Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
valandil

O que faz J-music ser J-music?

29 mensagens neste tópico

Só achei mal comparares habilidade (de guitarrista) com look e fama que o proprio trás.

Por mim podes levar o tópico, acho que até fazes bem por acaso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah não não não, isso nunca... Eu disse aquilo não pelas habilidades dele mas pelo carisma alterado que aquilo traz à personagem dele enquanto músico. Nunca as habilidades dele na guitarra se alterariam por meio de um traje, se não haveriam milhões de músicos que se gostam de vestir e parecer rockstars mas que não valem nada a ter sucesso subitamente. Eu digo aquilo pela personagem que ele criou e não pelas habilidades musicais que tem. Acho que o que me cativou primeiro nele foi o look, dai fui ver/ouvir o trabalho dele e gostei bastante. Se é assim com os outros não sei x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu acho que J-Music basta que tenha a letra japonesa , mas se tiver um cantor/guitarrista/menbro da banda japones ajuda =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Do que faz J-music ser J-music?

A duvida que tenho é se se o que faz j-music ser j-music é ser tocada por 1 artista japonês, mas depois surgem as bandas de J-music de outros paises, o que me parece tamanha estupidez.

Vejamos caso o que faça uma banda ser J-musc  o ser cantado em Japonês entao artista japoneses que cantem em Inglês não podem ser considerados J-music.

Caso seja a nacionalidade da banda, nesse caso não pode existir bandas de J-music para fora do Japão.

Gostava que alguém me esclarecesse isto..

Aqui não há muito para esclarecer... não foram os japoneses começaram com o "J-music" (a palavra) portanto se existe alguma diferença na musica japonesa para além da lingua, so mesmo na musica tradicional!

No Japão existe a todos estilos de musica como em qualquer pais, tradicional,  folk, pop, rock, Hip-hop, RnB, Jazz e por aí fora... a musica japonesa não é conhecida pelo visual isso de certeza absoluta porque VK é apenas um estilo, lá que para outros seja genero isso ja é com eles!

E eu não considero a musica toda igual, mas também eu ja não oisso nada de novo.

Enfim.... rótulos e mais rótulos toda gente põe mas nunca se dão o trabalho de perceber...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo numa coisa, os rótulos por vezes não servem, porque uma arte não se engloba em duas palavras, é uma coisa bem mais complexa, mas os estilos ajudam a situar e tal... Há parecenças sonoras e de letras dentro dos estilos.

Tipo o VK marca-se pelo visual, pela parecença ao punk em termos das baterias "descoordenadas" e etc. Tens outras bandas que já não são assim e nascem ramificações do Visual Kei para Angura e Eroguro Kei mas acho que aí sim, já é estupidificar. Acho apenas que o VK enquanto estilo musical se separa definitivamente do J-Rock e do J-Pop e etc

Mas no fundo é produzir musica japonesa em japonês fica J-Rock porque é fixe, em Portugal podia ser PT-Rock como no Brasil BR-Rock... Têm diferenças uns dos outros, definitivamente têm.

Junta Xutos e Pontapés e X-Japan e não têm nada a haver mas também acontece com muitas outras bandas. Em ultimo caso, que seja ou ser feita por Japoneses ou ser cantada em Japonês. A única ideia que acho que é mesmo importante é que qualquer banda estrangeira, como temos cá os Kuroi Star são definitivamente uma banda de J-Music porque a emulam e criam à sua maneira mas nos parâmetros da J-Music.

Acho que fora os estilos, isto é o que tem de ser pensado para distinguir do resto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já referi ai que uma banda sem estilo próprio é fraca.

Se comparares X-japan a qualquer outra banda japonesa (se calhar ate pode haver 1 ou 2 mas se há nao conheço) e não encontras bandas parecidas tambem, mas se te virares para o ocidente acredito que encontres dentro do estilo do hard rock/heavy metal.

VK é estilo musical? Pensava que era apenas um estilo de vida/vestir, é que soa mal tocar "visual", penso que essas bandas tocam qualquer estilo possível pelo que tenho visto não se limita a 1 estilo apenas, não te podes focar apenas nas bandas que ouves tens de ver todas no geral.

Na minha opinião qualquer banda estrangeira a querer-se passar por "J-music" não faz sentido porque o que fazem não passa de roubar o estilo a uma banda qualquer aclamada de "j-music" e talvez mudar as letras, sinceramente estou a falar sem ouvir, mas acredito que para serem consideradas j-music estão longe de ter um estilo proprio, até que pelo que vejo aqui j-music é um rotulo sem sentido, mas não seria sem sentido caso fosse atribuído à musica étnica (penso que seja este o nome)  do Japão.

Já agora trago novamente este exemplo, porque não sei porque gosto de o dar.

Os Dzrt são j-music simplesmente porque têm um cover completamente igual à da versão original, ou seja não têm estilo próprio porque o foram tirar a uma banda de "J-music".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, deixem-me acabar com a brincadeira.

Em 1º lugar, a J-music não existe realmente. O termo J-music terá sido inventado por uns "otakus" ou assim ocidentais para classificar de maneiradiferente a música diferente que ouvem. Tanto que muitos, insatisfeito pela sua parca diferença visto existirem já muitos adeptos do estilo, decidiram dedicar-se a "criar" coisas como o C-Pop e o K-Pop (e a sua batelada de Johnys).

O que acontece com a J-Music é o mesmo que acontece com o Anime, o Manga ou o Dorama.

Ou seja: Não é Pop, é J-pop; Não são desenhos animados, é Anime; Não é Banda Desenhada, é Manga; Não são telenovelas são Doramas (se bem que neste ponto existem diferenças mais que consideráveis). Costumo considerar isto como uma resposta ao evidente domínio cultural Norte Americano que se sente desde o fim das grandes Guerras do século passado, viramo-nos para o Japão (apesar ser certo e sabido que eles foram grandemente influenciados pelos Americanos) e metemos nomes diferentes às coisas, apesar de no fundo elas não serem assim tão diferentes.

Quanto à J-music fora do japão, é simples. Como eu já disse, a J-music não existe verdadeiramente, mas existe, e a música é o meio por excelência no qual podes imitar e ao mesmo tempo criar algo teu, daí existir a J-music fora do japão, e não existir ou melhor, não ser aceite pela comunidade anime ou manga fora do Japão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tipo o VK marca-se pelo visual, pela parecença ao punk em termos das baterias "descoordenadas" e etc. Tens outras bandas que já não são assim e nascem ramificações do Visual Kei para Angura e Eroguro Kei mas acho que aí sim, já é estupidificar. Acho apenas que o VK enquanto estilo musical se separa definitivamente do J-Rock e do J-Pop e etc

Mas no fundo é produzir musica japonesa em japonês fica J-Rock porque é fixe, em Portugal podia ser PT-Rock como no Brasil BR-Rock... Têm diferenças uns dos outros, definitivamente têm.

Acho que fora os estilos, isto é o que tem de ser pensado para distinguir do resto.

Há aqui muita coisa que eu discordo, não só porque não tem nada haver com que as banda Visual dizem mas porque cada um tira a conclusão mais adequada para uma justificação(No Offense)

Sempre que eu vejo uma entrevista de uma banda VK eles dizem que o Visual é muito importante para a banda mas não é um genero de musica. Até porque, não se trata de um genero de musica apenas.

Existem bandas que tocam rock classico com misturas de metal ou pop a unica coisa de há de diferença e o visual portanto não me venham dizer que as bandas VK têm "parecença ao punk em termos das baterias "descoordenadas"" nem pensar!

Em entrevistas de qualquer banda VK, seja ela com tendencias Punk/rock, pop, rock/classico alternativo e por aí fora, eles dizem todos a mesma coisa, o estilo e o genero de musica que fazem.

Um exemplo que me lembro agora são os MUCC, eles são VK assumidos e tem um som que não têm nada haver com o que as pessoas pensam das bandas VK. No dia que eles vieram cá a Europa uma das perguntas que lhes fizeram foi o porque deles estarem acturar sem qualquer tipo de maquilhagem ou fatiotas, as resposta deles foi que no Vk cada disco/single ele renovam a imagem porque buscam algo se pareça ou que transmita algo com a parte Visual! Opah não ouvi nenhuma que não tivesse dito o contrario!

Outra coisa que eu reparei ele não utilizam mais nenhuma palavra do que o J-POP, o que não quer dizer pop como nos achamos que é, mas sim que J-pop para ele é qualquer cantor com popularidade isso é!

O nosso contexto não tem muito haver com o deles. Não sei confirmar se é verdade ou não so tenho confirmação de duas pessoas, uma que ainda vive lá e outra que fez erasmus durante um ano la...

Enfim isto não é muito complexo, é apenas um estilo de vida na musica...para mim J-music é musica japonesa seja ela de qual genero for... ccantada em japones ou em ingles passa-me ao lado,  acontecesse no nosso país e isso não me incomoda nada mesmo porque sei que em português ou em inglês a musica é portuguesa!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, deixem-me acabar com a brincadeira.

Em 1º lugar, a J-music não existe realmente. O termo J-music terá sido inventado por uns "otakus" ou assim ocidentais para classificar de maneiradiferente a música diferente que ouvem. Tanto que muitos, insatisfeito pela sua parca diferença visto existirem já muitos adeptos do estilo, decidiram dedicar-se a "criar" coisas como o C-Pop e o K-Pop (e a sua batelada de Johnys).

O que acontece com a J-Music é o mesmo que acontece com o Anime, o Manga ou o Dorama.

Ou seja: Não é Pop, é J-pop; Não são desenhos animados, é Anime; Não é Banda Desenhada, é Manga; Não são telenovelas são Doramas (se bem que neste ponto existem diferenças mais que consideráveis). Costumo considerar isto como uma resposta ao evidente domínio cultural Norte Americano que se sente desde o fim das grandes Guerras do século passado, viramo-nos para o Japão (apesar ser certo e sabido que eles foram grandemente influenciados pelos Americanos) e metemos nomes diferentes às coisas, apesar de no fundo elas não serem assim tão diferentes.

Quanto à J-music fora do japão, é simples. Como eu já disse, a J-music não existe verdadeiramente, mas existe, e a música é o meio por excelência no qual podes imitar e ao mesmo tempo criar algo teu, daí existir a J-music fora do japão, e não existir ou melhor, não ser aceite pela comunidade anime ou manga fora do Japão.

é isto que eu penso também, uns aceitam outros não. Respeito quem diga que não há J-Music fora do Japão mas penso que julgar assim é limitar e ignorar muitas bandas. Tal como existem Mangakas fora do Japão (que não têm sucesso, acho) mas existem. O Manga / anime já tem um desenho próprio, mas se falares com um japonês ele diz que são cartoons... Alguns desenhos nem são tão diferentes assim, outros são mais. Acho que é como na musica, uma tem mais sonoridade oriental, outra é mais "worldwide" em termos de influências e tal.

O post acima (para nao ficar gigante em quotes)

Lá está, como disse no primeiro post que fiz neste tópico, para mim as definições de estilos são sempre incompletas e são sempre manchas de óleo e nunca linhas rectas. Ainda bem que focaste os MUCC, porque são a minha banda preferida e como tal, conheço mais. Gosto mesmo do facto de se cagarem pra tal cena de glam e travesti e tal, de não terem que se pintar todos. Mas os MUCC são tidos como "Angura Kei" que é um estilo de Visual Kei que caga no Visual e leva as coisas para letras de hate, querer estar fora da sociedade, criticas, etc.

Bi-BLEACHED e Valandil,

o Visual não é, para mim, constituinte da musica da banda, é apenas um constituinte do visual da banda, aquilo que eles querem nas entrevistas, aparições publicas, etc.

O visual em termos musicais é, para mim, a aproximação ao estilo punk ocidental (Não nos MUCC, mas por exemplo, Gazzette, Dir en grey, etc)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0