Doraemon

Anime e Mangá em Portugal

79 mensagens neste tópico

Offtopic

Pá não é por nada mas a minha opinião sovbre isso é bastante claro: se achar mos o povo portugues incapaz de fazer algo, se achar mos o povo portugues atrasado então não existe mais nada a fazer. Eu Não considero Portugal atrasado (isso alias podia supor que todos sejamos) mas isso nãoé o caso. Damos sempre a culpa aos políticos mas a verdadeira culpa do país estar a assim como está é sem dúvida da população mediana que não faz nada para melhorar a situação. Não podemos ficar no negativismo durante séculos e séculos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom cá em Braga andei a fazer alguma pressão em livrarias para começarem a importar mangas espanhois, de facto isso aconteceu, mas pelo que tenho visto( tirando a minha pessoa não vi ninguem a comprar grande coisa por lá). Pode ser pela lingua, já que a maioria dos portugueses tem fobia ao espanhol :? ou porque ninguem sabe que lá se vende.

No Porto conheço duas lojas, a fnac (onde está tudo em frances, cuja a qualidade do papel não me agrada) e a fantascomics onde vendem mangas espanhois.

No entanto gostava que os portugueses tentassem a sua sorte( mas com pessoal de confiança e traduções decentes..) pelo menos que alguem faça uma qualquer estrategia de incentivo de mercado direcionada ao target 15-25, que já tem algum poder de compra e é o publico alvo da maioria dos animes e mangas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tens manga em francês na fnac e em inglês na mundo fantasma.

j li mangas em português e não gostei nada :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manga em Português?

Deve ser Akira, não?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Akira e Mother Sarah.... mas aqueles de que estava a falar era do Ranma e do striker editados há bastantes anos atrás em português. Óbviamente não deu resultado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

1-Os "otakus" portuguese necessitam de uma tv miraculosa que passe anime. ( eu ainda não sei como é que a sic ainda nao viu naruto - os miudos iam-se passar )

Durante algum tempo a Sic r. , conseguiu transmitir algumas séries , mas com a "zanga" com a dynamic , saiu-lhe o tiro pela culatra :/

2-Manga deveria ser distribuido como jornais. Da mesma maneira que é distribuido x-men , manga era muito bem vindo.

3-Mais filmes , no seu sentido a passar em portugal. Fui a inglaterra na altura em que o spirited away estava a passar por lá , havia posters , t-shirts , todo o tipo de "goodies" á venda.

Portugal = 0%

-A simples opinião de um "otaku" f*****.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não concordo nada com o "obviamente" Asuka.

Na minha opinião o que se deve fazer antes de mais nada é mudar a opinião das pessoas sobre os animes( principalmente aquele espirito tão incutido de: "muito violento, isso é para miudos, etc" que os portugueses sempre tem.

Se pensarmos bem o dragonball foi uma mania que pegou e muito no nosso pais, ora se bem me lembro coisas á venda não faltaram.

A Sic em vez de tentar repetir o fenomeno, ( curiosamente tenho a certeza que a hora da transmissão está de algum modo relacionada com o sucesso ou não de algumas séries) empilha os animes a horas em que ninguem está a ver tv, excepto alguns miudos sem grande poder de compra e sujeitos ao: "isso não presta" dos papas.

No meu caso sempre fui incentivado a ver, de facto fazia-o acompanhado e tambem sempre me permitiram gastar algumas quantias em material relacionado com as séries. Mas argumento geraldamaioria dos casos que me rodeavam era algo como: Isso é para criancinhas e bla bla bla.

Os livros do ranma por exemplo não foram divulgados na tv, muito menos Akira (excepto o filme na altura em que saiu cá em portugal).

Se as pessoas desconhecem em absoluto....como podem elas querer comprar?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo com nada do que estás a dizer. Primeiro a animação muito dificilmente vai substituir os programas da noite... e acho bem. Segundo o que estás a dizer de divulgação não é muito correcto... por exemplo a bd europeia não se pode dizer que esteja a ser muito divulgada e no entanto toda a gente conhece e em kkr lado arranjas.

Além do mais sou contra certos animes passarem na tv à hora a que a animação passa porque realmente nas tvs do estado a animação é para crianças. Por isso concordo que deve haver um canal com animação japonesa (como a sic radical fazia) mas no cabo e não na televisão pública.

E também não é por falta de divulgação que não compro nem comprei as edições de manga em português mas sim pela falta de qualidade ou falta de seriedade das companhias que os lançam.

É udo uma questão de opiniões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não pedi que substituisse os programas da noite nem tal coisa me passaria pela cabeça, mas que colocassem a um horario medianamente acessivel a uma boa maioria uma série que tenha qualidade mas que ao mesmo tempo não seja das que causam grande impacto e ferem susceptiblidades de alguns e que seja minimamente comercial para "lançar a mania".

Sobre o canal ser na rede normal ou cabo, é logico que seria cabo , era demasiado utopico fazerem um 5º canal para animes, quando a Sportv e Sicnoticias não o são.

Bd europeia do tipo Tintim e Asterix (fenomenos a nivel mundial e conhecidos em Portugal) ou albuns mais adultos de Moebius e outros? É que pelo que conheço temos os primeiros nas mesmas livrarias onde vendem os segundos, mas os segundos são muito menos conhecidos para a maioria que os primeiros. Isto não se deve a uma pouca acessibilidade a obter os livros mas sim à falta de conhecimento de pessoas pela obrae é a isso que chamo falta de divulgação.

Dou como exemplo na feira do livro cá de Braga. Na banca da Vitamina Bd o que cativou a atenção da maioria das pessoas que por lá passaram foram os tomos da Sakura, e no mesmo local estava uma boa vintena de mangas diferentes de todos os estilos e gostos.

Já a qualidade das edições em portugal... Ranma foi a primeira abordagem, um passo fracassado mas que serve exemplo para o futuro e pelo menos começou a dar a conhcer a quem não tinha meios na epoca, que existia alguma coisa mais por aí que não se via em portugal. Actualmente alguma editora mais inteligente deveria imitar o que se faz nos outros paises e lançar algum manga de algum anime que tenha sucesso na tv portuguesa no momento ( de preferencia não muito largo) e logo lançar alguns sucessos internacionais de modo a iniciar o mercado.

Como disseste, questão de opiniões

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mudar a opinião não é fácil. Mas se queremos fazer isso,e de facto condordo contigo no caso de termos mudar a opinião das pessoas, são essenciais os medias. Vejam na alemanha a moda Anime está a ter neste momento um grande impacto. Imaginem que o canal RTL2 o maior canal, privado, que tem como alvo um público jovem , dos 7 aos 25 anos, mostrou no Natal passado Mononoké Hime. A Rtp tb já mostrou mas o que RTL2 vez foi mostrar o filme ás 20:15, que é na Alemanha a hora principal, a hora onde dão os filmes onde as pessoas estão a ver televisão ( na Alemanha existe um estilo de Tv diferente).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boreas acho que és um amante da utopia. Isso não é assim... temos que pensar no lucro e não ser ceguinhos só porque não vemos mais nada que anime à frente. Acho sinceramente que um canal só para anime era exagerado... um canal para animação já me soa melhor.

As televisões não têm obrigação de "lançar a mania" nenhuma. Além disso se o anime ficar conhecido só porque está na moda, fico verdadeiramente desiludida... A animação japonesa (a que gosto) não é (fazendo uma analogia) como uma peça de roupa de uma loja de cadeia de um shopping... cada série é mais uma peça de estilista que nem todos compreendem e a que nem todos sabem dar valor. É isto que torna alguns animes tão especiais para mim... o facto de não ser algo massificado ainda em portugal.

Já agora.... quando disse a amigos de vários países (incluindo estados unidos, reino unido e frança) que tínhamos um canal de cabo a passar anime LEGENDADO, eles até "espumaram da boca" por isso acho inadmissivel que falem de uma crise de falta de anime na tv. Prefiro uma só série a passar legendada que o dia todo a passar anime dobrado.

Portugal é demasiadamente pequeno para se exigir mais do que já está a ser feito... nós nem uma convenção regular de anime temos pelo amor de deus --;

Deixem as coisas seguir o seu rumo... daki a umas decadas vamos estar bem melhor.

<3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso até concorda com bastantes pontos que comentaste com uma coisa não devemos fazer, que é estar á espera que algo aconteca ou como tu disseste : Deixem as coisas seguir o seu rumo... daki a umas decadas vamos estar bem melhor.

Pode ser que interpretei as tuas palavras mal mas eu acho que não devemos estar parados á espera que algo aconteca porque assim de certeza que nada acontecerá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pessoal, só uma cena. se portugal nao fosse um pais com uma mentalidade tao fechada iamos longe. Mas se repararem a maioria da populaçao ou diz que anime ou é para crianças (caso de alguns gajos que conheço), ou dizem que é muito violento(algumas raparigas e profs que conheço), logo isto sao esteriotipos que as pessoas aranjam.Tipo vêm uma ceninha(muito violenta ou muito lamechas) que nao lhes agrada dizem logo que nao presta tao simples quanto isso. Se anime fosse mais popular em termos gerais seria muito diferente haveria muito mais coisas para venda porque haveria muito mais proucura. Sem muita proucura as pessoas nao vem sentido de investir nessa area. Eu por acasso adoro ler albuns de banda desenhada em geral, mas a serio ja viram o preço de um album?Eu sei pessolmente que fazer bd da muito trabalho( ja tentei fazer) mas pronto dar cerca de 25 euros por um pequeno livro eu axo um exagero.

Mas isto é apenas a minha opiniao, o meu ver das cenas que cá se passam

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora com os mangas da tokyopop (se estivermos a falar de ingles que e uma lingua mais universal) temos cada livro a 12 euros. Nao acho nada caro... os livros costumam ser muito mais caros. (alem disso sao ediçoes de boa qualidade)

E assim, isto vai desenvolver-se (nao fosse o manga a bd mais vendida no mundo (sim mais que o bd americano), por isso nao se enervem que nao e preciso... alem disso nas grandes cidades se falarem com jovens que sejam minimamente cultos ninguem vos diz coisas estupidas como "anime? isso é akilo do hentai nao e?". Se calhar voces falam com as pessoas erradas. Ha muita gente que gosta de anime e manga, a net nao mostra nem metade dos fas que ha em portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Utopico não, talvez um pouco idealista, mas isso nunca foi negativo para levar algo avante, pelo contrario encoraja os outros.

Justamente por pensar no lucro falei nas televisões que massificam tudo em troco de dinheiro. Seria algo como abrir uma porta a tudo e logo deixar o gosto de cada um refinar-se para o que mais gosta.

Um canal de animação? Temos o Panda o disney, e o que recai sobre eles? As vertentes mais infantis e juvenis politicamente correctas. Será que a criação de mais um canal de animação não seria fazer mais do mesmo? Ou será que te referes a algo diferente quando falas em canal de animação?

E uma televisão pensa apenas nos lucros e audiencias é essa a dura realidade. Nada melhor que algo que se venda ao kilo para eles pensarem algum dia em investir em algo que seja uma obra de arte.

è a dura realidade, basta ver os milhentos produtos dragonball que sairam.

E sim exijo mais em Portugal, porque? Captain tsubasa J chegou quase ao mesmo tempo em que foi produzido no japão, na lingua original e bem traduzido. Ora se nesses tempos podiamos fazer isto , o que nos impede neste momento onde tudo impele as televisões a encarar como um bom negocio a não o fazer?

O nosso panorama anime não é dos piores, nisso concordo, pelo menos não nos mais comerciais e populares, mas é principalmente no mercado manga(edições nacionais) e animes menos populares que eu penso. claro .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desculpa!!

alem disso nas grandes cidades se falarem com jovens que sejam minimamente cultos ninguem vos diz coisas estupidas como "anime? isso é akilo do hentai nao e?". Se calhar voces falam com as pessoas erradas

ha pessoas tipo eu que nao moram na cidade,e tem de se contentar com o que tem á mao, e eu falo pelo menos por algum peple que conheço

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então a minha zona as pessoas sao todas erradas... :( é pena gostava de ter alguem com quem conversar abertamente de anime... apenas tenho a minha colega, mas mesmo assim ela também não é muito culta em anime, apenas vê os do panda...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a sério, vocês metem-me impressão. Parecem o grupo de doentes com algo raro a discutirem sobre o quão sozinhos estão no mundo.

acham que o facto de não ter quase ninguém que goste de visual kei a sério como eu, é algo de que gosto? Não é... sim prefiro que não haja quem goste do que ter de estar a ensinar aos supostos fãs de anime que jmusic não é so ayumi hamasaki , gackt e l'arc en ciel. Sem dúvida.

As coisas não são assim, aí estão vocês a fazer queixas e queixas sobre uma data de coisas mas o aspecto principal é o facto de serem todos "coitadinhos incompreendidos pela sociedade". Pelo amor de deus, cresçam. Vejam as coisas positivas de serem um nicho da juventude e não o contrário. Aproveitem o facto de gostarem de algo original e sintam-se diferentes.

Se querem que os vossos amigos gostem, mostrem-lhes coisas de que gostem e quem sabe eles tb poderão vir a encontrar o mesmo entusiasmo que vocês. Se não gostarem, azar, o mundo não acaba aqui. Nunca tive qualquer dos problemas qie vocês estão supostamente a ter e então não vos entendo.

Gostava de anime, fui parar ao irc... no irc encontrei gente da minha zona que gostava de anime, marquei um meeting e pronto... não é muito dificil pois não?

E aqueles que estão praí a insinuar-se mal compreendidos pela sociedade fazem-me rir, experimentem tentar libertar-se a nível visual por exemplo e ouvir todos os dias na rua alguém a perguntar-vos se é carnaval e depois venham-me dizer que são incompreendidos. No entanto eu não fiz um post a falar disso pois não? Já estou farta de ouvir gente com este tipo de argumentos e sinceramente com o passar dos anos não surte qualquer outro efeito senão o enjoo.

Ser um fã de anime ou de outra kkr coisa diferente não é uma deficiência e fico sinceramente muito mais feliz de estar sozinha nop barco do que ter todos os teenagers estúpidos e com fracos valores morais, sociais e culturais a entrarem no mundo de que gosto. Mais vale poucos e bons, nunca ouviram dizer?

Párem de se queixar e lutem pelo que quer que seja que queiram, que chatice --;

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Credo Asuka, que descarga!!Desculpa mas acho que foste bastante pessoal agora, mas compreendo o teu ponto de vista e o teu desabafo.

Já tive ocasião de te ver um par de vezes ao longe e sinceramente a mim isso do visual diz-me exactamente nada e passa-me totalmente ao lado, cada um veste o que quer e não se vê o livro pela capa. O certo é que prefiro roupas simples nada vistosas e principalmente que eu goste. Acho que isso se aplica a tudo na vida. Mas isto não é off topic , voltemos ao anime.

Não me sinto um bicho incompreendido, os meus colegas sabem que gosto de manga ,já me viram com varios na mão tenho quem goste quem não goste e até que me peça para dar uma vista de olhos. Nunca me sinti um bicho nem nada do estilo. Tenho até quem deteste claramente anime mas ainda assim considera-me porque sabe que realmente gosto aquilo que gosto e esforço-me por estar informado. O que é certo é que ainda assim nem eu proprio tenho algo portugues que me informe do que há de melhor, nem algo que eu possa usar para convencer potenciais fãs e que lhes possa mostrar o que eu gosto , na nossa lingua. E a lingua é sim um impedimento. Nem todos sabem ler ingles frances e espanhol com a relativa facilidade que tenho, e muito menos tem disposição para ler nessas linguas.

Tirando isso, por mim tá tudo bem.

Já me tinhas dito isso do carnaval antes.....é mesmo verdade ou exagero teu?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

OFFTOPIC:

já que falem do Visual, se fosse por mim seria tudo tão fácil:

Umas calças de ganga não melhor uns calções e uma bandshirt e mais nada.

Já agora eu espero ao menos que tudo o que é dito aqui também se traduz na vida pessoal ou seja nõs não estamos aqui apenas a discutir mas sim a argumentar as nossas teses relativamente a um certo tema (neste caso Anime e PT) e que tem de corresponder ao nosso estilo de pensamento ou de acção.

Bom isso tinha ser dito e já chega pra agora.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais