Visitante Vanessa14

Portugal é racista?

102 mensagens neste tópico

"O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade."

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tive oportunidade ler o que tem sido escrito ao longo deste tópico e permitam-me que deixe os meus dois tostões acerca do mesmo.

Existe uma linha muito ténue entre Racismo (no seu real significado) e uma certa tendência para mandar piadas que possam ter na sua origem estereótipos que foram criados ao longo dos anos acerca de determinado grupo social em especifico.

As piadas ou expressões penso que toda as gente as diz de vez em quando. Diz ou pensa. Vai dar ao mesmo.  Até mesmo os lesados fazem essas mesmas piadas. Digo isto por experiência: Eu sou homossexual e até eu mando piadas sobre homossexuais e farto-me de ouvir piadas de homossexuais por parte de outras pessoas e isso é bem diferente de homofobia.

O mesmo se passa a meu ver com o racismo. E no que toca a racismo no verdadeiro sentido da palavra penso que há medida que o tempo vai passando se vê cada vez menos.

No entanto o racismo ainda existe. Não existe já na forma de escravatura mas existe adaptada ao nosso tempo moderno. Existe bastante racismo no campo profissional, algum racismo no campo amoroso e ainda muito racismo no campo social.

Eu vejo isso no meu trabalho. Eu trabalho num supermercado e quando entra um grupo de uma etnia diferente todos e todas as minhas colegas de trabalho olham para eles de forma diferente, alegando que vão roubar alguma coisa na loja, alegando que não são de confiança.. por vezes chega ao ponto de os tratarem de forma diferente de como tratariam o típico cliente branco.  

O problema aqui é associar a meu ver todos os males do mundo e do sub-mundo a pessoas de outras etnias. É preciso entender-se que por exemplo roubar não é uma questão de etnia mas sim de personalidade e vivência de cada um independentemente de quem é racialmente.

No que toca a Portugal especificamente penso que este tipo de racismo ainda é muito visível, infelizmente.  

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que como muita gente já referiu, não se pode generalizar ao dar uma resposta de sim ou não.

Muita gente é. Mas também muita gente não é. Tenho amigos de diversas nacionalidades e sou a primeira a dar-lhes a mão. Não me acho racista nem mando bocas racistas. Veio da minha educação. Acredite quem quiser, estou de consciência tranquila.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais