- se usar um tablet, posso fazer tipo BD ou algo do genero? Se eu apresentar o meu trabalho a uma editora ou produtora (o manga impresso) eles acreditarão que fui eu que o fiz e não questionarão que o retirei da internet?

          Tenho mais perguntas mas gostava que vocês me esclarecessem estas e se possivel dizerem-me o que aconselham para o terminar.

Era importante que respondessem o mais depressa possivel, obrigada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

carolle, caso te enganes a usar tinta da china, podes sempre pintar por cima com tinta branca. Não penses que os mangakas são perfeitos e nunca se enganam, eles fazem exactamente o mesmo : )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para colorir aconselho digitalmente, torna tudo muito mais fácil e o resultado final é praticamente o mesmo que tradicionalmente graças aos programas que existem actualmente.

Com uma tablet é como se estivesses a desenhar normalmente mas no PC (não é bem mas é quase), podes fazer o que quiseres desde que saibas mexer minimamente nos programas.

Em relação á editora... não faço a minima. :x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sempre que fiz banda desenhada foi sempre a tinta da china e claro que por vezes sai caca, mas é com os erros que aprendemos. e alais ainda tenho dificuldades em pintar com tinta da china e a passar o lineart a caneta fina porq fazer desenhos a lapis pa mim e muito mas facil do que a caneta. mas mesmo que estrague desenhos com estas canetas e tintas da china sei que ha-de haver um dia em que nao me arrependerei nada daquilo que fiz . e quando olho pa um desenho meu e o odeio porq fiz muitos erros, ligo o manga studio/ps e apago os erros e melhoro as cores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Todas elas são boas, tens é a cena de umas têm certas coisas adicionais e outras são simples com uma caneta que inclui 2 botões como a minha. No geral a wacon é talvez a melhor marca de tablets que por ai anda.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em comprar um bamboo e queria saber a vossa opinião, sera que esta e boa ?

http://www.fnac.pt/W...&To=0Ν=2&Fr=0

Essa é a que eu tenho e adoro-a! Comprei-a há cerca de 1 mês muito contrariada, porque nunca consegui utilizar tablets mas obrigaram-me a trabalhar com uma, e não podia estar dependente dos alugueres da faculdade, então procurei a mais barata, que foi essa...

Fiquei mesmo surpreendida, trabalho muitissimo bem com ela, acho-a muito fácil de utilizar, especialmente tendo em conta que eu não conseguia fazer nada com tablets! É claro que podes não te ajeitar tão bem a ela como eu, mas recomendo essa tablet : )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito obrig pela vossa opinião ^^

Acho que vou mesmo comprar essa ^^ pois tendo em conta o preço acho que esta muito bem.

Editado por yaruma

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sorry o desenterro.. mas estou a pensar em comprar um tablet desses de desenho..

Sabem um barato mas que n tenha um minimo de qualidade ??

O que me aconcelham ? E já agora , sabem algumas dicas para um novato nisto da mangá ?

Eu n quero comprar o tablet para ja, talvez esperar um mês e ver como me safo com isto da manga e se o meu vicio continua, portanto terei tempo para escolher :P

Cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda :D

YukioPT

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que tipo de canetas vcs usam ??

eu desenho so que é mais a lápis xD 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que tipo de canetas vcs usam ??

eu desenho so que é mais a lápis xD 

Depende do tipo de desenho que estiver a fazer e do tipo de papel que estou a usar, mas costumo ter uma preferência pela XS e pela B das Pitt Artist Pen da Faber Castell. A XS é de ponta fina e a melhor coisinha de sempre, e a B, que é tipo brush (uso mais para traços grosseiros ou preenchimentos), dá um tom de preto lindinho e não demasiado diluído. Quando quero usar uma ponta ainda mais fina, vou à Pigma Micron tamanho 005 da Sakura, que risca tão fininho que quase consegues senti-la a fazer cócegas no teu coração, é uma fofura. Pena gastar-se toda da noite para o dia. Esta gama da Sakura também tem uma brush semelhante à B da Faber Castell, mas é mais diluída, dura muito menos tempo e estraga-se com mais facilidade, pelo que só a compro quando a que eu quero esgota. Como todas estas canetas custam cerca de 2€ e tal e são mal-empregues para as usar diariamente enquanto desenho esboços, faço registos ou tiro apontamentos (escritos ou desenhados), reservo-as mais para quando quero fazer alguma coisa de jeito. Para "fooling around", opto por uma esferográfica qualquer. Pessoalmente, tenho uma queda para canetas de gel, que fazem aquele risco preto super sedoso.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

que tipo de canetas vcs usam ??

eu desenho so que é mais a lápis xD 

Depende do tipo de desenho que estiver a fazer e do tipo de papel que estou a usar, mas costumo ter uma preferência pela XS e pela B das Pitt Artist Pen da Faber Castell. A XS é de ponta fina e a melhor coisinha de sempre, e a B, que é tipo brush (uso mais para traços grosseiros ou preenchimentos), dá um tom de preto lindinho e não demasiado diluído. Quando quero usar uma ponta ainda mais fina, vou à Pigma Micron tamanho 005 da Sakura, que risca tão fininho que quase consegues senti-la a fazer cócegas no teu coração, é uma fofura. Pena gastar-se toda da noite para o dia. Esta gama da Sakura também tem uma brush semelhante à B da Faber Castell, mas é mais diluída, dura muito menos tempo e estraga-se com mais facilidade, pelo que só a compro quando a que eu quero esgota. Como todas estas canetas custam cerca de 2€ e tal e são mal-empregues para as usar diariamente enquanto desenho esboços, faço registos ou tiro apontamentos (escritos ou desenhados), reservo-as mais para quando quero fazer alguma coisa de jeito. Para "fooling around", opto por uma esferográfica qualquer. Pessoalmente, tenho uma queda para canetas de gel, que fazem aquele risco preto super sedoso.

 

 

lá está eu no meu dia a dia tb costumo utilizar canetas de gel :)

 

obrigada pela dica :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sketchbook:

sakura micron (005,01,02 e 03)

faber castell (2H,F e B )

copic 

pantone

 

Pc:

sai tool

photoshop cs6

Editado por Yugen

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

É o seguinte

Eu comprei um tablet pelo Natal (Wacom Intuos)

Estive a aprender como o usar e a melhorar as minhas técnicas de desenho e agora acho que já estou pronta para começar a desenhar com empenho profissional

 

Eu tenho o Paint Tool SAI, é o programa que mais uso adoro a maneira fácil de mexer

Também tenho o Adobe Photoshop Elementes (Pse), mas não uso muito pois usso mais para algumas edições e montagens

 

Acabei de instalar o Mangá Studios, e apesar de ser um pouco complicado de mexer estou a gostar dos resultados, alguém conhece uns tutoriais que me possa ajudar

 

E também queria perguntar sobre o Gimp, um amigo meu usa mas nunca percebi muito bem como se usa, é bom?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gimp é a versão gratuita do Ps

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sério?

É que eu acho meio estranho ele

Mas deve ser pelo pouco uso :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Compras-te que modelo  Intuos ou Intuos pro?

 

Gimp é bom mas é incompleto comparando com o photoshop.

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom escolha, já tive um modelo da bamboo e não gostei depois experimentei Intuos pro e achei bastante melhor. 

Os modelos Intuos têm uma sensibilidade bastante maior comparando com os modelos bamboo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tive bamboos toda a minha vida até hoje ):

Dão conta do trabalho, que nunca desesperei nem cuspi no próprio prato. Mas quando mexo em modelos melhores sinto-me a subir na vida, nota-se grande diferença.

 

Mas enfim, dinheiro. Qualquer dia junto para isso. Sei que compensa que desenhar faz parte da minha vida tanto de tempo livre como de trabalho, mas continua a ser muito guito uma intuos pro de tamanho bom (se vou mudar tem de ser logo grande salto claro, não vale a pena mudar para ficar com uma "um bocado" melhor).

Editado por The Jonny
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais