XRick

Ajuda: Procuro editoras

67 mensagens neste tópico

Olá a todos. Sei que não sou muito ativo por aqui, o número de posts e topics que cá tenho devem-se contar pelos dedos, mas mais uma vez precisava de ajuda de malta que tem interesses semelhantes aos meus...

Já houve uma vez em que deixei cá, na secção Fan-Fiction, um Capítulo 01 da minha história, Reality Breakers, e desde então creio que, tanto a história como a minha escrita, evoluíram um bom bocado, já estando no Capítulo 18 e perto de acabar o 3º Volume.

Até consegui a ajuda duma conhecida minha do Skype (Karuley Marrie) para fazer as ilustrações e as character arts, o que me dá mais um incentivo a continuar a escrever. Até já registei o Volume 01 na IGAC (Inspeção Geral de Atividades Culturais), mas há uma outra coisa que me está a dar um pouco de problema...

Ando à procura duma editora portuguesa que possa estar interessada em publicar uma história tipo Light Novel, pois o meu principal objetivo ao começar a escrever era expor a minha história ao mundo, especialmente Anime Fans, e saber se ela tem valor para ser reconhecida por todos.

Alguém aqui consegue ajudar-me?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como conhecedor do mercado livreiro, a primeira coisa que te posso dizer é que, actualmente, não há muitas editoras dispostas a apostar num autor desconhecido, para mais com uma história desse género.

Dito isto, há mais formas de poderes publicar a tua obra. Há casos em que editoras se prontificam a publicar o teu livro, mediante um investimento teu no processo de formação (impressão, edição, etc.). Na minha opinião, é um investimento caro e que deve ser bem ponderado, tendo em conta o que pretendes fazer com o livro. Pode ser uma rampa de lançamento interessante mas, a meu ver, é um processo arriscado porque envolve muitas variáveis inconstantes (divulgação, nº edições, etc).

Outra coisa que te gostava de dizer: hoje o mercado livreiro está muito rendido às modas e aos mainstreams virais que surgem e que se tornam populares. Por isso, as editoras portuguesas não investem tanto em obras mais "fora do comum", pois não produz retorno económico para o investimento feito. Daí que não vês muitas editoras portuguesas a investir em "autores desconhecidos", com a devida excepção dos vencedores de prémios literários para novos escritores e para uma ou outra obra magistral que aparece.

Quanto a editoras: podes sempre enviar os teus manuscritos para o dpto. editorial delas e informar-te junto deles se estão receptivos a obras desse género que tens. Todo este processo de aceitação é complicado. Depois tens sempre editoras mais viradas para uns segmentos que outras. Tens o Grupo Leya, Presença, Dinalivro por exemplo...

Tudo isto é apenas uma opinião pessoal. Espero ter ajudado :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De certo modo ajudou, não que eu não tivesse já pensado em algo assim...

É mesmo pena que não tentem abrir os horizontes a novos modelos de histórias, e de momento nem eu tenho orçamento para andar a correr riscos desses...

Já mandei o manuscrito do primeiro de já três volumes que tenho escritos para o grupo leya, após me terem pedido por email para o enviar, faz mais de um mês. Sei que é pouco recomendável fazê-lo mas ainda hoje mandei um email a perguntar se há novidades acerca da minha história.

Também contatei outras editoras, tendo em anexo uma sinopse, mas dessas nem tive resposta até hoje...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre tentar imprimir uns quantos e tentas arranjar uma banca num evento de anime...

Imprimias tipo uns 50 (tens de investir sempre algum $$$) e tentavas ver eventos de anime que aceitassem bancas amadoras e tentas "vender o teu peixe". Depois abrias uma página na net (Facebook, ou assim) a publicitar e vender...

Esta é uma das hipóteses...

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É mesmo pena que não tentem abrir os horizontes a novos modelos de histórias, e de momento nem eu tenho orçamento para andar a correr riscos desses...

A questão nem é abrir horizontes. O livro é um negócio e há muito tempo que deixou de ser um objecto cultural. Tal como todas as actividades terciárias no nosso país, quando se aposta, apenas se faz em algo que seja seguro, com muito poucos riscos. Basta ires a uma livraria qualquer que isso é notório.

Já mandei o manuscrito do primeiro de já três volumes que tenho escritos para o grupo leya, após me terem pedido por email para o enviar, faz mais de um mês. Sei que é pouco recomendável fazê-lo mas ainda hoje mandei um email a perguntar se há novidades acerca da minha história.

Esse tempo de espera é normal. Tenta ser paciente e sê realista. Mas não desistas, há sempre outras opções xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre tentar imprimir uns quantos e tentas arranjar uma banca num evento de anime...

Imprimias tipo uns 50 (tens de investir sempre algum $$$) e tentavas ver eventos de anime que aceitassem bancas amadoras e tentas "vender o teu peixe". Depois abrias uma página na net (Facebook, ou assim) a publicitar e vender...

Esta é uma das hipóteses...

A questão é que não tenho esse €€, não estou em condições de andar a fazer jogadas por minha conta, daí rezar que alguma editora tente sair da "zona segura" e me queira dar uma oportunidade, se a história assim o valer...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Existe sempre risco... Se fosse eu, poupava e tentava aquilo que te tinha dito. Vias quanto te custava e vias se era viável ou não... Eu não me importaria de comprar, caso a qualidade fosse fixe! :D

Pensa nisso! ^_^

Editado por lobito180

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Existe sempre risco... Se fosse eu, poupava e tentava aquilo que te tinha dito. Vias quanto te custava e vias se era viável ou não... Eu não me importaria de comprar, caso a qualidade fosse fixe! :D

No meu perfil está um link para um site de novels onde eu postei uma versão anterior à que tenho agora (nada de especial), estás à vontade para ir lá e dar-lhe uma olhada.

Mas em relação ao teu post, se realmente não conseguir de modo algum ver a minha história publicada, vou ter que pensar bem nessa possibilidade...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar algumas sugestões como I.M:

1 - Faz utilização das redes sociais para divulgar o teu 1º volume (Facebook, Twitter, YouTube).

1.1 - Facebook - Criação da Página (Free)

- Cria uma página oficial do teu livro/romance; vai sempre atualizando novidades. É essencial conseguires com que haja sempre novidades, senão a página morre; cria uma sólida base de fans (não só na comunidade portuguesa, mas em todo o mundo). Existem muitos fóruns internacionais onde consegues angariar público para a tua página. Claro, é muito hardwork. But nothing comes free.

1.2 - Facebook - Propaganda Financiada

- Podes sempre poupar trabalho e pagar (advertisement) no Facebook. Tens vales de desconto em sites de referência (conheço alguns caso queiras ingressar por ai). É uma maneira rápida e eficaz de conseguires atingir público (com baixo custo, se seguires o que digo).

1.3 - YouTube - Review Videos

- Após conseguires alguma fan-base, faz um contest para a "best review of 20XX", cujas condições seria os usuários postarem um video a fazer uma "review" do 1º volume. Claro, haveria uma fase de seleção, e terias que editar os videos para que esses tivessem a tua watermark (e também autorização para públicares). Depois claro, podias fazer partnership com o YouTube e lucrares alguma coisa com advertisement nos videos (pois a tua história não se faz a pão e água).

1.4 - Twitter - Real-time Info

- Vai pedindo ideias para próximos capítulos no Twitter. É uma boa plataforma de interação, e sempre mais uma rede social por explorar.

Seguindo estes passos, e se fores bem-sucedido, vais ter algum "demand" (se o material for bom) para publicares o 2º volume. Atenção, até aqui ainda nem sequer tens cópias físicas do teu 1º volume, apenas o bom uso da internet e das suas ferramentas.

E pronto, isso é uma alternativa de "publicação". Muitos novos romances e material bem-sucedido começaram exatamente da maneira que eu mencionei.

Now it's up to you. My 0.02€. ;)

Editado por Jason Takeshi
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Jason, thank you very much for your 0.02€, parecem ser boas ideias...

Mas como é que eu haveria de gerir uma página de facebook relativa à história?

Como funciona isso do advertising?

Isso do Youtube, só teria de fazer um video a ditar um resumo do Vol01 em inglês, right?

Conta no Twitter tenho, por isso podia sempre fazer uso dele...

E BTW, eu já estou no penúltimo capítulo do Vol03, Chap19, eu só precisava mesmo de feedback por parte de quem tenha lido os meus escritos, saber se a história está boa, se a escrita em si está boa, se a estrutura em si está boa...

Como eu já tinha dito, no facebook, eu postei atualizações em grupos de Anime Fans e no meu próprio perfil de cada vez que eu tinha um novo capítulo acabado, tendo um site estrangeiro onde postava os novos capítulos.

E muita gente foi lá meter a vista naquilo, o que me agradou... Exceto por uma coisa...

Ninguém fez comentários nos meus posts do Face, ninguém me deu feedback, tanto no face como no site onde estava a postar os capítulos, apesar de ter pedido sempre por isso, era como se a ninguém lhe interessasse dar-me feedback e apenas quisessem ver novos capítulos...

Editado por XRick

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou partilhar a minha experiência no assunto. Há uns anos tentei também publicar um trabalho meu. E infelizmente é algo praticamente impossível para autores desconhecidos. Contactei várias editores e enviei cópias do meu livro para elas e nunca obtive nenhuma resposta, nem mesmo a recusar a obra. Por isso não esperes obter qualquer resposta da Leya ou de outras editoras. Infelizmente é mesmo assim a vida dos jovens escritores.

Também tentei entrar em contacto com algumas editores menos conhecidas que apostam já nos jovens autores e também nada, nem uma resposta.

A não ser que conheças alguém que trabalhe em alguma editora e que te possa ajudar de alguma forma, nem que seja a forçar a leitura pelo menos algum bocado do teu trabalho, não vais ter sucesso.

Ultimamente virou moda os E-books. Algumas editoras andam a apostar nos novos autores que queiram lançar a sua obra em E-Book, segundo a publicidade nos sites. Não te sei dizer se é mais fácil conseguires um e-book deste modo mas podes tentar.

E por fim tens vários sites onde diversos escritores colocam as suas obras para qualquer pessoa ler. Infelizmente não obterás qualquer lucro vindo daí mas pelo menos és capaz de conseguir alguns leitores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, também tenho tido isso em conta...

Ainda a semana passada mandei um email à LeYa a procurar novidades sobre o meu trabalho. Esta semana responderam-me a dizer que receberam (por email, a pedido deles) o meu trabalho e que o têm em lista para avaliação que não sabem dizer quando é que isso será e prometem dar notícias quando o façam. É mesmo pouca a esperança...

Exposição num site, já tenho o Vol01 todo, e parece ter tido muitas visitas ao longo do tempo, mas nenhum feedback. Até me pergunto se alguém terá lido algum capítulo até ao fim...

E-Books, sei muito pouco, mas dado o meu baixo orçamento, se tiver que largar do meu bolso para o caso, vai ter mesmo que ser dalgum modo livre e com riscos de o meu trabalho poder ser roubado (apesar de já ter registado o Vol01 na IGAC).

É mesmo complicado...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também me acusaram a recepção do e-mail mas depois nunca mais tive notícias.

Os ebooks têm a vantagem de serem bastante económicos. É uma questão de te informares junto das editoras. Se conseguires a capa e as ilustrações para o teu próprio livro pode ser que quase nem te custe nada. Mas atenção que não sei se é verdade o que estou a dizer. Nunca pesquisei nada sobre publicação de ebooks.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já pesquisei qualquer coisa, acho que era preciso um investimento qualquer, não fixei bem essa parte...

Mas obrigado na mesma pelo conselho...

Já agora, o que aconteceu ao teu trabalho?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei por desistir de tentar publicar. E como novos projectos de vida surgiram ficou posto de parte. Mas se realmente queres publicar tens de insistir e insistir. Infelizmente não é nada fácil. Conheço muitas pessoas que continuam a tentar publicar algumas obras, muitas delas até com a ajuda de professores e mesmo assim sem sucesso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então... Pode-se tentar doutro modo...

Sabem dalgum site onde possa expor a história, onde Tuga Anime Fans a vejam e possivelmente mostrem interesse em lê-la?

E claro, onde possivelmente editoras também o possam encontrar facilmente e ver se têm interesse em publicá-la?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Honestly, esquece mesmo tentar publicar na net na esperança que alguém veja e tenha interesse em publicar. Se assim fosse, imensas pessoas já o teriam feito (incluindo eu, que comecei a escrever há uns anos valentes e até publiquei na net). As editoras em Portugal não vão à procura das pessoas assim do nada, nem na internet, e isso posso assegurar-te. Para além disso, mesmo que conseguisses publicar, ninguém te assegurava que ias ter vendas. Há aí autores jovens portugueses que quase ninguém conhece e contas pelos dedos de uma mão aqueles que a comunidade literária reconhece.

Se queres uma comunidade de pessoas interessadas em ler, aqui tens: http://www.fictionpress.com/

Há uma comunidade portuguesa por aí. É o site irmão do Fanfiction.net para trabalhos originais. Tudo o resto é para ser ignorado. Nos fóruns, poucas são as pessoas que lêem e muito menos as que comentam. O objectivo dos fóruns não é esse, ainda que existam zonas para mostrar os trabalhos. Também tens que ter em conta que as pessoas hoje em dia não gostam de ler.

Lembro-me de um rapaz de uma comunidade há uns anos atrás andar a gabar-se de ter sido publicado e blablabla e até fui pesquisar. A única maneira que ele conseguiu fui através de self-publishing. Nunca saiu deste ponto porque, sinceramente, não tinha jeito para a coisa e em Portugal é complicado. Para se conseguir alguma coisa, é preciso ter escrita de topo, ter contactos e/ou uma ideia brutal e bem pensada que eles considerem que tem potencial. Mas sobretudo contactos.

Queres alguma coisa? Tenta publicar em inglês. Pode ser que tenhas sorte. Mais uma vez, o self-publishing reina aqui. E os eBooks até têm saída, mas tens que ter noção também que a editora fica com parte do preço como comissão. A Amanda Hocking começou com isso e faz mais de 2 milhões de dólares por ano. Os eBooks dela custam uma ninharia (entre 1 dólar e 3 dólares).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela informação detalhada...

FictionPress já conheço, até tenho lá os capítulos do Vol01 em exposição, no meu perfil podes ver o link.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Honestly, esquece mesmo tentar publicar na net na esperança que alguém veja e tenha interesse em publicar. Se assim fosse, imensas pessoas já o teriam feito (incluindo eu, que comecei a escrever há uns anos valentes e até publiquei na net). As editoras em Portugal não vão à procura das pessoas assim do nada, nem na internet, e isso posso assegurar-te. Para além disso, mesmo que conseguisses publicar, ninguém te assegurava que ias ter vendas. Há aí autores jovens portugueses que quase ninguém conhece e contas pelos dedos de uma mão aqueles que a comunidade literária reconhece.

Se queres uma comunidade de pessoas interessadas em ler, aqui tens: http://www.fictionpress.com/

Há uma comunidade portuguesa por aí. É o site irmão do Fanfiction.net para trabalhos originais. Tudo o resto é para ser ignorado. Nos fóruns, poucas são as pessoas que lêem e muito menos as que comentam. O objectivo dos fóruns não é esse, ainda que existam zonas para mostrar os trabalhos. Também tens que ter em conta que as pessoas hoje em dia não gostam de ler.

Lembro-me de um rapaz de uma comunidade há uns anos atrás andar a gabar-se de ter sido publicado e blablabla e até fui pesquisar. A única maneira que ele conseguiu fui através de self-publishing. Nunca saiu deste ponto porque, sinceramente, não tinha jeito para a coisa e em Portugal é complicado. Para se conseguir alguma coisa, é preciso ter escrita de topo, ter contactos e/ou uma ideia brutal e bem pensada que eles considerem que tem potencial. Mas sobretudo contactos.

Queres alguma coisa? Tenta publicar em inglês. Pode ser que tenhas sorte. Mais uma vez, o self-publishing reina aqui. E os eBooks até têm saída, mas tens que ter noção também que a editora fica com parte do preço como comissão. A Amanda Hocking começou com isso e faz mais de 2 milhões de dólares por ano. Os eBooks dela custam uma ninharia (entre 1 dólar e 3 dólares).

Esse post contém alguma verdade, porem também algumas falácias e generalizações.

@Xrick, existem quase 2.500.000.000 pessoas com acesso à internet, ao qual metade delas tem acesso ao Facebook. Obviamente que uma "mão-cheia" delas há-de gostar dos teus trabalhos, só tens é que saber como (e onde) o expôr. E, como já disse, é muito dificil não gastares dinheiro para conseguires alguns resultados.

Claro que isso não te garante sucesso financeiro. Mas se o teu 1º volume (que, na minha opinião, deverá ser gratuito) tiver "demand", o 2º já podes começar a rentabilizar. Claro, isto em modo eBook, a um preço acessivel, e se tiver qualidade.

Mas seja como for, "if the sky is the limit, use the internet."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais