Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
94hard10

Vale a Pena ser Mangáka?

64 mensagens neste tópico

Bem, eu comecei a desenhar banda desenhada tradicional, mas acabei mudando para o manga, não por moda (até porque sou também fã de disney e de Astérix, além das Clamp, Yukiro Sugisaki, Masami Kurumada...), mas por estes motivos:

1. O meu desenho: enquanto tentei fazer desenho de bd tradicional, ficava horrível. Agora tenho um desenho com os meus próprios traços, mas com grande influência japonesa, e costumo desenhar homens e mulheres com anatomia normal como nos desenhos ocidentais, mas com traços delicados no rosto como os desenhos japoneses. (e diferença de estatura entre personagens como muitos dos mangas como por exemplo mulheres mais baixas do que os homens, algo que  praticamente já não existe sequer nos filmes)

2. O nível de exigência: já viram as novas ilustrações de autores como Luís Royo ou as novas promessas da Marvel? É muito difícil entrar num mercado onde já tudo é quase real, até mesmo os cenários.

3. Seguindo a minha ideia anterior: os mangas não são a cores. Basta desenhos, uma aplicação de sombras ligeiras e maior parte das vezes nem precisam de cenários elaborados em todas as vinhetas. É muito mais rápido de trabalhar, garanto.

4. O enquadramento das imagens é mais dinâmico.

E o Manga Studio? Eu não tenho mesa com ecrã, daquelas de 1000€, como muitos desenhadores a tem, mesmo os de bd tradicional. Eu faço os traços à mão e digitalizo com um scanner. O programa é da mesma útil, mesmo com banda desenhada tradicional, as vinhetas ficam direitas e a régua é desnecessária, se quiser faço as divisões, coloco o texto e imprimo, para desenhar depois dentro delas, mas agora faço desenhos soltos, passo pelo scanner, organizo as páginas e acrescento o texto. É útil para quem aceita cópias digitais.

A propósito, eu só pinto com a mesa digitalizadora, mas como não tem ecrã levo mais de uma semana a terminar uma página a cores (com as cores segundo o nível de exigência actual e os cenários), o que totaliza um álbum de 92 páginas ao fim de dois anos. Uma página de um manga leva um dia a fazer, se não for com ilustrações complexas, que levam até três dias, o que dá uma média de um a dois volumes por ano, com 160 cada. Não se trata de moda, é porque é o modo mais simples de contar uma história mais comprida.

Além disso, quantas editoras conhecem de banda desenhada tradicional que hoje em dia aceitam páginas a preto e branco? ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanuki, tu gostas mais de manga porque é o que esta a dar? e?

Quer dizer que amanha se for a bd fanco-belga que estiver a dar tu mudas?

Não, o que eu quero dizer é que se puderes juntar o útil ao agradável, go for it!

Sim, mas daí dizer logo "quero ser mangaka!", porque não dizer: "quero fazer banda desenhada"?

Mas olha, acabaste de apontar um problema que eu acho importante.

Como é que uma pessoa se identifica a si mesmo quando quer dizer que trabalha/gosta de desenhar banda desenhada?

Desenhista de banda desenhada, como sugere a wikipedia? Bolas, é um comboio de palavras.

Cartunista? Não é bem a mesma coisa, acho eu.

Com Mangaka, não só tens uma palavra pequena mas uma que indica logo o tipo de banda desenhada fazes (se bem que em Português devia ser mangaca xP ).

-edit- :oops: Desculpa Arisu  :oops:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanuki, só para dizer que a primeira quote não é da minha autoria ;P a segunda sim. Em relação a isso, yah já inventavam um termo, quanto mais não seja: Autor de BD.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas daí dizer logo "quero ser mangaka!", porque não dizer: "quero fazer banda desenhada"?

Ser mangaka soa muito wannabe, do estilo "ah e tal é a moda, daqui a nada passa-me".

Yh , Copetamente apoiada isso fez-me lembrar o meu Tio.. xD

Ele via Dragon Ball antes e dizia que ia ser mangáka e nem sabia desenhar..

Não estodou e agr é o que?! Um simples empregado de mesa xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

1. O meu desenho: enquanto tentei fazer desenho de bd tradicional, ficava horrível. Agora tenho um desenho com os meus próprios traços, mas com grande influência japonesa, e costumo desenhar homens e mulheres com anatomia normal como nos desenhos ocidentais, mas com traços delicados no rosto como os desenhos japoneses.

Achei piada porque sou completamente ao contrário. Tentei fazer manga há uns anos e nunca gostei do que fazia, preciso sempre de dar traços ocidentais.

E na minha opinião os orientais é que mantêm anatomia, e os orientais é que têm caras mais básicas. Eu prefiro fazer coisas mais à la ocidental porque posso dar traços mais personalizados às personagens.

Estilo manga também é aproveitado para aqueles livros de "como desenhar manga" porque é um estilo muito fácil de aprender, mas isso também faz que seja difícil de criar coisas que dêm sentimento de ser únicas no que toca a desenhos. Ou seja difícil de verdadeiramente dominar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

aqui em portugal dá-se dinheiro por mangás?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não, já perguntaste isso duas vezes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dá-se. Mas fica atento às promoções do pingo doce que pode ficar mais barato ao kilo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vê Bakuman e tens uma ideia do que é ser mangaka. Mas se quiseres mesmo, ou é no Japão ou não é.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sei lá, podes desenhar bandas desenhadas normais para variar, talvez aí tenhas um pouco mais de sucesso

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, que pessoa tão inteligente

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, que pessoa tão inteligente

Obrigado

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manga = comic = banda desenhada

Tudo a ver.

 

É como Rock = hiphop = música (Só que como sou picuinhas e racista, adoro um, e não gosto do outro.) ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manga = comic = banda desenhada

Tudo a ver.

 

É como Rock = hiphop = música (Só que como sou picuinhas e racista, adoro um, e não gosto do outro.) ;)

Parece que tens as formulas erradas. Musica = rock + hip hop + o resto dos generos.

Mas a palavra manga traduzido para portugues é banda desenhada. Podes confirmar no google "trásleite" ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na verdade é o nome dado a banda desenhada produzida no Japão, pelo que a questão inicial ("dá-se dinheiro por mangás") nem sequer faz sentido. Normalmente, é associada a um estilo de desenho, o que nem sequer é verdade porque a indústria é tão variada que tens todo o tipo de variedade estilistica. Portanto a pergunta continua sem fazer sentido.

 

A minha sugestão foi, então, de encontro ao jovem procurar o seu próprio estilo único e investir na produção de uma banda desenhada nos termos europeus do assunto, coisa pela qual actualmente até se dá dinheiro em Portugal, país que - por sinal - possui uma indústria de BD muito variada e original e na qual vale a pena investir.

 

Ou, dito de outra maneira, é o que os japoneses chamam à BD e o que nós chamamos a um sumarento fruto tropical.

 

Conclusão: semos todos mui inteligentes, excepto talvez o OP da pergunta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É como Rock = hiphop

Não vás por aí.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na verdade é o nome dado a banda desenhada produzida no Japão, pelo que a questão inicial ("dá-se dinheiro por mangás") nem sequer faz sentido. Normalmente, é associada a um estilo de desenho, o que nem sequer é verdade porque a indústria é tão variada que tens todo o tipo de variedade estilistica. Portanto a pergunta continua sem fazer sentido.

 

A minha sugestão foi, então, de encontro ao jovem procurar o seu próprio estilo único e investir na produção de uma banda desenhada nos termos europeus do assunto, coisa pela qual actualmente até se dá dinheiro em Portugal, país que - por sinal - possui uma indústria de BD muito variada e original e na qual vale a pena investir.

 

Ou, dito de outra maneira, é o que os japoneses chamam à BD e o que nós chamamos a um sumarento fruto tropical.

 

Conclusão: semos todos mui inteligentes, excepto talvez o OP da pergunta.

Obrigado, graças a ti percebi a piada da pergunta do dinheiro ( não estou a ser irónico). Ando com os meus níveis de atensão muito baixos (também quis ser engraçado xD).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Manga = comic = banda desenhada

Tudo a ver.

 

É como Rock = hiphop = música (Só que como sou picuinhas e racista, adoro um, e não gosto do outro.) ;)

Parece que tens as formulas erradas. Musica = rock + hip hop + o resto dos generos.

Mas a palavra manga traduzido para portugues é banda desenhada. Podes confirmar no google "trásleite" ;)

 

 

Exacto, as fórmulas estão erradas. Era mesmo aí que queria chegar.

 

Manga e comics, são coisas bem distintas, as diferenças no estilo de desenho é só a ponta do icebergue. Mas podes ficar na tua.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manga = comic = banda desenhada

Tudo a ver.

É como Rock = hiphop = música (Só que como sou picuinhas e racista, adoro um, e não gosto do outro.) ;)

Parece que tens as formulas erradas. Musica = rock + hip hop + o resto dos generos.

Mas a palavra manga traduzido para portugues é banda desenhada. Podes confirmar no google "trásleite" ;)

Exacto, as fórmulas estão erradas. Era mesmo aí que queria chegar.

Manga e comics, são coisas bem distintas, as diferenças no estilo de desenho é só a ponta do icebergue. Mas podes ficar na tua.

Nao interessa se a arte é diferente ou modo de leitura ou o idioma, é normal sao paises e culturas diferentes. Mas manga traduzido para portugues é banda desenhada, e comic para ingles. Ou vais dizer que tambem não ves filmes mas sim "movies" porque os deles sao diferentes dos nossos?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0