Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Makas

Discussoes filosoficas

41 mensagens neste tópico

Bem, criei este topico para discutirmos sobre perguntas filosóficas. Se alguém tiver alguma duvida pode coloca-la aqui para ser debatida ;)

Eu vou começar com uma muito contestada desde sempre, nao espero uma resposta concreta, mas algo perto de compreender se existe ou nao DEUS!, ha quem acredite, a quem nao acredite.

eu proprio nao acredito nao so por nao haver provas concretas como tambem por causa de certos problemas na religiao, tais como muitos Dogmas (verdades inquestionáveis) que nao só sao impossíveis, como o facto de serem inquestionáveis como desculpa por nao terem uma base que os explique.

Mas depois tem alguns argumentos como o da nossa existencia, e os milagres e tudo mais que por outro lado indica a exitencia de algo :S

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Bem, nao sei de nada disso da realidade XD, mas duvido que algo "nao vivo" possa questionar-me, quanto muito questiono-a eu, eu ate poderia colocar aqui uma data de questoes que davam muito pano para mangas XD

Mas olha lá, realidades, acções é quase tudo gerido por humanos, e são realidades, são mudanças, uma realidade como o 11 de Setembro não te faz questionar, não te questiona ? Agora imagina que uma catástrofe natural ocorre, ela não te questiona ?

Achas mesmo que a realidade não te consegue chocar ? És assim tão ciente da tua inconsciência ? Pá ... eu só tive três aulas de filosofia ... Não me obrigues a usar os meus conhecimentos ainda mais profundos ! ;D

pode ser tudo falso, pode nao ser nada disto real. (ja pensaste alguma vez assim?) ... Ou seja, passavas a vida a fazer algo que nao dava em nada e no fim a tua vida nao teve qualquer sentido apenas porque a dedicaste a algo que nao tem uma resposta?

Alguma vez viste o Matrix? Sei lá, eu sei que não é um filme famoso e tal ... É pa, nem sei o que dizer ...

Imagina que um amigo teu te diz que é homossexual, como reages a esta nova realidade? :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Deus? Depende a tua definição de deus e de realidade…se aceitares a realidade como sendo uma interpretação a posteriori da informação que te é transmitida, então Deus pode existir na realidade de alguém que acredita ter falado com deus e não na minha i.e se acreditas existe.É claro que podes acreditar numa realidade objectiva e so existem varias interpretaçoes, onde deus pode ou nao existir.

Pessoalmente, acho que, deus não existe que e apenas uma criação por parte da humanidade para justificar a sua mísera existência e criar uma moral ( por muito má que seja). Nas palavras de Nietzsche

“Deus é apenas uma conjectura, mas não quero que as vossas conjecturas ultrapassem a medida da vossa vontade criadora. Poderíeis criar um Deus? Pois então não me volteis a falar de deuses! Poderíeis, contudo, criar o super-humano.”
O homem deve superar a si próprio, e não olhar para o além.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Religião é controlo de massas para benefício de hipócritas e vigaristas.

Mas Deus existe sim e costuma postar aqui no animept! Sinto que ele vai postar nestar trélélé.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

LOL

que belo topico este.. aposto que vai ser uma uma anarquia do ***.. aposto que em 10 posts no maximo começa flame..

ps:estamos programados para acreditar numa entidade superior. se ela existe ou não já é da opinião e fé de cada um.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nao ha provas dos dois lados da discussao, so why bother?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há provas, porque a discussao até chega ao proprio conceito de "prova válida". :P

Bem, criei este topico para discutirmos sobre perguntas filosóficas. Se alguém tiver alguma duvida pode coloca-la aqui para ser debatida ;)

Eu vou começar com uma muito contestada desde sempre, nao espero uma resposta concreta, mas algo perto de compreender se existe ou nao DEUS!, ha quem acredite, a quem nao acredite.

eu proprio nao acredito nao so por nao haver provas concretas como tambem por causa de certos problemas na religiao, tais como muitos Dogmas (verdades inquestionáveis) que nao só sao impossíveis, como o facto de serem inquestionáveis como desculpa por nao terem uma base que os explique.

Mas depois tem alguns argumentos como o da nossa existencia, e os milagres e tudo mais que por outro lado indica a exitencia de algo :S

Eu dava-te o conselho de aprenderes a escrever melhor antes de começares a escrever sobre filosofia. :P

Imagina que um amigo teu te diz que é homossexual, como reages a esta nova realidade? :D

Com o método universal de confronto humano face a novas, impossiveis, insoluvies, incompreensiveis realidades: rio-me. :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pergunto-me antes: Porque raio temos apêndice?

O nosso corpo segundo a evolução de Darwin rejeita toda a inutilidade e melhora a performance dos aspectos que mais se adequam ao nosso ambiente.

Será que o apêndice terá poderes paranormais, com as quais poderiamos comunicar via wireless com espíritos e mortos, ou controlar cinéticamente a matéria em redor?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foz, acho que confundiste (neo)darwinsmo com a teoria de Lamarck, o ultimo e que defendia a teoria de uso e desuso.

O darwinismo premite que existam, digamos"lembranças" dos nossos antepassados geneticos, a evoluçao da-se lentamente, o deserperecimento do apendice (caso este nao tenha utilidade) daria-se se a caracteristica genetica de nao ter fosse dominante, ora se este ja nao ter utilidade a sua existencia nao afectaria sobrevivencia, e logo nao seria nessesariamente eliminada por mecanismos de selecçao natural.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Foz, acho que confundiste (neo)darwinsmo com a teoria de Lamarck, o ultimo e que defendia a teoria de uso e desuso.

O darwinismo premite que existam, digamos"lembranças" dos nossos antepassados geneticos, a evoluçao da-se lentamente, o deserperecimento do apendice (caso este nao tenha utilidade) daria-se se a caracteristica genetica de nao ter fosse dominante, ora se este ja nao ter utilidade a sua existencia nao afectaria sobrevivencia, e logo nao seria nessesariamente eliminada por mecanismos de selecçao natural.

Obrigado pela correcção. :)

Ainda assim creio que é o apêndice que subjoga as nossas mentes. xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Será que o apêndice terá poderes paranormais, com as quais poderiamos comunicar via wireless com espíritos e mortos, ou controlar cinéticamente a matéria em redor?

XD

Excelente exemplo da futilidade, e mesmo ridiculo, de grande parte da filosofia, quer a "séria", quer a recreacional.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Será que o apêndice terá poderes paranormais, com as quais poderiamos comunicar via wireless com espíritos e mortos, ou controlar cinéticamente a matéria em redor?

Creio que o apêndice é um chip de localização.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Creio que o apendice eh a luiz, ce ta vendo?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Religião é controlo de massas para benefício de hipócritas e vigaristas.

"deus é o ópio das massas". Sempre verdadeiro, e sempre actual! xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pô cara, eu acredito nos poderes de His Noodly Appendage.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yes, bow to the Great Pasta im the Sky, ramen.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se eu não trabalhar, não é Deus que me dá dinheiro para comer, se eu não estudar, não é Deus que me dá boas notas, se eu não me esforçar, não é Deus que me vai fazer alguém neste mundo.

Deus pura e simplesmente não existe. Deêm-me provas do contrário. Não conseguem pois não? Pois. Embora não tenha contra quem acredita, cada um é livre de defender o que bem apetece, longe de mim julgar uma pessoa por isso. Infelizmente quem defende uma religião é que faz isso às restantes... ::)

Mas depois tem alguns argumentos como o da nossa existencia, e os milagres e tudo mais que por outro lado indica a exitencia de algo :S

I lol'd.

A nossa existência? Chama-se evolução de uma espécie. Milagres? Dá exemplos desses teus supostos "milagres".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se alguém tiver alguma duvida pode coloca-la aqui para ser debatida ;)

Tenho uma duvida: Se Deus é assim tão perfeito porque é que te criou?

Sinceramente, custa-me a interiorizar estes temas como duvidas ou o que lhe queiras chamar. E toda a religião tem dogmas onde se assenta. Para definires uma realidade precisas de bases que tu simplesmente defines como inquestionáveis. Não acreditas nelas, muda de religião, ou anda sem nenhuma. Só a segue quem tem fé nela.

Há gente que se sente feliz por seguir a peito a religião e acredito que consigam ser verdadeiramente felizes com as doutrinas que defendem.

Agora também acho que introduziste este tópico de uma forma bastante fraca. Antes demais, eu posso não ter um português perfeito (longe disso), mas julgo que para as tuas construções frásicas precisas de um prontuário de apoio. E segundo, não podes argumentar que não acreditas por existirem provas contretas.

Provas concretas do quê? Já estudei bastante física a peito, desde as equações de Maxwell até ao teorema da incerteza de Heisenberg, passando pela física relativista e termodinâmica, com bastante rigor até, e nunca vi nada que contradiga a existência de Deus ou do diabo.

Quem acredita em Deus é gente estúpida, é isso? É o que dá a entender o teu post nas entrelinhas.

Só tenho a concordar (a menos má de todas) com a última frase do teu topico:

Mas depois tem alguns argumentos como o da nossa existencia, e os milagres e tudo mais que por outro lado indica a exitencia de algo :S

Eu pessoalmente acredito que exista uma força superior, chama-lhe xpto, cuja base de existência é dogmática. Agora se essa força pensa ou tem um filho numa cruz ou tem a forma de uma batata, não interfere com a fé.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

LOL

que belo topico este.. aposto que vai ser uma uma anarquia do ***.. aposto que em 10 posts no maximo começa flame..

Por 8 posts não acertaste :'(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que a humanidade fazia melhor em concentrar-se em problemas tangiveis e nao discutir sobre se ha uma coisa no ceu que nos criou, porque o tempo dessas reflexoes ja passou, e tempo de se ir para outra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais