Foz

O talento é inato?

41 mensagens neste tópico

Mais um tópico estúpido para uma secção ainda mais estupida num forum de anime:

Acham que o talento é inato nas pessoas?

Por exemplo, no desenho. Acham que qualquer pessoa com esforço e dedicação e prática consegue adquirir mestria no desenho, ou o talento para o traço nasce com algumas pessoas, que só precisam de treinar um pouco para "acordarem" o dom?

Sentem que têm talento inato para alguma coisa? E talentos apreendidos com a prática?

E qual a fasquia para o talento? Basta gostarem do vosso trabalho, serem bem reconhecidos, ou para se ser bom é preciso estar-se acima do topo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

.....

*sentar*

*afofar o acento*

Vou ficar a ver o que saí à cena  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho que as pessoas nascem com talento, apenas têm mais capacidades para tal. No entanto é necessário mais do que apenas um pouco de treino para ser-se mestre em alguma coisa. Muitas horas de trabalho têm que ser desprediçadas.

Eu, sinceramente, acho que tenho um jeitinho para música.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que o verdadeiro valor esta naquele que nao tem o dom e trabalha para ser tao bom como quem ja nasce artista.

No fim se domares seja o que for sentir-te-as mais realizado e completo... ^-^

O unico talento que tenho e ser sarcastico, acho eu... :-*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro, segundo o Darwinismo ou Lamarckismo, as habilidades vão passando de pai para filho.

Acho que te baseaste no posto do meu fotolog, rite? XP

Anyway, uma pessoa já nasce com o bicho para a coisa, o meu avô é pintor, o meu pai tem jeito para artes manuais e tal e eu? Bem, tenho um jeito para a escrita e o meu filho irá ter para a música, espero XP

A maioria dos animus irá dizer que tem jeito para desenhar? XP

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bem eu nao sei. . .eu para ja axo que o meu dom e o photoshop. . .no desenho preciso de bastante treino. . .claro que com a pratica chegamos ao sitio mas antes disso temos que praticar isso e a pior parte mas depois e so curtir o que treinamos. . .fazer ou desenhar o que quiser e a melhor experiencia que se pode ter

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Conforme tinha escrito antes (e depois erase), uma coisa é o interesse outra é a aptidao pra coisa...

Qdo se tem a aptidao, a instruçao e o treino têm um peso mto mais circunscrito.

O mérito pessoal tambem ele tem uma dimensao distinta.

O treino, e portanto a técnica, pode colmatar a falta de aptidao, mas nem sempre...

Por acaso, eu gostaria de dizer que é mais provavel a aptidao superar a falta de treino...

Mas numa sociedade que valoriza o esforço e empenho na tarefa, alguem que nao tenha o minimo de brio e tecnica conjugado com a sua potencialidade tem hipoteses mais reduzidas de ser apreciado e apoiado que alguem cuja aptidao seja inferior, mas demonstre mais interesse, esforço...etc.

[br]

Mensagem unida a: 04-02-2008, 18:02:31


...respondendo à questao tonta do topico tonto que é o Baka Land...

O 'talento' entendido como aptidao para... é inato, é uma potencialidade em determinada(s) areas (essas sim complexas de determinar e circunscrever), mas a competencia nas diferentes áreas nao é algo inato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu agora tou a tirar um curso de electricista d instalaçoes que antes nao sabia patadinha de electricidade. . .agora percebo e o stor diz que em esquemas sou o melhor. . .tambem, claro, o intresse ajuda. . .gostava de fazer uma coisa mas sem auto estima ou pratica nao se chega a nenhum lado

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

não, acredito que o talento não é inato.

A diferença entre as pessoas é o esforço e tempo que aplicam numa coisa, e as oportunidades que têm.

Claro que se o vosso pai fosse compositor e desde os 3 anos vos pusesse a aprender a tocar vários instrumentos e vos ensinasse tudo o que sabia de musica vocês estariam muito acima na capacidade de composição que a maioria das pessoas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

não, acredito que o talento não é inato.

A diferença entre as pessoas é o esforço e tempo que aplicam numa coisa, e as oportunidades que têm.

Claro que se o vosso pai fosse compositor e desde os 3 anos vos pusesse a aprender a tocar vários instrumentos e vos ensinasse tudo o que sabia de musica vocês estariam muito acima na capacidade de composição que a maioria das pessoas.

Nao é um caso de acreditar...

...o balanço entre as teorias sociais e as teorias geneticistas tá mais que debatido...

Eu vou dar um exemplo ridiculo  ::) ok, mas cá vai:

Uma galinha pode nascer numa zona em que tenha mto espaço p treino de asas desde nova, pode ser estimulada a tal por outra aves com quem comparte o espaço etc etc, pode treinar mto o bater de asas... se for jogada de um penhasco vai sempre suceder o mesmo! Se nao tiver treinado vai a pique, com o treino pode chegar viva lá abaixo... e quem sabe ate ter tecnica suficiente pra nem se aleijar... Mas nao penses que o comum vai ser sair voando como um pombo!...

Dá tu o valor que queiras ao esforço!

As aptidoes sao distintas nas distintas pessoas e nao obstante o peso do meu familiar (e outros) as oportunidades que tens socialmente nao sao as unicas que pesam!... o teu potencial inato tb te trás potencialidades e limitaçoes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tás a falar de aptidões físicas...

claro que um paraplégico por muito que queira não ganha os 110 metros barreiras.

E claro que há limitações mentais também. Mas tirando deficiência, a forma como a pessoa é estimulada é muito mais importante.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pois, muita gente que flippa na faculdade é só porque nao tem a dedicação suficiente :X

mas tambem há aqueles cromos que fazem tudo sem dificuldades nenhumas... neh sr Foz? ;3

apesar ... hmm, sim ok, tambem te deves dedicar muito àquilo, é verdade

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tás a falar de aptidões físicas...

claro que um paraplégico por muito que queira não ganha os 110 metros barreiras.

E claro que há limitações mentais também. Mas tirando deficiência, a forma como a pessoa é estimulada é muito mais importante.

Fisicas pq calhou... apeteceu mandar a galinha pla escarpa abaixo!

A estimulaçao tem o seu papel, mas o potencial tá tao determinado como outra aptencia qualquer...

Pensava dar-te um exemplo mais feliz que o da pobre galinha.

Mas lembrou-me algo mais singelo.

O estudo com gémeos separados à nascença... (claro que o problema desses estudos é com o numero de elementos da amostra... afinal ja nao bastava ser gemeos, ainda têm de ser separados à nascença e criados em ambientes distintos...  :P)

Depois se quiseres continua... a tua ideia...

Mas podemos ir tambem por um exemplo quotidiano e mais empirico que todos nós por certo conheçemos um ou dois casos, coisa de ver de forma simples...

Partindo do peressuposto que ambas as familias tem situaçoes socio-economicas e instruçao similares, ha putos que se 'matam' a estudar pra tirar um 16 à disciplina XPTO (nem vamos pôr a fasquia mais alta), o puto do lado passa as aulas a rabiscar uns desenhitos de anime ( ::)) olha pro caderno durante o intervalo de almoço desse dia pro teste que vai ser às 14h... e ainda tira o raio de um 17 na mesma prova!... Donde vem a diferença?...

bjos, boa noite

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pois, muita gente que flippa na faculdade é só porque nao tem a dedicação suficiente :X

mas tambem há aqueles cromos que fazem tudo sem dificuldades nenhumas... neh sr Foz? ;3

apesar ... hmm, sim ok, tambem te deves dedicar muito àquilo, é verdade

vocês estão a falar de aulas.. o miúdo que desenha no caderno pode ir ouvindo a professora, pode estudar mais que vocês pensam.. tantas variáveis..

Não pego em exemplos imaginários, lembro-me das minhas próprias aulas: sempre fui melhor aluno às disciplinas que gostava, mesmo não estudando para nenhuma delas. O interesse fazia tirar duvidas, a curiosidade de saber as coisas fazia com que aprendesse.

O maje falou na faculdade, sim, eu vejo os exemplos à minha volta: quem se aplica é quem faz as cadeiras.

não se esqueçam que por vezes 2 horas de estudo compensam mais que 5 horas. depende do nível de concentração para assimilarmos as coisas, e do método de estudo. Isso melhora-se com prática e força de vontade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se fosse pela logica dos genes, diria que a minha familia tem uma grande Po#$& de disfuncionalidade no genes...enfim...

eu penso que é!! mas acredido que o crescimento num ambiente com as caracteristicas propicias contribui para tal...

eu por exemplo, fui a unica da minha casa que estudou e continua a estudar arte alias ñ tenho ninguem na familia que se interesse por arte mas la esta, estudei num colegio onde cresci a aprender a pintar, desenhar, tocar piano and so on,  aprendi a gostar e a compreender e digo memo que ñ tinha talento para tal mas hoje sei que com todas as tecnicas que aprendi fazem de mim alguem que sabe o que faz...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito, sim, que o talento seja inato. Não no seu todo, porque a prática faz a perfeição mas... Gee, há pessoas que não tem talento mesmo para certas coisas. Por mais que tentem.. Não conseguem, digam o que disserem.

Eu vivo numa (quase) cidade em que o talento por excelência é a música. É a cidade portuguesa com mais "bandas per capita" (yay, isto só porque a isto nem se pode chamar cidade, vergonhoso still), e poucos são aqueles que não sabem os básicos de música. Vejo todos os dias, de hora a hora, grupinhos a sairem e a entrarem das escolas de música com guitarras às costas. Mas de que servem às duas ou três horas que estão lá diariamente? Ao fim de uns meses, alguns tocam o mesmo que tocavam antes de entrarem, outros (raríssimos, 1/50) saem de lá prontinhos para mostrarem o que valem com uma banda formada.

Com certeza que o talento está directamente relacionado com o interesse que as pessoas dão a determinada capacidade.. Mas esse interesse tem de vir de algum lado.

Eu sou pouco determinista... Daí.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao cabe duvidas que o determinismo tem o seu peso... tal como o ambiente/contexto(s) de desenvolvimento... Tudo conjugado potencia ou limita o desenvolvimento da pessoa.

E já agora Near:

E claro que há limitações mentais também. Mas tirando deficiência, a forma como a pessoa é estimulada é muito mais importante.

Nao é 'tirando a deficiencia'. É tao importante nuns casos como noutros... Aqui estás a ser 100% incongruente nas tuas ideias. Estás a tramar os 'defs' e a fazer deles uma classe à parte...

Dás-me a entender que a teu ver... os 'defs' sao limitados, os outros nao...

Nao há 'defs' como grupo homogeneo. Isto é um continuo Near!

Ha pessoas que têm distintas aptidoes e capacidades há partida, mas cuja potencialidade nem tu, nem eu, nem ninguem pode determinar com exactidao... mas o meio por certo vai ter um papel nas oportunidades que cria para surgir ou nao o artista, o cientista, ou o idiota chapado... etc.

Quanto ao resto, a mensagem do Maje apareceu antes de eu mandar postar a minha, ainda que o exemplo seja corriqueiro e nao de todo mal apanhado o certo é que a universidade nao é o exemplo mais feliz. A meu ver ainda é mais torpe que a galinha!...

E nao porque na realidade nao seja possivel atender às aptidoes a um nível de ensino superior, mas simplesmente porque quando falamos de universidade falamos de pessoas que ja percoreram um extenso caminho em que inúmeras hipoteses de desenvolvimento e aperfeiçoamento de aptidoes e especificaçao de interesses ja se supoe ter ocorrido em grande medida. Ou seja, quanto mais sobes ao nível de instruçao mais complexo e pouco adequado se torna determinar como o peso do meio e das aptidoes balançou para a construçao daquele individuo com que te deparas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao resto, a mensagem do Maje apareceu antes de eu mandar postar a minha, ainda que o exemplo seja curriqueiro e nao de todo mal apanhado o certo é que a universidade nao é o exemplo mais feliz. A meu ver ainda é mais torpe que a galinha!...

Corriqueiro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito, sim, que o talento seja inato. Não no seu todo, porque a prática faz a perfeição mas... Gee, há pessoas que não tem talento mesmo para certas coisas. Por mais que tentem.. Não conseguem, digam o que disserem.

há pessoas assim? falando de coisas que apenas exijam capacidade intelectual. há pessoas que se esforçam e não conseguem? acho que não conheci nenhuma até hoje.. Já conheci, isso sim, pessoas que acham quem se esforçam o suficiente.

Eu vivo numa (quase) cidade em que o talento por excelência é a música. É a cidade portuguesa com mais "bandas per capita" (yay, isto só porque a isto nem se pode chamar cidade, vergonhoso still), e poucos são aqueles que não sabem os básicos de música. Vejo todos os dias, de hora a hora, grupinhos a sairem e a entrarem das escolas de música com guitarras às costas. Mas de que servem às duas ou três horas que estão lá diariamente? Ao fim de uns meses, alguns tocam o mesmo que tocavam antes de entrarem, outros (raríssimos, 1/50) saem de lá prontinhos para mostrarem o que valem com uma banda formada.

Com certeza que o talento está directamente relacionado com o interesse que as pessoas dão a determinada capacidade.. Mas esse interesse tem de vir de algum lado.

Eu sou pouco determinista... Daí.

Estás a falar desse pessoal que tem aulas, mas será que em casa praticam? que procuram aprender sozinhos, que têm curiosidade?

Dou-te o exemplo de 2 amigos meus: um é organista, o outro guitarrista.

o organista evoluiu muito mais no mesmo espaço de tempo. Qual é a diferença entre eles?

o organista tem o orgão ao lado do pc, está constantemente a tocar, porque o adora fazer.

tem curiosidade e gosto em pedir ao professor dele musicas de diversos estilos, para melhorar e ficar mais completo em termos de reportório e de composição ( e de técnica,claro).

o guitarrista em fase de exames por exemplo chega a estar uma semana sem pegar na guitarra.

ou só pega caso tenha aula.

Este é apenas um exemplo que se aplica a imensos casos, só referi a parte musical por o teres referido.

para mim os genes apenas interessam nas limitações e não no talento. Se não tens uma limitação física ou mental (e ate mesmo quando têm) o infinito é o teu limite.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que o talento seja inato.

Para mim, "ter talento", é simplesmente uma pessoa que faz uma determinada tarefa acima da média.

Vejamos um exemplos de deficiência e desenho, que já foram referidos antes, agora um exemplo: todos nós sabemos que existe pessoas que pintam com a boca e com os pés. Porquê? Porque por uma razão ou outra, as suas capacidades motoras pararam. Entenda-se "capacidades motoras" aqui como pessoas que ficaram sem mãos, braços, ou ficaram com alguma espécie de paralisia.

Ora, como todos sabem, existe uma instituição formada por algumas pessoas nestas situações, mas o que as separa das demais pessoas? Aprenderam a pintar com a boca e os pés. Foi algo que nasceu com eles? O "talento" de que falam? Não. Foi a determinação de tentarem conseguir fazer algo dentro das limitações do seu próprio corpo que permitiu a estas pessoas adquirir esta habilidade de pintar.

Este é um dos muitos exemplos que posso dar, mas uma coisa é certa, existem um monte de variáveis que podem afectar a aquisiçã de "talento". Para se fazer algo bem, é preciso treino, dedicação, determinação e paciência. Como o Near referiu, se uma criança for ensinada desde nova a tocar um intrumento, as hipóteses de vir a tocar esse intrumento acima da média no futuro são muito grandes.

Quanto a eu ter talentos, acho que o meu único talento é fazer os meus amigos rir quando precisam. De resto, não tenho assim nenhuma habilidade acima da média.

Bem, para resumir isto tudo:

- Talento não é inato, é algo que se adquire com treino, dedicação, determinação e paciência.

- Meu único talento é fazer os meus amigos rir quando é preciso. Fora isso, não tenho habilidades acima da média, aka talento.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais