hikigaya_haru

Rádio Anime em Portugal

66 mensagens neste tópico

Por todos queres dizer toda a equipa de administração do forum?  :P. Se os conseguires convencer a todos, talvez a ideia ande

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu não falo por todos os membros da Equipa do AnimePortugal, mas posso dar a minha visão sobre o assunto...

 

As ideias que estão a apresentar, que em si até as vejo como interessantes, são projectos que necessitam de um forte planeamento e disponibilidade assídua para fazer algo periódico. Isto é, é preciso não só gente que esteja dentro do assunto, como também de alguém que possa estar regularmente a tratar das várias vertentes da coisa.

 

A Equipa do AnimePortugal (apesar de não parecer às vezes, lel) faz imenso trabalho de bastidores (como o bloco de estreias, as infos do Anime/Manga, actualização de notícias, destaques, etc...). O que nós fazemos já nos ocupa uma boa parte do nosso tempo que dedicamos ao site e fazer algo da envergadura que apontam é algo possível, mas que requer um bom plano e pessoas interessadas a participar. Por exemplo, a actividade anual que realizamos, os "Anime Portugal Awards", é organizada por membros que se voluntariam a ajudar o fórum, sempre com o apoio da equipa.

 

A minha sugestão, é que reúnam as vossas ideias numa proposta concreta do que pretendem fazer, se possível com pessoas que estejam dispostas a colaborar no projecto e depois apresentem-nas à comunidade (uma vez que estamos a falar de uma proposta de uma actividade que envolve muitas variáveis). A Equipa do AnimePortugal estará aqui para vos ajudar no que puder :)

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu não falo por todos os membros da Equipa do AnimePortugal, mas posso dar a minha visão sobre o assunto...

 

As ideias que estão a apresentar, que em si até as vejo como interessantes, são projectos que necessitam de um forte planeamento e disponibilidade assídua para fazer algo periódico. Isto é, é preciso não só gente que esteja dentro do assunto, como também de alguém que possa estar regularmente a tratar das várias vertentes da coisa.

 

A Equipa do AnimePortugal (apesar de não parecer às vezes, lel) faz imenso trabalho de bastidores (como o bloco de estreias, as infos do Anime/Manga, actualização de notícias, destaques, etc...). O que nós fazemos já nos ocupa uma boa parte do nosso tempo que dedicamos ao site e fazer algo da envergadura que apontam é algo possível, mas que requer um bom plano e pessoas interessadas a participar. Por exemplo, a actividade anual que realizamos, os "Anime Portugal Awards", é organizada por membros que se voluntariam a ajudar o fórum, sempre com o apoio da equipa.

 

A minha sugestão, é que reúnam as vossas ideias numa proposta concreta do que pretendem fazer, se possível com pessoas que estejam dispostas a colaborar no projecto e depois apresentem-nas à comunidade (uma vez que estamos a falar de uma proposta de uma actividade que envolve muitas variáveis). A Equipa do AnimePortugal estará aqui para vos ajudar no que puder :)

 

Eis o problema.

 

O problema é que, por mais que seja planeado e tudo mais, esta rádio, pelo andar da coisa, não vai ser nada mais que mais uma rádio/livestreams/músicasparaotakus que a Net já está cheia. O que vos pode dar alguma diferença de tudo isto é a vossa língua , que suponho que seja português de portugal.

 

Ou seja, o que vos vai diferenciar de outros projetos semelhantes a esse, vai ser o português que não é do Brasil nem Inglês. Outra coisa: penso que também era melhor fazer uma espécie de podcast semanal porque se não as pessoas não iam visitar a rádio (se for como acontece em algumas "rádios" passam músicas de 16 bits da Hatsune ou lá o que é, e o pessoal pensa que vocês andam é a passar música).

 

Vejam o exemplo da GINXTV. É um canal que fala de videojogos que há na TV. É muito fixe e tal, mas as notícias já aconteceram à colhões de anos. Aquilo nem pode ser chamado de notícia, quando eu, o telespectador, tenho a Internet e redes sociais para me informar ao minuto. ;)

 

Ou seja, acho que é melhor fazer um podcast, semanal ou assim, e espalharem a informação pelo Otakupt, pelo fórum e por muitos outros ;) Porque se for uma rádio, é muito provável ou que caia em esquecimento dos ouvintes, ou que acabe por passar só música.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vejam o exemplo da GINXTV. É um canal que fala de videojogos que há na TV. É muito fixe e tal, mas as notícias já aconteceram à colhões de anos. Aquilo nem pode ser chamado de notícia, quando eu, o telespectador, tenho a Internet e redes sociais para me informar ao minuto. ;)

Só um achega, a Ginx TV passa as cenas mais recentes, mas em dias especificos da semana a horas especificas. O downside para mim é o facto de não ter HD, algo que é bastante importante, tanto em termos de imagem, como de som.

Claro que na internet as coisas são partilhadas ao segundo, mas isso também porque é um meio de partilha de informação mais rápido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Vejam o exemplo da GINXTV. É um canal que fala de videojogos que há na TV. É muito fixe e tal, mas as notícias já aconteceram à colhões de anos. Aquilo nem pode ser chamado de notícia, quando eu, o telespectador, tenho a Internet e redes sociais para me informar ao minuto. ;)

Só um achega, a Ginx TV passa as cenas mais recentes, mas em dias especificos da semana a horas especificas. O downside para mim é o facto de não ter HD, algo que é bastante importante, tanto em termos de imagem, como de som.

Claro que na internet as coisas são partilhadas ao segundo, mas isso também porque é um meio de partilha de informação mais rápido.

 

 

Tem programas bacanos e pessoal fixe, só que quando dá um episódio novo eles repetem a semana toda :/ Isso já não mete tanta piada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito os interessados juntarem-se todos no skype e discutirem todos os topicos mencionados e fazermos uma acta sobre tudo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito os interessados juntarem-se todos no skype e discutirem todos os topicos mencionados e fazermos uma acta sobre tudo

 

Deixa o pessoal descansar um bocado que agora é época de exames/testes para muitos :P. Mas sim, concordo contigo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim claro , ate eu tenho exame amanhã . Mas vao aparecendo que eu vou fico a vossa espera

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Andei a magicar por uns tempos sobre o tema em questão e criei uma espécie de "rascunho" para uma proposta de Livestream para o pessoal do forum.

Fica em baixo as minhas ideias iniciais:

 

 

Nome do Livestream: [a escolher pelo pessoal do forum]
 
Participantes: 4 a 5 pessoas (número a mudar, se quiserem)
Sendo eles: Um moderador/entrevistador que faz as perguntas, controla o tempo e o ambiente da conversa e vê/lê os comentários no chat (se possível); Um a gravar a conversa e, se possível, editar para visualização futura (ou arranjar outro que o faça); e os restantes só para a conversa. Os participantes podem ser os mesmos durante uns tempos e/ou cria-se um sistema de rotatividade entre aqueles que querem participar, no caso de surgir um contratempo/indisponibilidade de um e termos um outro para a vaga.
 
Tempo do Livestream: [a discutir]
 
Período entre os livestreams: possivelmente entre 7 a 15 dias [a discutir]
 
Equipamentos e programas: um microfone decente; a webcam, que fica à escolha do participante se quer utilizar ou antes utilizar um avatar à sua escolha, desde que este não seja ofensivo; um programa de gravação (a escolher) e um outro para livestream (como o Skype ou outro similar)
 
Temas para o Livestream: Pode ser qualquer um. Os participantes só saberão o tema na altura do livestream (o moderador/entrevistador escolhe o tema ou é escolhido por outra forma a discutir no forum) e responderão o melhor que podem as perguntas do moderador/entrevistador (e, se possível, um ou duas perguntas vindas do chat) de acordo com as regras em baixo.
 
Regras (provisório e a ser discutido):
1ª. - Respeita para seres Respeitado: creio que todos sabem o que esta frase quer dizer. Palavrões (é difícil mas tentemos evitar dizer), gozar/criticar o que dizem os outros, não deixar o(s) outro(s) falar(em), etc são alguns exemplos de má conduta para com os outros. Vamos demonstrar um bom exemplo e criar um bom ambiente no livestream.
2ª. - Se criticas, justifica: evita criticar algo em poucas palavras do tipo (exemplo) "o pior [...] de sempre". Se é mau (ou bom) justifiquem o porquê do vosso amor/ódio desde que não interfira com a 1ª regra.
3ª - Spoiler: É complicado mas vamos tentar deixar um "manto de mistério" ou o melhor possível sobre o que aconteceu. Existem pessoas que ainda não sabem, em especial os "novatos" neste "mundo".
4ª. - Sê ativo: Se estás no rol dos participantes da discusão, então participa, tendo atenção as regras acima, com os teus comentários, sugestões, criticas, etc.
 
Classificações: Caso for preciso classificar o tema em conversa (ex: uma manga), utilizamos a classificação de 1 a 10 ou outro similar a discutir (ou a criar) no forum
 

 

São estas as minhas sugestões quanto ao Livestream. Existe um ou outro ponto nesta lista que podem ser alteradas e/ou sugeridas novas. Mas espero que este "rascunho" possa ser visto como uma base para algo melhor ou para referência futura :P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sinceramente...vamos tentar simplificar um pouco o assunto da rádio:

tal como já foi dito, não queremos nada de apenas lista de músicas, temos carradas disso nas internets. também não podemos ter uma rádio onde apenas se fala pois seria impossível. portanto o intermédio seria a melhor opção e, se formos bem a ver, é assim que praticamente todas as rádios funcionam. há meia dúzia de programas com 5 minutos no máximo, um ou 2 programas que ocupam meia hora e o resto é música (incluindo claro, programas com músicas específicas). se formos bem a ver isto acaba por não ser complicado. o que apenas é preciso e obrigatório é que os responsáveis de cada programa se predisponham e se comprometam a fazer pelo menos meia duzia de episódios.

por exemplo, para programas grandes podiamos arranjar entrevistas(users/cosplay/lojas)/reportagens de eventos/discussão de séries/a ideia do nuteix;

para pequenos programas podiamos pedir à lady reviews rápidas como as que ela escreve no blog/outros users/críticas a episódios/jogos/cenas

para programas de músicas podemos arranjar sons específicos disto ou daquilo (touhou hour/etc)

e o resto são músicas aleatórias.

podemos pedir aos users dos classificados para o fazer sob o formato de voz

e até podemos falar com lojas para publicitarem aqui (for a small fee :P).

quem tiver vergonha que a perca ou que peça a outras pessoas para o fazerem.

 

mais uma vez só ideias que provavelmente não levarão a lado nenhum...mas se pensarem um bocadinho e dedicarem uns minutos por dia/semana a isto, vão ver que até é fácil

 

(fala alguém que desde sempre fez emissões no shoutcast quanto este ainda era apenas por msdos (sets maioritariamente) e um dos criadores da rádio da fcul (que não durou muito exactamente pelo que escrevi acima))

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tou a imaginar um dos temas de discussão: "O bacalhau".

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente se a ideia fosse para ser levada assério eu estaria lá para ouvir todas as emissões, já agora seria preciso uma host deixo aqui uma boa já ouvi várias emissões de rádio dessa host e até nem é má: http://route-games.pt/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tou a imaginar um dos temas de discussão: "O bacalhau".

 

Tipo assim mas com bacalhau? X)

 

 

 

(...)

mais uma vez só ideias que provavelmente não levarão a lado nenhum...mas se pensarem um bocadinho e dedicarem uns minutos por dia/semana a isto, vão ver que até é fácil

(...)

 

Concordo mas mesmo que não se siga em frente com isto (e outros projectos similares), fica as ideias, sugestões e afins para um futuro envolvimento.

No entanto, e tal como o FireWall mencionou, basta algum do nossos tempos disponíveis para dedicar, pelo menos, num projecto à nossa escolha para ver se a opinião de todos deste forum (e não só) seja maioritariamente positiva. No caso de sucesso, pode-se continuar até chegar a um ponto de confiança para seguir para outros projectos. Eu, como apresentei um projecto do livestream seguindo a ideia do Aragao, posso ajudar como o moderador/entrevistador e assim basta arranjar mais alguns para testarmos uma conversa gravada. Se não gostarem, o projecto pode ficar suspenso por tempo indeterminado ou modificamos um ou outro ponto. Se gostarem, força. Continua-se por mais algum tempo. E isso equivale também para outros projecto. :\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a agarrar naquilo que todos disseram e a tentar criar um conjunto de ideias bem estruturadas. Quando tiver qualquer coisa aviso (mas não esperem nada antes da semana que vem XD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o projeto já está a ganhar uma forma mais concreta ! Agora queria era poder falar com o pessoal todo para discutir ideias online mas depois dos exames que a muita gente ocupada pelo que sei e gostei bastantes das ideias e gostava de participar !

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ora, aqui vai um apanhado do que eu li aqui mais as minhas ideias.

Livestream/Canal do Anime.pt

Formato: Podcast regular (semanal, bimensal)

Conteúdo: Neste ponto há duas hipóteses:

  • Podemos fazer um podcast estilo "This week on Anime-world", em que falávamos de notícias que interessariam à comunidade e podíamos fazer tipo review dos episodios da semana, jogos, etc, ou seja, todas as semanas com o mesmo estilo
  • Podemos fazer um podcast em que simplesmente fazemos bashing review de uma série, comentando e classificando a série, ou um jogo, etc, ou então discutimos alguma coisa interessante para a fandom/comunidade (Ex: O porquê da popularidade de SAO, os vários tipos de mediums da industria, etc etc etc)
Em ambos, terá de ser feito um Mini-guião para o episódio, para que o pessoal não vá para lá falar de coisas que não está preparado.

Tamanho da equipa: (pode haver acumulação de cargos)

  • 4/5 comentadores, sendo um o moderador, escolhidos por disponibilidades/vontade de falar dos temas. Possibilidade de rotação por entre uma lista de interessados em participar.
  • Editor de vídeo (caso se grave em vez de livestream) para editar/meter bonito o vídeo;
  • Editor de áudio, por razões óbvias.

Duração do episódio: Dependendo do estilo em que for feito ("noticias" VS review) o tempo pode variar bastante, podendo ir desde 5-10 mins (review) até mais de 20 ("noticias")

Temas para o Livestream: Mais uma vez temos aqui 2 hipóteses, consoante fizermos estilo "noticias" ou review.

  • Em caso do estilo de notícias, podemos abordar estes tópicos (idealmente, mais que um por episódio):

    • Review de alguns episódios de algumas séries que deram nessa semana/mangas que sairam;
    • Review de uma série (anime/manga/LN) em específico;
    • Review/discussão de jogos (que já tenham saído ou por sair), quer orientais quer ocidentais;
    • Discussão de J-Music/OSTs;
    • Review de merchandising (disponível em portugal ou apenas no estrangeiro)
    • Notícias de relevo para a comunidade
  • Em caso de fazermos apenas um episódio estilo review, podemos usar qualquer um dos tópicos anteriores, mas teríamos de nos restringir a apenas um deles, e preferencialmente elaborar uma classificação ponderada de cada série, preferencialmente abordando os seguintes pontos:

    • Grafismo/Arte
    • Direcção
    • Characters
    • Plot (as in story, not boobs)
    • Soundtrack

Concretização: Podemos usar Google Hangouts para realizar os podcasts, visto o skype com videochamada com mais de 2 pessoas é pago. No entanto, temos a questão de se um vídeo gravado apenas usando Google Hangouts não pareceria demasiado amador/"I couldn't care less about this shit". Alguém tem sugestões? É que não sei qual é a integração do Google Hangouts com programas mais XPTO feitos para fazer VLogs a sério. (O ideal seria os comentadores estarem todos juntos e gravarem com uma unica camara, mas isso é impossível). Também temos de pensar que hoje em dia, gráficos é (quase) tudo, ou seja, temos de ter um grafismo apelativo. Já agora, deveriamos ter a possibilidade de sobrepor imagens/vídeos à nossa webcam, para dinamizar/exemplificar as nossas discussões

Interacção social: Se possível, deveríamos ter alguem constantemente a vigiar as redes sociais (FB, Twitter, Reddit, o que quiserem) e/ou ter um canal de IRC dedicado para o programa, de maneira a que quem estiver a ver possa fazer perguntas/intervir no programa.

Equipamento: Cada um deverá, se possível, usar uma webcam decente (preferencialmente com capacidade de gravar a 720p ou melhor) e um micro decente. Sugiro a quem quiser usar um telemóvel android como webcam, é possivel (google it).

Sugestão: Se preferirem não fazer livestream mas sim falar por skype e gravar a vossa webcam->editar->upload, isso permite fazer uma muito melhor edição de vídeo, mas impossibilita a comunicação com redes sociais. Há que escolher. E caso isto se revele um projecto que tenha impacto (ou seja, haja mais alguem a ver que nós e os nossos gatos), poderiamos enveredar por outras coisas, como entrevistas (por exemplo cosplayers) ou reportagens (cobertura de eventos, meets, lojas, coisas de interesse para a comunidade)

Estas são as minhas ideias, misturadas com o que o aragao/nuteix e mais alguns disseram. Opinem sff.

EDIT: Retiradas quaisquer referências a dinheiro

Editado por hikigaya_haru

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que já tão a divagar.

Primeiro é rádio, depois já é podcasts, agora já inclui video, depois é canal no youtube... decidam-se.

 

Se acabarmos por fazer algum dinheiro

É uma rádio com conteúdo com copyright. Não podes fazer dinheiro disso, é ilegal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sinceramente tirem o dinheiro da equação. assim que meter dinheiro ao barulho a quantidade de problemas irá aumentar exponencialmente. e já estão a falar em dividir? calminha com isso, primeiro decidam o que querem realmente fazer como o sharinflan está a dizer e então depois pensem nos conteúdos. also se forem apenas podcasts não faz sentido ser a "rádio" anime portugal e podcasts, youtubes e videos já há muito por aí.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, a melhor opção, em que não se tem de gastar dinheiro, é fazer o upload dos ficheiros MP3 para um site de alojamento estilo Dropbox.

Depois é ver de um site que disponibilize serviços de streaming através de tais armazenamentos.

Quando quiserem pôr alguém a falar, é só parar o streaming e começar um novo no mesmo video.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais