Zephirus

Chinês vai começar a ser ensinado nas escolas

56 mensagens neste tópico

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/alunos-portugueses-vao-ter-mandarim-nos-programas-do-3%C2%BA-ciclo-e-secundario-1636345

 

Olá pessoal, sou eu o Zephirus e hoje venho falar de um assunto muito giro, o facto de o governo português querer que a crianças tenham chinês como opção no terceiro ciclo e secundário, eu até acho isso fixe, mas para queremos nós portugueses aprender chinês no colectivo? Se formos para a China vamos ganhar menos do que ganhamos aqui em Portugal. Quando o Japão se tornou uma economia dominante isto não aconteceu. Eu cá acho que é para agradar aos nossos mestres chineses (estou a gozar e não estou a mesmo tempo). Que dizem sobre isto?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, acho que isto começa a ser uma ocupação mundial por parte dos chineses... Eu escrevia aqui um bom texto mas estou a estudar, por isso aqui vai a versão TL;DR:

Os chinas vão tomar conta de tudo... The red dragon is rising... E a @@Hara vai ser a nova imperatriz do mundo

Editado por hikigaya_haru
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

<.< os putos vão ter sorte ..eu cá parece que não

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

Não acho... Ter inglês, espanhol e português é muito bom... Até porque são as três línguas mais faladas no mundo... Se não queres fazer isso, tens sempre o francês que deve ser para aí a quarta língua.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho bem, tendo em conta o crescimento económico da China faz todo o sentido.

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

Não acho... Ter inglês, espanhol e português é muito bom... Até porque são as três línguas mais faladas no mundo... Se não queres fazer isso, tens sempre o francês que deve ser para aí a quarta língua.

 

Inglês é importantíssimo! Agora, espanhol? A sério? Nós já sabemos falar portenhol, para quê perder tempo com isso?

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na minha escola nunca houve espanhol, por isso apoio o chinês para substituir o francês. Hoje em dia o chinês tem muito mais mais importância que o francês.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sempre tem mais utilidade que o espanhol... -_-

Não acho... Ter inglês, espanhol e português é muito bom... Até porque são as três línguas mais faladas no mundo... Se não queres fazer isso, tens sempre o francês que deve ser para aí a quarta língua.

Inglês é importantíssimo! Agora, espanhol? A sério? Nós já sabemos falar portenhol, para quê perder tempo com isso?

Meu, entre mandarim em que só dá trabalho na china, na qual os trabalhadores são mal pagos e é dos piores países para se viver, o espanhol sempre dá para perceberes melhor espanhol ( porque sim, isso do portenhol é verdade) e emigras para um local aqui ao lado ou então vais para a América latina.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
tenham chinês como opção
 

Se fosse na minha altura, tinha escolhido mandarim ao invés da javardice do francês, que quando passei pela França para vir para o UK nem me lembrava como se dizia boa noite...

Se tivesse tido mandarim se calhar agora conseguia aprender japonês mais facilmente, pois já sabia os caracteres.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Meu, entre mandarim em que só dá trabalho na china, na qual os trabalhadores são mal pagos e é dos piores países para se viver,

 

 

 

Errado.

 

O mandarim é a língua mais falada do mundo, com número de falantes bastante mais superior ao do inglês (1300 milhões contra 1150 milhões), isto considerando já quem os fala em língua materna e não-materna.

 

Se falares "chinês" arranjas trabalho em Singapura (país com uma economia de excelência por sinal), Macau (porque o português não te basta para sobreviver lá, muito pelo contrário), e inclusive Hong Kong.

 

Nem todos os trabalhadores são mal pagos, depende das tuas qualificações e das tuas aptidões para ingressar no mercado de trabalho. Existem trabalhos mal remunerados em todos os países existentes do mundo, não sei em que realidade estás a pensar.

 

Para ti talvez seja " o pior país para se viver". Ao menos não está em guerra, ao menos não tem a maior parte da população a morrer à fome, ao menos paga-se bem menos pela comida e pelos transportes, mas pronto, quando generalizado é sempre tudo mau.

 

 

Well, eu disse o pior país para se viver na minha opinião, porque aquilo tu vais lá por um dia parece que apanhas dois cancros, no mínimo. Nem dá para se ver o céu! Já isso, na minha opinião (novamente), põe alguns pontos negativos no país que é quase impossível eu retirar.

 

Depois, mas isto eu não estou a pôr em consideração para a "análise" do país, é um país comunista... E eu não gosto de países que não se dá o devido valor ao hardwork de um individuo. Mas isso é só a minah opinião outra vez xD

 

O teu argumento de Chinês ser a língua mais falada do mundo é bom mas...a china tem uma população de mais de 1 bilião de habitantes. Já os USA têm só 308 milhões. Ou seja, o Inglês está muito mais "espalhado" no mundo. Acho que te dá mais possibilidades se for para emigrar.

 

Estou-me a basear em documentos da wikipedia pesquisados à pressa por isso deve haver alguns erros nos meus argumentos... mas vê isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes

 

Está bem que o mandarim é a língua mais falada do mundo, mas o Inglês, Espanhol e Francês são falados em muito mais países, o que te dará um maior número de hipóteses para a tua carreira profissional...

 

Não estou, de maneira alguma contra o Mandarim a ser ensinado na escola, só não gosto quando afirmam que o Francês e o Espanhol não dá jeito nenhum porque não aprenderam nada na escola. Isso é problema vosso e do ensino Português! Se nem no 3º ciclo conseguiram perceber Francês nem Espanhol (que são com os mesmo caracteres que o Português), quanto mais Mandarim, que é com caracteres diferentes!? Precisariam de muito mais trabalho, e provavelmente nem "olá" conseguiriam dizer numa conversa normal.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É me indiferente... Mas como foi referido beneficia situações económicas, e ultimamente negócios com a China não foram desvalorizados. Mas não estou interessado na língua chinesa sinceramente, para mim é desnecessária.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Portugal sempre teve boas relações com a China,quer económicas quer administrativas,por isso acho bem. Já agora instituíam o alemão a partir do 5º ano,já que o inglês vai ser obrigatório a partir do 3º ano,e acabavam com o francês que não serve para nada. O espanhol,como alternativa ao alemão ou francês,é bom,se bem que não acho que seja necessário aprende-lo logo a partir do 7º ano,mas sim a partir do 10º,como disciplina de opção,porque aquilo é básico para qualquer pessoa.

 

Nem todos os trabalhadores são mal pagos, depende das tuas qualificações e das tuas aptidões para ingressar no mercado de trabalho. Existem trabalhos mal remunerados em todos os países existentes do mundo, não sei em que realidade estás a pensar.

 

Para ti talvez seja " o pior país para se viver". Ao menos não está em guerra, ao menos não tem a maior parte da população a morrer à fome, ao menos paga-se bem menos pela comida e pelos transportes, mas pronto, quando generalizado é sempre tudo mau.

 

Isto também vai depender de cada país e da realidade económica do mesmo. Normalmente o trabalho é pago proporcionalmente em todo o lado,depois depende de inúmeros factores,como o nº de pop ativa a desempenhá-lho,etc.etc. Se calhar,para um português,limpar casas de banho na Suíça a ganhar 2000 por mês é bem pago,mas também há que ver que lá os tetos salariais são muito mais altos.

 

Guerra,não a há formalmente,mas obviamente que a China,detendo os pontos de interesse estratégico que detém + os aliados que lhe são conhecidos,estará sempre na eminência de entrar numa guerra  em grande escala. 

Não tem a maior parte que são 51%,tem 49. A vida fora das grandes cidades não parece ser a melhor e mesmo dentro das grandes cidades a poluição e as doenças associadas a grandes massas são o pão de cada dia. Paga-se bem menos pela comida porque se ganha bem menos,lá está,a realidade económica dos países.

 

Depois, mas isto eu não estou a pôr em consideração para a "análise" do país, é um país comunista... E eu não gosto de países que não se dá o devido valor ao hardwork de um individuo. Mas isso é só a minah opinião outra vez xD

 

O teu argumento de Chinês ser a língua mais falada do mundo é bom mas...a china tem uma população de mais de 1 bilião de habitantes. Já os USA têm só 308 milhões. Ou seja, o Inglês está muito mais "espalhado" no mundo. Acho que te dá mais possibilidades se for para emigrar.

 

Estou-me a basear em documentos da wikipedia pesquisados à pressa por isso deve haver alguns erros nos meus argumentos... mas vê isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes

 

Está bem que o mandarim é a língua mais falada do mundo, mas o Inglês, Espanhol e Francês são falados em muito mais países, o que te dará um maior número de hipóteses para a tua carreira profissional...

 

Não estou, de maneira alguma contra o Mandarim a ser ensinado na escola, só não gosto quando afirmam que o Francês e o Espanhol não dá jeito nenhum porque não aprenderam nada na escola. Isso é problema vosso e do ensino Português! Se nem no 3º ciclo conseguiram perceber Francês nem Espanhol (que são com os mesmo caracteres que o Português), quanto mais Mandarim, que é com caracteres diferentes!? Precisariam de muito mais trabalho, e provavelmente nem "olá" conseguiriam dizer numa conversa normal.

 

A China é um híbrido entre o comunismo e o capitalismo. Os países comunistas (não há nenhum país que atualmente o seja,Cuba deixou de o ser recentemente),deram sempre o devido valor aos indivíduos que se destacavam,pesquisa aí um bocado a União Soviética e encontras listas de pessoas que se destacaram e forma condecoradas,etc. Era todos os dias condecorações. Mas de qualquer das formas,és um estrangeiro no país deles,não podes esperar que te bajulem interminavelmente,só porque trabalhas bem. 

 

O Inglês está tão espalhado quanto o mandarim,são polos opostos. O inglês controla o polo ocidental,enquanto o mandarim controla o oriental.

 

Isso já são problemas da educação em Portugal e da falta de empenho de ambos os lados,professores e alunos.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hum... mas se hoje em dia a juventude nem Português fala em condições, para quê aprender mandarim ? :m083:

Acho que antes de sequer se pensar no mandarim devia-mos fazer uma total reflexão e análise (e alteração quiçá) do actual modelo de ensino português... Era mais primente que meter outra lingua

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hum... mas se hoje em dia a juventude nem Português fala em condições, para quê aprender mandarim ? :m083:

 

Realmente é verdade  :m077:  Ainda na sexta estava um colega meu a ler um texto na aula de português com um monte de dificuldades a ler e a ler aquilo sílaba a sílaba, não muito devagar, mas fiquei bué parvo. Yah, 12º ano :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@@Hara a maioria da população falante de chinês está concentrada na china, em macau, hong kong e singapura desenrascas-te com inglês, e btw as pessoas em Macau não falam chinês (mandarim) falam cantonês que é diferente, eu tenho um amigo que esteve em macau e ele garantiu-me que eles não falam mandarim na sua maioria. Ah e a lingua mãe de singapura é malaio e não chinês os chineses são uma minoria lá. Quanto a fazer-se dinheiro na china pelo que sei por esse colega meu, ele fazia menos dinheiro do que aqui em portugal, é verdade que pagava menos mas também ganhava menos e depois tudo é filtrado lá, a internet as noticias tudo, o meu colega disse me que as vezes nos dormitórios das uni eles cortam a luz para o pessoal ir dormir.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

china.jpg

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Well, eu disse o pior país para se viver na minha opinião, porque aquilo tu vais lá por um dia parece que apanhas dois cancros, no mínimo. Nem dá para se ver o céu! Já isso, na minha opinião (novamente), põe alguns pontos negativos no país que é quase impossível eu retirar.

 

Depois, mas isto eu não estou a pôr em consideração para a "análise" do país, é um país comunista... E eu não gosto de países que não se dá o devido valor ao hardwork de um individuo. Mas isso é só a minah opinião outra vez xD

 

O teu argumento de Chinês ser a língua mais falada do mundo é bom mas...a china tem uma população de mais de 1 bilião de habitantes. Já os USA têm só 308 milhões. Ou seja, o Inglês está muito mais "espalhado" no mundo. Acho que te dá mais possibilidades se for para emigrar.

 

Estou-me a basear em documentos da wikipedia pesquisados à pressa por isso deve haver alguns erros nos meus argumentos... mas vê isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_línguas_por_total_de_falantes

 

Está bem que o mandarim é a língua mais falada do mundo, mas o Inglês, Espanhol e Francês são falados em muito mais países, o que te dará um maior número de hipóteses para a tua carreira profissional...

 

Não estou, de maneira alguma contra o Mandarim a ser ensinado na escola, só não gosto quando afirmam que o Francês e o Espanhol não dá jeito nenhum porque não aprenderam nada na escola. Isso é problema vosso e do ensino Português! Se nem no 3º ciclo conseguiram perceber Francês nem Espanhol (que são com os mesmo caracteres que o Português), quanto mais Mandarim, que é com caracteres diferentes!? Precisariam de muito mais trabalho, e provavelmente nem "olá" conseguiriam dizer numa conversa normal.

 

 

Nem todas as cidades chinesas estão gravemente poluídas como Beijing ou Shanghai, felizmente. Existem muitas onde se pode ver o sol ainda, e o céu é límpido. O problema maior de Beijing é pela sua localização geográfica, que outrora fora estratégica por se encontrar numa espécie de "vale" (mecanismos de defesa) mas que atualmente só lhe traz problemas porque o ar não circula para fora facilmente, agravando os efeitos da poluição.

 

Dizem ser comunistas mas, honestamente, o estilo de vida é praticamente o capitalista.

 

E quem achas que está mais bem espalhado pelo mundo? Os americanos ou os chineses?

 

Não pretendo tirar qualquer tipo de crédito a outras línguas, até porque são das únicas coisas que gosto realmente de aprender, mas sinto a necessidade de desmistificar certas teorias e generalizações enraizadas por praticamente todas as pessoas.

 

Também não vim para aqui dizer que se devia falar mandarim em vez de outras línguas, mas a introdução de uma nova língua de um molde totalmente diferente poderá fazer bem a certas pessoas. Isto se elas quiserem, no futuro, investir em línguas como o árabe ou o grego (com alfabetos diferentes também). Mas são opiniões.

 

 

Isto também vai depender de cada país e da realidade económica do mesmo. Normalmente o trabalho é pago proporcionalmente em todo o lado,depois depende de inúmeros factores,como o nº de pop ativa a desempenhá-lho,etc.etc. Se calhar,para um português,limpar casas de banho na Suíça a ganhar 2000 por mês é bem pago,mas também há que ver que lá os tetos salariais são muito mais altos.

 

Guerra,não a há formalmente,mas obviamente que a China,detendo os pontos de interesse estratégico que detém + os aliados que lhe são conhecidos,estará sempre na eminência de entrar numa guerra  em grande escala.

Não tem a maior parte que são 51%,tem 49. A vida fora das grandes cidades não parece ser a melhor e mesmo dentro das grandes cidades a poluição e as doenças associadas a grandes massas são o pão de cada dia. Paga-se bem menos pela comida porque se ganha bem menos,lá está,a realidade económica dos países.

 

A China é um híbrido entre o comunismo e o capitalismo. Os países comunistas (não há nenhum país que atualmente o seja,Cuba deixou de o ser recentemente),deram sempre o devido valor aos indivíduos que se destacavam,pesquisa aí um bocado a União Soviética e encontras listas de pessoas que se destacaram e forma condecoradas,etc. Era todos os dias condecorações. Mas de qualquer das formas,és um estrangeiro no país deles,não podes esperar que te bajulem interminavelmente,só porque trabalhas bem.

 

Supondo que um trabalhador chinês ganha 2000 yuans por mês (isto é considerado um salário abaixo da média), a grande maioria vai para a habitação porque é uma realidade lá: em praticamente todas as cidades existem pessoas a mais e casas a menos, pelo que os casas valorizam de uma maneira estupidamente rápida.

 

No entanto, os transportes públicos são eficientes e bastante baratos. Uma viagem de autocarro custa à volta de 0,30 yuans. As viagens de metro são também por volta desse preço, e o passe mensal não chega a ultrapassar os 10 yuans por mês.

 

 

Gostaria de te dar preços mais ao menos certos quanto à comida, mas já não me lembro do que gastámos em 2012...

 

Experienciei essa "vida fora das grandes cidades", os meus avós foram camponeses. Não passavam fome nem mesmo durante a época do Mao (que acho particularmente estranho), comiam aquilo que produziam, lá está a agricultura de subsistência. Tenho a dizer que até mesmo em aldeias nunca nos faltou nada, tivemos todas as condições satisfeitas e que somos muito sortudos por isso, há quem não tenha.

 

A China diz-se comunista, porém não existem realmente países comunistas. O modelo acaba por ser mais capitalista, com mais restrições pela intervenção do Estado em certos domínios.

 

@@Hara a maioria da população falante de chinês está concentrada na china, em macau, hong kong e singapura desenrascas-te com inglês, e btw as pessoas em Macau não falam chinês (mandarim) falam cantonês que é diferente, eu tenho um amigo que esteve em macau e ele garantiu-me que eles não falam mandarim na sua maioria. Ah e a lingua mãe de singapura é malaio e não chinês os chineses são uma minoria lá. Quanto a fazer-se dinheiro na china pelo que sei por esse colega meu, ele fazia menos dinheiro do que aqui em portugal, é verdade que pagava menos mas também ganhava menos e depois tudo é filtrado lá, a internet as noticias tudo, o meu colega disse me que as vezes nos dormitórios das uni eles cortam a luz para o pessoal ir dormir.

Falam cantonês em Macau mas a escrita costuma ser em mandarim. Apenas em situações muito específicas é que aplicam as características do cantonês escrito, através da reutilização de outros caracteres já abandonados pelo mandarim.

 

Tenho uma amiga chinesa que ganhou uma bolsa de estudos na Singapura, e até agora disse que se tem safado bem com o mandarim (já que as línguas não são bem o forte dela), os chineses podem ser uma minoria lá mas ainda assim têm representatividade.

 

Conheço ambos os casos, pessoas que foram para lá e enriqueceram e pessoas que foram lá e passaram a ganhar menos. Depende realmente das capacidades de cada um e por vezes o factor sorte também entra em jogo. Sei é de muitos chineses que saíram de Portugal para irem trabalhar para o Macau e praticamente todos estão numa situação bastante mais favorável do que a que tinham aqui, contudo, nada é certo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais