Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Master H

2009 ano de todas as decisões/eleições

274 mensagens neste tópico

É claro que, apesar disso tudo, o Bloco de Esquerda continua a ter uma posição comunista,

Uma posiçao de esquerda, que seja mais á esquerda que a esquerda central não é sinonimo de posiçao comunista. Alguem tambem te deve der enganado em relaçao a isso :/

Eu por exemplo sou de esquerda. Nao sou comunista, mas tambem nao sou tao centralista quanto o PS. No contexto politico portugues tem logica que apoie entao o BE, embora nao me reveja totalmente no partido. Mas infelizmente, de todos os partidos tugas relevantes, é aquele com que melhor me posso identificar.

Btw, o que leva uma pessoa a ser de direita? Até hoje ainda nao consegui perceber. Talvez quando tiver 45 anos, um Porche e uma casa de 17 assoalhadas eu perceba melhor...mas por enquanto é algo que me intriga. nao que tente de alguma forma convencer alguem de direita a mudar de ponto de vista politico, claro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho votado em branco. Neste caso particular, nas legislativas, estou inclinado a votar no PP. Para as autárquicas é que não faço a mínima ideia o que fazer. António Costa vs. Santana Lopes é como escolher entre Gonorreia e Clamídia. Pena a Helena Roseta e o seu Movimento apoiarem a Gon..., perdão, o António Costa. Teriam o meu voto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não vai contra o que disse.

Aparentemente estou errado! Afinal era o PCP. Ter familiares políticos, pelos vistos, nem sempre garante uma fonte segura de informação...

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=703959&div_id=4072

É claro que, apesar disso tudo, o Bloco de Esquerda continua a ter uma posição comunista, apenas está fora da máquina comunista internacional. Pensava que toda a a gente sabia que o Comunismo não é a solução, como quase nenhuma posição extremista é. Raios, até o próprio Lenine admitiu que o modelo económico comunista não resulta! Por alguma razão ele viu-se obrigado a abrir a economia russa a investimentos estrangeiros privados (tal como a China fez).

Claro que usar um exemplo com quase cem anos de idade talvez não seja a melhor ideia, mas penso que a situação chinesa seja actual o suficiente.

Dude, o próprio artigo que usaste claramente consubstancia a correcção que te fiz. Regardless...

Claro, nenhuma doutrina política está acima do bem-estar de um país ou do seu povo. Todas elas têm buracos e toda a gente sabe que os extremos se tocam no que toca aos paradigmas entre esquerda e direita (esquece Lenine, Estaline transformou a máquina comunista soviética numa ditadura em 3 tempos). Mas o bloco de esquerda não faz governo neste país. Nem o PCP.

Por isso quando votam, não pensem em quem querem ver no governo, mas sim que tipo de alvoroço querem criar no Parlamento. O meu ponto de vista nisto é que todos eles usam a estratégia de dividir para conquistar, desde a nossa condição social, a cultura, religião, o dinheiro. Se te dão o voto, simplesmente faz-lhes o mesmo. Nós estamos todos cá fora a olhar lá para dentro de qualquer das maneiras, por isso faz do voto algo útil e acaba com o ciclo de governos PSD-PS com um punhado de deputados de partidos pequenos que só podem mesmo é falar, porque vão continuar a ser ignorados. Até do MEP sou apologista, desde que isso favoreça os interesses de alguém ou de uma comunidade.

Um aparte: OU é de mim, ou a Joana Amaral Dias meteu uns implantes?  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um aparte: OU é de mim, ou a Joana Amaral Dias meteu uns implantes?  ::)

Tambem reparei nisso hoje no Gato Fedorento. Aquilo nem pareciam implantes...parecia mais um erro de direcçao com chumaços. Tava com aquilo demasiado virado pra cima, de forma muito estranha mesmo. Seja como for eu apoio sempre mamas maiores na politica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma posiçao de esquerda, que seja mais á esquerda que a esquerda central não é sinonimo de posiçao comunista. Alguem tambem te deve der enganado em relaçao a isso :/

Eu por exemplo sou de esquerda. Nao sou comunista, mas tambem nao sou tao centralista quanto o PS. No contexto politico portugues tem logica que apoie entao o BE, embora nao me reveja totalmente no partido. Mas infelizmente, de todos os partidos tugas relevantes, é aquele com que melhor me posso identificar.

Hm? O Bloco de Esquerda é a favor da nacionalização de vários sectores do estado, apesar de se estarem a incidir principalmente no sector energético. Tanto quanto eu sei, isso sempre foi uma posição clássica comunista.

Uma nova política deve assumir que os serviços relativos à produção de bens públicos e os serviços de rede funcionando em regime de monopólio natural devem ser propriedade pública e ter gestão pública, como resposta necessária para fazer face à gravidade da crise que vivemos. Quebrar o rentismo da economia portuguesa e mobilizar recursos de todos para todos é uma escolha estratégica fundamental. Mas a nacionalização e a gestão pública desses sectores estratégicos, se é uma condição necessária para o serviço público, não é uma condição

suficiente. É ainda necessário que o serviço público seja de qualidade e esteja por isso subordinado ao controlo democrático.

Btw, o que leva uma pessoa a ser de direita? Até hoje ainda nao consegui perceber. Talvez quando tiver 45 anos, um Porche e uma casa de 17 assoalhadas eu perceba melhor...mas por enquanto é algo que me intriga. nao que tente de alguma forma convencer alguem de direita a mudar de ponto de vista politico, claro.

Como se não houvesse apoiantes da esquerda com exactamente as mesmas posses, zzzz.

Por esta e por outras é que detesto discutir política na Internet... Bem, sempre clarifica algumas coisas, lá quando calha...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hm? O Bloco de Esquerda é a favor da nacionalização de vários sectores do estado, apesar de se estarem a incidir principalmente no sector energético. Tanto quanto eu sei, isso sempre foi uma posição clássica comunista.

E lá por um partido ter uma atitude "classicamente comunista" já é, de todo, comunista? Isso é a generalisaçao no seu cumulo. Again, o BE está longe de ser uma esquerda central, mas nem por isso está muito proximo de ser um partido comunista. Por favor...

Como se não houvesse apoiantes da esquerda com exactamente as mesmas posses, zzzz.

Por esta e por outras é que detesto discutir política na Internet... Bem, sempre clarifica algumas coisas, lá quando calha...

Sim, porque o meu comentario tinha sido, obviamente, super serio e pertinente. zzzz

Eu sei perfeitamente porqué que as pessoas sao de direita, mas se o dissesse depois iriam dizer que eu ando a insultar pessoas (ok é pela mesmo razao que levou o Darth Vader a adoptar o Dark Side, there!)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se calhar não gostas de discutir política na internet porque podes ter tendência a etiquetar coisas... Normalmente ajuda distanciares-te das militancias existentes e olhares para as coisas objectivamente, do ponto de vista da tua classe social em vez de ires atrás da contra-informação que te dão numa base diária pelos media. Basta seres português, no fundo e pode ser que aí tenhas uma argumentação mais constructiva.  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E lá por um partido ter uma atitude "classicamente comunista" já é, de todo, comunista? Isso é a generalisaçao no seu cumulo. Again, o BE está longe de ser uma esquerda central, mas nem por isso está muito proximo de ser um partido comunista. Por favor...

Estamos a falar do partido que ainda ontem, na televisão, disse que para arranjar mais dinheiro para a segurança social se devia tributar ainda mais as empresas. E, claro, apoiar as empresas com dinheiro do Estado/CGD! Claramente uma manobra em que só o Estado fica a ganhar, pois toda a riqueza que uma empresa possa gerar fica logo na mão do Estado e, claro, depois fica dependente do apoio do Estado.

Isto para não falar de citações como “quem tem lucros, não pode despedir” e ainda "taxar a 90% os rendimentos dos gestores". Por favor, não digas que não são comunistas, trabalham é duma forma diferente da do PCP (que, como tem as mesmas regras há 100 anos, não quer mudar muito a fórmula.).

E, claro, depois há uma ou duas posições que, isoladas, nada dizem, mas se as juntares ao que acabaste de ler, só reforça a posição extremista do BE. Dou como exemplo a posição contra a presença americana na base das Lajes. De certeza que, como esta, há várias outras coisas.

O BE é comunista, não tenhas ilusões. É como o Kami disse há uns tempos, são comunistas com néons.

E Oboromusha, há mais formas de armar confusão na Assembleia para além de votar no BE... E não gosto de discutir política porque já gramo com ela todos os dias, por aqui em casa. Acredita, é fatigante.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanta coisa a comentar tão pouco tempo e paciência!  ;)

Antes de mais. Oboromusha e Leinad tenho um pedido para vos fazer. Há um teste na net designado por bussola eleitoral e gostava de vos pedir para o irem fazer ou se já fizeram que postasem os resultados (se não se importarem podiam fazer um printscreen e mete-lo aqui, eu também posso meter o meu). Aquilo é rápido e estou a pedir porque ainda não vi os resultados de malta de esquerda. A minha dúvida são as perguntas, eu acho que são pouco realistas em relação ao panorama nacional e o resultado tende a ser pouco conclusivo. Eu já tenho uma piada de que segundo aquele teste nem o Louçã votaria BE.  8)

Em relação ao que foi discutido. O BE não é comunista nem aqui nem na China (na verdade o Francisco Louçã está proibido de lá entrar sobre ameaça de ser preso) e eu até votava mais depresa nele do que no PCP.

Na entrevista de ontem dos gatos também fiquei com essa ideia dos implantes.  ;D E o RAP estava mais a atirar-se a ela do que a entrevistá-la, foi a pior entrevista até agora.

O que é ser de direita? Aí a eterna pergunta!!!  ;) Como explicar o amor ao capitalismo e ao mercado livre?!! Como dizer que adoro uma empresa que não tenha que pagar impostos por tudo e por nada e possa empregar portugueses (estou a generalizar, também gosto de imigrantes)?!! Como posso explicar o sentimento de ver os criminosos julgados severamente e a malandragem a trabalhar em vez de ficar em casa a receber o RMI?!! Para mais informações dirijam-se a um post meu (sacado de um blog) umas duas páginas atrás.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso da bussola eleitoral eu ja fiz ha uns tempos atrás. Calhou-me o PS. O que nem é muito errado, pois em teoria eu até me identifico com o PS (e entre PSD e PS, obviamente, prefiro o PS lol), mas na pratica tou completamente farto deste dominio bi-partidario que se vive em Portugal e que o sufoca, e enquanto ele continuar nunca poderei votar no PS. Julgo ser o meu dever democratico (embora, tá visto que a democracia é um sistema com os tempos contados e que nao funciona a longo prazo. Nao que eu esteja disposto a dar uma melhor alternativa, que por enquanto nao ha realmente).

@Lopson

Se calhar o teu problema é mesmo estares demasiado rodeado e influenciado por opinioes politicas alheias e isso nota-se no teu discurso (nao por o admitires). O BE NAO é comunista nem muito menos é extremista ou radical. Isso é um perfeito exagero sem sentido nenhum. O que nao impede que tu possas considerar algumas das suas politicas como extremistas, mas isso é simplesmente a tua perspectiva/interpretaçao.

E btw, nao se deve utilizar o exemplo Chines pra medir aquilo que o comunismo é e/ou pode ser. O caso chines é particular e peculiar. Os chineses nao sao comunistas...os chineses sao simplesmente chineses. A sua politica, a sua atitude governamental e a mentalidade da sua populaçao nao sao mais que reflexos da sua cultura e do seu modo de vida desde sempre basicamente (tou a generalisar obviamente).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Lopson

Se calhar o teu problema é mesmo estares demasiado rodeado e influenciado por opinioes politicas alheias e isso nota-se no teu discurso (nao por o admitires). O BE NAO é comunista nem muito menos é extremista ou radical. Isso é um perfeito exagero sem sentido nenhum. O que nao impede que tu possas considerar algumas das suas politicas como extremistas, mas isso é simplesmente a tua perspectiva/interpretaçao.

E btw, nao se deve utilizar o exemplo Chines pra medir aquilo que o comunismo é e/ou pode ser. O caso chinês é particular e peculiar. Os chineses nao sao comunistas...os chineses sao simplesmente chineses. A sua politica, a sua atitude governamental e a mentalidade da sua população nao sao mais que reflexos da sua cultura e do seu modo de vida desde sempre basicamente (tou a generalisar obviamente).

Mas Leinad, o que apresentei são factos e, ainda por cima, são atitudes fundamentais dos movimentos comunistas! Ora, se são factos, como é que posso exagerar?

Relativamente à China, também posso dizer o mesmo da Coreia do Norte, que irá ser o primeiro regime comunista em que o poder irá ser herdado por um dos filhos do actual chefe de estado deles... "Ah e tal, isso não é comunismo, isso é ser Norte-Coreano", mas a verdade é que se trata dum regime comunista. O mesmo posso dizer da China, claro.

E, já agora, toda a política nacional É influenciada pela cultura do próprio país, mas claro, há pessoas que querem ser iguais aos Nórdicos e importam as teorias, que só resultam nesses países, para o nosso, o que resulta num verdadeiro caos. Tendências políticas parvas, enfim. Isto para dizer que a política nunca pode ser homogeneizada por toda a Europa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Curioso como a mim me saiu o Partido da Terra, lol

Se calhar até voto neles.

Posso dizer que entendo um bocado a angustia do Lopson, porque depois de termos sido integrados na União Europeia já vamos um bocado tarde para políticas esquerdistas (quando tivemos a oportunidade de ajudar e estimular o crescimento económico das PALOPS com investimento na reconstrução - Nosso dever enquanto nação ex-colonizadora - e parcerias comerciais e cooperatividades agrícolas, decidimos ir para a UE comer da maguela dos franceses - and we ended up with the short end of the stick. Mário Soares & Companhia = Baka-tachi). Por isso acho que agora que estamos pela corda ao pescoço, temos é de fazer damage control e re-negociar a nossa posição na UE, de forma inteligente e pro-activa. O nosso desenvolvimento tecnológico crescente (graças ao Sr. Engenheiro) pode ter um papel nisso ainda nesta geração.

No entanto, uma coisa vos asseguro, se individualizarmos as nossas preocupações, relativizando as agendas políticas, quando votarmos, por reflexo acabamos sempre por votar nos mais pequenos e isso é que é democracia, obrigar o sistema bi-partidario a colapsar e a regressar à forma (que na prática, nunca existiu), que é uma democracia participativa, com todas as classes sociais representadas de forma igual no Parlamento. E acho que isso devia ser a preocupação de todos os cidadãos portugueses, obrigar o sistema a cumprir as suas máximas em vez de as usar no contexto eleitoral porque parece bem.

Durante estes últimos 4 anos claro que houve asfixia democrática, claro que se fomentou a neo-aristocracia, claro que se atacou a livre-iniciativa. Estavam à espera de quê com uma maioria absoluta?

Se 2009 é o ano de todas as mudanças, acho que se devia começar por aí, não é por este ou aquele partido, é pela tua comunidade e convicções pessoais, é assegurares que os TEUS interesses são representados no Parlamento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por isso quando votam, não pensem em quem querem ver no governo, mas sim que tipo de alvoroço querem criar no Parlamento.

^Isto.

Tal como o Leinad, já estou um bocado farto do sistema em que temos dois partidos que trocam de lugar a cada 4 anos. Acho que já nem se têm de esforçar muito, se perderem, só têm de esperar uns anitos e lá têm eles os seus tachos de volta.

Ainda por cima a única coisa que fazem quando estão na assembleia e dizerem frases começadas por: "Durante o governo do seu partido..."

Hasta :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oboromusha, esqueci-me de dizer isto num dos meus posts, mas se queres armar confusão no Parlamento, uma forma do fazer é votar em partidos pequenos como esse do "Partido da Terra", ou mesmo num destes novos movimentos que surgiram na altura das Europeias. Quanto menos bipartidarismo, melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

quando tivemos a oportunidade de ajudar e estimular o crescimento económico das PALOPS com investimento na reconstrução - Nosso dever enquanto nação ex-colonizadora - e parcerias comerciais e cooperatividades agrícolas, decidimos ir para a UE comer da maguela dos franceses - and we ended up with the short end of the stick. Mário Soares & Companhia...temos é de fazer damage control e re-negociar a nossa posição na UE, de forma inteligente e pro-activa. O nosso desenvolvimento tecnológico crescente (graças ao Sr. Engenheiro) pode ter um papel nisso ainda nesta geração.

Nosso dever enquanto nação colonizadora?  ??? O nosso dever (depois de atirarmos a toalha)era entregar aquilo ao respectivo povo, deixar que houvesse eleições e bazar, pois foi isso que nos foi exigido. "Tché pá!! Voces enterraram aqui fortunas, desenvolveram esta merda mas agora chega, todos pra fora, queremos ser independentes (no minimo é o que o americano e o russo dizem, eu não percebo nada disto, só vou com a maré)". Claro que tudo tinha corrido bem se não houvessem neste país tipos...digamos assim... parvos (por azar de esquerda), que acharam por bem sair à pressa e deixar que as diversas facções, armadas até aos dentes, cheias de pessoas instruidas, resolvessem aquilo entre sí. Resultado: antigos territórios portugueses transformados em campo de batalha de guerras por procuração durante anos e milhões de mortes.

Concordo que deviamos ter investido em força nas antigas colónias, mas não à custa da nossa entrada na UE (o bochechas lá fez algo de útil) e do dinheiro que ela nos dá (agradecer não só aos franceses como aos alemães e aos nossos bons e velhos aliados, os ingleses).

Damage control e re-negociar a nossa posição na UE? Estejam mas é quietos. Enquanto formos considerados um país médio na Europa estamos nós bem. As reformas propostas mal nos tocam, entram 12 novos países para o PE e só perdemos 2 deputados.  :o Queriam os alemães, franceses, holandeses, etc, esse negócio. Não sei quem negociou isso por nós mas deve ter contado cá uma história da carochinha!  :D

Tenho que admitir que estamos a ter um bom desenvolvimento tecnológico, o problema é que isso devia ter sido feito pelo governo do Guterres e não por este. Em vez de jipes, o sr."é só fazer as contas" devia ter seguido o modelo irlandês, cujos fundos europeus foram usados para transformar aquela pequena ilha de duendes e potes de ouro num dos maiores pólos tecnológicos da Europa, até rebentar a crise era o local para se investir na UE.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que acharam por bem sair à pressa e deixar que as diversas facções, armadas até aos dentes, cheias de pessoas instruidas, resolvessem aquilo entre sí. Resultado: antigos territórios portugueses transformados em campo de batalha de guerras por procuração durante anos e milhões de mortes.

Podíamos ter feito melhor, mas acho que era muito improvável termos conseguido evitar.

As guerras mesquinhas fazem parte do espírito em África. A mentalidade de quem sempre viveu mal é: agarrar-se a todo o dinheiro e influencia que conseguir quando tem a oportunidade.

Não estou a ser racista, já tive em Moçambique e vi muito bem como é que aquilo funciona.

Não consegues ter nada feito sem subornar alguém. Mas a todos os níveis: seja um politico, um policia (quando lá estive não apanhei um que não tivesse a pedir dinheiro) ou um cidadão comum.

Está enraizado na cultura deles, e se calhar por terem sido escravizados durante tanto tempo, não se sabem governar quando têm poder (sobe-lhes à cabeça).

O que África precisa é de uma limpeza de corrupção, porque dinheiro eles têm, não está é nas mãos certas.

Eu pessoalmente nunca vou enviar dinheiro para África, sei muito bem que não chega a quem precisa.

Hasta :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podíamos ter feito melhor, mas acho que era muito improvável termos conseguido evitar.

O que África precisa é de uma limpeza de corrupção, porque dinheiro eles têm, não está é nas mãos certas.

Aquilo tinha sido resolvido em três tempos. Passo 1: quando nos reunimos com as diversas facções de cada país tinhamos mandado os comunistas estarem calados (os nossos, não os africanos porque esses só queriam era um país independente, mesmo sem saberem porquê) e tinhamos exigido um cessar de hostilidades e a manutenção de "fronteiras" até haver eleições. Step 2: mandavamos o embaixador nos EUA (e também o da ONU) dizer que iamos realizar eleições livres e só precisavamos de tranquilidade (sim, o embaixador era do sporting  ;D). Eles não só concordavam como eram capazes de pagar toda a propaganda eleitoral.

Em 3º: pegavamos em todos os candidatos e iam todos fazer campanha sobre escolta portuguesa. No final das eleições entregavamos um país inteiro e imaculado à quem de direito.

Tens razão. O que não falta em África é riqueza e corrupção. Muito infelizmente para nós não é só lá.

Já fizeste o teste da bussola eleitoral Random?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podíamos ter feito melhor, mas acho que era muito improvável termos conseguido evitar.

O que África precisa é de uma limpeza de corrupção, porque dinheiro eles têm, não está é nas mãos certas.

Aquilo tinha sido resolvido em três tempos. Passo 1: quando nos reunimos com as diversas facções de cada país tinhamos mandado os comunistas estarem calados (os nossos, não os africanos porque esses só queriam era um país independente, mesmo sem saberem porquê) e tinhamos exigido um cessar de hostilidades e a manutenção de "fronteiras" até haver eleições. Step 2: mandavamos o embaixador nos EUA (e também o da ONU) dizer que iamos realizar eleições livres e só precisavamos de tranquilidade (sim, o embaixador era do sporting  ;D). Eles não só concordavam como eram capazes de pagar toda a propaganda eleitoral.

Em 3º: pegavamos em todos os candidatos e iam todos fazer campanha sobre escolta portuguesa. No final das eleições entregavamos um país inteiro e imaculado à quem de direito.

Tens razão. O que não falta em África é riqueza e corrupção. Muito infelizmente para nós não é só lá.

Já fizeste o teste da bussola eleitoral Random?

Possivelmente seria um boa tentava. Era um pouco difícil porque quando um país é pobre, normalmente fica instável e como África tem as rivalidades tribais (algo que na Europa não é tão comum) à sempre oportunistas que tornam aquilo num barril de pólvora.

Por acaso já fiz o teste. Deu mais inclinado para o BE.

Não tenho nenhuma afeição especial pelo partido (eu nunca apoiei, nem apoio nenhum partido). Mas já estava um bocado à espera que desse pra esses lados. ;D

Hasta :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já fiz o teste. Deu mais inclinado para o BE.

Não tenho nenhuma afeição especial pelo partido (eu nunca apoiei, nem apoio nenhum partido). Mas já estava um bocado à espera que desse pra esses lados.

A sério?!!  :o  És a 1ª pessoa que me diz que o raio do teste foi para os extremos. Sinceramente já pensava que isso era impossível. Da malta com quem já falei dizem todos que lhes dão coisas +/- do centro, PDA, MPT ou MEP.

A mim aconselha-me a votar no Partido Democrático do Atlântico. E no meu circulo de possibilidades não coloca nenhum partido de esquerda, parece que sou imune!!  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

África colonial foi uma situação extremamente complicada. Antes de mais, o Governo do Marcelo Caetano estava já a preparar a independência das colónias antes do 25 de Abril. O Marcelo Caetano sabia que era insustentável manter aqueles territórios como colónias e como exemplo tinha o resto da Europa. Porém, um pouco antes do 25 de Abril, as milícias comunistas, dirigidas pelo PCP e criadas na Tanzânia, começaram a descer para Moçambique, para ajudar as milícias (comunistas!) moçambicanas na guerra colonial. A verdade é que o Marcelo Caetano tinha conhecimento disto (tal como tinha conhecimento do 25 de Abril, claro), mas mais uma vez mostrou a sua fragilidade e deixou tudo aquilo se desenrolar até explodir.

Tudo o que aconteceu em África foi, claro, por causa do PCP da altura e do Marcelo Caetano. É pena, porque nós éramos os únicos que tínhamos uma hipótese de terminar tudo aquilo de forma pacífica. Em vez disso, terminou com os Africanos a expulsarem os Portugueses ao pontapé, como se lhes tivéssemos tratado com desrespeito, como faziam nas outras colónias europeias, tudo isso incentivado pelas tais milícias manipuladas pelo PCP.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0