Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
carloscalixto

Carta de Condução

55 mensagens neste tópico

Se estiveres à procura de ajuda com a escolha de uma escola, duvidas de código ou simplesmente exprimires a tua opinião sobre o sistema de escolas de condução, isto é para ti.

Numa época em que as preocupações ambientais e a crise nos levam a optar cada vez mais pelos transportes publicos, muitos jovens continuam a tirar a carta ou pensam nisso. Muitos preferem mesmo conduzir, outros tiram apenas para o caso de vir a ser preciso.

Mas uma questão interessante que tem sido levantada é a da obrigatoriedade de frequentármos escolas de condução para depois fazermos os exames. Por exemplo, nos EUA as pessoas têm a oportunidade de tirarem a carta nas escolas de ensino normal/regular quando ainda estão no equivalente ao nosso secundário  e têm uma licença que lhes permite conduzir quando acompanhados por um adulto encartado, o que lhes permite praticar a condução e tirarem a carta com custos muito baixos.

PS: mas se calhar, mais vale pagar, que ser preso 24x por andar sem carta ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só para lançar a discussão (ou para toda a gente concordar comigo).

Tirar a carta neste país é uma roubalheira, custa uma fortuna. Não é de admirar que apareçam pessoas a conduzir sem carta, mesmo depois de serem presas dezenas de vezes.

Os transportes são uma boa opção nos grandes centros urbanos, mas fora deles são, normalmente, um desastre e também são um assalto à carteira.

..que ser preso 24x por andar sem carta ;D

Se estás a falar daquela feirante que tem aparecido na tv, acho que ela já vai em 31 ou 32 detenções. E já passou umas temporadas na cadeia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A carta de condução decide-se maioritariamente por sorte e não pela capacidade do examinando.

Calha de estar a chover por exemplo, ou dos nervos(que geralmente são bastantes devido à simpatia espectacular dos examinadores), ou dos semáforos decidirem mudar precisamente quando vamos a passar, de algum artista vir a correr para a passadeira, enfim, há imensos factores dependentes da sorte que podem mudar o rumo da nossa carteira. Escusado será dizer que o preço a pagar para repetir o exame de condução é completamente atroz tendo em conta a relevância do factor sorte no exame, como já referi.

Eu por acaso já tenho carta à quase três anos e só tive o azar de apanhar um corno da primeira vez que fiz o exame que só me queria lixar e por mais nervoso, mas à segunda apanhei um gajo mais bacano e lá fiz aquela treta tranquilo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Posto para referir uma cena que tornou tudo mais caro!

Antes demais, eu só ainda não tenho a carta a pensar na faculdade, que já é  cara como tudo. E porque para onde quer que vá os transportes levam-me e fica sempre mais barato.

Agora, pelo que me foi informado, para tirar a carta é preciso fazer uma serie de exames médicos. Ou seja, mais se gasta. Acho absurdo. Compreensível, mas absurdo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora, pelo que me foi informado, para tirar a carta é preciso fazer uma serie de exames médicos. Ou seja, mais se gasta. Acho absurdo. Compreensível, mas absurdo.

não tem nada haver, apenas precisas de um atestado médico e para isso nem és examinado nem nada, o médico apenas pergunta-te se tá tudo bem e assina um papel a dizer que está tudo bem

esses exames é se fores tirar a carta de pesados

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

esses exames é se fores tirar a carta de pesados

pesados de passageiros se não estou em erro, em que é preciso fazer psicotécnicos. pesados normais, é só atestado (acho)

Só para lançar a discussão (ou para toda a gente concordar comigo).

Tirar a carta neste país é uma roubalheira, custa uma fortuna.

isso depende um bocado da zona do país, da concorrência ou se as escolas fazem ou não cartel.

continua sempre a ser bastante caro, mas é uma questão de procurar.

eu tirei em Lisboa por 250 € + 100€ para os exames, se bem me lembro.

mas em Alenquer era 350€ + 100€ para exames + 10€ para deslocação ao local de exame. Isto é um roubo e cartel, porque mesmo a outra escola que tinha o centro de exames quase à porta, tb cobrava o mesmo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, eu só ainda não tenho a carta a pensar na faculdade, que já é  cara como tudo. E porque para onde quer que vá os transportes levam-me e fica sempre mais barato.

tiraste-me as palavras da boca, mrd das propinas ! gatunos !

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu só fiz asneiras no meu exame...estava nervosa, estive a 5cm de bater num carro, quase não dava prioridade à direita a um carro (vinha de uma ruela mesmo pequena)..

E se me tivessem avisado que ao fazer marcha atrás tocar no passeio é igual a reprovar acho que nem isso tinha conseguido...no entanto passei... posso dizer que desde que vão com calma tudo corre bem...mas calma era coisa que eu não estava!!

tive 3 anos de carta temporária que finalmente acabaram...não sei como agora é...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

carta temporária  ??? refereste à licença provisória até a carta chegar ou ao regime de cassação?

no meu exame apanhei um examinador que era a segunda vez que estava a fazer aquilo  ;D e houve um momento em que tenho quase a certeza que ele se esqueceu do trajecto... enfim, tive uma falha grave, ou,

"condução à taxista"
segundo o senhor, mas lá passei. o meu instrutor é que me deu cabo dos ouvidos depois  :-[

mas este sistema das escolas para mim está muito errado. acho que uma pessoa devia ter o direito de poder estudar o código sozinha e submeter-se a exame de livre vontade. depois a condução, podia usar-se o sistema americano de atribuição de licença de condução desde que acompanhado por um adulto encartado que se responsabilize, e depois ir ao exame de condução.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Meu pai diz que agora vale  é andar sem carta,afinal se és apanhado não vais preso.E ainda por cima os custos de tirar a carta são um verdadeiro roubo.Não falando dos examinadores,que são uns verdadeiros gatunos,aproveitam-se de um simples erro para reprovar. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
carta temporária  Huh? refereste à licença provisória até a carta chegar ou ao regime de cassação?

eu chamava-lhe carta temporária, e se apanhasse qualquer multa muito grave, ou duas ligeiras ficava logo sem carta! mas ainda não fui mandada parar nenhuma vez :P (sorte)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

esses exames é se fores tirar a carta de pesados

pesados de passageiros se não estou em erro, em que é preciso fazer psicotécnicos. pesados normais, é só atestado (acho)

Só para lançar a discussão (ou para toda a gente concordar comigo).

Tirar a carta neste país é uma roubalheira, custa uma fortuna.

isso depende um bocado da zona do país, da concorrência ou se as escolas fazem ou não cartel.

continua sempre a ser bastante caro, mas é uma questão de procurar.

eu tirei em Lisboa por 250 € + 100€ para os exames, se bem me lembro.

mas em Alenquer era 350€ + 100€ para exames + 10€ para deslocação ao local de exame. Isto é um roubo e cartel, porque mesmo a outra escola que tinha o centro de exames quase à porta, tb cobrava o mesmo

Nos pesados "normais" se quiseres transportar produtos perigosos tens de fazer psicotecnicos.

Anyway.. Eu ainda não tenho idade para tirar a carta de carro mas quando tiver é obvio que vou tirar ( ou pelo menos tentar ).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só para lançar a discussão (ou para toda a gente concordar comigo).

Tirar a carta neste país é uma roubalheira, custa uma fortuna.

isso depende um bocado da zona do país, da concorrência ou se as escolas fazem ou não cartel.

eu tirei em Lisboa por 250 € + 100€ para os exames, se bem me lembro.

mas em Alenquer era 350€ + 100€ para exames + 10€ para deslocação ao local de exame.

Um bocado o caraças!! Se estares fora dos grandes centros urbanos, onde existem dezenas de escolas e centenas de milhares de pessoas, tirar a carta é um roubo. E não são só as escolas. Tu pagaste 100€ para exames, no Algarve é quase o dobro. E nem vou revelar quanto paguei pelas aulas, muita gente era capaz de nunca querer tirar a carta!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Diria que entre 350€-500€. Mais não é roubo, é extorsão pura e simples!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Diria que entre 350€-500€. Mais não é roubo, é extorsão pura e simples!!

Se achas que isso é roubo, vem cá a Évora tirá-la para desembolsares mais de 800€ para tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora, pelo que me foi informado, para tirar a carta é preciso fazer uma serie de exames médicos. Ou seja, mais se gasta. Acho absurdo. Compreensível, mas absurdo.

não tem nada haver, apenas precisas de um atestado médico e para isso nem és examinado nem nada, o médico apenas pergunta-te se tá tudo bem e assina um papel a dizer que está tudo bem

esses exames é se fores tirar a carta de pesados

Disseste tudo Tiny.

Eu ando à 3 anos a tirar a carta e a porra do código está a lixar-me a cabeça!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na margem sul arronda tudo os 700-800 euros, pelo menos perto de mim, havia uma escola cobrava 600 euros e andava toda a gente contente a querer ir para lá, até que aumentam para os famosos 800 da área...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na margem sul arronda tudo os 700-800 euros, pelo menos perto de mim, havia uma escola cobrava 600 euros e andava toda a gente contente a querer ir para lá, até que aumentam para os famosos 800 da área...

meh... tipica jogada negocial. ë como com os supermercados quando abrem

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa gente, tenho uma questão para vocês. Sou daquelas moças que vão assassinar pessoas quando tiver a carta começar a tirar a carta para breve. Nas escolas que fui pedir informações, umas pedem me o típico exame medico e outras alem disso pedem me um exame psicológico. O exame é obrigatório por lei ou é só da escola?

Obrigada ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0