Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
D.A

[TV] Dr.House

115 mensagens neste tópico

Depois de muito demora, finalmente cá está o meu comentário. Também vou aproveitar a ocasião para comentar todos os últimos episódios, desde que o Tritter apareceu, no episódio 5. Isto até se podia chamar "A saga de Tritter" LOL.

Por acaso, o episódio 11 até é na minha opinião o episódio com mais conteúdo de toda a série, só comparado talvez ao episódio 22 da 2ª season.

Neste post vou falar dos eps 5-10, depois logo falo do 11º.

Antes de mais, uma breve descrição da história dos episódios 5 a 10, para quem ainda não viu:

O House chateia um tipo, de nome Tritter, sem saber que este é policia. Azar do House, este Tritter é daqueles de têmpora dura, e exige depois uma desculpa ao House, que claro ele recusa. Por vingança, o Tritter apanha-o uma vez a conduzir acima da velocidade máxima, e pôe-no na cadeia durante uma noite, junto à acusação de conduzir sobre a influência de narcóticos.

Depois disso, o policia vai tentando cada vez mais mais encurralar o House, arranjar provas para o culpar, principalmente pelas drogas, e atirá-lo para a cadeia. Uma das principais provas é as prescrições forgadas com a assinatura do Wilson que o House escreveu para arranjar mais Vicodin.

Agora, o meu comentário:

A temática principal destes episódios é este confronto de gigantes House VS Tritter. Um pouco em semelhança ao que aconteceu com o Vogler, o House vê-se atacado como normalmente nunca é. Sempre seguro e soberano no seu ambiente de hospital onde ele pôe e dispôe e ninguém lhe consegue fazer frente, de repente surge esta entidade exterior (muito forçosamente) que consegue ir destruindo pacientemente toda a inpenetrabilidade do seu mundo.

O House, na sua arrogância tipica, despreza desde o inicio e até ao fim a ameaça que o Tritter significa, dando-lhe assim também a oportunidade de o ir encurralando. Primeiro, os comprimidos encontrados em casa dele, depois as prescrições falsas para os ditos comprimidos, e por fim o roubo de comprimidos quando o House se começa a sentir desesperado.

Até ao fim ele ignora a ameaça que o Tritter significa, e tudo no seu comportamento revela a sua megalomania, a sua ideia de invulnerabilidade.

Ao mesmo tempo a sua atitude, outra vez nesta parte, deslumbra com essa tendência pseudo-altruista em se preocupar mais com os doentes do que consigo próprio, neste caso, com as maquinações do Tritter.

Num aparte sobre as motivações do Tritter, eu diria que principalmente são uma mera desculpa para se apresentar toda esta guerra no mundo do House, apesar de também haver algumas razões concretas, mais explicadas no episódio 11: a simples tentativa de rebaixar, humilhar e quebrar a arrogâncira do House, de forma a destruir o seu egocentrismo megalómano.

Lembra-me muito o velho "Meant to show me compassion" :) ..... *Raistlin*

O Tritter percebe, rapidamente, como atingir as fraquezas dele: começa a pressionar todas as pessoas que o escondem, defendem, ou sabem algo que o incrimine. Observamos assim os 3 assistentes, o Wilson, e a Cuddy, a serem continuamente pressionados, e por sua vez, a fazerem pressão sobre o House.

O que é de longe mais interessante nestes episódios é a reacção do House a isto tudo. Pura indiferença. Continua impreturbavel e intransigente, ignorando o Tritter, como se fosse inatingível desde que continue a ter Vicodin. Tal como diz a todos os que o rodeam, é só preciso ignorar o Tritter. Mesmo quando é confrontado com as pressões que os outros sentem, não altera o seu discurso. Isto revela muito bem a sua quase cega visão de invulnerabilidade (de que eu tinha falado lá para cima).

Estamos nesta situação, quando o Tritter descobre como verdadeiramente atingir o House: tirando-lhe o Vicodin. Este é o tiro que faz rebentar o forte XD. Bem, não chega a ser tão violento quanto podia ser, ele continua com Vicodin, apenas é com prescrições controladas. Mesmo assim, é o suficiente para o deixar muito menos razoável, e ainda mais impaciente e irascível do que costuma ser. Isto leva à famosa cena do murro no Chase. Vê-se aqui, o simples delirio obsessivo do viciado a quem é negado o seu vicio.

Depois vem o momento mais interessante... o Wilson trai-o e vai contar ao Tritter que de facto o House tinha forgado prescrições... agora é que vem a coisa toda. O Wilson faz um acordo com o Tritter, dando a oportunidade ao House de ir para um centro de reabilitação para toxicodependentes.

Ora, a reacção do House, embora fosse mais ou menos previsivel, espantou-me... até bastante. Pela sua violência.

Os vários anos que durou esta aparente amizade parecem quase ter sido imediatamente esquecidos por ele, logo que sabe que o Wilson, praticamente, o vendeu. O House não assume nenhuma atitude demasiado hostil, mas a partir desse momento perde todo o... respeito, toda a... amabilidade que porventura tinha por ele.

Nota-se flagrantemente na última cena, do episódio 10, quando o House se ri com desprezo e desfaçatez na sua cara, pela sua oferta de companhia.

È agora, assim, com pouco vicodin, e uma decisão inaceitável que mesmo assim tem de tomar, que fica mesmo desesperado. Começa a roubar medicamentos, forjar prescrições, pôr o próprio Wilson em risco só pela possibilidade de obter Vicodin.

Ao mesmo tempo, continua inflexivelmente a recusar desculpar-se ao Tritter, ou aceitar o seu acordo. É mais do que orgulho que voluntariamente tenta manter, é pura teimosia insconciente e maniaca: ele não consegue levar-se a si próprio a rebaixar-se dessa maneira, mesmo que dadas as circunstâncias o queira fazer. Para além disso, também não consegue ir para a Reabilitação e abandonar o Vicodin.

Em relação ao primeiro ponto, nestes episódios tem-se outra visão muito nítida da obsessão maniaca que o controla (o que também se viu nos eps do Volger): a atitude e aura de arrogância e inpenetrabilidade é mais psicologicamente patológica do que voluntariamente escolhida. È o 2º grande vicio do House: a sua teimosia, o seu orgulho. Ele mesmo não o não consegue vencer, o seu orgulho teimoso, inflexivel, domina-o mais do que ele o domina. Foi tal como a cena do discurso do Vogler, só o conseguiu fazer depois de tomar imenso Vicodin. lol

O seu orgulho, não só é uma das suas principais fraquezas, como é também uma das causas da sua noção estranhamente moralista de dever altruista. E é uma das armaduras que ele quer e precisa para se sentir especial, para se adorar a si próprio, sem deixar de a odiar ao mesmo tempo.

É lindo e irónico a dicotomia: o seu orgulho permite-lhe ainda mais egocentrismo e perfeccionismo, e dá-lhe a oportunidade para muitas comiserações auto-dramaticas (leia-se, arrogância emo). Mas na verdade, é uma fraqueza, uma falha abismal na sua pretensa perfeição, a qual ele odeia, e que inevitavelmente acaba por lhe minar completamente o auto-controlo. Não só neste caso com o Tritter.

No final do episódio 10, ele já parece ter perdido a noção de qualquer objectivo pragmático, ignorando a desgraça total que se aproxima, entrega-se ao vicio da droga e toma uma overdose. Um último acto de desprezo pelos outros, pela vida, e por si próprio, antes da queda final do pano.

O episódio 11 fica para amanhã. ;)

EDIT: texto corrigido lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O comentário vai ter de ser outra vez adiado.. :( Hei-de compensar com várias páginas inspiradas :)

Nos entretantos, deixo aqui mais algumas frases:

Wilson: "If you both had one last day to live, you'll look for a last meal, and House would look for a last answer."

House: "Deep inside, Wilson believes that, if he cares enough, he won't have to die"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é pena eu nao ter a fox :|

e já perdi 3 episodios da season 3 na tvi, adormeço, para mim é demasiado tarde...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O episódio 12 da 3ª Season acabou de sair!! :D

Ainda não fiz o tal comentário ao ep.11... T_____T mas não está esquecido, hei-de o fazer em breve!! :)

EDIT: já vi o ep. 12... foi terrivel, pavoroso, um horror... T____T muito pior do que eu poderia ter imaginado. Foi o único episódio da série em que eu passei partes a 4x ou 8x velocidade. =/

Os primeiros 10-15 mins do intervalo foram muito bons. Agradáveis de ver, o House na sua atitude típical. :) Depois, começou tudo a ficar mal...

O ep. resume-se a "crap philosophy" (perdoem-me o inglês, lol). Chega lá uma gaja que foi violada, fica obsecada pelo House, e (para horror deste) insiste em falar com ele sobre a sua vida, a vida dele, e a vida no geral...

Dilemas éticos e morais do sentido da vida, over and over again, de trás para a frente e de volta para trás.

Mais ou menos o mesmo que se tem visto em curtas cenas em todos os episódios; a diferença é que neste abusaram... 30 ou mais minutos disto, ininterruptos, com os dois a delirar e chorar sobre a natureza má incompreensivel do mundo... oh pleeeeeeeeeease!!! :roll: que seca que foi... T___T

Tenho quase a certeza que aconteceu uma de duas coisas... :

1) os produtores estavam sem ideis, agora que acabou a saga do Tritter, não tinham nada para pôr

2) os gajos pensaram "ah e tal, parece que a malta gosto de todo este drama da vida do House, vamos condensar toda a m***da que conseguimos imaginar neste episódio".... >_>

O resultado é o pior episódio de toda a série...

No entanto, tenho umas notas positivas:

1) a Cuddy está implacável com o House, a obrigá-lo a trabalhar XD

2) mesmo no final, o House revelou mais informação sobre a sua familia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hufff, finalmente o comentário ao episódio 11! A demora foi muita, não me estava a apetecer escrever um texto tão grande :/ , e acabei por me esquecer disto... T___T

Primeiro, o caso do dia:

temos um bombeiro com menopausa... LOL É uma daquelas revelações típicas à la House. :) O tipo tem uma disfunção qualquer que parece a menopausa feminina, e depois (quando se vê que há mais qualquer coisa, hehe) descobre-se que ele também tem um Broken Heart Syndrome.. lol. Esta coisita é o nome dado ao caso em que grande stress emocional causa ataques de coração, pelo que eu percebi. :P

Bem, o stress emocional é causado por uma mulher (hoho, quem adivinharia isto?? XD) que ele ama mas está noiva doutro. Os sequazes do House andam lá à volta do problema, até que chegam à única solução: apagarem as memórias dele através de um choque eléctrico. Está dito, está feito.

Agora é que vem a parte bonita... só depois de lhe electrizarem o cérebro é que descobriram que a afinal a mulher não estava noiva doutro... o cérebro dele tinha inventado as memórias. Lá foi o Master House, e descobri um temor ou treta assim que estava a por o cérebro todo embrulhado.

Bem, foram tudo uns twists engraçados deram para preencher o tempo do episódio lol, finalizados pelas palavras do próprio House: "Memories create love. Love kills." (nicely said :) ).

Okay, agora a parte importante do episódio. :) Primeira cena:

Primeiro, lembre-mo-nos do ep. 10, no final do qual o House está completamente estoirado, claramente na sua meta final. O ep. 11 começa com uma audiência preliminar do julgamento dele, bah bah e tralala. Depois vem uma das partes mais gritantes da série:

O House, como último recurso, consciente de que está completamente derrotado, contempla uma das suas últimas possibilidades... aquela que (numa forma muito mais simples) lhe tinha aparecido mesmo logo no ep.5 e ele tinha desprezado:

Pedir desculpa ao Tritter. Uma desculpa bem rasgada, emocionada, eloquente, e até talvez sincera.

Porque o faz agora?? Como o consegue fazer?

A resposta do Tritter é interessante: "you don't mean a word of it!" Será...? Não exactamente, mas as motivações do House não podem ser analisadas de uma forma linear.

1) Ele de facto reconhece a forma como é e como agiu... as suas atitudes, toda a sua arrogância, irascibilidade, falta de compaixão e interesse por outros, falta de respeito etc.

2) Também reconhece as razões porque (... em parte :P) é assim, a sua simbólica dor na perna. A raiva contra o mundo, contra deus, o destino, e contra si próprio. Para além disso, (e até antes disso) também tem o idealismo quase-ingénuo que surge com uma clareza glacial, destituido de compaixão, e se metamorfa num acidico e angsty cinismo.

3) Tenta usar a dor na perna para justificar toda as suas atitudes desagradáveis. Simplificando, é algo do género "I live in pain, I am helpless (*), I can do nothing, I handled this wrong but that's the only way I know how".

(*) - parte interessante, o House vê-se a si próprio como vitima de agentes abstractos, que se conjuram para o torturar, o fazer viver com dor e sofrimento. Não unicamente fisico.

4) Por fim, sinceridade? Not really, não no sentido comum da palavra neste contexto. O House não está arrependido, apenas derrotado e com o orgulho maniaco quebrado. A sinceridade existe pois as suas palavras são verdadeiras, no entanto ele tenta mostrar-se arrependido, quando na verdade não o está.

Depois de uma imensa e abrasadora raiva interior por tudo o que se uniu contra ele, ele simplesmente racionalizou. Pensou, pensou para além do seu orgulho e da sua atitude couraçada, e chegou à simples conclusão que teria de se rebaixar perante este Tritter... trágica coisa, digo eu se me permitem.

Depois de decidir fazê-lo, teve a coragem e auto-controlo para se obrigar a dizer aquilo. Faço minhas as palavras do Tritter: "That mustn't have been easy for you to say" XD

Com este primeiro caso, e no outro a seguir também, vemos um House muito mais calmo, auto-controlado, e... 'razoável'.LOL Muito mais ágil de se mover para terrenos de que gostas, muito mais frio. Apesar de também se poder dizer que nesta parte ele começa a estar.. amigável, pragmático, próxima das pessoas comuns.

De qualquer maneira, ele aqui consegue ultrapassar o seu orgulho maniaco, e fazer aquilo que tem de ser feito.

Bem, a reacção do Tritter: muito simplesmente "não quero palavras, quero actos". Ora bem, o que dizer disto? É obvio que o Tritter quer vingança, e ao mesmo tempo quer vergar o House a si, e ao comum dos mortais, quer quebrar o seu espírito orgulhoso e sufocar a sua arrogância e manias de grandeza. Com este forma de meio castigo, meio redenção, ele espera (pelo menos em parte lol), que o House tenha algo do tipo epifânia e mude totalmente a sua personalidade! XD

Well, on to the next event:

Próxima solução desesperada na lista do House é fazer mesmo a descontaminação. No final do episódio sabe-se que ele não estava mesmo a descontaminar... subornou um dos enfermeiros para ele lhe levar Vicodin (LOL). Trata-se de mais um simples show para o Tritter e o juiz verem em como ele mudou ou esta a mudar (ele próprio o diz).

Bem, ele entra em Rehab, anda por lá, e na parte mais girah da coisa, ele começa a falar com o Wilson, descreve o seu comportamento 100% bruto e egoísta em relação ao Wilson durante a pressão do Tritter, e demonstra o seu arrependido (desta vez, sincero!). Aqui há uma certa... redenção pela sua atitude nos últimos episódios, um go-back das ideias dos espectadores sobre a sua personalidade para os velhos tempos em que se pensava existir esta suposta amizade. Ele *parece* voltar a ver o Wilson como amigo, e por isso mostrar o minimo de compreensão simpática com ele. :P

O Wilson fica, claro, boquiaberto, e pergunta-lhe muito indeciso: "Is this an apology..?" LOL, Win win! :) O House, de forma deliciosa IMO, responde: "It's just part of the program".. XD Assim, tenta retirar algum valor á sua desculpa sincera, desculpando-se por essa sua emoção... it's really sweer actually, a forma como ele se sente.. embaraçado pelos seus sentimentos. :)

A frase seguinte do Wilson do mais Win possivel: "It's just so... unfamiliar!". :lolol:

A outra parte interessante com o Wilson é quando este tenta convencer o House que a Rehab funciona... o House claro, não se deixa convencer, dizendo que não passa de "idealized despair!" :) Estes diálogos são notórios:

Wilson: You're a coward House. You find fault in everyone because you're afraid to look at yourself.

House: Thanks you. I was running short on platitudes!! :lol:

É espantosa a amizade do Wilson pelo House, como a juiza diz no fim do ep, “you have better friends than you deserve”. Injustificada, mas pronto, serve os propósitos da série.

Última cena notória da Rehab: o confronto com o Tritter. Agora que o policia já está a ver os "actos", o que faz? Nada claro, lol. Justifica-se dizendo que "não confia no House", que ele pode muito bem estar a fingir (e até que está, mas isso é irrelevante lol). Aqui nota-se bem a vertente de vingança nas acções do Tritter, apesar de também se poder argumentar que somente a Rehab não era suficiente para mudar o House.

Finalmente, o grande clímax, o julgamento:

A rebeldia do House nesta cena, apesar de ser injustificada e fora-de-horas (depois de ele se ter rebaixado tanto lol) devia entrar para a história da TV! :) Linda, a sua saída airosa da sala do tribunal! Analisando isto, este acto de rebeldia fora de contexto, pode-se dizer que foi motivado só pela sua obsessão moral em salvar o seu paciente do momento.

Back to trial, temos o perjúrio da Cuddy... hummm, sounds yummy! :) bem, foi um grande acto de abnegação pelo House, até direi que foi um sacrifício por ele. Podia aqui explorar os sentimentos (não só emotivos) que a Cuddy tem pelo House, mas isso fica para um possível futuro post. Ela gosta dele, isso é obvio; seja por amizade, admiração, lealdade ou até paixão inconsciente. Com este acto dela, este verdadeiro Deus Ex Machina, ficamos com um House completamente dependente na Cuddy... it will be fun to see!! XD O que é que a Cuddy o vai obrigar a fazer, hehe =P.

Depois da audiência, aquele encontro entre o House e o Tritter é bem engraçado. A forma quase indiferente com o Tritter lhe diz "Good Luck. I hope I'm wrong about you" é bem, bem lame Tenta mostrar uma imagem de verdadeiro altruismo, é o que é. Quase parece incoenente com as acções e palavras anteriores do tipo.

No rescaldo final, esta frase da Cuddy: "You make everyone around you worse for being there". Lol

o Wilson sempre descobre que afinal a Rehab fora fingida, logo a desculpa era sincera. Funny, o tom vago do House ficou bem nessa parte.

E para acabar, outra vez, a melhor cena do episódio:

http://www.youtube.com/watch?v=yPKUr5R884s

*_*

Alguém sabe se o ep.14 já saiu? E ainda tenho de sacar o 13, lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O episódio 14 já saiu, já o saquei com o 13. Vou vê-los já a seguir! XD

Só me avisarem recentemente que a season 3 já está a dar na TVI... alguém me pode dizer em que horário passa? dias e horas, plz. ^__^

(agora que penso nisto... parece que sou o único a postar neste tópico.. :| OMG! este é o meu tópico privativo!! LOL :) )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quinta feira as horas de merda

COmeça dia 5 na FOX as 21.30

Claro que é o teu topico, só tu amas House como niguem <3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nice Ending ^^ Agora é só aquela parte agradavel de esperar uns 6 meses pela proxima série

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bolas eu ainda vou no epsidodio 16....

Já acabou a session? :o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kem diria k um tipo licenciado em geografia ia dar tanto sucesso na tv?!! Axo k tb vou pa geografia!!

DrHouse.jpg

1557.jpg

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nice Ending ^^ Agora é só aquela parte agradavel de esperar uns 6 meses pela proxima série

Exacto... tambem tou em pulgas pela proxima season!, agora vem o sofrimento ;__;

O final da season 3 (eps 21 a 24 salvo erro) tiverem um bom conteudo, mas achei-os um pouco aborrecidos, chatinhos, desinteressantes. O tema principal foi sem duvida a relação House-Foremam, foi muito giro observar o medo e repudio tal q o Foreman tem pelo House. lol E ao mesmo, o medo q ele tem por ele proprio.. lembra mesmo algum ep. de fantasia do estilo "Embrace the Darkness! XD"

House is Evil! \o/ ;D

Para além das razoes do Foreman, o mais giro foi sem duvida a reacção do House... meu deus, a forma como ele lidou com a situaçao foi tão... weird, awkward, twisted and fuckep up!! XD Quase conseguiu ver a luta e duvida interior com q o House estava ao pensar o que fazer pra manter o Foreman... :P O climax de tudo (akelas acusaçoes do house) mostrou bem q apesar dos 70 eps e tal que já passaram, o House continua na mesma... lol :P Foi quase melo-dramatico, quasi-tragico, a forma como ele estragou tudo.. XP

A relaçao com o Wilson tambem teve gira... aquilo das drogas do cafe foi WIN!! XD e no final desse episodio, à conta disso, podemos observar mais um show de Racionalismo Puro do grande Mestre House, quando ele consegue reparar por si proprio q está a sofrer uma alteraçao na sua atitude por causa dos anti-depressivos. :D lol

Algo curioso, fiquei com a impressao q o House ao longo da serie, em vez de evoluir, anda em circulos... LOL! Apesar de todas as mudanças por que ele passou ao longo da serie, chega-se aqui e parece igual ao inicio, e claramente isento de algumas alteraçoes porque tinha passado... lol, hmm... bem, claramente os produtores querem-no manter igual pra explorar o filao, com loops continuos de House-ismo q espiralilham dentro de cada ep. e de cada saga. :P

O fim, mesmo fim, da season foi uma surpresa.. pra mim e pra toda a gente penso eu. SIm, é natural o q Caremon fez, but still... LOL, q ironico! q twist imprevisivel,

o House perder logo os 3 ao mesmo tempo! XD Uma obvia desculpa dos produtores pra introduzirem novos Goonies pro House, mas mesmo assim teve imensa graça! ;D

Uma coisa q acho q tá a faltar é aquela relaçao House-Cuddy, akela tainting costante que ocupou uns dois eps, q ficou pendente com perspectivas de ser mais explorado no futuro, e afinal ainda nao o foi... opa, foi uma desilusão. :( A hostilidade constante entre os dois é deliciosa, <3 mas admito q nao gosto lá muito do par... hmm, a Cuddy nao faz o meu estilo acho eu. :P Ou talvez, eles os dois pareçam muito mais como estratagistas a jogar Politica, do q amantes.. LOL!

Tenho saudades das cenas com a Caremon, adorei ver o lado mais angsty do House.

bem, como o L disse, agora é meses de ansiedade até vermos as *novidades* que a season 4 vai trazer *_*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oh... Cuddy .... */me melts away*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda quero saber como fui eu capaz de ler todos os textos do Maje... *___________*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que exagero!, nao era preciso teres lido todos... lol, são mais divagaçoes pessoais q outra coisa. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sobre isso da Cuddy:

o mais atraente na relaçao entre a Caremon e o House, e que nao havia com a Cuddy ou a Stacy, era a forma como a Caremon explorava o lado mais emotivo e fragil dele. Oh, romance. :D

Há cenas lindas entre os dois.. hmm, umas 4 cenas. xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A alguma previsao quando e que sai a 4 temporada?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Deve ser em Setembro quase de certeza.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Deve ser em Setembro quase de certeza.

porquê?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, saiu mesmo em Setembro lol. O 1º ep. da 4ª season já saiu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0