Zephirus

"Enchia-te toda de leite!"

42 mensagens neste tópico

Então com estas histórias do piropos, tenho uma história muito engraçada, para contar, é curta não se preocupem, tudo começou com este artigo que tem como titulo "Enchia-te toda de leite!", um artigo que tenta ser irónico, mas falha completamente. O artigo é sobre piropos, e eu quero esclarecer que não sou a favor dos piropos, da discriminação sexual ou racial ou etc, mas não concordo com a forma leviana com que este senhor se refere ao tema.

Passo a explicar, eu acredito que as mulheres sofram muito com piropos, discriminação sexual, medo de violação e temas assim, mas lá por esses casos serem mais frequentes nas mulheres não quer dizer que os homens não possam sofrer do mesmo mal que as mulheres nem que seja em menor escala.

Edit: Esqueci me de dizer que o linguarejar deste artigo lembra me o que foi escrito sem ironia pelo autor do Por Falar Noutra coisa.

 

Dou um exemplo muito simples, eu sou formado em Assessoria e Tradução, se eu quiser trabalhar como Assessor, que é basicamente ser se secretário, e não quero dado que a minha vocação é ser tradutor, tenho que competir numa sociedade que discrimina pesadamente os homens, a maior parte das pessoas que pensa num profissional de secretariado, pensa numa moça jovem e bonita disposta a satisfazer todos os desejos do patrão. Uma vez estava no autocarro para a universidade, e passou uma musica brasileira a dizer que uma secretária tem que ser obediente e educada, para logo referir que tal moça perdeu a virgindade com o patrão (quem me dera saber o nome da musica para vos mostrar). Ri me logo da ironia que é realidade no meu mundo. E este é o exemplo mais leve de que me posso lembrar. Tenham isto em conta.

 

Agora atentem de novo no artigo acima, e imaginem que estão na minha situação, vão achar que a situação é tão a preto e branco como vocês pensam? Que certos círculos da sociedade não podem ser tão discriminatórios com homens, como outros são com mulheres? Ou que há mulheres que não podem tomar partido de uma situação para acusar um homem de ser violador ou de lhe mandar um piropo quando realmente não mandou?

 

Uma certa professora catedrática de uma certa universidade em Lisboa pensa que sim, ela mandou o link dessa mesma noticia para o facebook, e eu fiz o seguinte comentário, e ela exclui me a mim e a outras pessoas, sem sequer refutar:

 

piropo.png

 

Mais tarde tarde eu mandei lhe a seguinte pm, que ela nem sequer respondeu:

 

piropo2.png

 

Comi uma palavra, mas dá para se entender.

 

Obviamente não se pode discordar do feminismo moderno, porque nem sequer tentam argumentar connosco, e não seria a primeira vez um professor de tal dita universidade me exclui, o ultimo que o fez era um feminista ferrenho, professor catedrático e fansuber, e os dois acreditem ou não são amiguinhos, se bem que os conheci em contextos diferentes. Mas não interessa, porque para esse tipo de pessoas, pessoas como eu são porcos machistas que coçam os tomates em Alfama. (Gostaram? Aprendi esta referência no Very Typical, com o Rui Sinel de Cordes, não sei o que tanta gente tem contra o gajo, ele é só humorista, mas pronto.)

 

Seja como for gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o artigo, sobre os piropos, e sobre a minha atitude.

Editado por Zephirus
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tl;dr fizeste um comentario no fb e não tiveram paciência/interesse de discutir contigo.

Já fiz o mesmo (i.e. apagar gente da wall só para não me chatear)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tl;dr fizeste um comentario no fb e não tiveram paciência/interesse de discutir contigo.

Já fiz o mesmo (i.e. apagar gente da wall só para não me chatear)

 

Yah, há quem faça isso mas não foi por essa razão, mas é cagativo. Btw: Só estou a tentar trazer assuntos de interesse para o fórum.

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como pessoa que trabalha nas obras, sou a favor de um belo piropo, faz parte do meu estrato social de acarta-baldes-de-massa passar o dia a proferir frases como 'óh estrela queres cometa?' ou 'a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu', pelo que estou bastante preocupado com esta nova lei que considera os piropos crime e pode mandar gente para a cadeia. Andam aí alguns individuos a roubar/maltratar/violar/etc e eu por dizer 'belas pernas, a que horas abrem?' vou dentro.

 

Fico chateado, pois claro que fico chateado !

Editado por volt
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como pessoa que trabalha nas obras, sou a favor de um belo piropo, faz parte do meu estrato social de acarta-baldes-de-massa passar o dia a proferir frases como 'óh estrela queres cometa?' ou 'a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu', pelo que estou bastante preocupado com esta nova lei que considera os piropos crime e pode mandar gente para a cadeia. Andam aí alguns individuos a roubar/maltratar/violar/etc e eu por dizer 'belas pernas, a que horas abrem?' vou dentro.

 

Fico chateado, pois claro que fico chateado !

 

"Cara senhora voluptuosa, peço desculpa pelo meu baixo sociolecto, mas gostaria de ter relações sexuais forçadas consigo, normalmente eu mandaria um piropo, mas dado mudanças no regime actual sou obrigado a subir o meu grau de intelectualidade."

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que já disse isto no tópico criado sobre os piropos: acho bem, se forem ler a lei faz sentido.

Quanto ao outro assunto, o problema das discussões no fb é que apesar de ser um sítio +- público, mas cada conta contém muita informação +- privada e há quem não queira revelar as suas opiniões ao mundo.

O que mais me irrita por lá é a partilha de informação falsa e como as novas tecnologias servem também para difundir a estupidez sem o mínimo cuidado de validação.

Como pessoa que trabalha nas obras, sou a favor de um belo piropo, faz parte do meu estrato social de acarta-baldes-de-massa passar o dia a proferir frases como 'óh estrela queres cometa?' ou 'a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu', pelo que estou bastante preocupado com esta nova lei que considera os piropos crime e pode mandar gente para a cadeia. Andam aí alguns individuos a roubar/maltratar/violar/etc e eu por dizer 'belas pernas, a que horas abrem?' vou dentro.

Fico chateado, pois claro que fico chateado !

Podes dizer:

"És boa como o milho!"

"a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu"

Apenas estás a elogiar e dar a tua opinião.

Não podes dizer:

"Fazia-te vestidinho de custo!"

É assédio sexual, bastante gráfico, vai imaginar-te a ti a lamber-lhe... os pés. Não houve qualquer tipo de consentimento para isso.

Estás a ver a diferença? ( xD )

Editado por Muta
4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que já disse isto no tópico criado sobre os piropos: acho bem, se forem ler a lei faz sentido.

Quanto ao outro assunto, o problema das discussões no fb é que apesar de ser um sítio +- público, mas cada conta contém muita informação +- privada e há quem não queira revelar as suas opiniões ao mundo.

O que mais me irrita por lá é a partilha de informação falsa e como as novas tecnologias servem também para difundir a estupidez sem o mínimo cuidado de validação.

 

Como pessoa que trabalha nas obras, sou a favor de um belo piropo, faz parte do meu estrato social de acarta-baldes-de-massa passar o dia a proferir frases como 'óh estrela queres cometa?' ou 'a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu', pelo que estou bastante preocupado com esta nova lei que considera os piropos crime e pode mandar gente para a cadeia. Andam aí alguns individuos a roubar/maltratar/violar/etc e eu por dizer 'belas pernas, a que horas abrem?' vou dentro.

Fico chateado, pois claro que fico chateado !

Podes dizer:

"És boa como o milho!"

"a tua mãe deve ser uma ostra para cuspir uma pérola como tu"

Apenas estás a elogiar e dar a tua opinião.

Não podes dizer:

"Fazia-te vestidinho de custo!"

É assédio sexual, bastante gráfico, vai imaginar-te a ti a lamber-lhe... os pés. Não houve qualquer tipo de consentimento para isso.

Estás a ver a diferença? ( xD )

 

 

Sentia-me mais ofendido com a das ostras do que a do cuspo. Mas isto sou eu, que me podem dizer tudo, desde mandar para aqui e para ali e chamar isto ou aquilo, mas não metam mãe ao barulho.

 

E não, não vi a diferença. As belas pernas a que horas abrem entram em qual por exemplo? Estou a elogiar as pernas, mas depois estou a assediar com a abertura das mesmas, como ficamos?

Pensava que era para os piropos todos, desenvolve lá isso, não perdi tempo a ler a lei como é obvio :P

Editado por volt

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

E não, não vi a diferença. As belas pernas a que horas abrem entram em qual por exemplo? Estou a elogiar as pernas, mas depois estou a assediar com a abertura das mesmas, como ficamos?

 

 

Ias preso, porque estás com intenções de te envolver sexualmente com a tal senhora

Editado por Panzer

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que no essencial piropos ("propostas") de teor sexual passaram a ser crime em oposição a serem apenas ofensas verbais genéricas.

Mas já há um tópico disso. EDIT: No tópico dos "políticos de sofá" EDIT2: Aquele tópico já foi conspurcado. RIP.

Editado por Muta
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara por exemplo já ouviste da lei Maria da Penha, no Brasil? É uma lei um pouco sexista porque discrimina por género, posso te indicar artigos sobre essa lei, o meu medo é que tal lei dos piropos vire uma Maria da Penha portuguesa, não estou a dizer que vai acontecer é claro, só que é o meu medo, Não estou a falar de Portugal, é claro mas em certos países as mulheres tem a vantagem em casos de alegada violação, na custódia dos filhos, na divisão de bens durante o divórcio, etc, etc.

 

Queria atentar te para um vídeo, não vou dizer que é o vídeo mais neutro sobre o assunto, o autor claramente está a puxar a sardinha para a sua brasa, mas usa exemplo reais que aconteceram nos Estados Unidos:

 

 

E é basicamente este tipo de pessoas que eu encontro todos os dias na vida real e na internet, e uma das razões para eu não me considerar feminista.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois. Acho que um grande problema que tem surgido, especialmente entre os homens, mas também algumas mulheres, que se posicionam logo contra esta medida é que não leram convenientemente a alteração de lei e portanto não compreenderam a diferença entre um piropo não abrangido e um piropo (ofensivo) abrangido por ela. Mas obrigada Hara, por partilhares isso aqui. Acho que se torna mais simples de entender.

Mas se há outro tópico sobre isto penso que devo ir lá se quiser falar mais sobre isto :P

 

Em relação à tua questão, Zephirus, é como a Hara diz: existe discriminação laboral de género, quer para um lado quer para outro em muitas profissões, geralmente associadas a um género específico. É complicado de resolver, mas penso que todos devemos estar atentos a isso e tentar melhorar também este aspecto. Infelizmente é daquelas coisas qeu só com o tempo...


Pois. Acho que um grande problema que tem surgido, especialmente entre os homens, mas também algumas mulheres, que se posicionam logo contra esta medida é que não leram convenientemente a alteração de lei e portanto não compreenderam a diferença entre um piropo não abrangido e um piropo (ofensivo) abrangido por ela. Mas obrigada Hara, por partilhares isso aqui. Acho que se torna mais simples de entender.

Mas se há outro tópico sobre isto penso que devo ir lá se quiser falar mais sobre isto :P

 

Em relação à tua questão, Zephirus, é como a Hara diz: existe discriminação laboral de género, quer para um lado quer para outro em muitas profissões, geralmente associadas a um género específico. É complicado de resolver, mas penso que todos devemos estar atentos a isso e tentar melhorar também este aspecto. Infelizmente é daquelas coisas qeu só com o tempo...


Zephirus, só um pequeno comentário. Ser-se feminista é defender-se a igualdade de géneros. Pode parecer tolo dar o nome de "feminista" a esta definição, uma vez que está mais associado ao género feminino, mas tem a ver com, ao longo da história e ainda hoje em dia, mundialmente, serem as mulheres que estão mais "em desvantagem" e serem mais vezes do que não, as vitimas.

 

Em relação ao video, não posso ve-lo agora mas fiquei curiosa. O meu receio, em oposição ao teu, é que muitas vezes as mulheres sejam apelidadas de histéricas de modo a minar-se-lhes a credibilidade face a essas acusações de violações, etc :/

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O meu problema quanto à tua "lógica" é que, lá porque certas pessoas irão acusar outras de violação e muitas vezes estando elas inocentes, não quer dizer que agora temos de deixar de punir tal crime. É praticamente o mesmo que dizeres que o homicídio não deveria ser punido porque existem pessoas que estão a ser acusadas e depois acabam por ser inocentes. Se não é isso o que queres dizer, elucida-me, por favor.

Além de que muitas vezes essas mulheres, no caso de terem sido violadas, sofrem frequentemente traumas psicológicos e suprimem umas memórias ou confundem outras, o que faz com que as suas histórias sejam inconsistentes. E a lei contra o abuso sexual é especialmente dirigido a mulheres? Não, é também aplicável a homens.

 

Nenhum ordenamento jurídico é perfeito, haverá sempre situações de abuso ou de aproveitamento, mas isso não implica que por causa desses casos que tenhamos de deixar de nos pronunciar pela situação genérica.

Editado por Hara
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara , quem disse que eu acho que não se deva tratar devidamente desses casos, tudo o que disse, é que não quero abusos, de ambos os lados, e simplesmente esses abusos podem acontecer e tenho medo que eles se deiam porque o juiz à luz de um caso desses e por achar a mulher "a parte mais fraca", assuma que o homem realmente fez alguma coisa, e não só os juizes mas também a sociedade, imaginem que eu era famoso e era acusado de violação, enquanto homem a minha carreira estaria pelo cano abaixo, dou um exemplo, o antigo director do FMI, foi acusado de abusar uma mulher falsamente e perdeu o seu lugar para a Christine Lagard, mais tarde descobriu-se que apesar do senhor ter uma grande libido, foi a empregada que se atirou a ele e não o contrário. Resumindo e concluindo: quero igualdade, mas não ao custo de destruir vidas.

 

@@Erza eu estou familiarizado com a corrente do feminismo, mas alguns indivíduos dão lhe um mau aspecto e eu prefiro não me considerar feminista apesar de eu concordar com muito do que é dito. Não é por ter a palavra feminino no meio, eu fui criado no meio de mulheres e respeito-as e considero que muitas delas fazem mais do que os homens e recebem menos privilégios e atenção Já agora quando puderes vê o vídeo, e verifica o canal do senhor, ele tem lá mais vídeos sobre isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, em relação a isso de alguns individuos darem mau aspecto ao feminismo não vejo porque isso te impeça de te considerar feminista. É quase como dizer que alguns benfiquistas são idiotas e por isso não me considero benfiquista... (comparação estupida, mas vá...). Em todos os "grupos" há sempre pessoas idiotas. É a realidade da vida. Não vou deixar de me considerar feminista por alguns serem parvos. E o mesmo em relação a qualquer grupo em que me queira incluir por partilhar dos valores que estão subjacentes à sua definição.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara , quem disse que eu acho que não se deva tratar devidamente desses casos, tudo o que disse, é que não quero abusos, de ambos os lados, e simplesmente esses abusos podem acontecer e tenho medo que eles se deiam porque o juiz à luz de um caso desses e por achar a mulher "a parte mais fraca", assuma que o homem realmente fez alguma coisa, e não só os juizes mas também a sociedade, imaginem que eu era famoso e era acusado de violação, enquanto homem a minha carreira estaria pelo cano abaixo, dou um exemplo, o antigo director do FMI, foi acusado de abusar uma mulher falsamente e perdeu o seu lugar para a Christine Lagard, mais tarde descobriu-se que apesar do senhor ter uma grande libido, foi a empregada que se atirou a ele e não o contrário. Resumindo e concluindo: quero igualdade, mas não ao custo de destruir vidas.

 

 

 

E nos casos em que alguém é efetivamente violado e o seu violador é ilibado? Essa pessoa terá de viver os restantes anos da sua vida traumatizada ambos psicologicamente e fisicamente e mentalizada de que quem lhe causou isso não foi punido pelo seu comportamento. Note-se que usei "pessoa" e não "mulher", porque a violação não é algo que acontece só às mulheres.

Estás a recorrer a casos que criaram muita polémica por serem mediáticos, mas esses casos individualmente não representam fidedignamente a realidade em que vivemos. A realidade em que vivemos consiste na maioria das queixas de abuso sexual não serem apresentadas por medo, por humilhação, por acharem que não irão acreditar nelas, entre outros. A realidade em que vivemos consiste num mundo em que homens que foram abusados sexualmente terem vergonha de apresentar queixa graças à mentalidade de que "os homens têm de ser machos alfa".

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

@@Hara , quem disse que eu acho que não se deva tratar devidamente desses casos, tudo o que disse, é que não quero abusos, de ambos os lados, e simplesmente esses abusos podem acontecer e tenho medo que eles se deiam porque o juiz à luz de um caso desses e por achar a mulher "a parte mais fraca", assuma que o homem realmente fez alguma coisa, e não só os juizes mas também a sociedade, imaginem que eu era famoso e era acusado de violação, enquanto homem a minha carreira estaria pelo cano abaixo, dou um exemplo, o antigo director do FMI, foi acusado de abusar uma mulher falsamente e perdeu o seu lugar para a Christine Lagard, mais tarde descobriu-se que apesar do senhor ter uma grande libido, foi a empregada que se atirou a ele e não o contrário. Resumindo e concluindo: quero igualdade, mas não ao custo de destruir vidas.

 

 

 

E nos casos em que alguém é efetivamente violado e o seu violador é ilibado? Essa pessoa terá de viver os restantes anos da sua vida traumatizada ambos psicologicamente e fisicamente e mentalizada de que quem lhe causou isso não foi punido pelo seu comportamento. Note-se que usei "pessoa" e não "mulher", porque a violação não é algo que acontece só às mulheres.

Estás a recorrer a casos que criaram muita polémica por serem mediáticos, mas esses casos individualmente não representam fidedignamente a realidade em que vivemos. A realidade em que vivemos consiste na maioria das queixas de abuso sexual não serem apresentadas por medo, por humilhação, por acharem que não irão acreditar nelas, entre outros. A realidade em que vivemos consiste num mundo em que homens que foram abusados sexualmente terem vergonha de apresentar queixa graças à mentalidade de que "os homens têm de ser machos alfa".

 

 

E não só Hara, se mesmo as mulheres têm vergonha de apresentar queixa, claro que nos homens isso ainda é mais visivel, exactamente por isso que referes de terem de ser vistos como macho alfa. Zephirus, eu penso que, felizmente para ti, como homem nunca tiveste muito de conviver com este tipo de medo que praticamente todas as mulheres conhecem. Claro que existem caso de abuso sobre homens, nãpo só mulheres, mas é francamente superior em mulheres. E mesmo as pequenas coisas como os "piropos" são sintomáticos de uma realidade perigosa, em que a mulher é usualmente vista como objecto sexual e como "posse" do homem. Como algo que "existe" para prazer do homem. O homem cnquista, mesmo que seja através de demonstração fisica de poder. Isto já é algo que está presente na história da humanidade há milénios, e tem de ser mudado pouco a pouco, passo a passo. Mas concordo com a Hara quando diz que esse receio que tens de que haja casos de "abuso" das queixas não pode ser a base para justificar que não se façam estas leis. Para isso é que servem as investigações subsequentes, senao bastaria fazer uma acusação e pronto, era mandar o aacusado para trás das grades e pronto. E não é isto que acontece, senão imagina como seria o mundo

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, em relação a isso de alguns individuos darem mau aspecto ao feminismo não vejo porque isso te impeça de te considerar feminista. É quase como dizer que alguns benfiquistas são idiotas e por isso não me considero benfiquista... (comparação estupida, mas vá...). Em todos os "grupos" há sempre pessoas idiotas. É a realidade da vida. Não vou deixar de me considerar feminista por alguns serem parvos. E o mesmo em relação a qualquer grupo em que me queira incluir por partilhar dos valores que estão subjacentes à sua definição.

 

Eu para me considerar alguma coisa tenho de estar confortável na minha pele, e eu não consigo confortavelmente ser um feminista, quando existem pessoas estilo Anita Sarkisian, que às vezes abusa no que diz.

 

 

 

E nos casos em que alguém é efetivamente violado e o seu violador é ilibado? Essa pessoa terá de viver os restantes anos da sua vida traumatizada ambos psicologicamente e fisicamente e mentalizada de que quem lhe causou isso não foi punido pelo seu comportamento. Note-se que usei "pessoa" e não "mulher", porque a violação não é algo que acontece só às mulheres.

Estás a recorrer a casos que criaram muita polémica por serem mediáticos, mas esses casos individualmente não representam fidedignamente a realidade em que vivemos. A realidade em que vivemos consiste na maioria das queixas de abuso sexual não serem apresentadas por medo, por humilhação, por acharem que não irão acreditar nelas, entre outros. A realidade em que vivemos consiste num mundo em que homens que foram abusados sexualmente terem vergonha de apresentar queixa graças à mentalidade de que "os homens têm de ser machos alfa".

 

 

Nisto concordamos, eu também não quero que ocorra o que tu disseste, não queria ver violadores ilibados, mas gostaria que o possível violador tivesse o beneficio da duvida, também não quero que ninguém viva com o medo de ser violado/a. Eu acredito em justiça e igualdade para todos por isso que certas coisas causam me comichão, como foi neste caso ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que não terás de te preocupar com isso Zephirus. O possível violador tem sempre o beneficio da duvida, como todos os acusados deja do que for. Nunca ouviste dizer: "inocente até prova em contrário"? O problema maior é exactamente o contrário, que é os violadores terem mais beneficio da duvida do que merecem (por serem efectivamente violadores) e o que muitas vezes acontece, infelizmente, é que as testemunhas e vitimas é que ficam com "o beneficio da duvida", pois encontram-se traumatizadas e fracas e vulneráveis às agressões verbais que continuam a suceder-se durante o processo no tribunal. Imaginas o que é para uma vitima de um destes crimes estar a ser sujeita à constante lembrança do que ocorreu, através da necessidade de contar e recontar milhentas vezes o que aconteceu e ainda ter de se defender das acusações de que está a mentir? Não admira que muita gente prefira nem apresentar queixa. É uma grande violência psicológica

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais