Foz

Divulgação da comunidade anime em Portugal

103 mensagens neste tópico

É por essas e por outras que, ao contrário de muito pessoal, não anseio que a imprensa dê mais atenção à nossa comunidade, porque se a desse, seria certamente da pior forma.

Com que cara viriam os leigos comuns uma reportagem sobre pessoal mascarado com headbands a berrar esquizofrenias nipónicas não-legendadas na televisão? Certamente não comentariam em jantar de familia: Mas que leque de cultura esta gente tem! Desconhecia isto!!

Claro que a televisão também tem interesse em seguir o pensamento futil de primeira imagem do publico, so...

Título: "Fanatismo. Também aqui em Portugal existe."

E depois entram com efeitos estatísticos, em discurso de raposa:

Jornalista: "50% dos entrevistados afirmam ver perto de 15 horas de animação japonesa por dia. Um entertém que se pode tornar numa doença, que fecha a juventude num mundo mágico e fantasioso que contraria o que vivemos"

Depois aparece uma psicologa convidada ao telejornal a falar:

Psicóloga doutorada em psicologia: "Estes jovens, estas crianças, tentam viver num aglomerado de ideias que não correspondem ao nosso mundo. São refúgios para conseguirem fugir ao mau ambiente familiar ou social onde eventualmente vivem. São jovens com problemas, os quais nós temos o dever de ajudar."

Claro que aparecem também testemunhos de pais:

Mamã de Otaku: "O meu filho não larga o PC!! Ou está a ver desenhos, ou a falar com pessoas que não conhece. Receio muito que um dia ele encontre alguém que só se queira aproveitar dele, mas que posso eu fazer? É a sua vida, não o posso impedir."

E o publico pensa: Que irresponsável... Corta-lhe os cabos do PC! Aperta com o disjuntor!!

Enfim, após se ver uma reportagem destas, certamente sairia do publico aquele comentário que fazemos quando vemos um "geração fastfood": F0dass......

Pode não ser a verdade, mas a tragédia sempre vendeu melhor. Então quando se trata dum tema vivido por uma minoria, ninguém reclama em peso depois.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É por essas e por outras que, ao contrário de muito pessoal, não anseio que a imprensa dê mais atenção à nossa comunidade, porque se a desse, seria certamente da pior forma.

Com que cara viriam os leigos comuns uma reportagem sobre pessoal mascarado com headbands a berrar esquizofrenias nipónicas não-legendadas na televisão? Certamente não comentariam em jantar de familia: Mas que leque de cultura esta gente tem! Desconhecia isto!!

Claro que a televisão também tem interesse em seguir o pensamento futil de primeira imagem do publico, so...

Título: "Fanatismo. Também aqui em Portugal existe."

E depois entram com efeitos estatísticos, em discurso de raposa:

Jornalista: "50% dos entrevistados afirmam ver perto de 15 horas de animação japonesa por dia. Um entertém que se pode tornar numa doença, que fecha a juventude num mundo mágico e fantasioso que contraria o que vivemos"

Depois aparece uma psicologa convidada ao telejornal a falar:

Psicóloga doutorada em psicologia: "Estes jovens, estas crianças, tentam viver num aglomerado de ideias que não correspondem ao nosso mundo. São refúgios para conseguirem fugir ao mau ambiente familiar ou social onde eventualmente vivem. São jovens com problemas, os quais nós temos o dever de ajudar."

Claro que aparecem também testemunhos de pais:

Mamã de Otaku: "O meu filho não larga o PC!! Ou está a ver desenhos, ou a falar com pessoas que não conhece. Receio muito que um dia ele encontre alguém que só se queira aproveitar dele, mas que posso eu fazer? É a sua vida, não o posso impedir."

E o publico pensa: Que irresponsável... Corta-lhe os cabos do PC! Aperta com o disjuntor!!

Enfim, após se ver uma reportagem destas, certamente sairia do publico aquele comentário que fazemos quando vemos um "geração fastfood": F0dass......

Pode não ser a verdade, mas a tragédia sempre vendeu melhor. Então quando se trata dum tema vivido por uma minoria, ninguém reclama em peso depois.[br]

Mensagem unida a: 21-10-2007, 00:20:26


E desculpem o offtopic. :(

Td bem, tamos a discutir um assunto "algo" serio...

a vdd e k olhamos pos EUA/Japao e o cosplay faz um sucesso TREMENDO e mta gente faz cosplay d toas as idds! Em Portugal, algo assim seria visto como o CUMULO dos CUMULOS pk somos um povo k ja nao somos capazes de aceitar a diferença e a novidade! So sabemos keixar do velho, keixar do novo e continuar uma vida monotona e rotineira enkaunto sonhamos em ganhar o euromilhoes....ja ninguem consegue levantar o cu gordo da cadeira pa fazer NADA de positivo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tá tudo pessimista, sejam amigues  ;D

mas concordo em parte com isso, lembro me bastante bem da cena que houve a volta do Dragon Ball e podia-se repetir muito bem agora, mas oh hell, se eles se divertem e vendem...  ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não quero ser offtopic, mas tenho de dizer isto.

A diferença entre EUA/Japão e Portugal em termos de sucesso de cosplay, é que lá fora os cosplays são muito melhores, chegando a ser peças d arte de tão lindos que são.

Aqui, já vi pessoas a vestir um fato de treino e a dizer que eram cosplayers de Naruto.

Foz, psicologia rula mt :X

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não quero ser offtopic, mas tenho de dizer isto.

A diferença entre EUA/Japão e Portugal em termos de sucesso de cosplay, é que lá fora os cosplays são muito melhores, chegando a ser peças d arte de tão lindos que são.

Aqui, já vi pessoas a vestir um fato de treino e a dizer que eram cosplayers de Naruto.

Foz, psicologia rula mt :X

Desculpa mas eu já vi cosplayers portugueses MTO bons e tbm ja vi cosplays MTO maus mas a diferença <b>não está</b> na kualidade dos fatos, está sim na mentalidade das pessoas! Se formos a ver bem nos EUA e Japao, o anime e uma coisa corrente e normal e as pessoas aceitam bem este conceito. Em Portugal o povo tornou-se demasiado pessimista e só sabem ver maldade/vício/motivo para mal-dizer em tudo a sua volta!

So mais um ponto que eu gostava de apresentar(e peço desculpa o off-topic): o que será pior? Os pais deixarem os filhos fazer um fato igual a uma personagem de anime(embora possa sair uma bocadinho caro, dependendo de um variado numero de factores nomeadamente a escolha dos materiais) e deixa-lo ir a um evento para se divertir e tirar meia-duzia de fotos OU andar a "pagar" uma vida inteira por deixarem o filho cair na ignorancia das más companhias, drogas, tabaco e gravidezes na adolescência que são factores cada vez mais presentes na vida dos adolescentes portugueses?

Chamem-me o que quiserem mas a verdade é esta e está á vista de todos, todos os dias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas eu já vi cosplayers portugueses MTO bons e tbm ja vi cosplays MTO maus mas a diferença <b>não está</b> na kualidade dos fatos, está sim na mentalidade das pessoas!

O que a afecta a qualidade do fato. Hoje em dia não interessa fazer um cosplay bom, só interessa fazer. Dava-te muitos exemplos de pessoas assim.

So mais um ponto que eu gostava de apresentar(e peço desculpa o off-topic): o que será pior? Os pais deixarem os filhos fazer um fato igual a uma personagem de anime(embora possa sair uma bocadinho caro, dependendo de um variado numero de factores nomeadamente a escolha dos materiais) e deixa-lo ir a um evento para se divertir e tirar meia-duzia de fotos OU andar a "pagar" uma vida inteira por deixarem o filho cair na ignorancia das más companhias, drogas, tabaco e gravidezes na adolescência que são factores cada vez mais presentes na vida dos adolescentes portugueses?

E pensas que os EUA não são assim? Os EUA podem ter uma fandom muito maior de anime/manga/cosplay/wtv, mas não compares isso com os de Portugal, também o que tá a negrito na tua quote é muito maior lá e muito pior.

Para não ser completamente offtopic...

Aposto que nem 1/4 do grupo vai ao fibda com este cos e nem metade sequer aparece na anipop.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Algum moderador que coloque estes posts offtopic num novo tópico ou que já exista relacionada com o tema (se faz favor claro :D), porque o assunto apesar de estar fora da margem do tema é deveras interessante.

Desculpem lá, mas dou razão à Shing-Lang.

Nos EUA também têm cosplays de bosta. Apenas tens mais gente que o faz. A proporção é a mesma. Se cá tiveres 20 bons e 40 maus, lá tens 2000 bons e 4000 maus. Se forem ver no 4chan a maioria das palhaçadas cosplayanas vêm dos EUA.

E mais, quem diz que nos EUA a imprensa trata cosplays com glamour e carinho? Só se for alguma revista suburbana, porque duvido que televisões generalistas ou revistas Time passem essa imagem.

Aliás, até imagino uma mãe a ir a Oprah chorar pelo filho que vive no seu mundo de ilusão e se veste com trapos e perucas, enquanto que o publico: OOOOOOoooohhhhhh

O que retracta o problema são as mentalidades das pessoas, não as qualidades dos fatos.

Uma tipa toda boa com um fato espectacular de xpte ou um gordalhão borbulhento e corcunda de xpto, para o povo, são os dois iguais. Nós é que vemos qualidade nos fatos porque nos preocupamos com isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, depois de ver tanta gente interessada em falar sobre este assunto no tópico errado, segui o conselho do Foz e abri este tópico para falarem à vontade sobre o tema. Todas as mensagens que falaram sobre isto no tópico "[FIBDA & Anipop 2007] - Grupo de Naruto"  vão ser transmitidas para aqui.

(supostamente este é o primeiro post deste tópico...)

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há uma coisa bela neste mundo chamada dualidade, bom-mal, o conceito do belo-feio, maior-menor.

Enfim, tudo é contrabalançado.

Se América tem melhores cosplays, falha noutras coisas como taxas de crimes, drogas, etc.

Se Portugal tem cosplays assim assim, ganha noutros pontos.

Nem vale a pena discutir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou falar por mim. Se por obra e graça do Espírito Santo uma TV tuga aparecesse para fazer uma entrevista aos cosplayers portugueses, veriam que muitos trabalham, estudam, e são casos de vida com relativo sucesso (isto porque cá bom sucesso só com euromilhões), e ficariam espantadas ao ver que muitos pretendem trabalhar, continuar a estudar. Afinal não somos assim muito diferentes dos amantes de arte (para mim anime é arte na mesma) que passam a vida a ver livros de poesia e a correr mundo pelos museus de arte. Não são geeks à mesma? Então porque raio têm alto valor para aparecer como críticos disto e daquilo e nós não? E que moral têm eles para falar de nós? Lá porque têm fato e gravata e nós cosplays... Num ponto concordo com a Shing. A TV tuga é bem capaz de transformar um evento de anime num terror para os pais porque lá as velhotas e as tiazinhas que vêm Florissecas e Quinta das Anormalidades só querem é ver porcaria! Moral da história - Altera-se, tornamos aquilo numa tragédia, vende, somos felizes = muitos Portugueses estúpidos!

TO Blaze: Vale da Amoreira, Chelas, Cova da Moura, Belavista...

Peço desculpa a quem eventualmente viva nestes locais, mas infelizmente é a realidade tuga -.-

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Referindo-m a varias citaçoes de 2 pessoas é o seguinte:

è verdade que os EUA sao MTO maiores que nós e também está certo que têm muitos mais problemas de criminalidade que nós MAS temos de ver as coisas tmb por este prisma: Nós temos(ou deveriamos) de ajudar o nosso país em vez de olhar para os outros e tirar a conclusao que "ah, eles estao muito piores que ñós, deixa-te mas é estar quieto"...Por causa deste tipo de mentalidade é que há certas coisas neste país que nao avançam e que já começam a funcionar cada vez pior! MAS se alguém se levantar e fizer algo para mudar isso, vais ver que aos poucos essa pessoa vai ganhando aliados, amigos, compadres pela mesma causa!

"Nem vale a pena discutir", nao e bem assim! Este topico foi recentemente criado é para termos uma conversa civilizada e saudavel para termos uma perspectiva desde VARIOS pontos de vista para a razao pela qual a divulgaçao do anime/cosplay no nosso país deva ou nao ser tao publicitada como alguns de nós kereriam!

E tenhu de concordar com o Arkantos num ponto: nem todos os cosplayers sao completamnete VICIADOS no anime/cosplay! Eu falo por mim porque eu trabalho <b>E</b> estou a acabar o 12º <b>E</b> estou a  preparar a minha entrada para a Universidade <b>E</b> estou a tirar a carta! E mesmo assim apareço em FIBDAS e Anipops e Otakawas com um cosplay (mais ou menos) bem executado! Conheço ALGUNS animes, vejo quando posso mas a minha vida não gira somente á volta disso embora seja algo que eu goste MESMO MUITO!

Já disse e continuo a dizer: O problema está na MENTALIDADE das pessoas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eles só vêem o que querem. Estão a marimbar-se se tu tens uma vida de sucesso ou se vives fechado num quarto.

Antes demais, olha para o nosso aspecto geral. que é o que vai falar.

Entras num evento de anime, onde desconheces o estilo para além do que leste sobre ele.

Vês pessoal, cuja maioria foge ao padrão corpo danone, a falar meio japonês, com perucas e adornos, e a berrar niponices por cada brisa que paire.

Uma TV tuga filmava isto e dizia o quê? Que somos todos gente normal?

Quem se ofendia eram os "normais" após ouvirem tal afronta.

A televisão não se preocupa em conhecer as pessoas, preocupa-se em passar a imagem destas. Como é intepretada, cabe a quem vê e não a quem a vive ou a quem a comenta.

Posso estar errado, hope so.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não deveis julgar um livro pela sua capa, diziam e dizem os anciões da minha terra.

Mas a TV vive de escândalos e dramas, e caso disso foi à coisa de um/dois anos o Extase se virar para mim e para a Zanza na inauguração do Fibda e perguntar se viamos hentai...right..........Mas eles aí já se dão ao trabalho de pesquisar e a forma abordada para a entrevista foi deveras bruta, digo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Mas a TV vive de escândalos e dramas, e caso disso foi à coisa de um/dois anos o Extase se virar para mim e para a Zanza na inauguração do Fibda e perguntar se viamos hentai...right..........

I lol'd.

E o que respondeste? :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bazei na boa.

Eles ficaram wtf e disseram ainda, isto assim não dá e arrastaram a zanza que de uma maneira mais parva também bazou.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gawd, isso aconteceu??

O que perdi >:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já venho um bocado tarde, mas vou fazer um pq offtopic- num comic aparece uma cena de quadriculas em k punham em questão um super-heroi e fizeram uma entrevista a 2 pessoas, um sem abrigo k viu a cena e diz k foi um salvamento e um executivo k n viu nada mas diz k o tal heroi provocou akilo tudo, na altura dos reporters escolherem a peça pra passar dizem algo como, vamos pelo executivo k tem mais credibilidade...

Tal como já foi dito antes o k interessa na comunicação social n é o real mas o k causa impacto, temos a reportagem k colocaram ha pouco no forum e k foi publicada num jornal.

Quanto ao resto toda a gente k anda por aqui faz outras coisas como trabalhar ou estudar, devem ser poucos os k ficam colados ao pc o dia todo, e se isso acontecer é pontual.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bem dando a minha opinião:

em Portugal existem bons cosplayers...mas cosplayers QUE FAZEM os seus fatos. Nota-se a diferença de um bom para um mau cosplay em Portugal nisso. Basta verem que alguém que fêz o seu fato ou parcialmente o fêz irá tentar ao máximo encarnar a personagem porque sabe (no caso de desfiles) que aqueles 3 minutos (ou até menos) que irá estar no palco irão valer as noites a fio que passou de volta do seu cosplay e digo-o por experiência própria. Quando fiz o meu cosplay em vez de ter enviado o fato para a costureira e fazer os acessórios apenas encarei as coisas de forma diferente, tive de pesquisar bastantes imagens da personagem, arranjar os episódios em que ela saia, ver o significado por detrás da sua história, enfim, levar as coisas a sério ao invés de como disseram 'vestir o fato de treino'.

outro caso é o da falta de posses. meus amigos sinceramente, se não têm dinheiro para fazer um cosplay bom não façam 20 maus. procurem fazer 1 ou 2 bons e decentes mesmo que demorem mais tempo (o que até é bom dado que vão poupando dinheiro e gastam o mesmo que gastavam em 20 mas com a diferença que têm algo apresentável). creio eu ser este o maior mal dos cosplayers em Portugal. é fazerem por fazer e não se empenharem a fundo. (não digo isto em particular mas no geral pela pouca experiência que tive até hoje em eventos).

acho triste a informação que existe em Portugal e o facto de ao invés de fazerem 'propaganda' ao que é bom o depreciam ainda mais. Um exemplo de Êxtase também mas que não tem a ver com cosplay: Eu faço ballet clássico, e tive a infelicidade de num ano entrar para a minha classe de ballet o puto que faz agora os morangos com açucar (um cego acho) então a mãezinha que achava que o menino deveria ser a estrela do 'show' resolve falar com a SIC (acho que o êxtase é da Sic) e chamar lá o êxtase. Resultado? Fizémos (depois de 2 meses de ensaios em pontas) um ensaio-geral IGUAL ao espectaculo em si, que fez com que o espectaculo fosse pior que o ensaio geral dado que os pés já estavam em sangue e alguém nos foi entrevistar? ou fazer algum comentário? nao pois claro que nao! A 'estrela' é que apareceu e por sorte ainda entrevistaram a minha professora, claro porque as 'camelas' que dão a alma à coisa não merecem e como convem aparecem 2 segundos a fazer algo de importante so para dizer que foi um espectaculo de ballet. Por isso é como digo, dão enfase aos pequeninos e os que merecem ficam na merda.

isto tudo para quê? para o simples facto de que essa entrevista ate podia estar correcta mas se eles analisam só os piores casos não dá em nada. porque uma vez mais só vêm o mau das situações.

quanto à entrevista que o êxtase fez ao blaze e a zanza no comments...é triste demais.

agora não comparem Portugal aos EUA e ao Japão...porquê?

estes são potências económicas, estão anos-luz à nossa frente em vários aspectos e além do mais cabem 20 'Portugais' em cada um deles senão mais. Basta isto para perceberem que NUNCA estaremos aos calcanhares dado que os países 'grandes' em cosplays são os que têm maior divulgação e população entre outros. se bem que Portugal está a mudar e toos nós podemos fazer um pouco dado que se nos perguntam então mas que é o cosplay? se explicamos com paciência e como deve ser cada vez mais pessoas saberão que de facto é algo que merece o seu devido valor, tanto o cosplay como o anime etc. se formos a ver em maioria dos casos o que falta é nada mais nada menos que informação.  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É impossivel não gostar desta moça :3

Muito bem dito, qualidade sobre quantidade ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pegando na ultima frase da Rukia gostava de expor o seguinte caso: eu tenhu duas amigas que não ligam mto a animes nem cosplay, alias, nem sabem o que isso é. Recentemente, távamos todas na sala de uma delas, la em casa, e eu mostrei fotos do FIBDA e elas acharam O MAXIMO, segundo palavras delas. eu propria indico-lhes websites onde podem ver/fazer download de episodios de varias series e neste momento nos as 3 temos uma mania pelo Chobits k e uma coisa parva! XD

Conheço estas raparigas há um ano e nos as 3 temos estilos de vida mto semelhantes e só ha coisa de 3 meses e que eu lhes comecei a falar de cosplay e tudo mais e neste momento estamos as 3 a entreajudarmo-nos para fazer 1 fato para cada uma.

E esta historia ou outras semelhantes de certeza que ja se repetiram com voces. Dando a informaçao e explicando aos nossos amigos/familiares o que é o anime e o cosplay é só o começo, agora imaginem que cada um de nós dá esta informaçao a 2 amigos e por sua vez esses 2 amigos vao contar a mais 2 amigos e por ai adiante. Passo a passo conseguimos divulgar o cosplay e o anime de uma forma positiva.

HAverao sempre aquelas pessoas que nos vai criticar e vdd(no meu caso: a minha irma que acha que nao e NATURAL eu ver desenhos animados com 18 anos.....ya tabem, vai catar piolhinhos mana!) mas nao devemos desistir so por causa disso!

um pequeno a parte: nao baseiem as vossas vidas SO no anime/cosplay, isso so vai dar mais motivo de repreensao e sensaçao de exagero por parte dakeles a kem keremos falar deste assunto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais