Zephirus

Chinês vai começar a ser ensinado nas escolas

56 mensagens neste tópico

Hum... mas se hoje em dia a juventude nem Português fala em condições, para quê aprender mandarim ? :m083:

Também não se conduz em condições e estradas é coisa que não falta. Haverá sempre a elite que nunca tem acidentes e a maioria que os tem esporádica ou regularmente. Tenho a certeza que conheço uma mão cheia de pessoas que sabem falar muito bem português e gente que mais valia nem abrir a boca. E também nunca vi macacos a falar,e nós falamos,acho isso mais ridículo.

 

A realidade é que,por mais que se queira culpar a escola pela má qualidade do português que se fala,o problema não passa apenas por ela,se calhar é a que tem menos influência. Lembro-me de saber falar e escrever antes de entrar para a escola,por isso culpo mais o papel que os pais não conseguem desempenhar enquanto educadores do que a má aprendizagem de conteúdos em âmbito escolar. O papel do ensino da língua portuguesa na escola é dar as bases para que o aluno consiga,através da análise de obras,etc,aprofundar e elevar a sua escrita e leitura. O que acontece é que devido à falta de rigidez,acabam por passar pessoas que não correspondem ao grau de ensino em que se inserem e ,claro,os contextos sociais de cada um não podem ser controlados pela escola,obviamente. A leitura também deixou de ser importante porque o programa é muito extenso para se perder tempo a ler um texto em voz alta com a turma.

 

Há muita coisa a melhorar,mas é mais fácil falar do que fazer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

Não acho... Ter inglês, espanhol e português é muito bom... Até porque são as três línguas mais faladas no mundo... Se não queres fazer isso, tens sempre o francês que deve ser para aí a quarta língua.

 

A língua mais falada do mundo é o Mandarim, aka Chinês xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

Não acho... Ter inglês, espanhol e português é muito bom... Até porque são as três línguas mais faladas no mundo... Se não queres fazer isso, tens sempre o francês que deve ser para aí a quarta língua.

 

A língua mais falada do mundo é o Mandarim, aka Chinês xD

 

 

Já corrigi no próximo post x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho bem que haja escolha. Não era algo que eu quisesse aprender, mas acredito que alguém queira e deve dar jeito, então pronto...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Haverá sempre a elite que nunca tem acidentes e a maioria que os tem esporádica ou regularmente.

 

Tava a tentar ser irónico, lol :) Sinceramente, não acho a medida correcta... não passa de um simples populismo e demagogia que, infelizmente, a política nacional nos brinda consistentemente. Em vez de meter os putos a falar chinês, preferia que fizessem uma reforma profunda ao sistema e fizessem uma limpeza aos programas (como o de Português, onde nunca são explorados autores chave como Virgílio Ferreira, Torga, Antunes, etc...).

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

That's wild! E gente com competência para ensinar chinês nas escolas, será que há em abundância? Mas sim, parece-me uma boa ideia, se bem que dada a dificuldade da língua, acho que não deve dar para chegar muito longe em termos do nível.



 

Haverá sempre a elite que nunca tem acidentes e a maioria que os tem esporádica ou regularmente.

 

Tava a tentar ser irónico, lol :) Sinceramente, não acho a medida correcta... não passa de um simples populismo e demagogia que, infelizmente, a política nacional nos brinda consistentemente. Em vez de meter os putos a falar chinês, preferia que fizessem uma reforma profunda ao sistema e fizessem uma limpeza aos programas (como o de Português, onde nunca são explorados autores chave como Virgílio Ferreira, Torga, Antunes, etc...).

 

 

A realidade é que estamos numa era de globalização, em que cada vez mais a diversidade de conhecimento passa a ganhar importância acrescida.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Tava a tentar ser irónico, lol :) Sinceramente, não acho a medida correcta... não passa de um simples populismo e demagogia que, infelizmente, a política nacional nos brinda consistentemente. Em vez de meter os putos a falar chinês, preferia que fizessem uma reforma profunda ao sistema e fizessem uma limpeza aos programas (como o de Português, onde nunca são explorados autores chave como Virgílio Ferreira, Torga, Antunes, etc...).

 

 

Se não me engano, iremos ter uma reforma no programa de Português do secundário brevemente. Em vez do Memorial do Convento estudar-se-á O Ano da Morte de Ricardo Reis e vão buscar autores muito antigos. Mas penso que nem Virgílio Ferreira nem Torga nem Antunes constam nessa lista, tenho de ver se a encontro.

 

Penso que será simplesmente uma modificação nas obras estudadas, nada de reformas muito rígidas ao ensino do português.

Editado por Hara

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nem nas Faculdades de Letras tem professores de mandarim e já querem ensinar os do 3º ciclo.

 

Ando eu a pagar um curso onde cadeiras de linguas orientais são uma opção e que seriam uma mais valia muito grande para arranjar emprego e não posso escolher porque não há professores. 

 

Que se preocupem masé primeiro a resolver esse problema

 

 

 

Hum... mas se hoje em dia a juventude nem Português fala em condições, para quê aprender mandarim ?  :m083:

 

Realmente é verdade   :m077:  Ainda na sexta estava um colega meu a ler um texto na aula de português com um monte de dificuldades a ler e a ler aquilo sílaba a sílaba, não muito devagar, mas fiquei bué parvo. Yah, 12º ano  :)

 

 

Então imagina a vontade que tenho de me auto-mutilar quando ouço alunos num curso de Portugues(!) na faculdade a ler como se estivesse na primária e a escreverem "alito"(hálito), e mesmo assim a tirarem melhores notas que eu. 

Editado por ShIfT

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já que a conversa "descanbou"...

Acrescentar Chinês como opção nas escolas do 3 ciclo, vale por aquilo que vale... Inicialmente até podem ter pessoal interessado mas depois... o 3º ciclo só serve maioritariamente para o pessoal apanhar bases para ciências se quiser lel tiro o meu chapéu ao miudo do 3º ciclo que já pense em aprender chinês por estes e aqueles motivos. O que me entristece é a facilidade que o governo tem de valorizar o que é do outros e o que é para os outros, cada vez sabemos menos porque somos portugueses, cada vez nos empurram mais motivos para emigrar. Temos sidos bombardeados com a valorização das outras culturas sobre a nossa e isso cada vez se manifesta mais. E acho que tive a ideia para um novo tópico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara só a acrescentar uma nota, sim o Chinês é muito falado fora da China e Taiwan, por exemplo nos EUA mas lá os chineses também sabem inglês logo é uma perda de tempo aprendê-lo se temos uma língua 20000000000 vezes mais fácil.

 

Agora para vocês pessoal, se se estão a preocupar com pessoal que ensine chinês leiam a noticiam, o pessoal vai ser providenciado pelo instituto confuncio e virá da china (provavelmente macau) e de portugal (provavelmente chineses que já moram aqui à muito tempo ou sino-descendentes como a @@Hara )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
@@Hara só a acrescentar uma nota, sim o Chinês é muito falado fora da China e Taiwan, por exemplo nos EUA mas lá os chineses também sabem inglês logo é uma perda de tempo aprendê-lo se temos uma língua 20000000000 vezes mais fácil.

 

Mas isso deve ser como os chineses que estão cá. Sabem dizer o "São 5 euró" e pouco mais. Mas claro, eu nunca fui lá nunca vi nenhum, mas a minha mãe foi lá e só viu uns 2 ou 3. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

@@Hara só a acrescentar uma nota, sim o Chinês é muito falado fora da China e Taiwan, por exemplo nos EUA mas lá os chineses também sabem inglês logo é uma perda de tempo aprendê-lo se temos uma língua 20000000000 vezes mais fácil.

 

Mas isso deve ser como os chineses que estão cá. Sabem dizer o "São 5 euró" e pouco mais. Mas claro, eu nunca fui lá nunca vi nenhum, mas a minha mãe foi lá e só viu uns 2 ou 3. 

 

 

Nem por isso os que estão lá, já estão à umas 5 gerações, não são primeira geração a maior parte veio com a "California Rush" que foi quando descobriram ouro na Califórnia e era preciso mão de obra barata para o extrair (isto no século 19), era basicamente o que nós fizemos com os pretos no Brasil.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Nem por isso os que estão lá, já estão à umas 5 gerações, não são primeira geração a maior parte veio com a "California Rush" que foi quando descobriram ouro na Califórnia e era preciso mão de obra barata para o extrair (isto no século 19), era basicamente o que nós fizemos com os pretos no Brasil.

 

Então mas esses já são mais americanos que chineses. Quase de certeza que esses nem sabem falar chinês, e se sabem, deverá ser pouco. Mas lá está, esses "chineses" não fazem parte desta nova "elite" de chineses com dinheiro. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Nem por isso os que estão lá, já estão à umas 5 gerações, não são primeira geração a maior parte veio com a "California Rush" que foi quando descobriram ouro na Califórnia e era preciso mão de obra barata para o extrair (isto no século 19), era basicamente o que nós fizemos com os pretos no Brasil.

 

Então mas esses já são mais americanos que chineses. Quase de certeza que esses nem sabem falar chinês, e se sabem, deverá ser pouco. Mas lá está, esses "chineses" não fazem parte desta nova "elite" de chineses com dinheiro. 

 

 

Alguns sim, outros não tudo depende, existem muitas chinatowns nos estados unidos a cultura deles está muito enraizada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho bem alargarem as opções nas escolhas das segundas línguas; E aderência mal ou bem acabavam por ter em alguns sítios da mesma maneira que as outras línguas têm aderência, se forem perguntar a pessoas do 3º ciclo porque é que escolheram francês/espanhol/alemão não vão responder 'porque quero seguir curso x', geralmente respondem 'porque a língua parecia fácil/é gira' e coisas assim. Se estivesse a ir agora para o 3º ciclo e houvesse mandarim, escolheria sem sombra de dúvidas porque estou a pensar seguir um curso de línguas/tradução, algo que esteja ligado também à cultura oriental no geral, se bem que ainda tenho muitos anos para pensar bem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se assim for, acho bem!

Mas que seja ensinado por professores decentes, pois adoro línguas mas odeio francês por causa dos "métodos de ensino" dos professores que apanhei pelo caminho, que a única coisa que ensinavam eram detalhes pessoais sobre a vida deles...

 

Pessoalmente preferia aprender outra língua sem ser o mandarim, mas quantas mais uma pessoa souber, melhor! :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A lingua que devia ser aprendida em todos os estabelicmentos de ensino é o cunnilingus.

 

Afinal de contas, nos dias de hoje, não é com o que aprendes na escola que vais conseguir subir no teu posto de trabalho.

Uma mais valia para toda a vida. Até salva casamentos.

Editado por ShIfT
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não acho mal, mas também não acho bem.

 

Português é o mais importante. Inglês será importante. Toda a gente detesta o francês, mas nunca estiveram na faculdade em que a maioria do material estava em francês e foram vocês que tiveram de traduzir.

 

Agora, o Chinês? É um bom investimento para lhes entregar o país todo como colónia... Para enviar a juventude em emigração... Enfim, algo aqui está muito errado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas isso deve ser como os chineses que estão cá. Sabem dizer o "São 5 euró" e pouco mais. Mas claro, eu nunca fui lá nunca vi nenhum, mas a minha mãe foi lá e só viu uns 2 ou 3.

 

Então mas esses já são mais americanos que chineses. Quase de certeza que esses nem sabem falar chinês, e se sabem, deverá ser pouco. Mas lá está, esses "chineses" não fazem parte desta nova "elite" de chineses com dinheiro.

 

Fui aos Estados Unidos em 2012 e vi lá imensos chineses. Cheguei a fazer conversa com alguns, perguntar então há quanto tempo é que eles já lá estavam, se gostavam de lá estar etc. Tudo em mandarim, não falei inglês com nenhum deles.

 

Se fores um dia à Chinatown de Nova Iorque, irás ver que aquilo parece mais uma mini China dentro de outro país do que propriamente um agrupado de ruas. Tenho algumas fotografias, aqui vão:

 

P1010741.jpg

P1010720.jpg

P1010719.jpg

P1010749.jpg

 

 

 

São significativamente superiores ao Martim Moniz/Mouraria cá de Lisboa, nem há comparação possível sequer. Tenho mais fotos ainda, mas para bom entendedor meia palavra basta :)

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, como já disse, nunca fui aos EUA e a minha mãe foi só a Miami, se calhar não andam muito para lá. Chinatown só conheci uma pequena parte da de Londres :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais