Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Shokotan

[Mechas!] Tópico de Apreciação e Discussão

53 mensagens neste tópico

Mechas gosto pouco, e dos que gosto (para variar) são os menos populares como Infinite Ryvius ou Bokurano. E depois há aqueles que não sei bem se são mecha ou não, como Simoun ou The Third...

 

Não sei bem se mecha implica sempre robôs gigantes... os entendidos que digam.

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não conheço mecha. Aliás, conheço o mais vulgar, o mais entry level, mas acho que posso dizer isso de todos os tipos de animu excepto SOL. Mas gostei do que vi. No meu top 20 tenho umas 3, 4 cenas mecha, e acho que o meu animu favorito de todos é EVA, por isso sim, não consigo dizer que desgosto de mecha.

 

Acho que o desgosto de mecha, sem sequer o teres visto, o preconceito que há em relação ao mecha, vem do mesmo lado que o desgosto de "moe". Para quem tá de fora, para quem não conhece ou não se dá ao trabalho de conhecer, parece tudo igual, "é tudo a mesma merda", da mesma forma que cute girls tambem é tudo a mesma merda. Enquanto em cenas tipo battle shounens é mais facil veres, à partida, a diferença de aspecto nos personagens e setting, olhas para imagens de animus mecha e vês robots com cores em todo o lado. E isso faz ser mais dificil teres vontade de ver. Digo eu que será por aí que a impopularidade do mecha vem.

E a marcha do éguezelião mete me sempre duro.

Editado por Jester
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto bastante de Bokurano e Infinite Ryvius (este já vi há muito tempo e pouca coisa me lembro). No entanto, Bokurano nunca vi o anime, até porque sempre me disseram que o manga é superior em tudo. Mas é um dos meus mangas preferidos.

E bem, falando por mim, eu associo mecha a mechanical stuff e geralmente num futuro próximo do nosso e que possa ser explicado com através da evolução da tecnologia ( o que por base é o que se chama Real Robos). Acho que não me lembro de Space Operas com robos e entra, imo, na categoria. Da mesma maneira, Dennou Coil. (Não é mecha, mas é futurista e tecnológico) E também há os chamados Super Robots, que é categoria de cenas como Mazinger, Getter Robo, Combattler V, TTGL, Gunbuster/Diebuster. Simoun  e The Third nunca vi, portanto não posso opinar muito sobre o assunto.

 

@@Jester, No entanto, coisas com mechas ainda consegue ser das cenas mais populares graças aos fãs mais hardcores

Editado por Shokotan
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, os fãs Hardcore fazem o género ser um género popular, como género ninguém o critica. Toda a gente do animu sabe que o mecha existe, mas é dificil as pessoas o verem, identificarem, fazer um esforço por conhecer.

 

Mecha é a música clássica do animu. Toda a gente sabe o que é e ninguém desafia o seu estatuto como género que vai ficar para sempre, mas é dificil entrares lá e conheceres o não extremamente famoso. Não tem o general appeal de outros géneros de anime/música.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dennou Coil foi bem original e gostei. Mas o que é considerado como Space Opera? Planetes entra no género? (Já agora, Planetes foi soberbo)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Zeta é uma nódoa na obra prima que é o 0079, a única série Gundam com algum mérito para além de ser publicidade para Gunpla (talvez com a excepção de War in the Pocket)

 

Zeta é um aborto que não se limita só a copiar a fundação geral do 0079, mas cria as personagens mas irritantes com as piores motivações que eu alguma vez vi, o Kamille que é uma criança autista que rouba uma arma militar e entra em guerra só para ser rebelde para com os pais, a Reccoa que atraiçoa a facção para que luta simplesmente por que quer levar na cona, o Kaz cujos actos de traição a ajudar Sarah levariam à pena de morte se isto fosse uma série de jeito, o Jerid que é um idiota que não faz nada na série para além de fazer com que as namoradas dele morram. Estas personagens horríveis e inúteis sobrevivem até ao fim da série por razão nenhuma, mas o facto delas não morrerem apesar de serem inúteis não se compara a merda da Four a única personagem que morre quando já não tem nada a acrescentar à história, mas mesmo assim é ressuscitada, morre outra vez e depois volta como a Rosamia que é basicamente a mesma personagem.

 

Tudo isto para não falar do que fizeram às personagens do 0079, o Bright que era um tenente principiante que é forçado a comandar White Base sem qualquer experiência, estando muitos vezes sem saber o que fazer e por isso dando ouvido aos concelhos do resto da tripulação, como também às vezes exagerando em manter a disciplina dentro da nave, tornando-se mais responsável à medida que a série avança, no Zeta não passa de um babysitter para todos estes newtypes mimados.

 

Toda a história de Zeta é filler e os Titans são a pior facção alguma vez criada, eles são uma organização paramilitar que é suposto proteger contra as forças Zeon restantes, mesmo assim copiam os gestos deles completamente, até ao usarem zakus, são mais nazis-espaciais que os próprio Zeon que tinham motivos mais válidos e eram mais humanizados.

 

O único objectivo de Zeta foi vender gunpla, nem 0079 que era forçado a ser patrocinado por uma empresa de brinquedos tinha tantos mobile suits como o Zeta, no Zeta quase todas as personagens têm direito a um mobile suit único para eles, até a puta da Fa é uma merda de piloto.

 

Para terminar falta falar no fenómeno newtype, no 0079 os newtypes são o ponto focal do moral da história, 0079 prometia um futuro em que guerras não voltariam a ser necessárias devido ao novo nível de entendimento interpessoal que os newtypes eram capazes.

No Zeta eles são super sayans autistas.

Editado por Kuro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dennou Coil foi bem original e gostei. Mas o que é considerado como Space Opera? Planetes entra no género? (Já agora, Planetes foi soberbo)

 

São as chamadas novelas do espaço (literalmente). Coisas como o Ryvius, por exemplo.

 

 

 

Space opera is a subgenre of scifi that often emphasizes romantic, often melodramatic adventure, set mainly or entirely in outer space, usually involving conflict between opponents possessing advanced abilities, weapons, and other technology. The term has no relation to music but is instead a play on the term "soap opera".

 

Em anime/manga tens coisas como LOGH, Yamato, (Ryvius), Cowboy Bebop, Ginga Tetsudou e montes e montes de coisas. Nunca vi Planetes(tenho planos de), mas sim, do que li tenho ideias que seja uma space opera.

 

Em filmes ocidentais, coisas como Start Trek, Star Wars, BattleStar Galactica.

 

 

@@Quattro Vagina

 

 

Para quem nunca viu Zeta e tem ideias não é aconselhável ler. O mesmo para o post acima.

Eu gosto bastante do Zeta. Na verdade, até mais do que o 0079. Acho que sofre um bocado da idade e tem bastantes momentos chatos para o que o objectivo da série. E o Zeta entra com uma postura totalmente oposta, alarga o mundo todo de gundam e quase todos os episódios acontecem coisas importantes para o prórpio franchise no futuro. E sim, a cena toda dos Titans é meio parva, mas isso serviu tudo de develop na personagem que o Char foi no 0079, e tornou-se no CCA e adiante. Para não falar que todo o Zeta, é uma hipocrisia. Introdução às cyber-newtypes, intro (importante) à Mineva, Haman, etc, etc. Modelos como Psycommus. Introdução a clonagens, etc, etc.

E bem, belo resumo/acumulado de spoilers que meteste do Zeta. As personagens *quase* todas do Zeta é o que se chama às personagens típicas do Tomino. E dunno, gosto bastante do desenvolvimento do Kamille ao longo da série. No início não curtia. Jerids, Reccoas, Sarahs e Katz também não gosto muito, admito.

Mas é sempre divertido ter visto o Katz a espetar-se enquanto festejava. Ou Reccoa enqaunto dava numa de puta, o gajo estava a formar o harem espacial.

É a forma do Tomino meter as coisas divertidas. E nunca se deve levar, I guess, as personagens a sério. Ainda gosto bastante da Emma, quase ninguém fala dela. E bem a Four/etc, foi bem importante para grande parte do desenvolvimento do Kamille. 

 

A guerra toda do Gundam continua precisamente por causa dos newtypes. Uns tinham medo caso eles se espalhassem, (apesar de serem os pilotos principais) e mais uma vez hipócrita. Outro lado, achavam que era possível o entendimento e a resolução ao problema inicial; Poluição na Terra. Quando o esse possível entendimento falha, o melhor é mesmo mandar colónias a cair na Terra ;)

E há bem mais motivos para ficar-se chateado com o ZZ, do que com o Zeta propriamente. O gajo mais macho do Zeta acaba a virar frangos numa colónia no ZZ. RIP in peace

 

Peço só que metas um aviso em cima que é tudo spoilers do Zeta, não vá alguém estragar a experiência caso vá ver.

Editado por Shokotan

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico.

 

 

Em termos de mecha, não sou um super fã mas já vi muitos. Por super fã, quero dizer montar kits e saber muita coisa de backstage sobre as obras. Mas como disse, vi muitos.

 

 

Sagas como Gundam, Macross, mecha series do Go Nasai, VOTOMs e afins, tenho praticamente tudo no bolso de visto mas sinceramente, nenhum deles é o meu favorito mecha ou na lista deles, tirando secalhar o War in the Pocket e o Turn A gundam.

 

Em termos de favoritos, Escaflowne. Não sei se foi por ter sido dos primeiros anime que vi ou não mas ficou-me sempre na cabeça como uma obra que junta drama com mecha de uma forma soberba. Ou então são os óculos da nostalgia mas sinceramente foi dos primeiros anime que realmente me marcaram, e o filme também claro. Claro, coisas como Bokurano ou Diebuster ou Giant Robo também são do meu agrado, principalmente Bokurano na altura foi algo mesmo muito bom de se ver, tanto manga como anime e quem pode esquecer aquele OP.

 

 

Assim mais recentemente que tenha mesmo gostado, foi o Break Blade, 6 ovas/filmes completamente em 2D. Também há o anime que pelos vistos é a mesma coisa mas com um episódio especial mas ainda não vi. É uma coisa que se perdeu há muitos anos, fazer mecha em apenas 2D. Acho que hoje em dia só a Bones é que ainda faz isso, todos os outros estúdios usam muito CGI em mecha, até mesmo a Sunrise, apesar deles terem feito há já alguns anos coisas como o Gundam IGLOO, completamente 3D (e por acaso gostei).

 

Em termos de design, os meus mecha favoritos são provavelmente os de ZOE. Brutais jogos, not so good animu.

 

 

2zdyjpt.jpg

 

 

Em termos de mecha mas apenas em peças e não propriamente no habitual Robô, recentemente algo que adorei foi Symphogear. Cute girls doing manly things enquanto cantam (Macross influência provavelmente). Agora é esperar pela 3º season para ter mais quase ataques de coração com a Chris.

 

 

Em termos de banda sonora favorita(a) em mecha, este anime(Heroic Age) é sempre pouco falado mas é das minhas osts favoritas em mecha.

 

 

 

A minha theme favorita de todo o anime. Ouvir isto dá-me arrepios, é uma pena o anime não ter sido tão bom como esta música possa fazer acreditar a quem nunca viu o anime, mas não é um mau anime.

 

 

 

E sim, eu sei que por aqui e por forums onde há muitas pessoas menos rodadas neste hobby costumam sempre dizer TTGL, Code Geass, EVA e afins, mas dos 3, o que mais gostei foi de TTGL. Code Geass é um enorme trainwreck principalmente na segunda season, é daqueles que são tão maus que quase se tornam bons e não podes perder onde é que aquilo vair car, e EVA, não gostei quando era pequeno, não gostei quando era adolescente, e nunca irei ser fã. Todo o cast dá-me raiva e vontade de os estrangular (o que é um bocado o ponto da série). Pelo menos os combates são bons, especialmente dos filmes desde o EoE até aos mais recentes Rebuilds.

Editado por Wincest bro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nah, o ZZ foi a continuação que o Zeta mereceu, a maior parte das personagens de Zeta pertenciam numa comédia como é o caso do Yazan, tal como disseste elas não eram para ser levadas a sério, mas o tom oprimente de Zeta de leva a querer que nós somos suposto de sentir alguma simpatia com as personagens o que é impossível visto o comportamento destas. Neste caso o ZZ é uma melhoria.

 

Todo o buildup que o Zeta tem não serve de nada se este não for uma história que valha sozinha, valeu mesmo a pena gastar tanto tempo com a Haman e os Neo-Zeon se isso levou ao ZZ Gundam? O 0079 permitiu essa mesma continuação com a sobrevivência da Minerva e teve uma história com principio, meio e fim. Os psycommu também já tinham sido estabelecidos no 0079.

 

Esse desculpa de "personagens Tomino" não pega de maneira nenhuma. Quase todas as personagens do 0079 de alguma forma contribuem para o desenvolvimento do Amuro, são mais interessantes e mais memoráveis do que as do Zeta apesar de terem muito menos tempo de antena, como o Ramba Ral, a figura paternal que Amuro encontrou entre os soldados Zeon, ou a Matilda, comandante do corpo de provisões com que Amuro fica caídinho que lhe ensina que pode haver alguma mais do que destruição na guerra. A única personagem que chegou a ter um impacto parecido a estas no Kamille em Zeta foi mesmo a Four mas esta ainda volta mais duas vezes por razão nenhuma.

E não, não meto spoiler. A série já tem mais de 30 anos já deviam ter visto.

O Darth Vader é o pai do Luke



Em termos de design, os meus mecha favoritos são provavelmente os de ZOE. Brutais jogos, not so good animu.

 

 

2zdyjpt.jpg

Os únicos designs onde mechas femininos também são futas

 

Yoshi Shinkawa é Deus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O meu primeiro mecha foi Gravion, na altura que passava na Sic Radical. lel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora Cowboy Bepop de nenhuma forma é Space Opera, a nave não é o cenário focal da série como nas space operas mas simplesmente um veículo, nas space operas a nave tem de ter reconhecimento quase como se fosse uma personagem própria, tal como o Enterprise, o Macross, o Yamato ou a Arcadia.



Ou a White Base e a Argama

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gosto de mecha, mas ainda me é um género pouco conhecido, dos que vi os que mais gostei foi Gunbuster e Diebuster, Macross Frontier e Gundam Build Fighters com inúmeras referencias a todo o franchise de Gundam, o franchise que ando a tentar ver quase todo só que aborreço-me um bocado com a 1ª série, no entanto preciso mesmo de acabar.

O que mais gostei foi Diebuster mesmo, mas quanto a Mechanical Design adorei Macross Frontier ou então Gunbuster, adorei o design do Gunbuster!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já vi alguns mecha, sendo os meus preferidos Code Geass Neon Genesis Evangelion. Nunca vi Gundam e sinceramente ainda só uma ou duas séries da saga me suscitou interesse.

 

P.S. Não se ponham a insultar-me ou a dizer que devo ser alvejada porque ainda não sou fã de Gundam e gosto de coisas que não vos agradam. Têm de aprender a respeitar os gostos dos outros tal como eu respeito os vossos. Eu gosto de uma coisa, vocês gostam de outra. É assim a vida e ninguém morre ou sofre por causa disso.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Diebuster e o Macross Frontier são uma merda, principalmente o Frontier que por menos o Diebuster tem o Groovin Magic

 

Para responder ao tópico inicial, o meu design preferido é o White Glint da série Armored Core

 

VDsVDfd.jpg

 

Este bebé é simplesmente tão sexy, visto aqui em acção

 

E quanto a banda sonora, essa é a questão mais difícil, mecha é o género que tem as melhores OPs, sem excepções. TTGL é provavelmente a série que utiliza melhor a banda sonora em conjunção com a acção, a primeira vez que Simon utiliza a broca do Lagann e rebenta pelos céus da aldeia, a introdução do Viral com o tema dele, todas as partes em que o Libera me from Hell toca, as batidas tribais do tema dos Anti-Spiral como se fosse algum deus Maia da destruição, Sorairo Days no climax. Orgasmos por toda a parte.

Editado por Ryuuken

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eureka Seven, ninguém?

 

mechas a dar no skysurf não há melhor...

tumblr_nb9cvqscUL1r4vymlo1_500.gif

tumblr_nb65ipEAJe1r4vymlo1_500.gif

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não gosto muito de séries onde os mechas (principalmente mecânicos) são o centro da história, focada essencialmente em batalhas mecha vs mecha.

Ex:

Gostei de eureka seven, eva, gankutsuo.

Não gostei das batalhas de aldenoah zero nem dos designs dos robots. Gostei do knights of sidonia, mas também não gostei particularmente dos robots e dos combates. O mesmo para um dos Macross que vi.

Nunca vi gundam porque o design dos mechas tb não me atrai.

Se toda a gente gostasse de amarelo, "estávamos bem lixados."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mecha não é o meu género favorito mas vejo bastante bem, ultimamente tenho acompanhado quase sempre um anime mecha por season (Captain Earth sendo o mais recente).

 

O meu mecha preferido até hoje foi Code Geass e bem sei que os robots não eram o foco principal deste anime, mas foi por isso mesmo que me agradou ver. Ali como o Muta, também não aprecio quando os combates entre robots são o elemento que tem maior destaque. 

 

TTGL foi um óptimo anime e gosto de recomendá-lo a qualquer pessoa que nunca viu um mecha. Eureka Seven também foi muito giro, pena que a sequel tenha sido um cancro : ( Break Blade foi excepcionalmente bom (Opening da KOKIA <3)

 

Gundams, macrosses e afins nunca me suscitaram qualquer interesse, duvido que alguma vez vá ver.

 

Uma coisa que eu não entendo é o fascínio por NGE, foi uma das coisas mais aborrecidas que já vi na minha vida e não consegui gostar de um único personagem (bem...excepto o pinguim vá). Ainda assim, não, não acho que as pessoas que gostam devam ser alvejadas.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sou apreciador de animes em que mecha é o tema principal, mas sou bem capaz de ver algumas que o tenham como tema secundário.

Claro que há sempre excepções, como se pode ver na lista de mecha que o MALgraph me deu:

Curti bué de Gurren Lagann, em que usam mechas para tudo, mas acho que não era capaz de ver algo como Gundam.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora que também gostei de Burst Angel e Junk Force (manga).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0