Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
valandil

O que faz J-music ser J-music?

29 mensagens neste tópico

Do que faz J-music ser J-music?

A duvida que tenho é se se o que faz j-music ser j-music é ser tocada por 1 artista japonês, mas depois surgem as bandas de J-music de outros paises, o que me parece tamanha estupidez.

Vejamos caso o que faça uma banda ser J-musc  o ser cantado em Japonês entao artista japoneses que cantem em Inglês não podem ser considerados J-music.

Caso seja a nacionalidade da banda, nesse caso não pode existir bandas de J-music para fora do Japão.

Gostava que alguém me esclarecesse isto..

Editado por SeventyFive

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que J-pop tem influências e um estilo próprio que refectem a cultura nipónica mas atua pergunta deixou-me  areflectir .???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião J-music não existe, quer dizer existe mas apenas para diferenciar bandas japonesas do resto do mundo, não que tenham um estilo particular, porque tocam musicas dos mesmos estilos que as outras bandas ocidentais, agora a minha duvida está em ver bandas ocidentais de j-music, j-rock, etc, que isso mete-me com incertezas em relação à definição de j-music.

Agora bandas com estilo proprio do japão, okay é verdade há algumas como há em qualquer país mas essas bandas são tão j-music como qualquer uma de j-pop com um estilo ocidental.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É só a cena de ser japonês. Tal como para nós a animação que vem do japão é anime, para eles é tudo animation, para nós a música deles é j-music, para eles é simplesmente music.

Se tens bandas que se dizem de J-music fora do japão é porque imitam o que se lá faz, nomeadamente cenas como o visual kei.

É só uma weeabozisse, na verdade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É como o Kami-sama disse, o pessoal utiliza a palavra "j-music" para diferenciar, assim como tens a k-music e a c-music. Além disso "j-music" é apenas uma abreviatura de japanese music.

"J-music" é mais para se referir a músicas com influencias ocidentais, até porque não encaixamos o Enka na categoria J-musica.

Agora as bandas ocidentais de J-music, neste caso J-rock que é o que ainda por ai, referem-se a si mesmas como bandas j-rock, porque vão buscar o estilo e um pouco da influencia japonesa para as suas músicas e visual.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então apenas uma banda de covers ou uma banda que use o mesmo visual que certas bandas orientais é que podem ser consideradas j-music ou k-music wtv.

"J-music" é mais para se referir a músicas com influencias ocidentais, até porque não encaixamos o Enka na categoria J-musica.

Querias dizer orientais?

Mas por exemplo muitas que ouvi de metal  tinham a tag j-music e uma delas tocava musica celta/Irish, e outra de power metal que se assemelha a qualquer uma do genero e mesmo assim são consideraas j-music, daí ver a minha duvida se essa "tag" é apenas usadas exclusivamente para bandas orientais/japonesas.

Ora olhemos para o exemplo dos Dzrt fizeram um cover de uma musica de j-music, só que que cantada em portugues, não deixa de lá estar a influencia de uma banda japonesa, e penso que não é considerado por ninguém j-music.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"J-music" é mais para se referir a músicas com influencias ocidentais, até porque não encaixamos o Enka na categoria J-musica.

Querias dizer orientais?

Mas por exemplo muitas que ouvi de metal  tinham a tag j-music e uma delas tocava musica celta/Irish, e outra de power metal que se assemelha a qualquer uma do genero e mesmo assim são consideraas j-music, daí ver a minha duvida se essa "tag" é apenas usadas exclusivamente para bandas orientais/japonesas.

Ora olhemos para o exemplo dos Dzrt fizeram um cover de uma musica de j-music, só que que cantada em portugues, não deixa de lá estar a influencia de uma banda japonesa, e penso que não é considerado por ninguém j-music.

Não, ocidentais mesmo, porque nem o pop nem o rock são japoneses, mas sim são influencias ocidentais.

Esse "tag" também pode ser utilizado por bandas que tenha adaptado uma música japonesa para o seu estilo, tal como os Dzrt fizeram, pois mesmo tendo cantado a música em português, esta não deixar de pertencer a uma banda japonesa.

Mas acho que muita gente utiliza J-music para tudo o que é música cantada em japonês (apenas), o que está mal, pois por exemplo, se eu apanhar uma música da utada e mudar as letras para português e gravar um cd com essa música, a referencia de que é uma música adaptada de uma j-pop tem que lá estar. Contudo muitos acham que no momento que uma música está cantada numa lingua diferente, deixa de ser j-music. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há  artistas japoneses que cantam em inglês, até já encontrei pessoas a referirem se a compositores de orquestra japoneses como j-music.

Chego à conclusão que não há uma definição certa de J-music,  é capaz ser daquelas coisas que é apenas sentida pelos adeptos de j-music, talvez se assemelhe um pouco a um fã de metal dizer que nu-metal não é metal apesar algumas bandas terem  os componentes de metal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

J-music = musica produzida no Japao. Para mim pelo menos nao ha qualquer outra resposta. E sim, tambem acho um bocado parvo a cena de bandas de jrock europeias tal. Sao bandas europeias, de rock (ou o que seja) com fortes influencias da cena musical japonesa, simplesmente. E atenção, é importante perceber que a "cena musical" de um país (ou de uma regiao) nao é por si só um genero especifico. É sim um reflexo das suas proprias influencias e raizes culturais e sociais.

Tipo, os japas tb se referem á pop francesa como....pop francesa. O Mana pelo menos faz essa diferenciação lol. Pessoalmente nao percebo isso. Para mim é apenas musica pop...francesa. Se falarmos de musica (pop) tradicional francesa, aí sim, já se consegue definir um estilo que é realmente original da França (aquele cantar "falado". Por exemplo, pode-se dizer que Carla Bruni é uma cantora pop tradicional francesa). Da mesma maneira que se pode falar de musica tradicional e/ou tipicamente portuguesa, ou de qualquer outro país. Mas eu pelo menos nunca vou dizer PT-music ou pop portugues ou algo do genero.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A unica banda que me vem à cabeça assim de repente com a mania de imitar os Japoneses (mais propriamente os Nightmare) são os Nazi's dos Tokio Hotel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que são todas as bandas que se dizem j-music ocidentais.

Mas têm a mania de ser o Nightmare porque?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A unica banda que me vem à cabeça assim de repente com a mania de imitar os Japoneses (mais propriamente os Nightmare) são os Nazi's dos Tokio Hotel.

Epá mas ninguem aqui conhece os Cinema Bizarre? Sao assumidamente fãs de Jrock, e até tiveram bastante sucesso na Alemanha.

Tenho de admitir que nem desgosto muito de algumas das suas musicas...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que o estilo Jrock está lá xD o cenário do PV até está bacano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que são todas as bandas que se dizem j-music ocidentais.

Mas têm a mania de ser o Nightmare porque?

Os penteados e pinturas que usam os dois irmaozinhos. São iguais às pinturas e penteados de 2 dos membros da banda. Vê clips dos Nightmare (se viste death note, Alumina e the WORLD sao dois bons exemplos) e compara com 2 quaisquer dos TH

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As bandas de visual parecem me todas iguais, mas isso deve ser por não lhes prestar atenção.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As bandas de visual parecem me todas iguais, mas isso deve ser por não lhes prestar atenção.

Eu presto atençao e tambem me parecem quase todas iguais. Originalidade de facto nao é a palavra de ordem na cena Visual.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esclareçam-me só esta duvida visual k teve origem do glam rock/metal? Só que passaram de travestis de meninas feias para meninas bonitas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cena Visual Kei é para chocar, é mesmo para arder nos olhos e tal... O principio do glam e do VK acabar por ser o mesmo... Visual chocante. Mas por aí também tens inúmeros movimentos sociais que se vestem para chocar os restantes amigos pacatos da sociedade.

Acho que estás a passar por cima de trinta linhas em relação a um estilo musical... Os estilos para mim, não devem ser tidos como linhas, mas como manchas, percebes? A música vai pegando mancha aqui mancha ali e vai misturando umas sonoridades... Podes pegar em umas 5 bandas de Visual Kei e todas terem sonoridades diferentes porque o Visual Kei já evoluiu e degenerou / criou outros géneros como Eroguro Kei e o Angura Kei que em alguns casos nada têm a haver. Por exemplo, a cena de serem travestis tipo Phantasmagoria, Moi Dix Mois, etc etc já não está em bandas tipo Girugamesh ou MUCC mas também as sonoridades saem bastante diferentes.

Ora, O J-Rock e Visual Kei pra mim, ou melhor.. A J-Music em geral tem um estilo muito próprio, tal como tem o estilo português, francês etc e novamente aqui tens o efeito "mancha de óleo" porque a música retrata, como foi dito e muito bem, as raízes sócio-culturais de um país/povo/etnicidade etc e até podes ter música parecida porque ancestralmente já foi a mesma mas evoluiu em cenas ligeiramente diferentes.. Mas que se prestares atenção cortam umas com as outras. Por exemplo, Folk Irlandês e Inglês não têm nada a haver e se fores a ver atentamente, países como a Roménia são próximos do Russo mas têm outras raizés musicais, nomeadamente a parecença com a etnicidade cigana e tal.

Ora divagar isto tudo para explicar que as bandas que cantam J-Music não estão a imitar na minha opinião nem a retirar integralmente nem nada do que se pareça, estão antes a emular o estilo musical que é criação do Japão. é como teres o rock, transformá-lo no japão e voltares a deixá-lo voar modificado por ti, uma coisa assim. O "J" é algo que tu identificas. Mas realmente a questão que deixaste se é mais sentido pelos fãs, aí acredito que sim. Por outra, acho que não deves passar por cima à tanque de guerra x) que desculpa, mas foi o que me pareceu, estás a olhar com uma atitude de quem deita um prédio abaixo para um estilo de música, assim claro que nunca o vais perceber. Para mim é o mesmo que dizerem que Nu-Metal não é Metal. É óbvio que é, apenas são estupidezes elitistas de quem não gosta do estilo. Mas por aí também um fã de Nu-Metal pode dizer que Death e Black Metal não são Metal, são Vómitos e roncos de porco. Eu como fã de ambos os estilos acho que todos são metal, cada um tem o seu espaço e até encontras bandas em que não consegues apontar neste mapa onde ficam, porque o estilo é demasiado próprio. Uma coisa que os fãs de metal têm habitualmente de mau é achar que tudo o que não gostam não presta, isto é altamente errado. Se fosse assim, o metal não prestava porque grande parte das pessoas que ouve musica não gosta dele. A verdade é essa. Elitismos restringem as coisas e tornam-nos estúpidos.

Voltando à questão do J-Music, com os D'zrt não te sei dizer porque não sou fã de pop no geral e tanto a musica deles como a da rapariga original não me dizem nada e por isso é difícil perceber mas por exemplo, o J-Music no caso do Mana acaba por ser uma espécie de culto, movimento e música que envolve toda a mística e curiosidade que ele próprio desperta nas pessoas. Pelo menos a mim despertou-me... Sei lá, acho-o um guitarrista muito bom e depois vejo-o vestido à pita gótica e fico naquela "porque raio?" mas ao fim de um tempo, olhei bem para ele e percebi a cena, é um carisma que ele veste naquela personagem / personalidade que o torna tudo o que é enquanto músico. Tira-lhe aquelas roupas e tens um pobre gajo com uma guitarra, dá lhe umas saias e tens ali um guitarrista awesome. É difícil de perceber e por exemplo, mesmo sendo fã de VK e J-Rock não gosto minimamente desse dress code travesti mas percebo e aceito porque gosto ou gosto porque percebo e aceito. Seja como for se não olhares um bocadinho de dentro, nunca vais conseguir gostar ou perceber minimamente, como em tudo na vida.

Quanto ao Japonês... A sonoridade japonesa e oriental está presente nas músicas mas claro que se tirares o japonês fica mais desprovido de sentido, canta um fado em alemão ou uma musica celta cantada em brasileiro... Fica sem sentido e até ridículo... Mas que é possível, até é. Mas também se tirares o japonês ao Japão e puseres a população a falar catalão perde um bocado a piada certo? é o mesmo com a música D:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Começando pelo fim:

Conheço bandas de musica celta brasileiras e que cantam em brasileiro e que são bastante boas, deixo te aqui 1 exemplo.

Agora indo ao conteudo do teu post, não vou fazer quotes se não da muito trabalho, quer dizer vou fazer mas entre aspas.

"A J-Music em geral tem um estilo muito próprio", não é a j-music em geral mas sim algumas bandas que conseguem ser originais, que já ouvi j-music e grande parte da que ouvi tem uma sonoridade igual à dos estilos que tocam, já ouvi de power metal, que bem.. é igual ao power metal normal sem estilo próprio e era dito de j-metal/j-music/wtv, ouvi de pop, novamente igual às bandas de pop ocidentais sem estilo proprio e novamente o "j" lá atras, agora à bandas com som original sim, mal estava o Japão se não tivesse bandas assim.

O que disse anteriormente serve para o que disseste a seguir tambem.

Um fã de nu-metal por norma a sua opinião nem conta dentro da comunidade metal, por vezes é vitima de risota, isto é se vier com teorias do género "Black Metal não são Metal, são Vómitos e roncos de porco." mas isto não implica que não se goste de nu-metal e outros géneros ao mesmo tempo basta ter um conhecimento vasto de metal e não comer apenas o que lhe é dado pela tv para ter uma opinião de jeito., já agora roncos de porco são  típicos de bandas de screamo e nu-metal, porque se fores ver e até podes ver no site com maior base de dados de metal "metal-archieves" o nu-metal não aparece lá porque vai contra tudo o que é dito "metal apesar de o ter no nome,  já agora não é por não gostar de black metal que vou dizer que não o é, penso que isso é lógico, mas bem isto é topico para outra conversa.

"J-Music no caso do Mana acaba por ser uma espécie de culto, movimento e música que envolve toda a mística e curiosidade que ele próprio desperta nas pessoas."

Isso acontece com qualquer banda com um grupo de fãs sinceramente, posso pegar ali nos tokio hotel em cima e dizer o mesmo.

"Sei lá, acho-o um guitarrista muito bom"

"Tira-lhe aquelas roupas e tens um pobre gajo com uma guitarra, dá lhe umas saias e tens ali um guitarrista awesome."

Se quiseres mesmo que eu comente isto diz, porque agora fiquei mesmo sem palavras.

Há ai muito mais por onde pegar, mas a minha duvida continua por esclarecer, quer dizer por agora tenho a ideia que o leinad disse J-music é exclusivamente do japao.

De qualquer maneira peço desculpa se a minha forma de questionar/responder seja um pouco agressiva.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Começando pelo fim:

Conheço bandas de musica celta brasileiras e que cantam em brasileiro e que são bastante boas, deixo te aqui 1 exemplo.

Desconhecia o_O

"A J-Music em geral tem um estilo muito próprio", não é a j-music em geral mas sim algumas bandas que conseguem ser originais, que já ouvi j-music e grande parte da que ouvi tem uma sonoridade igual à dos estilos que tocam, já ouvi de power metal, que bem.. é igual ao power metal normal sem estilo próprio e era dito de j-metal/j-music/wtv, ouvi de pop, novamente igual às bandas de pop ocidentais sem estilo proprio e novamente o "j" lá atras, agora à bandas com som original sim, mal estava o Japão se não tivesse bandas assim.

Por acaso tive a reflectir melhor nisto e tens razão, quando disse isto pensava nas bandas que considero melhores porque se for à "maioria" da música é de facto igual e varia muito pouco, a originalidade não está no seu melhor mas isso é na musica toda, não apenas na J-music. Se realmente não houvessem as bandas que sobressaem por serem realmente boas e terem um estilo diferente, a J-Music não era o que é.

Um fã de nu-metal por norma a sua opinião nem conta dentro da comunidade metal, por vezes é vitima de risota, isto é se vier com teorias do género "Black Metal não são Metal, são Vómitos e roncos de porco." mas isto não implica que não se goste de nu-metal e outros géneros ao mesmo tempo basta ter um conhecimento vasto de metal e não comer apenas o que lhe é dado pela tv para ter uma opinião de jeito., já agora roncos de porco são  típicos de bandas de screamo e nu-metal, porque se fores ver e até podes ver no site com maior base de dados de metal "metal-archieves" o nu-metal não aparece lá porque vai contra tudo o que é dito "metal apesar de o ter no nome,  já agora não é por não gostar de black metal que vou dizer que não o é, penso que isso é lógico, mas bem isto é topico para outra conversa.

Isto dá para mais uma thread gigante, claro. Mas sinceramente, eu sou fã de ambos os estilos no modo de algumas bandas de cada estilo. Sinceramente penso que o Nu-metal como foi aberto pelos Korn não é o Nu-metal que se pratica na maioria das bandas de hoje em dia. Mas também acontece com os outros estilos, lá está. A degradação geral está presente em muitos muitos muitos estilos de musica. Apenas acho que dizer que não presta porque apenas não gostamos é completamente elitismo sem sentido. Mas a discussão do "isto é metal" "isto não é metal" já tem barbas e é mais imortal que o camões. x) Não importa

"J-Music no caso do Mana acaba por ser uma espécie de culto, movimento e música que envolve toda a mística e curiosidade que ele próprio desperta nas pessoas."

Isso acontece com qualquer banda com um grupo de fãs sinceramente, posso pegar ali nos tokio hotel em cima e dizer o mesmo. (...)

"Tira-lhe aquelas roupas e tens um pobre gajo com uma guitarra, dá lhe umas saias e tens ali um guitarrista awesome."

Se quiseres mesmo que eu comente isto diz, porque agora fiquei mesmo sem palavras.

Tem a haver com o modo como é criado o culto da banda, isto também era válido para o contrário.. Imagina veres o James Hetfield de saias e vestidos de gothic lolita. Fail. No fundo, tinhas também os Queen que por vezes achavam piada a essa cena de vestir de mulher. Não percebo no total a admiração que o Mana tem por vestir-se assim mas ele tem um clube de fãs a pagar fruto desse culto, é porque conseguiu o que pretendia. O facto de acontecer com outras bandas lá está, trata-se de como chegam lá pra se estabelecerem, o objectivo final é esse... Eu dito culto porque o que envolve o Mana e essa mística não é o mesmo género de culto que envolve as bandas mais normais, o detalhe de roupas, atitude e tal exibe um carisma e personalidade/personagem que falei que não é comum a todas as bandas normais

No fundo, acho que acaba por ser a lingua japonesa e essas tais sonoridades orientais a imperar na J-Music. Ou uma, ou outra, ou as duas. Depende como as bandas fazem essa gerência..

Mas é uma discussão bastante interessante anyway, vou levar esta discussão para um fórum do género para ver mais opiniões se não te importares  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0