hikigaya_haru

Rádio Anime em Portugal

66 mensagens neste tópico

Boas a todos!

Eu aqui à tempos estava a ouvir no shoutcast radio na categoria anime, e lembrei-me de uma coisa que seria interessante fazer. Já existem montes de rádios de anime caseiras, em que o pessoal mete playlists sem fim a correr e faz broadcast usando a web, no entanto nenhuma dessas é uma rádio propriamente dita. Sendo assim, gostava de deixar aqui a dica para a discussão de que forma seria possível implementar uma rádio amadora de anime em Portugal. Desde já digo que este post não é de forma alguma recrutamento/teaser para essa rádio, apenas queria dar origem à discussão.

Após pensar um pouco sobre o assunto, e tendo obviamente a noção de que nenhum de nós é rico/tem tempo a mais, cheguei a estes pontos que eu penso serem importantes para uma eventual criação dessa rádio:

  • Fazer o broadcast a partir da net, usando as redes sociais/site/blog para interagir com o público
     
  • Haver uma (ou mais) pessoas dispostas a fazerem de locutores de rádio, não a tempo inteiro mas de vez em quando, sei lá, ou de 2 em 2 horas fazerem um live broadcast ou então gravarem em casa vários segmentos de uma vez e colocá-los em playlist;
     
  • Haverem diversos segmentos para cada tipo de musica, tipo 1 hora com as musicas mais pedidas, uma hora só com vocaloid, uma hora so com musica de jogos, uma hora de j/k-pop, etc, em vez de meter uma só playlist mais random
     
  • Aproveitar para fazer divulgação da comunidade em Portugal, como por exemplo meets, entrevistas com cosplayers, divulgação das lojas, programas de review/critica de animes/mangas/filmes, etc
     
  • Haver espaço dedicado à cultura ocidental, nomeadamente séries e filmes (animação ou não) e jogos
     
  • Outro tipo de emissoes ao vivo/gravadas para não passar so música.

A ideia era criar uma rádio de gente jovem para gente jovem, que seja apelativa à comunidade anime/manga portuguesa mas que também possa interessar a pessoas que não sejam propriamente fãs.

Que acham desta ideia? Eu sei que é super rebuscada, mas acho que se houvesse gente disposta a andar com isto para a frente até era capaz de ser um projecto bastante interessante :D. Agradecia a quem tivesse mais experiencia/ideias interessantes que postasse comentários sobre como melhorar/implementar esta ideia ;)

Cumps a todos

 

 

Hikigaya Haru

 

 

 
EDIT: Se alguem da equipa do forum vir isto (embora também vá enviar um bug report) o editor não está a reconhecer listas numeradas
Editado por hikigaya_haru

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá, desde já obrigada pela sugestão e devo já dizer que em tempos houve de facto um teste de termos uma rádio com live cast e era até para seguir em frente com isso ( houve inclusive um recrutamento de locutores para avançar com o projecto ) mas infelizmente não passou disso e a rádio acabou por morrer, é de notar também que isto foi em 2008 - 10 talvez portanto já faz um tempo desde então.

 

Tenho igualmente em cabeça re fazer novamente a rádio mas primeiro de tudo é preciso planeamento e discussão com a equipa para que tudo esteja ok para avançar e sobretudo motivação para realizar pois sem locutores só teremos uma rádio com uma playlist de músicas animu que era o que tinhamos e tinhas a possibilidade até de escolheres o que querias que passasse nela.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também já foi discutido este ano numa thread, creio que da revista mensal.

A cena é que também terias de estar preparado para o copyright e outras coisas do género.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olá, desde já obrigada pela sugestão e devo já dizer que em tempos houve de facto um teste de termos uma rádio com live cast e era até para seguir em frente com isso ( houve inclusive um recrutamento de locutores para avançar com o projecto ) mas infelizmente não passou disso e a rádio acabou por morrer, é de notar também que isto foi em 2008 - 10 talvez portanto já faz um tempo desde então.

 

Tenho igualmente em cabeça re fazer novamente a rádio mas primeiro de tudo é preciso planeamento e discussão com a equipa para que tudo esteja ok para avançar e sobretudo motivação para realizar pois sem locutores só teremos uma rádio com uma playlist de músicas animu que era o que tinhamos e tinhas a possibilidade até de escolheres o que querias que passasse nela.

Bem, se a ideia seguir em frente e quiserem ajuda, just ask ;). ´E algo que eu gostava bastante de ver um dia.

 

Também já foi discutido este ano numa thread, creio que da revista mensal.

A cena é que também terias de estar preparado para o copyright e outras coisas do género.

Sim, temos de estar preparados para isso, mas, se não se fizer dinheiro a custa da radio, não seria possível evitar questões de copyright? ou por exemplo usar uma licença de uso para divulgação como as vezes metem nos vídeos do youtube

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No meu tempo era a radio que tinhas as novelas e passava as musicas dos ranchos com os acordeons, agora querem radios com musica chinesa. Era porem vos a cavar batatas até saberem assobiar a melodia do Regadinho em E minor.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, temos de estar preparados para isso, mas, se não se fizer dinheiro a custa da radio, não seria possível evitar questões de copyright? ou por exemplo usar uma licença de uso para divulgação como as vezes metem nos vídeos do youtube

Nope. As empresas podem fazer o que bem lhes apetece. As rádios têm de pagar pelas músicas, logo porque é que uma rádio amadora que passa conteúdo com copyright não teria de pagar?

 

No meu tempo era a radio que tinhas as novelas e passava as musicas dos ranchos com os acordeons, agora querem radios com musica chinesa. Era porem vos a cavar batatas até saberem assobiar a melodia do Regadinho em E minor.

Oh avó, outra vez arroz?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

No meu tempo era a radio que tinhas as novelas e passava as musicas dos ranchos com os acordeons, agora querem radios com musica chinesa. Era porem vos a cavar batatas até saberem assobiar a melodia do Regadinho em E minor.

Oh avó, outra vez arroz?

 

 

Só para ver se consigo voltar a arranjar barulho hue.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

No meu tempo era a radio que tinhas as novelas e passava as musicas dos ranchos com os acordeons, agora querem radios com musica chinesa. Era porem vos a cavar batatas até saberem assobiar a melodia do Regadinho em E minor.

Oh avó, outra vez arroz?

 

 

Só para ver se consigo voltar a arranjar barulho hue.

 

Olha, bem que podias fazer a secção das noticias na rádio. Ias falar dos chineses e dos OVNIs!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

No meu tempo era a radio que tinhas as novelas e passava as musicas dos ranchos com os acordeons, agora querem radios com musica chinesa. Era porem vos a cavar batatas até saberem assobiar a melodia do Regadinho em E minor.

Oh avó, outra vez arroz?

 

 

Só para ver se consigo voltar a arranjar barulho hue.

 

Olha, bem que podias fazer a secção das noticias na rádio. Ias falar dos chineses e dos OVNIs!

 

Se me deixarem acabar todas as noticias com "Eu sei la se são os xxxxx ou o crl, nao sei menina, nao sei." até penso em meter me nisso.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá estar me a meter , mas a ideia surgiu e queria saber o que achavam . Em vez de uma radio , porque não um canal de youtube sobre anime e outras coisas com livestreams e assim ? Pessoal com conhecimento e jeito não devem faltar !

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá estar me a meter , mas a ideia surgiu e queria saber o que achavam . Em vez de uma radio , porque não um canal de youtube sobre anime e outras coisas com livestreams e assim ? Pessoal com conhecimento e jeito não devem faltar !

Não ia ter popularidade suficiente. Já há 1001 canais disso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em portugues não assim tantos e eu ate nao me importava de fazer falta me é conteúdo e apoio da vossa parte xd

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá estar me a meter , mas a ideia surgiu e queria saber o que achavam . Em vez de uma radio , porque não um canal de youtube sobre anime e outras coisas com livestreams e assim ? Pessoal com conhecimento e jeito não devem faltar !

 

 

Em portugues não assim tantos e eu ate nao me importava de fazer falta me é conteúdo e apoio da vossa parte xd

 

Epa ja nos pedem desculpa assim gratuitamente e apoio, nao sei se me sinta bem ou mal com isto.

Opa nao sei se uma radio ou um livestream daria muito resultado, é um risco. É preciso uma team com conhecimentos e pachorra para isso, e os uiabus sao gentes muito ocupadas.

Mas até que curtia de emissões de radio com horario onde se misturasse musica, noticias, trivia e noticias das novelas do animept que aparecem por cá quando menos se espera. xd

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá estar me a meter , mas a ideia surgiu e queria saber o que achavam . Em vez de uma radio , porque não um canal de youtube sobre anime e outras coisas com livestreams e assim ? Pessoal com conhecimento e jeito não devem faltar !

Algo parecido com isto?

http://www.youtube.com/watch?v=YewKRYISyRo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim e com analises de series novos lancamentos , e jogos classicos tipo Mario , Zelda e jogos de animes !



Mas uma live melhor que essa , isso é so o men a falar sem video 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aragao, concordo e gosto da tua ideia. :)

Mas não seria como livestream acima apresentado, um "one-show-man" com música no fundo. Seria mais interessante ver uma espécie de grupo (4 ou 5 pessoas mais um host a fazer "perguntas surpresas" e a dirigir o grupo, para além de também participar na discussão) a discutirem sobre um determinado tema (pode ser uma anime/manga em particular, jogos, acontecimentos, etc) em livestream e depois colocado na youtube.

Ou realizar, de quando em quando, uma espécie de "frente-a-frente" onde cada um defende o seu herói.

O problema seria a edição do video. Para ser simples (uma solução talvez), talvez utilizar avatares do pessoal para identificação e, de quando em quando, aparecer uma imagem ou um video do tema em discussão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a ideia de um livestream seria sugerida pelo Aragao é boa, e com as alterações sugeridas pelo nuteix acho que ficaria algo que conseguira distinguir-se dos demais live-streams/videologs que para aí andam. Só há uma coisa, que é o pessoal usaria avatares ou a sua webcam? Não tenho problemas com a última, mas pode haver quem tenha...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho qualquer problema sempre e para seguir com a ideia para a frente?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu também não tenho qualquer problema sempre e para seguir com a ideia para a frente?

Até pode ser para seguir para a frente, mas normalmente para estas coisas é necessário haver MUITO planeamento, isto não se faz de um dia para o outro  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim claro , mas queria era saber se estão todos de acordo porque ainda temos de planear e discutir muitas coisas antes de lançar 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais