AlucardTepes

Aprendendo Japonês

95 mensagens neste tópico

Desculpem-me o preciosismo mas os caracteres escrevem-se, porque se trata de uma língua, normalmente não desenhamos palavras, certo? Embora possam ser desenhadas mas penso que aqui ganha um sentido figurativo. Shini, o teu professor era mesmo japonês? Sabes que é normal que ele não saiba usar em português os termos correctos... mas nós somos nativos da língua portanto devemos usar os termos como eles são. E realmente não sei para quê tanta tecnologia, vão a um site ver os kanas, aprendam a ordem dos traços e repitam repitam, não precisam de mais do que umas folhas e uma caneta. Bi-bleach18, claro que saberes caracteres chineses torna o teu estudo dos kanjis mais fácil... os kanjis são caracteres chineses, portanto... parece-me fazer sentido, não? :x...heiii e a Shounen Jump lá por ter furigana não é só para putos! É uma forma barata de ler o que há de mais recente (isto é, se comprares semanalmente, o que não me parece ser possível estando em Portugal, mas como nem todos estamos em Portugal... *cof*cof*).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim,  Reiko Kikuchi Sensei, japonesa. Annabel_Lee, eu compreendo até porque o verbo usado é o Kaku.

Diz-me então como traduzirias:

Desenhar kanji

Escrever kanji

Kanji o kakimasu. Certo? No dicionário que possuo em Kaku (verbo), os 3 primeiros significados são:

1 Escrever

2 Escrever; Redigir; compor

3 Pintar, Desenhar; traçar

O kanji é o mesmo. No entanto ninguém diz vou desenhar uma carta em kanji. Quando usei a palavra desenhar estava a falar do seu sentido figurativo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não se diz 'desenhar kanji', portanto não o traduziria. Traduziria escrever kanji que ficaria kanji wo kaku, claro. O que acontece é  que devido à tradução directa a tua professora pode traduzir para português kaku como desenhar porque não sabe que temos a especificidade de dizer 'escrever' quando nos referimos a palavras, e provavelmente é assim que os alunos dizem e é assim que ela repete... Eu só não acho que seja muito bom entre nós difundirmos esse verbo... claro que isto é só um detalhe e um preciosismo mas é que o 'desenhar' perde todo o sentido quando deixas o patamar do exótico e usas a língua como uma ferramenta de comunicação, leitura e escrita. Não há 'desenho' numa língua. Por exemplo, a caligrafia utiliza mesmo o seu próprio verbo 'caligrafar' mas de forma mais comum dizemos 'fazer caligrafia', nunca é 'desenhar caligrafia'. E isto não é só usado para as línguas asiáticas é para quaisquer umas, simplesmente na Ásia é uma arte de importância maior, mas não é uma forma de pintura, é apenas o acto de escrever um caracter com uma determinada expressividade. É que pronto para além de estudar japonês também sou professora de português é por isso que fico assim uma pessoa tão irritante. :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Well, the Kanji ARE ideograms.

Sim, etimologicamente aproxima-se mais de uma representação figurativa do que o nosso alfabeto romano mas ainda assim não deixa de ser um mero sistema de escrita. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanto desenhar como escrever são maneiras válidas, portanto.

Tanto se pode desenhar (isto é, fazer um desenho) como se pode escrever (formando palavras e frases) uma letra ou caracter.

E os kanji/hanji/wtv são muito mais próximos de pictogramas do que qualquer outro alfabeto usado hoje em dia. Assim como os hieróglifos egípcios.

E em aulas de caligrafia, não é válido dizer-se que se estão a "desenhar" os caracteres? Até se usa pincel e tudo :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa, ó Ricon, eu já respondi às tuas perguntas há dois quilómetros atrás  :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez digo, só usei a palavra desenhar porque falei da leitura dos traços. Quanto mais cuidado e minuncia se tiver a treinar, melhor vão sair o caracteres. Claro que a lingua japonesa é escrita e não desenhada mas quando se está a aprender vês o kanji mais como uma ideia e tentas decorar quase como se fosse um desenho, isto no meu caso claro.

Quando já o aprendeste ele fica automáticamente preenchido na tua mente mal lês a palavra e assim isso deixa de ser necessário.

Sim, quando falei no verbo associei à aula de caligrafia que tive. Aprendi também várias maneiras de fazer o mesmo kanji em termos caligráficos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa, ó Ricon, eu já respondi às tuas perguntas há dois quilómetros atrás  :-\

Hai hai, qualquer alfabeto é escrito, não desenhado :[

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, em relaçao á cena do desenhar e escrever japones, a Annabel Lee adiantou-se a mim, e sendo assim só tenho uma coisa mais a acrescentar:

Shini, fod-te :/

E btw, porqué que tantos de voces querem aprender assim tanto japones? Nao pergunto isto de forma ironica nem a tentar gozar. Tenho uma sincera curiosidade em saber o que vos leva a querer aprender japones, e que objectivos esperam atingir com isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E btw, porqué que tantos de voces querem aprender assim tanto japones? Nao pergunto isto de forma ironica nem a tentar gozar. Tenho uma sincera curiosidade em saber o que vos leva a querer aprender japones, e que objectivos esperam atingir com isso.

Tratando-se do povo português, não vou partilhar esse Porquê. pois vc's nunca iriam entender.

...

Mas podes interpretar como, nós sendo o Povo que somos, aprender Línguas é connosco, e ja que somos todos Otakus, é natural que ajam alguns que levem a palavra Otaku mais a Peito<- como todos os que aqui estão presentes, a discutir Hiragana&Katakana (e se alguem discutiu Kanjis pelo meio).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, em relaçao á cena do desenhar e escrever japones, a Annabel Lee adiantou-se a mim, e sendo assim só tenho uma coisa mais a acrescentar:

Shini, fod-te :/

E btw, porqué que tantos de voces querem aprender assim tanto japones? Nao pergunto isto de forma ironica nem a tentar gozar. Tenho uma sincera curiosidade em saber o que vos leva a querer aprender japones, e que objectivos esperam atingir com isso.

Aleluia a essa pergunta!

Na verdade eu acho é porque todos que aprendem japonês têm o sonho ou de la estudar ou de la viver ou wtv!

No meu caso é porque gosto da língua como gosto de Alemão e um dia também hei-de aprender a falar muito bem... começou tudo por causa do anime mas agora é uma questão de Curriculum pois quero trabalhar na Alemanha e é dos países que na minha área saber falar  Alemão, Inglês ou Japonês é importante!

Apesar de eu achar que tudo começa com uma pancada idiota!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Marlon, what?

Leinad, estou a aprender aos poucos Japonês não por necessidade nem por interesse em poder perceber os animus e mangas raw. Apenas por divertimento e curiosidade. Assim aprendi inglês também. Tudo, desde a língua falada até à língua escrita, me interessa. Desde o mais ínfimos pormenores na entoação até aos radicais nos kanji, tudo me interessa.

Claro, como objectivo secundário, faço tenção de tentar penetrar na intranet japonesa, de modo a saber mais sobre a História e Cultura sem estar filtrado pelas traduções ocidentais.

É o mesmo interesse pela língua e cultura e história que já cheguei a ter pelo grego. Só que, ao contrário deste, o japonês até pode dar-me futuras oportunidades, por isso é juntar o útil ao agradável.

Na verdade eu acho é porque todos que aprendem japonês têm o sonho ou de la estudar ou de la viver ou wtv!

Não, nem todos são weeaboos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

[quote author=RiCON link=topic=7007.msg189869#msg189869 date=1226675119

Na verdade eu acho é porque todos que aprendem japonês têm o sonho ou de la estudar ou de la viver ou wtv!

Não, nem todos são weeaboos.

Eu disse ACHO!

I guess I'm wrong... bored...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu agora estou a praticar o meu hiragana, quando tenho tempo nas aulas reescrevo o sumario ou escrevo por cima de alguns apontamentos. Trago sempre o caderno , mas epa os kanjis e que ja sao lixados >_>

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Conheço um rapaz que em 2 anos aprendeu os 1945 kanjis necessários mas em termos de gramática não estava a acompanhar.

A minha razão para aprender japones é porque gosto da lingua e acho que o espaço para o conhecimento não tem limite de armazenamento. Sim, sou daqueles que sonha ir para o japão porque estou na area da multimédia, design e animação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu agora estou a praticar o meu hiragana, quando tenho tempo nas aulas reescrevo o sumario ou escrevo por cima de alguns apontamentos. Trago sempre o caderno , mas epa os kanjis e que ja sao lixados >_>

[br]

Mensagem unida a: Novembro 15, 2008, 10:48:51


Conheço um rapaz que em 2 anos aprendeu os 1945 kanjis necessários mas em termos de gramática não estava a acompanhar.

A minha razão para aprender japones é porque gosto da lingua e acho que o espaço para o conhecimento não tem limite de armazenamento. Sim, sou daqueles que sonha ir para o japão porque estou na area da multimédia, design e animação.

Ja somos 3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E btw, porqué que tantos de voces querem aprender assim tanto japones? Nao pergunto isto de forma ironica nem a tentar gozar. Tenho uma sincera curiosidade em saber o que vos leva a querer aprender japones, e que objectivos esperam atingir com isso.

Tratando-se do povo português, não vou partilhar esse Porquê. pois vc's nunca iriam entender.

...

Mas podes interpretar como, nós sendo o Povo que somos, aprender Línguas é connosco, e ja que somos todos Otakus, é natural que ajam alguns que levem a palavra Otaku mais a Peito<- como todos os que aqui estão presentes, a discutir Hiragana&Katakana (e se alguem discutiu Kanjis pelo meio).

O.o

Ok, primeiro, eu nao sou o "povo portugues", por isso ignora que existem mais pessoas neste forum e responde-me so a mim directamente, que tenho a certeza que mais ninguem vai ouvir...

Segundo, quem somos "nós sendo o Povo que somos"?!! Devo ser eu que só participico em duas ou tres secçoes deste forum e por isso nao conheço ninguem muito bem, mas eu nao faço ideia de quem tu és nem a que "Povo" pertences (és Greenpeace?). Explica lá isso por favor...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na verdade eu acho é porque todos que aprendem japonês têm o sonho ou de la estudar ou de la viver ou wtv!

Não, nem todos são weeaboos.

Er... ter intenções de ir para o Japão é ser-se weeabo? Sabes que querer ir para o Japão parece-me o motivo mais plausível e razoável para alguém que estuda a língua japonesa, aliás nem digo que é um motivo plausível, eu acho que ir para o Japão é simplesmente essencial para alguém que queira dizer que sabe japonês... Eu acho que ser weeaboo é aprender-se japonês para nunca se sair do pais dos papás e nunca se precisar de facto da língua para nada a não ser para pedantismo. :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E btw, porqué que tantos de voces querem aprender assim tanto japones? Nao pergunto isto de forma ironica nem a tentar gozar. Tenho uma sincera curiosidade em saber o que vos leva a querer aprender japones, e que objectivos esperam atingir com isso.

Eu gostava de conseguir ler eromanga e sites sobre figures e subcultura otaku em geral. É tudo.

Trabalhar na minha área (codificação de AV, redes e protocolos, TV digital, etc.) no Japão também seria interessante, mas não me parece que sejam muito permeáveis a estrangeiros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais