Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Visitante Janitor

44th President of the USA

54 mensagens neste tópico

Nao esquecer que a China, ao longo da sua vasta historia, nunca foi completamente conquistada por uma potencia estrangeira...e de facto muito poucas o tentaram sequer (Gengis e os Japones, que eu me lembre).

Com o neto de Ghenghis Khan foi completamente conquistada. Foram 2 dinastias extintas. Já não me lembro quais eram as dinastias e a que foi implementada a seguir.

A China (Han) só foi dominado por povos estrangeiros na distania mongol do Kublai Khan sim, e na dinastia Manchu Ming (salvo erro), a última.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ai! Não estávamos a falar de tecnologia? Agora quem não percebeu fui eu. A indústria é o que empurrou a China para o que é hoje.

Epá se é pra discutir algo pelo menos mantem-te coerente. Disseste, e cito "Tudo o que eles produzem e toda a tecnologia que eles têm ( construção civil, roupa, electrónica, militar, etc ) são feitas por empresas exteriores que abrem lá fábricas, ou são subcontratadas.".

E eu disse que isso tava incorrecto e tenho razao. E só o facto de teres feito essa afirmaçao mostra o quao ignorante és em relaçao ao assunto pra estares a tentar discuti-lo.

Pois, e a quantidade de chineses que estão a estudar inglês, também ultrapassam a população dos EUA, e depois? A classe média da china em 2003 era de 19%. Isso sim, dá que pensar. Está previsto chegar a 40% em 2020.

Qual é a percentagem de populaçao pobre em Portugal? Nao tenho a certeza, mas ja tenho visto em muitos sitios que é algo entre 1,5 a 2 milhoes de pessoas....15/20% entao? Epá entao acho que se a China chegar aos 40% de populaçao pertencente á classe media já em 2020, será fantastico! E se considerar-mos as populaçoes de outras grandes potencias a viver em pobreza extrema ao abrigo de estados liberais democraticos (como o Brasil, os proprios States, Russia, India, etc), então, de repente, até parece que o governo chines sabe algo que o resto do mundo nao sabe....

(sou totalmente anti governo chines btw...just saying)

Devo ter lido mal então. De certeza que há e sempre houve ervas que baixam a febre, te dão mais vitaminas, etc. Isso não digo que não e faz parte de qualquer cultura. Mas que há um estapafúrdio de mitos sobre determinados ingredientes, há.

Epá nao se tá aqui a falar de voodos nem de Professores Mambos! Tou a falar de medicina! Medicamentos, tecnicas, metodologias. Coisas que se compram em farmacias, na China. Se nao sabes, stfu.

Ah, aqueles que muito simplesmente contornaram e tornaram obsoleta a grande muralha da China? :P Sim conheço.

Por acaso existiu muito mais politica, intrigas e conspiraçoes no meio da conquista de territorio chines por Gengis....coisas que tambem nao vais conseguir encontrar no wikipedia. Mas ya, sao "esses".

Há que meter cada um no seu lugar. Egipto era bem anterior à china, nem a densidade populacional, nem a geografia era igual. Mas os avanços tecnológicos cá ficaram. Dizeres que a China foi sempre a mais poderosa, etc, etc é errado. Cada império teve o seu tempo e a China terá no futuro.

Tens razao. Para ser mais correcto, deveria ter dito que a China, desde que se pode considerar como civilizaçao chinesa (tal como disse...uns apontam pros 5000 anos, outros preferem definir em 3000 anos, o que é de facto mais seguro), sempre foi a mais poderosa e influente naçao do planeta! E agora sim posso dizer que isto é facto, e nao a minha opiniao.

Tivemos ainda o Império Bizantino que foi o Império mais influente do seu tempo.

Mais influente a ocidente e na sua regiao. Pá insistes em ver as coisas de um ponto de vista unicamente eurocentrico. Doing it wroooong.

Não nos esqueçamos então dos Vikings...

Wtf?! O.o (e nao, nao tentes explicar. Eu percebi. Mas tipo, totalmente ao lado mesmo).

Com o neto de Ghenghis Khan foi completamente conquistada. Foram 2 dinastias extintas. Já não me lembro quais eram as dinastias e a que foi implementada a seguir.

Wiki works!! Good for you!

Again (lol), todas as intrigas politicas envolvidas nessa conquista nao estao presentes nas paginas do Wikipedia, garanto-te.

E a Europa perdeu 1/3 da população com a Peste Negra, e? Isto é o jogo do quem inventou mais e sofreu menos?

O qué que isso tem a ver?!

Fact: Desde que a China existe, e exceptuando estes ultimos dois seculos, sempre foi a mais poderosa naçao do mundo. Pá e isto é assim! Nao me venhas dizer que nao que eu tou farto de estudar sobre o assunto e é algo que tambem me interessa bastante pessoalmente e ao qual eu gasto muito do meu tempo investigando.

Dwd, se nao percebes do assunto, pelo menos, e pra teu bem, fica calado.

Que mania de descambar tudo pró debate e prá discussao quando se tratam de factos. Custa muito escrever "ah ok, thks pela info"?

meh

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Pá nao te esqueças que muito antes dos portugueses irem a africa e chegarem ao oriente já os chineses ha muito tempo tinham navegado nas costas africanas (com embarcaçoes infinitamente superiores ás portuguesas) e já se tinham fartado da experiencia. E muito provavelmente até já teriam dado a volta ao mundo. E isto é sao factos documentados! (!!!) Nao nos habituais livros de Historia ocidentais, obvio, mas again, o mundo nao é só o ocidente.

LOOOOOL

documentados!?? Source!

Os ultimos dois séculos foram apenas um pequeno deslize, em que por diversas razoes (guerras sobretudo, mas tambem um certo conformismo generalisado) a China ficou prá trás. Mas tá mais que visto que esses dois séculos foram apenas isso, uma efemeridade temporal...passe a redundancia lol.

Bem, a China é de facto indutivalmente a única 'grande' civilização ou cultura antiga, que ainda subsiste. Subsiste no sentido de, apesar de ter mudado bastante, e sim ter sido 'conquistada' e wtv :P, continua ainda com uma grande parte da sua identidade cultural milenar. E étnica.

Historicamente, o enorme poder milenarda China é facilmente justificavel pela sua posição geografica. Rio yangtze e etc. a China conseguiu atingir uma grande prosperidade economica, comercial, e a isso seguiu-se a explosão de população , o desenvolvimeno cultural, e, muito importante, a paz.

É verdade como diz o Leinad, que a civilização chinesa foi mt superior às civilizações mediterraneas e europeias durante muito tempo, tambem era um pais mt pior, com grande homogeneidade etnico-cultural, e uma população provovelmente superior à europeia/mediterranea durantes milenios. no entanto sempre tive um certo.. direi, menosprezo pelos chineses, por causa da sua estagnação socio-cultural.

A historia da China basicamente resume-se a um periodo inicial (medido em milenios :P) de guerras internas, outro periodo de properidade, e dps guerras constantes contra os povos nomadas q os rodeavam. Quando se fala em Genghis Khan, Hunos, e outros, estamos a falar de povos q pouco têm a ver com os Han chineses, em qualquer ponto, excepto talvez terem adoptado mts das regras culturais destes ultimos. Pelo meio acho q houve tentativas de expansão para a indochina, mas devem ter sido pouco importantes/lucrativas. Os mongois conquistaram a China por volta de 1350-1400, no entanto isto não significou o fim da civilização chinesa, nem proximo, além de que a dinastia mongol acho q durou menos d'um século.

Porquê q a China começou a ficar para trás do Ocidente? bem, primeiro por causa dos mongois, turcos, manchus, etc, dos imperios pos-genhis, do islão e da india. Depois as constantes guerras internas e a fragilidade influencia do poder central. Acima de tudo, prolly a sua simples estagnação: a china nao teve nenhum renascimento nem revolução cientifica. Ah, e a como acho q a o Leinad disse, Conformismo: a China nao teve as guerras e tensões todas da Europa, que são das maiores razões para o desenvolvimento e expansão. Quer dizer.. até teve várias guerras internas suponho.. hmm, tb acho q foi da propria cultura e mentalidade chinesa - é (ou era, wtv) uma cultura c grande enfâse na tradição, o q claro dificulta evolução.

coisas que tambem nao vais conseguir encontrar no wikipedia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mongol_invasion_of_East_Asia

http://en.wikipedia.org/wiki/Mongol_invasion_of_China

:P

Ontopic, sou o único a achar q o desenvolvimento do Japão no séc 20 é mt mais espantoso q o da China? O japao sempre foi um vizinho menor e atrasado da china, e no entanto veja-se como ficou no ultimo século..!!

[br]

Mensagem unida a: 27-01-2009, 00:40:14


A very industrious people, those asians

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Fact: Desde que a China existe, e exceptuando estes ultimos dois seculos, sempre foi a mais poderosa naçao do mundo. Pá e isto é assim! Nao me venhas dizer que nao que eu tou farto de estudar sobre o assunto e é algo que tambem me interessa bastante pessoalmente e ao qual eu gasto muito do meu tempo investigando.

Dwd, se nao percebes do assunto, pelo menos, e pra teu bem, fica calado.

Que mania de descambar tudo pró debate e prá discussao quando se tratam de factos. Custa muito escrever "ah ok, thks pela info"?

Tu sabes que a história é feita por historiadores e pode ter várias versões e interpretações? E lá por tu te centrares mais no ponto de vista asiático, não quer dizer que o resto do mundo esteja errado?

Nem vou comentar o resto, porque até a tua diarreia deve ser mais culta que todos nós que só vamos ao wikipedia e andamos com uma pala como os burros. Desculpa lá se te cocei onde não gostas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
LOOOOOL

documentados!?? Source!

Pá, compra um bilhete pra Beijing e encontras lá tuda a info que precisas, seja em museus como em bibliotecas.

E sim, está comprovadissimo que os chineses navegaram, pelo menos, na costa oriental de africa muito antes dos europeus em embarcaçoes muito maiores (em tamanho mesmo) e desenvolvidas que aquelas que os espanhois e portugueses iriam utilizar mais tarde. E além disso, nos ultimos anos, tem sido um grande tema de debate (entre aquele pessoal culto com bigode que gostam de se reunir em palestras na argentina ou no Cairo lol) a presença, muito prematura (em comparaçao á presença europeia) de navegadores chineses na costa ocidental da america do sul (deixando inclusive varias influencias nos povos da regiao), e da propria circunvalaçao do globo por navegadores chineses. Isto tá em debate entre historiadores ocidentais claro, pois se perguntares a um chines, é algo tão sabido como o Vasco da Gama ter chegado á India.

E maje, se queres source pela internet....epá nao sei. Provavelmente encontrarás muita sauce, em sites chineses :/

Pra mim simplesmente foi algo que estudei (em Portugal) e já vi copias e cenas que mostram e relatam estes feitos chineses. Also, tenho quase a certeza que tambem já vi um documentario no Discovery channel sobre isto há ja bastante tempo...

Mas o melhor mesmo, se queres source, é vires á source. Surpreendentemente, existe imensa informaçao da Historia chinesa que ainda hoje se encontra reservada exclusivamente aos chineses. Isto porque, simplesmente, ainda nao se encontra traduzida para mais nenhuma lingua que nao o chinês. E isto é daquele tipo de coisas que uma pessoa só se apercebe da verdadeira dimensão quando estuda seriamente sobre o assunto, ou melhor ainda, quando se está na China.

Bem, a China é de facto indutivalmente a única 'grande' civilização ou cultura antiga, que ainda subsiste. Subsiste no sentido de, apesar de ter mudado bastante, e sim ter sido 'conquistada' e wtv :P, continua ainda com uma grande parte da sua identidade cultural milenar. E étnica.

Sim, e como costuma dizer o pessoal do meio, "se o Confucio fosse hoje passear na China actual, conseguiria se orientar perfeitamente bem". Isto em relaçao a conseguir ler e falar sobretudo, mas nao só claro.

no entanto sempre tive um certo.. direi, menosprezo pelos chineses, por causa da sua estagnação socio-cultural.

Same here. E no meu caso nao é só menosprezo, é mesmo irritaçao profunda! Parolos dum crl!

lol sim. Mas isso tudo é extremamente superficial, e nao serve pra mais nada que nao seja uma introduçao ao tema.

Ontopic, sou o único a achar q o desenvolvimento do Japão no séc 20 é mt mais espantoso q o da China? O japao sempre foi um vizinho menor e atrasado da china, e no entanto veja-se como ficou no ultimo século..!!

Em relaçao ao desenvolvimento do Japao no séc 20, nao é assim tao espantoso quanto isso. Quer dizer, sim é extraordinario e admiravel, mas convem nunca esquecer que o Japao nunca seria o que é hoje se nao fosse pelos States. O Japao pós-Segunda Guerra nao era mais que uma colonia americana (e foi, tecnicamente, territorio americano durante algum tempo) e um laboratorio experimental. Os States financiaram e construiram praticamente tudo o que tornou o Japao na potencia economica em que se tornou.

Já a China esteve sempre totalmente sozinha e isolada, dependendo apenas de si propria e estando sujeita aos caprichos de Mao, que foi apenas o maior assassino do século 20...

São dois cenarios drasticamente diferentes, e cuja comparaçao pode levar a conclusoes muito enganadoras, imo.

@Batusai

Eu nao me centro no ponto de vista asiatico!! Pelo contrario, eu tento me centrar num ponto de vista central/global e avaliar tudo por igual. Tu sim é que revelas ser altamente eurocentrico.

*fdx onde é que anda aquele gajo do ava da laranja?!*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pá, compra um bilhete pra Beijing e encontras lá tuda a info que precisas, seja em museus como em bibliotecas.

E sim, está comprovadissimo que os chineses navegaram, pelo menos, na costa oriental de africa muito antes dos europeus em embarcaçoes muito maiores (em tamanho mesmo) e desenvolvidas que aquelas que os espanhois e portugueses iriam utilizar mais tarde. E além disso, nos ultimos anos, tem sido um grande tema de debate (entre aquele pessoal culto com bigode que gostam de se reunir em palestras na argentina ou no Cairo lol) a presença, muito prematura (em comparaçao á presença europeia) de navegadores chineses na costa ocidental da america do sul (deixando inclusive varias influencias nos povos da regiao), e da propria circunvalaçao do globo por navegadores chineses. Isto tá em debate entre historiadores ocidentais claro, pois se perguntares a um chines, é algo tão sabido como o Vasco da Gama ter chegado á India.

Pra mim simplesmente foi algo que estudei (em Portugal) e já vi copias e cenas que mostram e relatam estes feitos chineses. Also, tenho quase a certeza que tambem já vi um documentario no Discovery channel sobre isto há ja bastante tempo...

Epa... sinceramente, quem é q tem mais credibilidade? historiadores da RPC, com toda aquela politica propagandista q eles ainda têm, ou historiadores estrangeiros!?

Surpreendentemente, existe imensa informaçao da Historia chinesa que ainda hoje se encontra reservada exclusivamente aos chineses. Isto porque, simplesmente, ainda nao se encontra traduzida para mais nenhuma lingua que nao o chinês.

Isso porque os historiadores estrangeiros não sabem nada de chinês nem se interessam pela historia chinesa? Ou o governo chines por alguma razão obscura não quer revelar o que seria um enorme golpe de auto-promoção?

anyway, o q encontrei na wiki:

http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_exploration

http://en.wikipedia.org/wiki/1421_hypothesis

Historicamente, a China não tinha sequer nenhuma razão para ir mais longe que o Indico. Para quê!? Não havia nada do outro lado q os interessasse.[br]

Mensagem unida a: 27-01-2009, 12:50:18


Isso dos bracos chineses serem maiores, é provável, dado q as caravelas portuguesas e assim eram bem pequenas. Até os navios da antiguidade  (mediterranea) eram maiores.

Serem melhores para navegação de longo curso? duvido[br]

Mensagem unida a: 27-01-2009, 12:56:41


é engraçado, agora a ler na wikipedia descobri q os chineses ja tinham inventado a imprensa no século 10. pretty awesome[br]

Mensagem unida a: 27-01-2009, 12:58:38


Ibn Batutta stated:

    The sails of these vessels are made of strips of bamboo, woven into the form of matting. The sailors never lower them (while sailing, but simply) change the direction of them according to whether the wind is blowing from one side or the other. When the ships cast anchor, the sails are left standing in the wind. Each of these ships is worked by 1,000 men, 600 sailors and 400 marines, among whom there are archers and crossbowmen furnished with shields, and men who throw (pots of) naptha. Each great vessel is followed by three others, a 'nisfi', a 'thoulthi' and a 'roubi' (f endnote: a pinnace, a small boat fitted with a rudder, and a rowing boat). These vessels are nowhere made except in the city of Zayton (Quanzhou) in China, or at Sin-Kilan, which is the same as Sin al-Sin (Guangzhou).[81]

Ibn Batutta then went on describing the means of their construction, and accurate depictions of separate bulkhead compartments in the hulls of the ships:

    This is the manner in which they are made; two (parallel) walls of very thick wooden (planking) are raised, and across the space between them are placed very thick planks (the bulkheads) secured longitudinally and transversely by means of large nails, each three ells in length. When these walls have thus been built, the lower deck is fitted in, and the ship is launched before the upper works are finished. The pieces of wood, and those parts of the hull, near the water(-line) serve for the crew to wash and to accomplish their natural necessities. On the sides of these pieces of wood also the oars are found; they are as big as masts, and are worked by 10 or 15 men (each), who row standing up.[81]

Although Ibn Batutta had mentioned the size of the sailing crew, he described the sizes of the vessels further, as well as the lavish merchant cabins on board:

    The vessels have four decks, upon which there are cabins and saloons for merchants. Several of these 'mysria' contain cupboards and other conveniences; they have doors which can be locked, and keys for their occupiers. (The merchants) take with them their wives and concubines. It often happens that a man can be in his cabin without others on board realizing it, and they do not see him until the vessel has arrived in some port. The sailors also have their children in such cabins; and (in some parts of the ship) they sew garden herbs, vegetables, and ginger in wooden tubs. The Commander of such a vessel is a great Emir; when he lands, the archers and the Ethiops (i.e. black slaves, yet in China these men-at-arms would have most likely been Malays) march before him bearing javelins and swords, with drums beating and trumpets blowing. When he arrives at the guesthouse where he is to stay, they set up their lances on each side of the gate, and mount guard throughout his visit.[82]

[br]

Mensagem unida a: 27-01-2009, 13:11:09


The great trading dynasty of the Song employed junks extensively. The naval strength of the Song, both mercantile and military, became the backbone of the naval power of the following Yuan dynasty. In particular the Mongol invasions of Japan (1274-1284), as well as the Mongol invasion of Java essentially relied on recently acquired Song naval capabilities. The ship to the wright's dimensions are 360 feet (110 m) by 110 feet (34 m) by 120 feet (37 m)

muito grandes sim. tou surpreendido

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Epa... sinceramente, quem é q tem mais credibilidade? historiadores da RPC, com toda aquela politica propagandista q eles ainda têm, ou historiadores estrangeiros!?

Isso porque os historiadores estrangeiros não sabem nada de chinês nem se interessam pela historia chinesa? Ou o governo chines por alguma razão obscura não quer revelar o que seria um enorme golpe de auto-promoção?

O curioso é que a China nem promove muito estes factos historicos, e grande parte do trabalho de investigaçao actualmente é executado por sinologos estrangeiros (ocidentais) e historiadores ocidentais. E sim, a enorme maioria dos historiados estrangeiros nao têm credibilidade sufeciente pra discutir o assunto puro e simplesmente porque a maioria nao percebe nada de chines, seja oralmente, como escrito (saber ler chines neste caso é fundamental pra uma pesquisa e investigaçao mais apurada e profunda). É por isso que o trabalho mais sério é feito por sinologos, que, felizmente, muitos deles se direccionam tambem como historiadores. Aliás, a pessoa que me fez interessar por estes assuntos (a historia chinesa e a sua importancia) foi um Professor sinologo alemao que tive enquanto estudava na Universidade do Minho. Um homem extremamente culto por sinal com imensa experiencia in loco na China, e que inclusive nos mostrava (aos alunos) nas aulas slides e copias de locais e documentos que muito pouca gente fora da China terá alguma vez visto (até porque ele tem imensas fotos de locais onde é proibido tirar fotografias).

Mas voltando ao cenario da auto-promoçao chinesa. Muito sinceramente nao me parece que seja o caso. Pelo que me é possivel perceber dos chineses, eles tao-se completamente a cagar pro que o resto do mundo sabe ou nao sabe da China. Prós Chineses a China é e sempre foi a maior naçao do mundo (O Imperio do Meio, daí o nome em chines) e estar a tentar comprovar a Historia da China, para um chines é um exercicio altamente redundante e desnecessario. Seria o mesmo do que agora os historiadores portugueses começarem a debater e a pôr em causa os feitos dos navegadores portugueses.

anyway, o q encontrei na wiki:

http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_exploration

http://en.wikipedia.org/wiki/1421_hypothesis

Historicamente, a China não tinha sequer nenhuma razão para ir mais longe que o Indico. Para quê!? Não havia nada do outro lado q os interessasse.

Pode-se especular o que quisermos em relaçao a motivos ou falta deles. Os chineses sempre foram caracterizados como um povo muito curioso (like rats I would say).

Mas again, a Wikipedia, embora uma ferramente muito util, nao serve pra mais nada que nao seja ser introduzido ao tema.

descobri q os chineses ja tinham inventado a imprensa no século 10. pretty

Epá ya, e inventaram a polvora e inventaram quase tudo lol. Isso já se sabe...ou entao nao.

Nao esquecer que antes dos Descobrimentos, já existem varias rotas terrestres de comercio e intercambio entre a Europa e o Oriente (passando pelo medio oriente), e muitas das tecnologias e conhecimentos utilizados e desenvolvidos pelos europeus terão surgido dos mercadores que percorriam esses caminhos.

The great trading dynasty of the Song employed junks extensively. The naval strength of the Song, both mercantile and military, became the backbone of the naval power of the following Yuan dynasty. In particular the Mongol invasions of Japan (1274-1284), as well as the Mongol invasion of Java essentially relied on recently acquired Song naval capabilities. The ship to the wright's dimensions are 360 feet (110 m) by 110 feet (34 m) by 120 feet (37 m)

muito grandes sim. tou surpreendido

Curiosamente foi esse aspecto que  mais me puxou pra me interessar no assunto. E foi atraves do proprio professor sinologo que referi em cima que primeiro fiquei a saber dessas embarcaçoes, o que naltura me deixou mesmo muito surpreendido. É que tipo...barcos de 100 metros a navegar no Indico naquela altura?!! É simplesmente épico! E pelos vistos tinham inteiras armadas destes navios!

Isto só demonstra o quao ignorante o mundo ocidental é em relaçao á Historia chinesa, e expica em grande parte porqué que ainda hoje ha tanta dificuldade em "perceber e compreender" a China.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hoje Barack Obama é inaugurado

inaugurado??

lawl.

inaugurado como assim? butt rape?

ri-me.

@Leinad: Meu, já te passavas ao caralho. A sério, deves ser a personalidade mais atrasada mental que li até hoje. Nunca deves ter aprendido a manter uma discussão, porque és absurdamente fraco nesse campo, (ao contrário do que deves pensar) para alguém da tua (presumível) idade.

Se não gostas da forma como o pessoal daqui escreve, e não sabes respeitar ninguém, tens bom remédio, fazes-nos a todos um grande favor e desapareces.

Acredita no que eu te digo: não fazes aqui falta, a tua ordem de pensamento é totalmente cliché, nunca me surpreendeste.

Btw, seguindo a habitual ordem de pensamento do Apokalips deves ter sido violado por um chinoca quando eras pequenino, porque não é perseguição da Dark, vais sempre buscar a China.

@Mods: Peço desculpa pelo off-topic mas a falta de chá desta personagem, impede-me de conseguir ler um tópico decentemente. Para que não fiquem chateados passo a comentar o tópico:

Não sei se o Obama irá fazer diferença, mas acho absurdo condenar já ao fracasso. Fazemos isso no fim do mandato.

Pior do que quem acha que ele vai salvar o mundo, é quem diz que tudo vai continuar na mesma.

Claro que a diferença não será muita, não é um homem que manda num país (numa democracia), mas pequenas diferenças podem ser importantes.

Quanto a 2 milhões de pessoas a assistir, etc, faz parte da forma de ser americana.

Aqui com o tempo que estava lá, só saía gente À rua para ver o Cristiano Ronaldo.

O Obama é o CR deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fui chorar pra um canto ;______;

Near, faz-me um bóbó! lol speak about clichés...

Btw, eu no inicio até queria levar a conversao mais pró "Yehey morte a Israel e Israel é a causa de todo o mal!!" e tal, mas ninguem pegou nisso. Depois alguem é que falou da China e eu peguei no cordel. Que hei-de fazer? Pelo menos tento me manter centrado nos assuntos que me interessam....já tu és pastilha.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hei, a maioria dos presidentes americanos começam com um aprovação enorme e depois caem a pique...existe um grafico disso algures na net (google it). Honestamente eu espero que o Obama faça um bom trabalho, e estou confiante que o vai fazer...mas temos 4 anos para provar que eu estou errado!

Ou 8, visto que os americanos são estupidos o suficiente para eleger outra vez um presidente que so faz asneira :x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A questão não é eles serem estúpidos. Quando eles elegem um Presidente, eles preferem confiar nele até ao fim da sua carreira do que o deitar para o lado depois de 4 anos. Não se esqueçam que a América só é o que é devido à crença profunda que a população tem no sistema, e este tipo de atitudes faz parte dessa crença.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas tambem a eleiçao do segundo mandato de Bush foi bué de polémica lá com os "problemas" nas contagens dos votos e tal. Ainda hoje é bastante incerto se Bush realmente ganhou as eleiçoes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Supostamente (alguem me disse isto) um presidente pode ser eleito sem ter maioria do povo...Por isso, ya as vezes a culpa nem é do povo k realmente queria kem lá está fora!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0