Wildstar

Artigo sobre comunidade "japanófila" no Expresso

37 mensagens neste tópico

Boas.

Para quem não viu, apareceu ontem na revista do Expresso uma reportagem sobre alguns membros da comunidade de "fanáticos da cultura japonesa".

O artigo está disponivel no site do jornal, mas é necessário pagar a não ser q sejamos clientes do Clix.

Embora de legalidade duvidosa (apagá-los-ei caso for pedido pela administração) aqui estão links para o um scan e para o texto do artigo.

Pessoalmente, achei q o artigo está escrito em tom de denegrir tanto os citados como os hábitos do japoneses em geral. Influências talvez da forma de fazer jornalismo de outras pessoas do grupo Media Capital...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda hoje a noite ouvi falar desse artigo e também ouvi como fosse com intuito de denegrir e como se fosse uma "moda". Acho que se trata do mesmo artigo e a pessoa não soube explicar lá muito bem o seu conteudo mas parece-me que o artigo foi feito para denegri/ridicularizar certas situações.

Obrigado pela divulgação do artigo já que o ia procurar =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem ainda falei em cosplayers mas a entrevistadora disse que pelos vistos havia muitos (na anipop) e que queria algo ainda nao discutido o.o

Sorte dos cosplayers.

Estou muito desiludida...

So umas coisas:

-tenho 23

-disse que o mana era deus no gozo e acho que e obvio (pelo menos para quem me conhece foi)

-nao sei de onde veio o icone mas gostava de saber

-e a info esta toda mal pesquizada porque o mana nao inventou a moda lolita

-ah e o artigo da a entender que me visto egl todos os dias o que e mentira. (so uma vez ou duas por mes por razoes pessoais)

Nao me posso queixar though, a parte dos carnille so interessarem pelo drama e a parte da sara so interessar pela vida pessoal estao bem pior.

Lamento imenso pela parte do Luis porque teve o azar de eu me lembrar de o referir para uma possivel entrevista... opah luis pelo menos ficaste bem na foto. :P

Ah e nao acho que tenha sido feito para denegrir ninguem, alias a reporter estava bastante interessada e parecia muito fascinada por isto tudo. Duvido mesmo seriamente que as intençoes tenham sido mas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Bem ainda falei em cosplayers mas a entrevistadora disse que pelos vistos havia muitos (na anipop) e que queria algo ainda nao discutido o.o

Sorte dos cosplayers.

Estou muito desiludida...

Amen sister...

Pelo que ela descreveu, não me parece que este fosse o formato original da entrevista, provavelmente tomou este rumo (quiçá) por exigências editoriais.

Nonetheless, está bastante mal escrito e coloca quase toda a gente sob um cenário ridículo/desesperado que não corresponde de todo às pessoas entrevistadas.

Ah sim, e achei *cough cough* o título do artigo brilhante, mas que estupidez.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente a imagem que o texto dá é que somos todos uns "Punks" que gostam de cenas sexuais.

Eu próprio gosto de cenas que tenham a haver com o japão, claro que há pessoas que levam esses gostos ao extremo, e outros menos, mas é isso que torna tudo mais interessante.

E isso vai denegrir muito mais a opnião que as pessoas têm de nós (otakus, mangakas, etc...) cá em portugal.

Quantas vezes já me acontece as pessoas e até colegas meus fazerem cara feia por eu ser fã de animes. ^^+

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uma coisa que aprendi por estar em contacto com muitos futuros jornalistas é que eles tem uma "arte" de guiarem o assunto para onde eles querem e pelo que parece foi o que aqui aconteceu, nao sei o que eles tanto tem com este tema... mas bem desde que vi um artigo neste tipo numa revista de moda ou la que raio (acho que era a ragazza) ja espero de tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estão a ver a minha parte do artigo? Bollocks.

Ora, 99% daquilo eu não disse. Basicamente, depois de eu ter estado três horas a falar de jmusic ela pegou nos apartes desnecessários, condensou-os e descontextualizou-os, juntou bocados de coisas que não tinham rigorosamente nada a ver, e PUFF! Fez-se uma nova Sara.

O artigo em geral é muito fraco, está num tom jocoso constante, as piadinhas são todas cliché, basicamente... é MAU. E pronto, eu depois disto ainda vou ouvir dos meus colegas da faculdade e vou ser chamada de bruxa de algés quando for ao café daqui a pouco.

Bem, eu lá mandei um email à jornalista, só naquela de me sentir melhor, e na esperança de pelo menos um pedido de desculpas dela. Não sei se vou conseguir, também não me interessa muito, o mal já está feito. Desde que não me chateiem muito por causa daquilo, já está esquecido...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, eu confesso. Eu cliquei primeiro no link para o texto e quando comecei a ler... juro que pensei que fosse uma brincadeira qualquer. Isto em grande parte por causa do título, que acho realmente de mau gosto, mas não só.

Só quando fiz o download da scan e vi com os meus próprios olhos é que me convenci que era a sério. Peço desculpas ao Wildstar, nada pessoal, mas custou-me a acreditar.

Se as intenções da jornalista eram más não sei, mas o resultado final não foi brilhante. Utiliza sempre um tom desprezo e gozo que faz parecer o artigo menos peça de informação e mais artigo de opinião.

Isto fez-me lembrar um artigo que saiu há uns tempos sobre anime e manga, também num jornal muito conceituado, e que também estava escrito neste estilo e cheio de incorrecções... Já não me lembro bem, mas tinha piada descobrir que era o mesmo jornal. E já agora a mesma jornalista. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Se as intenções da jornalista eram más não sei' date=' mas o resultado final não foi brilhante. Utiliza sempre um tom desprezo e gozo que faz parecer o artigo menos peça de informação e mais artigo de opinião.[/quote']

A meu ver isto é um artigo de opinião. Li-o na diagonal, e saltou-me logo à vista como aqueles artigos maldizentes, cheios de 'basofe', de queixume, a 'cortar na casaca'. Todos os jornais têm secções deste tipo, depende muito de quem os escreve, e servem para, invariavelmente, criticar algo que o autor acha que está mal na sociedade. Não me interpretem mal, alguns (autores) até são bons e leio, mas não me parece que esta seja o caso.

A idéia que me dá é que a autora descobriu alguém perto dela que anda 'metido no anime/manga' ou se apercebeu da popularidade crescente que está a adquirir. Fez-me lembrar o sketch do gato fedorento: "ainda se andasse metido nas drogas, era de homem! Agora escuteiros!?!?" Ou cultura Japonesa?!?! Se calhar não gosta, e expressou a sua opinião.

uma coisa que aprendi por estar em contacto com muitos futuros jornalistas é que eles tem uma "arte" de guiarem o assunto para onde eles querem e pelo que parece foi o que aqui aconteceu' date=' nao sei o que eles tanto tem com este tema... [/quote']
Estão a ver a minha parte do artigo? Bollocks.

Ora' date=' 99% daquilo eu não disse. Basicamente, depois de eu ter estado três horas a falar de jmusic ela pegou nos apartes desnecessários, condensou-os e descontextualizou-os, juntou bocados de coisas que não tinham rigorosamente nada a ver, e PUFF! Fez-se uma nova Sara.[/quote']

É, os entrevistados não se devem culpabilizar, é isto que os 'jornalistas' fazem. E quando estão em cruzadas à procura de coisas para atirar, se não fossem as vossas declarações (distorcidas), seria outra coisa qualquer.

Mas deixem lá bem ver o que ela fez: a malta do marketing está sempre a dizer que não há má publicidade, apenas publicidade (nem estou muito preocupado se é verdade ou não). Portanto o que ela fez foi: publicidade à cultura japonesa. E até a alguns grupos em particular como os Carnille / Narita, etc. Reparem deve ter sido a primeira vez que tiveram este tipo de exposição num jornal nacional! É verdade que foi num mau contexto, mas que sabe se a longo prazo o que fica é o nome/marca?

Alcance: vi algures e confirmei por alto na net que o expresso vende semanalmente menos de 200.000 exemplares. Desconta-se uma percentagem que não terá lido o artigo e temos o número (directo) de pessoas a quem este artigo chegou.

Tipo de Público: o expresso não é um jornal 'fácil' e de massas, como, digamos, um '24 horas'. É normalmente um público mais 'refinado' que até sabe pensar por si mesmo e formar a sua própria opinião (em vez de serem levados como carneiros).

Por isso, acho que não causou assim um mal permanente e duradouro, caso tenha sido esse o objectivo. Claro que pode ser aborrecido para as pessoas que foram referidas ('referenciadas', como no gato fedorento) directamente...

Mas uma coisa é certa, confirmou que 'eles' (nós?) andam aí, e que estão(amos) a aumentar. E por muito que se tente, não se consegue parar o curso de um rio...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando li o artigo fartei-me de rir. Como é que é possível depois de horas a falarmos sobre jmusic e darmos imensas informações sobre bandas e tudo em geral, chegarem a escrever o nome de bandas sobre as quais nós nem se quer falámos... A melhor foi a dos "Miayvi" (que erro) e nós nem gostamos de Miyavi.

Sobre mim dá a entender que só vejo doramas sem legendas, não percebo nada do que eles dizem e só vejo porque eles fazem figuras tristes. E descobri que os SMAP (que têm tipo 30 anos) são adolescentes como eu...

Pelo interesse que a jornalista tinha demonstrado pensei que o artigo não fosse ficar tão jocoso e que realmente escrevessem algo sobre o que nós dissemos sobre o Japão. Em vez disso, saiu algo sobre nós que nos deixa no ridiculo. Mesmo assim não fiquei muito chocada nem ofendida, apenas fartei-me de rir com tudo o que li.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Li agora o artigo e achei-o que dá uma má imagem da comunidade de fãs, mas concordo com o que o Lupin diz:

"Mas uma coisa é certa, confirmou que 'eles' (nós?) andam aí, e que estão(amos) a aumentar. E por muito que se tente, não se consegue parar o curso de um rio..."

There's no turning back ^_^;

Btw, as fotos acho que ficaram muito bem... para bem aos modelos ^_^;

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epah eu acho que estao a exagerar. Tudo bem as piadinhas estao la mas nao sao assim negativas ao extremo... acho que estao la porque e uma fandom jovem e e suposto ser algo casual. Acho que depende do espirito com que estao a ler a coisa.

Tirando os erros informativos e de dados que facilmente eram verificaveis, nao me sinto minimamente ofendida pelo conteudo do artigo.

A unica parte que se calhar é pior é a do "gozo da mae" dando a entender que ela goza sempre comigo e que nem me apoia (se assim fosse tinha uma mae porreira tinha).

Agora a cena sobre o drama carnille e a parte da Sara sao mesmo horriveis. :|

Porque falar sobre o negativo quando as pessoas nem o basico conhecem? Acho que deviam ter feito algo mais informativo e depois partir pro especifico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se tivermos em conta que ela inicialmente deslocou-se à Anipop com o intuito de conhecer a comunidade, usou gostos específicos que não obrigam que as pessoas gostem de anime, aliás, teria sido uma visão interessante de mostrar que o Japão não tem só anime e que há outras pessoas que se interessam por outras vertentes.

Acho foi um bocado na onda de pessoas diferentes "on parade" e isso sim talvez venda revistas. Achei que ela podia ter feito algo naquela visão sensacionalóide da coisa mas mais interessante, achei o texto fraquinho com um humor a tentar dar um ar sério e rebuscado por parte de quem escreveu, quando na realidade estavam ali partes a encher chouriços e honestamente aquilo pode ser aplicado a inúmeras sub-culturais ou nichos da pop culture que não necessariamente o Japão.

Será algo que ninguém se vai lembrar em menos de nada e como já referiram, até má publicidade é boa publicidade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Btw' date=' as fotos acho que ficaram muito bem... para bem aos modelos ^_^;[/quote']

Lol, só depois deste comentário é que fui ver o pdf digitalizado, só tinha lido o texto do outro link. E sim, as fotos estão fixes!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que ainda não li o artigo mas, pelo que eu me aprecebi, está realmente com muito mau gosto! =/

bruxa de algés

lol, acho que o objectivo da jornalista ao por esta expressão era fazer uma espécie de trocadilho com a expressão "bruxas de Salém"! digo isto porque não entendo o porquê de tamanha ofensa! Por muito mau que um jornalista possa ser muito raramente iria ofender desta maneira o entrevistado!

Bruxas de Salém significa o mesmo que Caça às Bruxas!

O termo "Bruxas de Salém" vem de uma perseguição que se fazia às mulheres (principalmente nos estados unidos) que se imaginava serem bruxas (literalmente), muitas vezes as pessoas forjavam provas para que que se provasse que uma determinada mulher fosse considerada bruxa e, por isso, fosse executada para que a pessoa que forjou as provas pudesse ficar com os bens da mulher em causa! Isto em 1700 e tal...

Passados mais de 300 anos depois, em meados de 1950 a 1954 essa expressão foi usada novamente para descrever a perseguição aos realizadores, actores, músicos ou pessoas importantes ligadas a Hollywood! um exemplo disso foi o Charlie Chaplin (Charlot) que teve de fugir para a Europa depois de ter sido acusado de ser comunista! Um exemplo de uma pessoa que se aproveitou desta "caça as bruxas" foi o realizador Helia Casan que acusou outros realizadores da época para lhes roubar o lugar! Esta onda da "caça às bruxas" que percorreu os estados unidos nessa altura não ocorreu apenas às pessoas ligadas a Hollywood, chegando até o próprio presidente da republica a ser acusado de ter ligações comunistas!

Em 1953 o escritor Arthur Miller escreveu o livro "As bruxas de Salém", comparando a perseguição feita às mulheres na cidade de Salém com a perseguição politica feita aos comunistas!

________________________

Voltando ao assunto do tópico:

Acho que a jornalista estava a referir-se à Sara Oliveira como sendo uma bruxa do Salém (neste caso de Algés) devido ao facto de a jornalista junto com a GRANDE maioria da população portuguesa considerar os comportamentos da Sara Oliveira "estranhos", "ridiculos", ou até mesmo "despreziveis"! O que tem até uma certa semelhança com as bruxas do Salém, visto que, tal como a Sara Oliveira é compreendida e os seus gostos são aceites apenas em pequenos grupos e não pela GRANDE maioria da população, as bruxas de Salém era iguais!

Bem... Eu tou para aqui a falar mas ainda nem li o artigo, por isso nem sei se o que eu disse se enquadra na sentido que a jornalista tinha a intenção de transparecer...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
(...)
Desculpa lá, mas o tempo q gastaste a escrever o post era melhor gasto a ler o artigo... E assim ficarias a saber q foi a própria visada q afirmou ser apelidada a "bruxa de Algés" pelos colegas de escola.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que é pior. Ela levar a sério o comentario que a Asuka sobre o Mana (Alias, a minha primeira reacção foi: A Asuka disse MESMO isto?) ou a parte final em que refere o carro do Furry Artist.

Enfim... esperava mais dum jornal sério como o Expresso... não digo que aquilo é um artigo digno dum 24 Horas, mas ver um artigo de tom jocoso como aquele deixa-me a pensar como ainda tem leitores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao assunto do tópico:

Acho que a jornalista estava a referir-se à Sara Oliveira como sendo uma bruxa do Salém (neste caso de Algés) devido ao facto de a jornalista junto com a GRANDE maioria da população portuguesa considerar os comportamentos da Sara Oliveira "estranhos"' date=' "ridiculos", ou até mesmo "despreziveis"! O que tem até uma certa semelhança com as bruxas do Salém, visto que, tal como a Sara Oliveira é compreendida e os seus gostos são aceites apenas em pequenos grupos e não pela GRANDE maioria da população, as bruxas de Salém era iguais!

Bem... Eu tou para aqui a falar mas ainda nem li o artigo, por isso nem sei se o que eu disse se enquadra na sentido que a jornalista tinha a intenção de transparecer...[/quote']

Essa analogia da bruxa embora interessante, não se aplica. A expressão bruxa está completamente descontextualizada e "Bruxa de Algés" foi usado apenas para dar realce ao meio suburbano em que a entrevistada vive. Assim como o rocker do Fogueteiro e o estúdio de manga em Arneiro dos Marinheiros.

Isto não foi uma caça às bruxas foi apenas "Freaks on parade", há algum tempo já houve um artigo sobre os góticos que também expunha as pessoas de forma semelhante. Nada mais, nada menos.

E as Bruxas de Salém não eram sequer bruxas, nem sequer diferentes da sua sociedade, foram apenas falsamente acusadas como todas as outras, mas não pela sua diferença, mas sim para serem usadas como alvos de atenção e bodes expiatórios.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Não sei o que é pior. Ela levar a sério o comentario que a Asuka sobre o Mana (Alias' date=' a minha primeira reacção foi: A Asuka disse MESMO isto?) ou a parte final em que refere o carro do Furry Artist.

Enfim... esperava mais dum jornal sério como o Expresso... não digo que aquilo é um artigo digno dum 24 Horas, mas ver um artigo de tom jocoso como aquele deixa-me a pensar como ainda tem leitores.[/quote']

Porque razão é que ela não haveria de levar aquele comentário a sério? Eu não sei em que contexto foi dito, mas ela estava completamente clueless sobre o assunto e tirava notas minimalistas de toda informação que lhe davam, era normal que se baralhasse toda.

E quanto ao Expresso ser um jornal sério, já foi chão que deu uvas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que é pior, vocês estarem todos frenéticos a falar disto ou a forma como ela escreveu de nós como nós escreveriamos sobre... basofes ? Bah, estavam à espera de quê ? Duma aceitação social entregada de bandeja ? Falo por mim quando digo: se te importas com a imagem que vao dar de ti, entao faz com que deiam a imagem correcta.

Quem está descontente pode certamente entrar em processos de tribunal com a mulher. Mas alguem tao casual e pre-conceituosa vale mesmo a pena ?

por outro lado, aceitem realmente que Oo yeah, tambem nao podemos dizer que qualquer uma das pessoas entrevistadas sao propriamente 'normais'... nao é ?

... Sem querer ofender seja la quem for, secalhar esta a custar ver de fora ?

mas ver um artigo de tom jocoso como aquele deixa-me a pensar como ainda tem leitores.

Mas em que país é que tu achas que estás? XD Isto é Portugal, o que interessa é entreter as massas desocupadas. E essas massas são uma cambada de homens e mulheres cansados, que só se sentem bem quando sentem superioridade...

Nao entendo como uma pessoa se pode sentir melhor por ser 'superior', só mesmo os jornalistas para vender 'noticias' deste modo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais