Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
94hard10

Vale a Pena ser Mangáka?

64 mensagens neste tópico

basicamente o k o Arisu tá a dizr é o k tou a fazer, pretendo tirar 3 cursos e manter-me a desenhar, depois quem sabe....

manga para mim é qualquer bd desenhada no estilo japonês. assim como temos o europeu como oposto. (DC comics mostly)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, há editoras que fazem concursos internacionais, Norma (Espanha), Tokyopop (Estados Unidos) estes concursos são uma boa forma de começar, se bem que muitas delas, como Tokyopop descriminam países, o que deixa Portugal de fora.

Estou a tentar publicar através de concursos, nomeadamente o de Norma (que deixam fazer mangas em orientação de leitura japonesa). Sei que o valor que um autor de manga recebe por cada livro vendido é o mesmo de um vulgar escritor (e tem muito mais trabalho, o que acho injusto), que é 1 euro ou um dólar.

Mas se se é milionário e paga à editora o valor da publicação (que é superior a 20 mil euros) por completo, aí ganha-se metade do valor de venda, ou qualquer coisa assim. Esqueçam as editoras portuguesas.

É um pouco injusto, mas vale a pena sê-lo se gostam de o ser, mas como profissão principal??? Deixo a vocês o critério.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

1 euro por cada livro? coitados  :-\

Na minha opiniao é bastante obvio que isso de criar mangas deve ser so um passatempo ou uma actividade secundaria e nunca um meio de vida...pelo menos em portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ja dei a minha opinião sobre isto, mas não me importo de dizer outra vez. A todos os que querem ser mangakas, força. Mas se querem fazer vida disso em Portugal, é melhor acordarem.

Desenhem por hobby, publiquem na net, podem até tentar alguns prémios internacionais, mas nunca levem isso como profissão.

Mesmo em Bakuman eles vão para a faculdade para terem um backup plan.

Se quiserem entrar no mercado do manga e do anime em Portugal, sugiro que abram uma loja ou isso (o gajo da king pin of comics, desenha os seus proprios comics e vende-os na loja, por isso se fizerem alguma publicidade, até podem conseguir vender alguns vossos na vossa propria loja). Se não estiverem para negociatas, tentem ir trabalhar para a Sic Radical ou Animax como consultor de programas ou como colunistas/jornalistas da ANipop na revista Smash!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao sei se alguem ve Kochikame, mas há um episódio em que o Ryotsu tenta ser Mangaka.

ele desenha 30 paginas em 30 mins, e fica em 3º lugar na primeira semana... e a partir daí só vendo o resto senao é mais que spoiler XD

Na Europa talvez se tenha mais sucesso sendo poeta, dramaturgo ou romancista.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

também há um episódio do doraemon que foca os problemas dos mangakas relativamente á história dos seus mangas e ao tempo que eles têm para escrever os capítulos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

também há um episódio do doraemon que foca os problemas dos mangakas relativamente á história dos seus mangas e ao tempo que eles têm para escrever os capítulos.

em Gintama tens um episodio sobre estrategias de mangaka para varios campos (desenho, criacção de personagens, historia, etc).

E Excel Saga é todo à volta de ser um mangaka

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em inúmeros animes focam esta temática e sempre realçam a dificuldade em ser-se publicado ou mesmo em escrever x paginas por semana.

Ser mangaka é uma vida miserável, poucos são aqueles que conseguem fazer muito dinheiro com isso e mesmo os que conseguem não têm tempo para usufruir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E já que é para falar de mangakas podem tambem ver os problemas de criar doushinjis também que podem ser considerados um manga apesar de serem copy de personagens já existentes, a serie de genshiken é boa numa fase da serie acerca deste problema.

Na minha opinião hobbie é de facto melhor que profissional pois uma pessoa dedicar-se uma vida inteira a manga pode ser profissional, famosa e ter uma boa prosperidade mas como foi referido não teriam tempo para aproveitar para tirar umas ferias por exemplo. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente, um magaka tem k lidar com:

-Falta de tempo (muito trabalho)

-Deadlines (se te descuidas pimba)

-Criticas (fazes uma personagem e tás sempre a ouvir, à, isto parece-se com fulano tal)

-Blokeio artistico (k atrofia com as deadlines)

-vida própria 0(zero)

-Muita competitividade (são 1000pessoas para um osso)

-Nasceste no pais errado (face it, you're not japanese, it's not the same...)

-Pouco lucro (1Euro por prof? isto a contar k seker se venda uma....)

-Ter k arranjar alguem k publike (o k só por si já é dificil)

-...

bem, a lista é extensa, mas há sempre a possibilidade de ser possivel, se bem k é bastante baixa...

Por isso continuo a dizer, façam como hobby e mais tarde ou guardem para vocês e mostrem a amigos, ou para curriculo? (depende da vossa àrea), ou distribuam na net ou mostrem a uma produtora, kem sabe, se saberem o vosso hobby acaba por dar lucro!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boas caros amigos, vou dar a minha opinião:

Para ser um bom mangáka não basta só saber desenhar, tambem tem de ser um bom contador de histórias... Fazer essa dita história para papel em escrita já é complicado, quanto mais passar a mensagem da historia em desenho! Tudo o que dizem esta certo e é a mais pura das realidades, alem de que um mangáka de sucesso não trabalha sozinho ( ou pensam que kishimoto faz tudo só ele , ficam sabendo que cada personagem que ele inventa tem de ser primeiro aprovada!) o que quer dizer que ainda existe essa divisão das receitas... Mas... Amigos isto é como o naruto pensa, nunca desistir de seus objectivos e olhar sempre para a frente.

Gostaria tambem de informar a quem esteja interessado duas coisas:

_ no próximo salão de banda desenhada da amadora ouvi rumores que vai haver concursos para aspirantes na matéria. Infelizmente ainda não tenho mais informações mas basta pesquisarem.

_ A segunda é que estou produzindo um trabalho manga e gostaria de saber se algum de vós ( sei que sim! ), sabe mexer bem com ferramentas informaticas de desenho tipo manga studio ou photoshop? É que eu só sei trabalhar no papel... E já deu bem para ver que esse tipode programar da muitas alternativas e facilidades...

Aguardo novidades amigos!!!

tiagompm2hotmail.com

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como ainda estou a ver que existem aqui muitos que pensam que podem fazer vida a desenhar banda desenhada ao estilo japonês vou perguntar:

Vocês conhecem sequer aquele mangaka português muito reconhecido a nivel internacional?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quem é carloscalixto?

btw:

Oh! great aka Ito Ogure (大暮 維人)

Realmente excelente pseudónimo para um mangaka com aquele nome XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desconheço por completo lol.

(esse é um pseudónimo de um mangaka? altamente!!! xD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

desconheço por completo lol.

(esse é um pseudónimo de um mangaka? altamente!!! xD)

LOL mesmo

Eu fiquei wtf quando vi, mas depois troquei os nomes dele:

Ogure Ito

Em japones "Oh Great!" é "ogureito!" XDD Achei engraçado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vocês conhecem sequer aquele mangaka português muito reconhecido a nivel internacional?

NÃO EXISTE!!! É ISSO QUE EU QUERO DIZER  :):P !! Possivelmente, a nível internacional devem existir três ou quatro autores de manga não nipónicos com reconhecimento. Pelo que conheço de alguns premios internacioanais, são normalamente coreanos, chineses ou de países vizinhos e mesmo assim só são conhecidos em alguns círculos mais eruditos. Nem um americanojin or whatever, quanto mais um tuga.

Não estou a dizer que os portugueses não ganham por serem portugueses, mas porque os japoneses querem manter o estilo manga o mais japonês possivel e para eles terem que abrir o mercado aos vizinhos já foi um sacrificio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas porquê a fixação em "Manga"? Porque não dizerem simplesmente que vão fazer banda desenhada (engloba todos os tipos de BD - comics, franco-belga, manga, etc)? Usem o vosso estilo normal e parem de querer imitar à força outro estilo.

E lol... acabei de ler agora uma manga do pai da manga: Osamu Tezuka e o estilo dele fez-me lembrar diversos tipos de banda desenhada que não a japonesa: lembrou-me a Disney, a turma da Mônica e franco-belga. Para quê a fixação?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas porquê a fixação em "Manga"? Porque não dizerem simplesmente que vão fazer banda desenhada (engloba todos os tipos de BD - comics, franco-belga, manga, etc)? Usem o vosso estilo normal e parem de querer imitar à força outro estilo.

Se eu gosto de desenhar mais ao estilo da manga porque é que não hei-de aproveitar agora que Manga é o que está a dar?

E lol... acabei de ler agora uma manga do pai da manga: Osamu Tezuka e o estilo dele fez-me lembrar diversos tipos de banda desenhada que não a japonesa: lembrou-me a Disney, a turma da Mônica e franco-belga. Para quê a fixação?

A fixação é que os desenhadores ocidentais deixaram-se dormir à sombra da bananeira!

Há 20 anos a juventude ocidental descobriu a manga e a anime, era algo novo, emocionante e acessivel sem ser patético, e desde então formou-se uma ligação muito forte entre a manga japonesa e o publico mais jovem consumidor de arte sequencial.

Cá em Portugal por exemplo, comics são super-heróis em lycra ou tiras do Calvin and Hobbes, e a bd ficou irremediavelmente ligada a velhos pseudo-intelectuais e pretenciosos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas daí dizer logo "quero ser mangaka!", porque não dizer: "quero fazer banda desenhada"?

Ser mangaka soa muito wannabe, do estilo "ah e tal é a moda, daqui a nada passa-me".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Arisu tens toda a razão... E praticamente tiras-te me as palavras que ia proferir em resposta.

Vou dar o meu exemplo:

Eu gosto de desenhar ao estilo manga mas eu ao longo do tempo fui evoluindo a ler e rabiscar de tudo um pouco, por isso tenho um traço um pouco diferente do manga e? Só tenho a ganhar com essa fusão e originalidade!!!

Já fiz bastantes bd´s baseadas em personagens já existentes tipo: marvel contra manga e ficou muito bom, até já fiz misturas entre mangas tipo ghoan contra orochimaro ( ainda bem fresquinho! ) rsrsrs.

Tamuki, tu gostas mais de manga porque é o que esta a dar? e?

Quer dizer que amanha se for a bd fanco-belga que estiver a dar tu mudas?

Eu não penso assim, se recebesse uma proposta da marvel para ir desenhar para eles com um ordenado chorudo eu diria " Não porque não é o meu estilo ou... não é o que esta a dar..." - Achas??? Assima de tudo façam o que gostam e se têm o dom para o desenho aproveitem-no ao maximo e desenhem tudo o que vos der na alma mesmo se baseando em personagens não vossas pois um dia podem chamar a atenção de algo muito bom para os vossos bolsos.

Por isso antes de pensarem em fazer disso trabalho e dinheiro, pensem em mostrar o vosso dom e irem evoluindo, e assim de tudo nunca desistir.

Forte abraço a todos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0