Bob Ross

A animação clássica vai acabar?

CGI - o princípio do fim?   51 votos

  1. 1. Qual a tua reação quando te deparas com CG num animu?

    • Vomito (literalmente).
    • Incomoda-me,mas não presto muita atenção.
    • Come-se.
    • CGI saving animu!
    • Não reclamo,desde que não abusem.

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

31 mensagens neste tópico

Cada vez é mais nítido,sobretudo nos últimos anos ,que tem havido um significativo aumento do cg usado nas séries de anime. Antes era cg num ou dois animus,só para dar uma de originalidade,mas atualmente é uma autêntica praga,até em cenas que funcionavam bem na típica animação flat.

O que significa isto? Será que daqui a 5,10 anos estaremos a ver animu feito exclusivamente em cg? Como avaliam esta evolução,positiva ou negativamente? É algo que vos incomode ou nem por isso,come-se?

 

Na minha opinião,é das piores coisas que podiam fazer ao animu,pior que a invasão de moe dos últimos 5 anos. Não queria avançar para um cenário trágico,mas viu-se bem o que fizeram com o filme de Harlock ou os filmes de Berserk ou,ainda mais recentemente,Sidonia.e,por isso,aposto que a maioria do animu,daqui a uma década ou quinzena de anos,passe a ser integralmente em cg. Os estúdios estão a dar luz verde a isto e a fazer experiências,para não falar que o cg parece ser mais barato que a animação tradicional. Não quero continuar a ver animu que me lembra o Noddy do Canal Panda ou o aborto que é o atual Mickey do Disney Channel. Tenho pena do rumo que isto está a tomar,ainda mais quando se adaptam boas mangas a animações que pouco ou nada se adequam ao que se pretende transmitir,pois o cg torna a coisa tão ridícula que dá vontade de rir (Simoun é um exemplo disso).

 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando é usado em background, adereços e coisas desse género, embora note logo, não me importo muito, há alturas em que até complementa a série e tal. No entanto, coisas como Sidonia no Kishi ou Aoki Hagane no Arpeggio, apesar de até terem críticas positivas, deixam de me cativar assim que sei que são feitas exclusivamente em CGI.

Mas acho que também depende da estética do CGI usado, porque até gosto de ver os filmes mais recentes da Disney; mas mesmo aqui, assim como em anime, prefiro sempre animação tradicional.

 

TL;DR: Não reclamo, desde que não abusem.

 

Ah, e respondendo à pergunta do tópico, não faço ideia se isto vai começar a ser um trend, até porque poupa dinheiro, mas espero bem que não. Só que, infelizmente, e comparando outra vez à Disney, já o vai sendo...

Editado por PetalidiStelle
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ia para dar like no teu post sada, mas depois dizes mal de Simoun e estragaste tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tolero o CGI, desde que seja mantido em pequena quantidade. A partir do momento em que o CGI comece a ser usado com exclusividade eu simplesmente deixo de ver anime :<

 

Ainda assim, custa-me a acreditar que isso alguma vez vá acontecer. Qualquer pessoa com meio palmo de testa sabe reconhecer que a animação clássica é muito superior.

Editado por Kuro
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Duvido mas temo que possa chegar. 

No caso das animes, e apesar de haver do aumento de CGI na animação tradicional, será mais para completar cenas (como multidões, carros, etc) do que propriamente substitui-las. Não exclui que haverá mais animações inteiramente feita em CGI mas acabará por haver um equilíbrio. Mas vejamos o caso da Disney em que terminou o departamento de animação tradicional para substitui-la para animação digital para os seus filmes de animação. Mas acabaram por reabrir-lo após 5 anos, se não me falha a memória.

No entanto, continuo a temer que poderá haver uma diminuição gradual da tradicional em detrimento da digital mas tudo depende do mercado e da aceitação dos fãs que, como todos sabem, renova em cada geração.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do FFVII Advent Children o/

 

Como quase todos neste tópico, prefiro animação tradicional. Não penso que as cgi vão substituir a animação tradicional, mas penso que vão ser cada vez mais usadas como um complemento. Não vejo mal com isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ia para dar like no teu post sada, mas depois dizes mal de Simoun e estragaste tudo.

É um animu que gosto muito,por isso é que achei ridículo o cg. Dei 9/10,btw.

Mas acabaram por reabrir-lo após 5 anos, se não me falha a memória.

Se o reabriram,não sei. Só sei que os bonecos da Disney são,na atualidade,exclusivamente em cg. Para ver aqueles episódios do Mickey com animação tradicional,tenho de pegar em VHS. Acho que a última coisa que a Disney fez em 2D o reboot do Rei Leão em 3D e Winnie the Pooh.

http://www.theguardian.com/film/2013/mar/07/disney-hand-drawn-animation

 

Se uma companhia ,que ganhou todo o seu prestígio com a animação tradicional,abre mão disso em favor do lucro,então muito mais rapidamente vejo outros estúdios a faze-lo. Até a Ghibli vai fazer uma série inteiramente em cg http://www.animenewsnetwork.com/news/2014-01-30/goro-miyazaki-to-direct-ronia-the-robber-daughter-tv-anime

 

Eu vi praticamente tudo o que a Ghibli fez,mas não me sinto nada encorajado a ver essa série.

Editado por sadakiyo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, caro OP, por favor coloca exemplos. Isto porque sinceramente tens de definir muito bem o que são cg's. Há muitos animes que usam o computador como meio de desenho e, embora seja cg, não deixa de ser animação clássica pois as figuras, as expressões e tudo o resto continuam lá. Mas suponho que estejas a falar de quando se percebe nitidamente a transição entre clássico e cg. quanto a isso:

a minha sincera opinião é que...o que define anime é praticamente animação clássica. se formos a ver, principalmente nos animes onde se vende muito merchandising (yep, waifus e assim) para que os animes passassem a ser exclusivamente cg, os gostos das pessoas também ter-se-iam de alterar...e sinceramente não estou a ver isso acontecer no japão...basta pensar que é muito difícil transpor cg's nos mangas...e há muitos animes que são baseados em mangas...e se os produtores fizerem porcaria ao colocar demasiados cg's ninguém vai gostar...etc etc etc.

a questão aqui passa também pelo capital :P ao se utilizar cg's, o orçamento diminui consideravelmente...como a qualquer empresa, este é um ponto fundamental.

casos práticos, a primeira série de initial D fazia-me chorar porque os carros eram detestáveis...mas percebo que desenhar manualmente todas as frames de um (ou mil) carro(s) a driftar é algo relativamente impossível. mas, andando um pouco mais para a frente, a quinta série é espectacular pois a transição entre o desenho e o cg nem se nota. lembro-me de ver mais em mechas essas transições e percebe-se perfeitamente a necessidade de cg's. outros animes...como os da key, clannad, kanon etc...há partes que é praticamente tudo cg e nem se percebe porque é...fotaç inexplicável...e os filmes do shinkai...nem vamos falar sobre isso. os filmes do hosoda...TODOS ficam mais ricos com a introdução do cg e se formos mesmo aos mais conservadores...nomeadamente a ghibli...acho este esúdio perfeito pois apenas coloca cg onde necessita mesmo. olhem para a viagem de chihiro e todo o cg introduzido estava alinhado com o universo para produzir algo perfeito.

sada, mencionaste a disney...a história da disney vai muito mais longe do que isso...eles tiveram de mudar tudo pois não era só a animação, as próprias histórias eram todas copy_pasta umas das outras. eles pegaram no 3D e adicionaram elementos que realmente eram diferentes...o tangled e o brave acho que foi o resultado disso. claro que disney que é disney tinha de fazer porcaria e abusou um pouco no desviar-se do pré 3D no frozen.

anyway...que já estou a descrever de mais...o clássico nunca vai morrer. nestes oscares estiveram 2 filmes 2D para 3 3D...e no festival de animação de annecy (tipo um dos mais importantes festivais de animação do mundo) ganhou um filme 2D (o menino e o mundo...vejam plz) que estava a concorrer com mil 3D.

vai ser mega difícil mostrar aos meus filhos muitos filmes antigos de anime...mas acredito seriamente que o próprio anime não vai mudar assim tanto.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É que entre ver MMDs da Reimu a dançar e ídolas 3D de plástico (ok, ainda mais de plástico), eu prefiro assistir à sacerdotiza a dançar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, caro OP, por favor coloca exemplos.

Então,antes de mais,caro Firewall,lê o que escrevi. Acho que os exemplos que dei são suficientes,ainda mais para quem está por dentro do que tem sido o animu dos últimos anos.

Sidonia é baseado num manga e é completamente cg,não me parece que isso seja impedimento para alguma coisa.

 

E é exatamente isso,3000 filmes em cg e ganha 1 em 2D. Isto só corrobora a opinião geral de que a animação tradicional tem mais qualidade que o cg,mas não impede que os estúdios continuem a crescente aposta no tipo de animação computorizada. Não é uma questão de qualidade,mas de quantidade,neste momento a percentagem de anime que incorpora elementos em cg cresceu muito,não me lembro de ver isto há 10 anos,pelo menos em anime,já que a animação ocidental apostou desde os anos 90,com a Pixar,no cg.

E não digo que não haja bons filmes em cg,alguns dos meus filmes de animação preferidos são em cg,mas acho que é algo que vai completamente contra o legado do anime em geral. Há casos em que mal se nota a implementação do cg,de tão bem feita que está,mas há outros em que se apanha quase cancro,mesmo quando essa animação podia ter sido feita facilmente em 2D. Um exemplo disso é aquele anime da coveira,que não me lembro o nome,em que uns simples canos foram feitos em cg,quando ficavam melhor em 2D.

Editado por sadakiyo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Miyazaki ainda não se reformou.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Então,antes de mais,caro Firewall,lê o que escrevi. Acho que os exemplos que dei são suficientes,ainda mais para quem está por dentro do que tem sido o animu dos últimos anos.

antes de mais, caro OP, por favor coloca exemplos.

Sidonia é baseado num manga e é completamente cg,não me parece que isso seja impedimento para alguma coisa.

 

 

disse isso porque só nos sabes dar trabalho...não conheço nenhum desses portanto tive de procurar...tenho de reclamar porque tenho uma costela alentejana :D

harlock the movie:

https://www.google.ch/search?q=Harlock+movie&tbm=isch

berserk:

https://www.google.ch/search?q=Berserk+movie&tbm=isch

sidonia:

https://www.google.ch/search?q=knights+of+sidonia+anime&tbm=isch

simoun:

https://www.google.ch/search?q=Simoun+anime&tbm=isch

also ver vídeos

 

não vi nenhum desses animes mas digo-te sinceramente, dos vídeos que vi, nenhum me chateia. 

e ainda bem que falaste da pixar...a primeira vez que vi o toy story no cinema disse para mim próprio que aquele filme era o futuro...e esperava que fosse mesmo ganhar o oscar (sim eu era idiota...para mim apenas havia disney como animação)...fotaç quando vi que tinha perdido para a viagem de chihiro fiquei mesmo deprimido e mais ainda curioso quanto a este filme que nunca tinha ouvido falar...fiz tudo para o arranjar e toda a ideia do 3D ser o futuro desapareceu instantaneamente da minha cabeça. e é exactamente isto que vai fazer com que a niamção clássica nunca morra. poderá ser uma minoria daqui a uns anos, mas a sua constante evolução fará com que muitas vezes estejas a ver 3D e nem repares. lembro-me de usar das primeiras versões do 3DstudioMax e aquilo ser completamente cúbico...agora até tens plugins para desfazer essa tridimensionalidade.

por outro lado...pensa positivamente...se realmente o futuro te der vómitos...é desta que abandonas isto e tens uma vida :P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No Nisekoi não gostei de ver o cadeado em CG mas, tirando isso, não é algo que me chateie muito.

E para quem acha que eventualmente o CG vai tornar-se a moda, vejam Kingdom. Começou como 100% CG e como os fãs não gostaram, passaram a fazer da maneira clássica. Desde que os fãs se façam ouvir, nada vai mudar drasticamente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou com o come-se, prefiro tradicional mas não mando rage quando aparece, principalmente se não for algo especialmente intrusivo ou mal feito, (apesar que Sidonia até que não me incomodou muito), melhor exemplo recente acho que foi BattleShip Yamato, acho que conseguiram usar bem o CGI como complemento à tradicional, mas acho sim que são meras excepções.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prefiro muito mais animação clássica mas depende se for CG de jeito é na boa o problema é que muitas vezes não é. Se animação clássica vai acabar para só existir CGI duvido muito. Btw acho a invasão do moe uma cena muito pior para o anime que o CG.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tal como na animação clássica existe boa animação e má animação, isso também acontece no CG. Há bons filmes / series com CG e maus.
Quando aparecem hibridos, bem, se for bem feito não me importo e se calhar até fica bem. Estou a lembrar-me de Tegami Bachi em que tinha bastante CG a completar e ficava muito bem. Noutros fica mal (ou é mal feito), azar o deles, vendem menos.
Para mim ou é a serie toda em CG ou então animação com CG q.b. e bem feita sff.

 

A animação clássica não vai desaparecer. O que estás a assistir é um mercado emergente na animação, a utilização de CG. Toda a gente (estudios) querem experimentar. Há aqueles que vão gostar e dão-se bem e outros que não. O lucro é necessário claro, mas anime não é apenas um consumivel que é susbtituido quando se encontra algo mais prático e barato, é uma arte. E haverá sempre os criadores que vão priorizar a arte em relação ao lucro :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nenhuma das opções:

Como em tudo, se estiver bem feito é fixe. Se estiver mal feito não é fixe.

 

O anime é demasiado "tradicional" para que se converta totalmente ao CG. A popularidade do 2D é demasiado forte para que isto vire a disney. Mas temos de compreender que há crise económica mundial e que fazer tretas em computador sai um caquilhão de vezes mais barato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prefiro a animação mais clássica, claramente.

E não acredito que esta acabe para dar lugar ao CGI...

Mas normalmente quando usam este tipo (3D), não costuma resultar bem.

Por exemplo, a transformação nova de Sailor Moon, para mim, não ficou bem conseguida devido ao CG, mas pronto...

É mais barato, mas a nível de arte, não fica tão bem...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há CGI bom e CGI mau. Da mesma maneira que há animação bué boa, como horrível. Esta comparação é parva.

Editado por Shokotan
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • Ebisu
      Por Ebisu
      O site oficial revelou este clip do filme a ser lançado em 2017
       
       
       
      Consta que os membros da produção incluindo o Tsutomu Nihei estão no SDCC e que revelaram ou iriam revelar mais pormenores
    • Ebisu
      Por Ebisu
      Novo filme do Gantz em 3D chama-se Gantz:O e vai ser lançado em Outubro
       

       
      Este filme vai adaptar a Arc de Osaka em que as equipas de Osaka e Tokyo defrontam o exercito de Yokai
       
      Cast:
      M.A.O as Anzu Yamasaki Tomohiro Kaku as Jōichirō Nishi Saori Hayami as Reika Shuuichi Ikeda as Yoshikazu Suzuki Masane Tsukayama as Nurarihyon Masaya Onosaka as Susumu Kimura Kenjiro Tsuda as Sanpei Taira Teruaki Ogawa as Tetsuo Hara Yuuki Kaji as Kei Kurono  
      A produção esa a cargo da Digital Frontier que entre outros fez os filmes do Appleseed 3d
       
      Keiichi Satou - Director de Animação Chefe
      Yasushi Kawamura - Director
      Tsutomu Kuroiwa - Argumento
      Yoshihiro Ike - Musica