Foz

Mais associações = melhor qualidade?

49 mensagens neste tópico

Já houve a fase dos fóruns, e agora reina a fase das associações.

De momento temos apenas 1 associação dedicada à criação de eventos relacionados com anime e outras culturas japonesas em Portugal - a ANIPOP. Num futuro próximo teremos provavelmente 4 associações centradas em anime e cultura japonesa a tratar de eventos.

O Clubotaku pensa tornar-se uma associação, pessoal do Porto já está a desenvolver uma unidade no norte, e o moogle e camaradagem seguem pela mesma linha de pensamento.

A minha pergunta é (não como membro da ANIPOP mas como gajo que vai a eventos): Temos a ganhar alguma coisa com isto? Esperam rivalidades? O que pode trazer de vantajoso?

A minha opinião é clara: A comida que alimenta a um não alimenta a quatro. Para as associações oferecerem devido proveito, irão precisar de recursos, desde patrocínio a apoios e fundos monetários, assim como lucro por quotas e/ou outros serviços disponibilizados pela mesma. Se todas as associações procurarem comer pela mesma fonte, provavelmente não terão resultados tão proveitosos.

Eu não gostava da anipop, e tem coisas que ainda não gosto. Por essa mesma razão entrei lá, porque acredito que as coisas mudam por dentro e não por fora.

No entanto, há vantagens com a criação destas associações todas, como uma divulgação mais poderosa e zonas do pais menos entregues ao abandono.

Curtia ler opiniões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foz, o meu objectivo é fazer com que haja movimento e iniciativas. Recentemente tem havido mais disso. E foi com esse intuito que tive a ideia de uma associação. Organizar eventos e usar apenas Diogo Resende não é tão eficaz como usar o nome de uma associação.

Ao resto não vou responder por razões óbvias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este problema infelizmente incide num sem número de comunidades de tudo e mais alguma coisa portuguesas, é o estilo separatista de "eu faço melhor" que os portugueses têm na veia, não há muito a fazer.

Analizando essas 3 adições de associações, só uma me pareceu fazer sentido... a do Norte. Acho muito bem que o pessoal do Norte crie uma associação para esse fim lá, pois a Anipop pode expandir-se, mas é muito mais fácil que se vá expandindo outra no norte também e se ambas evoluissem então daí uma junção.

Quanto às de Lisboa, acho que a Anipop chega e sobra, eu pessoalmente não entendo quase nada da Anipop, devo admitir, mas sei que são um grupo (ou eram, não faço ideia) que sempre tentou oferecer bons momentos e bons eventos por uma razão ou por outra. Ninguém (acho eu) pode apontar o dedo e dizer "estes gajos só querem nomes" quando vemos um esforço que nem é obrigatório para continuar a proporcionar bons momentos ao pessoal (Lembro me concretamente das comidas do matsuri, por exemplo). As novas, quanto a mim, das três uma, ou vão ser cópias da Anipop, ou vão ter contactos e "roubar" poder à Anipop, ou vão ser um fail redondo. Sejamos sinceros, o Anime está em expansão e tudo isso, mas em termos de eventos duvido que muitas empresas atribuam uma credibilidade económica e de afluência de pessoal para darem patrocinios reais a três organizações diferentes. Só vai confundir mais o mercado, confundir mais o pessoal que vai aos eventos, trazer rivalidades desnecessárias e pronto, como diz o bom ditado popular "quem se divide é morto". As separações que vemos em muitas outras comunidades valeram que morressem precocemente ou que estejam vivas "a soro" sem ninguém lhes ligas pevas. Se querem mesmo ajudar, acho que tentando entrar na Anipop (que, com a renovação de pessoal, não me pareceu nada fechada a quem se quisesse chegar à frente) e dar tips e whatever mais à vossa imagem, tentar dar o contributo para a Anipop crescer. Enquanto a Anipop continuar a fazer o trabalho que tem feito (não faço ideia de cenas de backstage mas pela falta de roupa suja a voar por aí acho que não há problemas de maior) devemos apoiá-la ou tentar mudar o que não gostamos nela, mas lá dentro.

Se separarem a bolacha e o chocolate, o kit-kat fica enjoativo. (<- analogias não-geniais)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sejamos realistas, quanto tempo acham que vai durar a moda do anime, e afins? Eu nao acredito que dure assim tanto. E quanto tempo acham que vao gostar assim tanto e anime? Acham que daqui a uns anos também vao ter vontade e andar em meets, cosplays e etc?  Imaginam se com filhos adolescentes e a fazer cosplay com eles? Eu por mim nao tenciono.

Agora pensem, associações sao coisas que precisam de ser mantidas e renovadas... Honestamente acho que muitas associações nao faz sentido...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sejamos realistas, quanto tempo acham que vai durar a moda do anime, e afins? Eu nao acredito que dure assim tanto. E quanto tempo acham que vao gostar assim tanto e anime? Acham que daqui a uns anos também vao ter vontade e andar em meets, cosplays e etc?  Imaginam se com filhos adolescentes e a fazer cosplay com eles? Eu por mim nao tenciono.

Agora pensem, associações sao coisas que precisam de ser mantidas e renovadas... Honestamente acho que muitas associações nao faz sentido...

As associações juvenis não podem ter membros na direcção acima dos 30 anos, portanto envolve uma remodelação constante da equipa. Existem eleições para a direcção e os membros destas costumam variar.

Btw, existe uma cosplayer com 36 anos que faz cosplay com a filha adolescente, e não é mal vista.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como já fiz dois posts sobre isto num outro tópico, vou limitar-me a fazer copy paste.

Eu acho que o que falta nos eventos é a entre ajuda entre organizações diferentes de diferentes iniciativas de eventos. E quando digo organizações diferentes, digo grupos de pessoas diferentes, que possuem montes de cunhas e "pessoas certas" e gente conhecida.

O que quero dizer é, se estas pessoas que organizam eventos diferentes se juntassem por uma vez, organizassem as ideias e discutissem os seus recursos disponiveis, acredito com toda a certeza que teríamos o tão aclamado "Evento" que toda a gente deseja.

Quer queiram quer não, é isto que falta em Portugal. Pena que as organizações tenham um sentimento de competição entre si, que nem eventos diferentes podem ficar ao pé um do outro em termos de data, há logo merda. Aqui ninguém ganha dinheiro, não percebo a espiga.

O problema é que as pessoas não querem associar-se à Anipop porque acham que é um bicho de sete cabeças. Pensam por associar-se pela Anipop, o nome já conhecido da orgy vai fazer eclipse ao seu próprio grupo. Hey, é normal, é uma org. que já anda cá à mais tempo, tem raízes já fundas. Em vez de haver iniciativas separadas e individualistas, devia-se juntar tudo para discutir ideias.

Eu já nem digo virem juntar-se para a Anipop, visto que há gente que simplesmente detesta a org. simplesmente pelo o que se ouve, ou porque pessoa X não gosta de Y, infelizmente as pessoas são assim. Podíamos muito bem partilhar recursos, criar algo que englobasse todas as orgs. existentes e simplesmente criar ramificações de equipas, uma para evento X, outra para Y, outra para Z, etc. Quer queiram quer não, quem se fecha, quem quer fazer concorrência, quem se torna individualista acaba por perder. Como o morg disse e bem:

E todos os anos surgem 3 ou 4 grupos a querer alimentar esta escumalha, que faz um/dois eventos e depois desmobiliza. A triste realidade e que nao podemos ter actividades movidas a boa vontade - esta acaba, mais tarde ou mais cedo. Os organizadores envelhecem e comecam a trabalhar/estudar/casam-se/fartam-se de anime/etc.

Moogle, disseste-me que no AMMEN ouviste gente a dar louros à anipop pelo evento. Bem, pensa no seguinte:

- O local foi exactamente o mesmo da Anipop do ano passado

- Data também foi pela mesma altura.

- Os próprios organizadores do AMMEN tinham noção disso, e não foi por causa disso que deixaram de pedir ajuda à Anipop.

É normal que tal acontecesse. E olha que se passasses pela banca da Anipop (sim, porque da anipop a única coisa que estava lá a identificar como estando presente, era só mesmo uma banca mais pequena que as lojas ao pé do auditório), houve gente a perguntar coisas sobre o evento, e as respostas que deram foi sempre "Nós não fazemos parte da organização." E eu passei ainda lá umas quantas vezes. Não é culpa nossa que tenhamos "nome" e as pessoas associem os eventos onde a Anipop aparece à mesma, só mostra o que disse anteriormente, o quanto as nossas raízes são profundas na comunidade.

Ignorar ajuda da Anipop, ou pelo menos cooperação e entre-ajuda entre as várias orgs. é dar um tiro no próprio pé. E isto não é sermos elitistas ou convencidos, é a verdade.

Eu faço parte da Anipop de momento, mas assim como o Foz, todas estas minhas opiniões são dum gajo que vai a eventos, não dum membro do staff da Anipop.

-------------------

Respondendo à pergunta "Mais associações = melhor qualidade?", antigamente sim pois a fandom não era tão grande, logo era bom ter várias iniciativas, para fazer crescer a comunidade, hoje em dia mais = pior, visto que como já existe uma fandom sólida, basta poucas associações, mas com muita gente por trás delas, para a "gerirem".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Atenção, meu caro Itachi D. A₴CE, que a ClubOtaku é com sede em Coimbra.

O que a torna facil de perceber a sua criação, pois alem de terem uma boa quantidade de comunidade, podem tambem criar eventos lá (sejamos sinceros, excepcao feita ao AWA em Aveiro, que mais eventos a "meio" de Lisboa e Porto tiveram?)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Onde é que posso ver algo sobre essa associação do ClubOtaku? O que é que há de concreto?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que já existia então, mas pelo post do Foz esse tal clubeotaku ainda se vai tornar numa instituição também, acho eu.

Anyway, a minha ideia é, básicamente, uma no Norte e outra em Lisboa (prós algarves se houvesse interesse das pessoas lá também) pra estarem nos pontos mais "centrais" do país, as grandes cidades. Várias em Lisboa ou várias no Porto ou várias em Coimbra só vai dividir e matar as oportunidades e tal como a ShoujoLinus disse, as modas para os portugueses vão e vêm com facilidade... o Anime não há-de ser diferente imo, se bem que vendo bem, o pessoal liga mais a alguns animes em especifico e não "anime underground" (ex: Dragon Ball, Naruto, Yu-gi-oh, etc)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que la no RNAJ vao-se fartar de rir quando virem 4 associacoes a ser criadas ao mesmo tempo com o mesmo objecto duma ja existente, a meter papelada ao mesmo tempo.

Ou nao, se calhar sao tao incompetentes que nem se apercebem disso. Alias, e o mais provavel. Forca pessoal! Deem-lhe forte!

PS.: contexto fortemente exagerado. E julgo que o CO nao vai tentar o enquadramento de associacao juvenil. Alias, nem sei quais vao requisitar inscricao no RNAJ.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que la no RNAJ vao-se fartar de rir quando virem 4 associacoes a ser criadas ao mesmo tempo com o mesmo objecto duma ja existente, a meter papelada ao mesmo tempo.

Ou nao, se calhar sao tao incompetentes que nem se apercebem disso. Alias, e o mais provavel. Forca pessoal! Deem-lhe forte!

PS.: contexto fortemente exagerado. E julgo que o CO nao vai tentar o enquadramento de associacao juvenil. Alias, nem sei quais vao requisitar inscricao no RNAJ.

O numero 4 já incluia a anipop ou seja são 3. Das quais uma do Porto e uma de Coimbra( ? )

morg, será que uma associação de Lisboa estava disponivel para fazer um evento em Coimbra ou Porto ( os locais de duas das associações que se estão a formar ) caso não tivesse associados em nenhum desses 2 sítios? Não me parece que seja.

Qual é o problema de pessoas desses sítios quererem dinamizar essas zonas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou dar uma opinião! XD

A comunidade cresceu, mais pessoal! XD Não sei o que Anipop está a espera de fazer este ano.. mas se for no mesmo local! Acham que tem espaço suf. para toda a gente?

Já agora.. a anipop foca-se mais no oriente...

e que tal.. Setúbal, Sintra, Cascais/Estoril (já que tem a sede la ao pé), Santarém, Beja.

Como o shini disse eu concordo pois iria dizer o mesmo!.

Não tenho mais nada a dizer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso continua a ser na mesma Lisboa ou seja, seria dividir as pessoas. Concordo que o local ( apenas fui ao AMMEN mas disseram-me que era o mesmo ) é pequeno  e que começa a ser insuficiente. Acho que se tem que começar a pensar mais alto.

Das 3 associações que se estão a criar sinceramente a tua é a que tem menos sentido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lisboa não é uma nação, pessoal, mantenham as coisas simples.

Enquanto que percebo o porquê de se estar a criar uma associação no Norte, criar uma em Coimbra... Bem, Coimbra é um caso delicado: apesar de estar no meio do Porto e Lisboa, isso não quer dizer que esteja a menos de 100km de cada uma destas cidades. Não consigo dizer que não, mas não consigo dizer que sim. Se a comunidade daí achar que se justifica criar um núcleo, então que se crie uma, mas apenas se for absolutamente necessário, porque estando na posição geográfica que está, não vejo outra razão que possa levar a esse acto.

Dito isto, acho que mais organizações vão facilitar a criação de eventos, mas e que tal a seguinte ideia: porque não juntarem todas numa só, criando divisões regionais? Dessa forma, os potênciais patrocinadores não se sentiriam confundidos com o leque de organizações com o mesmo objectivo, pois haveria apenas um único nome. Estilo, Anipop Lisboa e Anipop Porto. Se acham que isso seria impossível, gostaria de saber porquê.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Já agora.. a anipop foca-se mais no oriente...

e que tal.. Setúbal, Sintra, Cascais/Estoril (já que tem a sede la ao pé), Santarém, Beja.

Moogle, uma coisa que tens de ter em atenção a fazer num evento é a localização. Agora diz-me, não é da responsabilidade dos organizadores arranjar um local que seja de acesso fácil e acessível para toda a gente em termos de transportes e horários?

Ora bem, Setúbal não é, Sintra cú de judas, Beja santa cona de assobio, e por aí adiante. É centrado muito no oriente porque o acesso lá é acessível. Só isso.

Dessa forma, os potênciais patrocinadores não se sentiriam confundidos com o leque de organizações com o mesmo objectivo, pois haveria apenas um único nome. Estilo, Anipop Lisboa e Anipop Porto. Se acham que isso seria impossível, gostaria de saber porquê.

Nota-se que não leste os posts do tópico. Vai ler o meu post em que fiz quotes a mim próprio e tens a minha opinião do estado das coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Moogle, se não houve anipop o ano passado devido ao espaço do IPJ já não suportar tanta gente, provavelmente não irá ser criado um evento por lá de novo, não achas?

Moogle, é como o Shini diz: a vossa associação é a menos necessária e só irá contribuir para criar alguma instabilidade.

Se não gostam da anipop, entrem lá e mudem por dentro, mas criar uma comunidade que só prejudica é para parasitar a desgraça alheia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Li a thread toda. Li os prós, os contras e as opiniões de cada um. Creio que entendo o que cada um defende e entendo as razões.

Mas isso não quer dizer que tenha mudado de opinião.

Vou ser sincera, não vejo nenhuma vantagem em ser filial excepto a publicidade, que se pode fazer mesmo usando outro nome.

A verdade é que estamos a 300 km de Lisboa e muitos otakus por estes lados nunca sequer ouviram falar da Anipop; é claro que há sempre um pequeno grupo que conhece isto tudo de trás para a frente, mas a verdade é que a maioria sabe o nome na melhor das hipóteses.

Ter um nome é algo de muito importante. Sejamos frontais.

Eu apoio a cooperação incondicional entre ambas as organizações: trocar ideias, recursos, fazer meets em conjunto, enfim, unir esforços. Um dia, possivelmente, uma fusão.

Mas a verdade é que neste momento não vejo o porquê da criação de uma filial. Estando nós tão longe de Lisboa, talvez seja preferível uma identidade própria. Além do mais, se um dos lados fizer asneira, não arrasta o outro. É algo de tão errado assim pedir um “nome” para as pessoas deste lado.

Vamos cooperar e publicitar a Anipop (e vice-versa) que continua a ser a associação mais antiga e experiente nestas andanças, mas isso tem que implicar sermos a Anipop? Logo de início estamos a limitar o mais importante -o nome. Ser ligeiramente mais independente ou novo não implica rivalidade. Ou está a ser sugerido que não vamos cooperar e vamos ser como crianças e andar “ao bate-o-pé” só por causa disso?

A associação que estamos a tentar criar é algo de novo para nós e até mesmo para a cidade em si, mesmo que para vocês seja algo já do “arco-da-velha”. Até que ponto será uma boa ideia usar a Anipop como rampa de lançamento aqui no Porto tendo em conta que poucos sabem o que ela realmente representa? Não é melhor dar-mo-nos a conhecer como a associação que somos e que tem uma parceria com a Anipop?

Se continuar a ser a única com esta linha de pensamento, “Anipop Norte” aqui vamos nós!

Eu apenas não vejo vantagens... mas isso sou eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Dessa forma, os potênciais patrocinadores não se sentiriam confundidos com o leque de organizações com o mesmo objectivo, pois haveria apenas um único nome. Estilo, Anipop Lisboa e Anipop Porto. Se acham que isso seria impossível, gostaria de saber porquê.

Nota-se que não leste os posts do tópico. Vai ler o meu post em que fiz quotes a mim próprio e tens a minha opinião do estado das coisas.

Ler, li, mas acho que, se as pessoas partilham a mesma paixão e querem trabalhar para um fim comum, porque não deviam elas se juntarem e esquecerem as suas diferenças? Mas bem, eu sou só um comentador de café, sentado na minha confortável poltrona, a mandar bitaites intelectuais, portanto o que acho pode estar (e pelos vistos está) bastante longe da realidade vivida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok sem papas na lingua...

4 associacoes a sobreviverem (nao financeiramente, mas sim a nivel de recursos humanos) e lixado. E vejo toda a gente a pensar na associacao como"nome para o projecto que queremos fazer".

Eu fiz esse erro. Sabia que tinha de renovar gente, nao sabia como (nao me digam que e por fazer eleicoes, expandir actividades para englobar outras pessoas. Agora ja sei, obrigado). Porque, como alguem ja escreveu aqui, sabia que eventualmente ir-me-ia fartar, ou nao iria ter tempo. Mas quando comecei em 99 na Anipop, foi a copiar k7 de pal para ntsc (eu era dos poucos na alturaq que fazia tais conversoes). Em 2000, la consegui por fansubs portuguesas no auditorio das merces. EU NAO COMECEI A ANIPOP. eu tambem tinha problemas com pessoas da equipa - alias, eu recusei-me a fazer parte da equipa em 2001 por uma birra qualquer parva minha.

Agora gostava so de perguntar:

- porque e que nao arranquei com o meu projecto? Porque pegar no nome do trabalho feito por outros? Se o tivesse feito, voces tinham mais um tour anime/nde/aveiro anime weekend/etc. Daqueles eventos que desaparecem "por causa das criticas" (esta eu nunca me vou fartar de mandar... se fossem as criticas, ja tinha fechado a loja a Anipop a muitos anos).

O que me parece e que estao pessoas a querer arrancar com a sua iniciativa (tudo ok), a acreditar, FINALMENTE, no associativismo (tudo bem!). Algumas das estruturas teem projectos duradouros, e gente que eu conheco que sei que tem essa capacidade(melhor ainda). A minha questao e, e quem vem depois delas? Eu jurei a mim mesmo "nao largo esta m****" enquanto nao arranjar sucessores. E nao pode ser porque sou um gajo porreiro, digo piadas giras, tenho boas ideas, ou conheco muita gente. Isso vale NADA. Descobri isso na Anipop 2006, tinha 26 anos de idade. Ja o sabia ha muitos anos, mas so descobri, realmente, nessa data. Quem entra, tem de entrar no espirito do "dar o meu toque ao cozinhado, e ver se daqui a uns anos o meu ingrediente ainda esta na receita". E essa a unica recompensa.

O que eu DUVIDO sinceramente e que tenham gente suficiente a pensar em continuidade, e no longo prazo. Alias, conselho de amigo, ponham uma pessoa encarregue SO de continuidade, angariar socios, estabelecer projectos com a comunidade. O vosso objectivo NAO e ter uma associacao que faz bons eventos - e ter uma boa associacao que faz eventos. Esta pessoa nao esta nos eventos a dar ar de "sou do staff", nao vem para os foruns recolher louros, nao vai tirar fotos com os cosplayers. Esta pessoa preocupa-se com continuidade. Nao esta a trabalhar por ego, dinheiro, interesse profissional ou artistico. Nem motivacao pessoal. Nem por acreditar que o seu projecto traz respostas novas e muito necessarias a comunidade. Desses ha aos pontapes.

Evitem concentracao de poderes, lideres, hierarquias. Certifiquem-se que qualquer pessoa e substituivel. Nao facam projectos a pensar nas pessoas que teem agora, mas desenvolvam-nos duma maneira que, caso sejam sucedidos por 20 chimpanzes, eles possam manter a estrutura a funcionar.

Mais nao tenho a dizer. Desculpem la o post com pontas soltas (se nao fossem as pontas soltas, ninguem malhava a seguir, por isso...), esta sexta-feira 13 ainda conseguiu ser pior do que a do mes passado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais