Your_Worst_Nightmare

O que muitos não sabem

60 mensagens neste tópico

Depois deste pequeno lembrete da longa história do nosso país, passemos então ao motivo que me trouxe aqui. Com certeza já todos vocês devem ter ouvido falar na nova proposta de reforma da Língua Portuguesa. "Qual delas?", boa tirada. Falo especificamente daquela que pretende abolir a grande maioria dos acentos e dos "p" e "c" entre sílabas. (A razão? Porque o "brasileiro" não os tem e os pobres coitados passam um mau bocado quando vêem para Portugal. Pois, como se Espanha ou França mudassem a sua língua oficial para português só porque uma percentagem de emigrantes portugueses residem lá.)

Continua que está bom para a risada. Eu sou brasileiro e consigo escrever perfeitamente o "vosso" Português. Aliás, sem querer parecer demasiado presunçoso mas já parecendo, até escrevo melhor que muitos que frequentam este fórum (incluindo provavelmente a tua pessoa, visto que és um daqueles infelizes que confundem o verbo ver com o verbo vir).

E já que estamos nisto, a língua cá é o português, portanto já podíamos parar com esta parvoíce do "brasileiro", que isso NÃO existe.

No mais, penso que é óbvio que este tratado só existe/virá a existir por razões políticas. Agora se tem algo a ver com a suposta potência mundial que o Brasil "é", não sei. Entretanto, reforço o que foi dito pelo Kash aqui, o acordo está sendo planeado há décadas e o Brasil, então, realmente vivia um período em que era controlado pela ditadura.

E já agora, acho imensa piada a isto tudo, uma vez que eu particularmente não vejo brasileiros a se queixarem do assunto. E as mudanças não são todas só no português "de Portugal", visto que há pequenas regras que os Brasileiros desconhecem que serão implementadas na ortografia dos mesmos.

Para terminar, quando/se o acordo realmente entrar em vigor, gostava de vos ver a dizer que "não vão escrever segundo as novas regras". É favor buscar um livro de Sociologia e ler os princípios da vida em sociedade.

PS: Estive a ler a primeira página toda e parabéns ao Shinigami-san. Muito bom ponto de vista e explicou com clareza o que quis dar a entender. +1. E já agora, comparar aprender inglês com aprender português é do melhor. A primeira é uma língua estupidamente fácil enquanto que a segunda é BASTANTE mais complexa.

PPS: Tinha dito para mim mesmo que não iria comentar, mas é mais forte que eu.

- Matraquilho passará a ser denominado de pimbolim.

- A forma correcta de dizer pessoal passará a ser galera.

- E por consequência, o típico você passará a ser cara.

- Cara passará a ser denominada de fronha.

- E fronha deixará de existir, para não criar ainda mais confusão.

- Aproveito também para dizer que almofada passará a travesseiro. Prevejo já piadinhas envolvendo a palavra traseiro.

- A palavra equipa será dividida em equipe, team e time. E decorar em que circunstâncias se usará cada uma será mais difícil que aprender uma segunda língua como por exemplo, alemão.

- Cú será substituído por bunda, que tornará a expressão "vai levar no cú" bastante mais efeminada.

- E finalmente, embora não acabe por aqui a lista de mudanças, a palavra pesca mudará para ato itióide contraordenado para auto-sustento alimentício. A venda de peixe também será proibida para acomodar esta nova definição.

E segundo parece, esta reforma também trará alterações a nível geográfico. Aparentemente, Portugal passará a ser uma província do Brasil.

Conta lá, qual foi a página de piadas donde tiraste isso? A sério, deve ser muita boa! Pergunto-me se o Baka não estará envolvido no projecto, visto que já deu a entender possui dom da comédia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

nos anos 70 o brasil não tinha poder NENHUM

estava em ditadura, por amor de deus. alias, estava em ditadura como nos!

Sim, porque um país em ditadura, com mais de 100 milhoes de habitantes, nao tem poder absolutamente nenhum  ::)

HELLO CHINA!!! How are you? Oh so weak... :'(

Por amor de deus digo eu! E mais sou ateu! Nao sejam ingénuos, tal como já disse.

E tipo, o qué que interessa ha quanto tempo está a ser estudado o acordo ortográfico?! Isso nao interessa realmente. Por alguma razao so agora está a ser tao debatido.

Neste acordo ortográfico estão envolvidos varios paises, todos eles de lingua portuguesa (sinceramente nao tenho a certeza se já estão envolvidos todos os paises de lingua tuga). Portugal é um pseudo desgraçado; o Brasil é grande potencia mundial e passará a estar no top 5 ainda nesta primeira metade de século, provavelmente; Angola é um dos paises mais ricos do mundo em recursos naturais; os restantes países de lingua portuguesa, basicamente, são virtualmente irrelevantes, dum ponto de vista politico-economico. Ok, S. Tomé e tal...mas a esses tambem já lhes tao a passar a folha...oportunidades unicas nao surgem duas vezes.

Portanto temos como paises centrais da PLP (é PLP né? whtv) o Brasil, em primeirissimo lugar, e depois Angola e Portugal. Portugal, talvez ainda com um papel politico bem mais relevante que Angola, mas Angola com um potencial economico enorme e que já tem a China a seu lado (ou melhor, por cima. lol).

Tendo isto em conta...epá whateva lol, é tao obvio. Analisem o acordo e facilmente chegarão lá....(boooring)

PS: Numa nota pessoal, também achei o post inicial deste topico (cujo autor nem fixei o nome) um pouco perturbador. Isto devido á demonstração exagerada e, até, ridicula de nacionalismo e coiso e tal...enfim, incomoda-me pronto (tou com sono).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Este duo Língua Portuguesa e Portugal viveu dias felizes, pelo menos até ao séc. XV, altura em que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. (Grande erro.)

Eh pá, que tristeza, cada vez que leio o teu post novamente descubro algo ainda mais idiota. Grande erro? Com certeza que sim, mas na altura não arredavam o pé do vosso grande erro, pois não? Tu, como grande perito em história, devias saber que após o início do declínio dos portugueses a principal fonte de exploração era exactamente este erro que hoje chamam Brasil.

Foi só ficarem sem um bocadinho de uma das capitanias, a de Pernambuco, se a memória não me falha, e viu-se o que se passou. E também foi exactamente para este erro que fugiram todos quando a cena começou a ficar mais feia na Europa em 1810, não foi?

Sinceramente...

[br]

Mensagem unida a: 01-04-2008, 13:05:05


@ Leinad

Sim, porque um país em ditadura, com mais de 100 milhoes de habitantes, nao tem poder absolutamente nenhum  Roll Eyes

HELLO CHINA!!! How are you? Oh so weak... Cry

Mas os tempos eram outros. O Brasil antes do governo do senhor Juscelino Kubitschek, que ocorreu poucos anos antes do período citado anteriormente não era nada. Com Getúlio Vargas o Brasil adoptou uma postura política algo dura mas que realmente gerou lucros, embora tenha estado muito "fechado". Entretanto, JK foi o principal responsável pela modernização do país, mas a sua mentalidade toda "p'ra frentex", na falta de melhor termo, foi o que deu origem à dívida absurda que o Brasil ainda hoje tem com o FMI.

Tendo em conta isto, e admitindo não ter um grande conhecimento sobre o estado chinês, parece-me a mim que a situação de ambos os países não é/era propriamente igual. Mas estou disposto a reconsiderar a minha posição, contanto que sejam apresentados factos que me façam mudar o meu ponto de vista.

PS: Entretanto, concordo inteiramente contigo quando classificas o Brasil como uma grande potência, ou uma futura potência. É um país que tem tudo para crescer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas os tempos eram outros. O Brasil antes do governo do senhor Juscelino Kubitschek, que ocorreu poucos anos antes do período citado anteriormente não era nada.

Sim, nao era "nada", mas o potencial já lá estava, sempre esteve, e era mais que obvio a quem interessava (ao Mundo). Tanto de um ponto de vista demografico e geografico, como, obviamente, a nivel de recursos naturais.

PS: Entretanto, concordo inteiramente contigo quando classificas o Brasil como uma grande potência, ou uma futura potência. É um país que tem tudo para crescer.

É um dado mais de que adquirido que o Brasil é já uma potencia de enorme importancia no contexto geo-polito-economico mundial (nao estou informado em relação ao poder do Brasil a nivel militar). E a par da China, da Russia, da India e da Indonésia, o Brasil, muito provavelmente (só algo ao nivel de uma Terceira Guerra Mundial ou algo do genero poderá impedir) fará parte da principal elite mundial de paises da segunda metade do século, pelo menos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Que grande déjà vu. Há alguns anos houve um tópico que em tudo era igual a este, mas era mais directo, chama-se logo "Portugal vs Brasil".

Eu não concordo com essas alterações, pelo simples facto de hábito e identidade, visto me remeter para a grafia Português do Brasil, por isso faço a coisa mais lógica do que andar a dizer que o Brasil foi um erro ou não, escrevo como sempre escrevi até hoje.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

quando a Angola ficar super poderosa vamos tosos nos chamar tiburcio e malaquias...

obviamente não tem nada a ver com o brasil... nós não vamos usar os estrageirismos aplicados que eles usam e já foram referidos: tchimi, esporte.

verdade seja dita, nos anos 70 as brasileiras não tinham um rabo tão acentuado..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Portugal, talvez ainda com um papel politico bem mais relevante que Angola, mas Angola com um potencial economico enorme e que já tem a China a seu lado (ou melhor, por cima. lol).

Angola a nível político-económico só não está mais desenvolvida por causa da corrupção do governo. Potencial tem, mas sem os meios para o desenvolver, é a mesma coisa que não o ter. (não digo que não os usa, digo é que não são usados devidamente.)

Quanto ao assunto do tópico, a única coisa que me mete "impressão" é como o Neo já disse e bem: "pelo simples facto de hábito e identidade". De resto, não me aquece nem arrefece.

É claro que me vai levar algum tempo a habituar. Olhem a situação do Euro, levou ainda algum tempo para as pessoas se habituarem totalmente, e ainda hoje, de vez em quando, faço as minhas contas quando vou comprar alguma coisa em escudos. Uma questão de hábito.

Provavelmente os nossos filhos já não vão ter o mesmo problema. Vão ser ensinados (em príncipio) já com este acordo em rigor, o nosso português já não vai ser o seu português.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

fazes as contas em escudos?! pareces uma velha fantas.. xD

Quanto a Angola, sim tem imenso potencial. é um país com recursos fantásticos.. Infelizmente para os Angolanos é mal gerido por isso são explorados tanto pelos mais ricos, como por países como EUA ou China..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pô, galera! Ocês taum por fora mêmo!

Minha fonte do ministério da educação falou que de troca por uns quantos acentos, conseguimos 500.000 minas de S.Paulo, Rio, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte e Belém.

Sei naum, mas pra mim, ganhámos com a troca, valew!  ;D

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

fazes as contas em escudos?! pareces uma velha fantas.. xD

Eu penso em euros e tenho noção do que cada coisa vale, mas ainda faço contas e comparações do Euro vs Escudo, acho que toda a gente ainda faz... XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

fazes as contas em escudos?! pareces uma velha fantas.. xD

Eu penso em euros e tenho noção do que cada coisa vale, mas ainda faço contas e comparações do Euro vs Escudo, acho que toda a gente ainda faz... XD

Eu não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

fazes as contas em escudos?! pareces uma velha fantas.. xD

Eu penso em euros e tenho noção do que cada coisa vale, mas ainda faço contas e comparações do Euro vs Escudo, acho que toda a gente ainda faz... XD

Eu não.

Mas tu és a exceção à regra... em praticamente tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

fazes as contas em escudos?! pareces uma velha fantas.. xD

Eu penso em euros e tenho noção do que cada coisa vale, mas ainda faço contas e comparações do Euro vs Escudo, acho que toda a gente ainda faz... XD

Eu não.

Tu és um puto. =P

O que eu faço, é manter a denominação de "conto". Como 1000 escudos era um conto, para mim, 5 euros são um conto. E meço somas mais elevadas de euros assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Tu és um puto. =P

sim, pois vivi apenas 13 anos com o escudo. foi muito pouco.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continua que está bom para a risada.

Este é o ponto fulcral. Tudo o resto desvia-se disto e é desinteresante. (E na sua maioria, errado.)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho terrivel a ideia de escrever e falar como os brasileiros...Que ideia mais estupida! Ainda por cima nós que trouxemos ao Brasil temos que nos subjugar a eles!

Eu tamb+em não faço contas do tipo Euro Vs. Escudo =P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continua que está bom para a risada.

Este é o ponto fulcral. Tudo o resto desvia-se disto e é desinteresante. (E na sua maioria, errado.)

Vá, da próxima vez tenta melhorar a tua skill de trolling, não está a funcionar.

Acho terrivel a ideia de escrever e falar como os brasileiros...Que ideia mais estupida! Ainda por cima nós que trouxemos ao Brasil temos que nos subjugar a eles!

Eh pá, não sei o que é pior, se é o "meu pior pesadelo" a dizer porcaria no post inicial ou gente que acredita nele. O teu dicionário não tem a definição da palavra ortografia? O acordo é ortográfico! Não vai mudar a forma como que o povo português fala.

Ena pá, estou até caridoso, toma lá:

do Lat. ortographia < Gr. orthographía

s. f.,

    forma correcta de escrever as palavras;

    parte da gramática que ensina a escrever correctamente as palavras de uma língua;

    representação, em geometria descritiva, de um edifício, perfil de uma construção, etc. .

@ Priberam

PS: Desinteressante é alguém estar com um post idiota simplesmente a gozar com um país. E sem motivo para tal, o que é pior. E se sabes assim tanto, é favor listar os meus erros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

para valores muito altos falo em contos.. tipo aquele carro custa perto de 10 mil contos. não penso logo:custa 50000€. mas apra os valores mais pequenos só penso mesmo no euro. não fico a fazer contas. um café são 60 cents, um cd 17.50€ (p.e.) o cinema no parque nascente 2.95€...etc etc.. não fico a pensar: "ei! que nem pensei, mas o cefé custa 120 escudos, este cd 3 contos e meio e o cinema quase 600 paus!é que no meu tempo comprava 40 kg de arroz e ainda fazia cuecas com os sacos!". tenho noção imediata do valor das coisas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bah, é nestas alturas que dava jeito tirar o fato de moderador para mandar umas bocas à moda antiga xD

Bem, mantenham-se ontopic, ou seja, tudo sobre o que muitos não sabem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais