Misao

Ranma 1/2

35 mensagens neste tópico

Não devia ser eu a criar este tópico... nunca li nenhum manga da Sra. Rumiko Takahashi, mas ontem fiquei até à 1 da manhã a ler o primeiro volume de Ranma 1/2. As impressões foram variadas, desde a surpresa inicial, ao divertimento e a vontade de ler o segundo volume.

Ranma Saotome e o seu pai, Genma, chegam ao dojo da família Tendo, depois duma viagem atribulada à China. Depois de terem caído numas termas amaldiçoadas (na China), Ranma tranforma-se numa rapariga (porque morreu uma rapariga naquele local) e Genma transforma-se num panda (porque morreu um panda naquele local). No entanto, esta transformação só ocorre em contacto com água fria! Ambos voltam ao "normal" se forem molhados com água quente...

Mas voltando ao dojo. O Sr. Tendo e o Sr. Saotome são bons amigos há muitos anos. Ambos concordaram em casar os seus filhos para que estes possam tomar conta do dojo da família. Ranma vê-se então comprometido com Akane, a filha mais nova do Sr. Tendo. Akane, de 16 anos, além de ser bonita, é também muito violenta e (por alguma razão) detesta os homens. As suas irmãs, Nabiki de 17 anos e Kasumi de 19, são o oposto dela. Nabiki parece ser a mais atrevida, gostando muito de rapazes e de namoriscos, enquanto Kasumi (sendo a mais velha) é a mais calma e sensata.

Akane e Ranma não se querem casar. Ranma matricula-se na escola de Akane e Nabiki, já que parece que vai ficar no dojo Tendo por algum tempo. Volta e meia transforma-se em rapariga e tem que andar a esconder-se dos seus colegas para evitar perguntas desagradáveis. É hilariante ver o rapazito transformado numa linda rapariga a subir às árvores e esperar que alguém lhe leve uma chaleira de água quente. XD

Pronto, basicamente foi isto que li no primeiro volume. Quis vir comentar e não encontrei o tópico... aliás, a secção de mangas deste site está muito reduzida (e o único manga que reconheci da Sra. Takahashi foi Maison Ikkoku). Por isso venho aqui pedir humildemente a alguém que já tenha lido, que comente esta série. O que acharam? Personagens favoritos? A cena que mais vos marcou (com os spoilers bem assinalados), o diálogo mais engraçado, etc...

Só um pequeno parêntesis: esta série conta com 38 volumes ao todo. Não se torna aborrecido em nenhuma parte? Agora que me fartei definitivamente de Death Note, acho que me vou agarrar a Ranma...

ranma.jpg

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não li os volumes todos, li desde o 17 para cima (já tinha visto duas seasons do anime). Mas não acho que seja aborrecido, claro que tem momentos que não interessam nada para a história (aliás, ranma tem história? XD). Basicamente é um anime de comedia com muito poucas situações sérias e realmente romanticas (mas hà), e calro que o manga tem menos palha que o anime (fillers e tal...). Contudo gostei mais do anime, talvez pelo facto de como tem muitas lutas gosto mais de as ver animadas do que desenhadas (mais emocionante XD). E tem Megumi Hayashibara /o/.

Se gostas do genero acho que vais gostar... a verdade é que é o oposto de death note.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno parêntesis: esta série conta com 38 volumes ao todo. Não se torna aborrecido em nenhuma parte? Agora que me fartei definitivamente de Death Note, acho que me vou agarrar a Ranma...

Sim, acho que sim, eu por exemplo deixei de ler no 13ºvolume, mas já foi à 4 anos...

Takahashi-san tem a tendencia para esticar demasiado as historias, mas Ranma 1/2 não deixa de ser divertida. IMHO é mais divertida do que M.I.

Agradeço-te teres-me lembrado desta manga, que tem precisamente o tema que eu prefiro actualmente, as situações comicas e não só, causados pela trans-sexualidade.

Vou retomar a manga e ler um volume por semana ou 2 por mês, devagar para não enjoar, aconselho-te o mesmo, se fores capaz, ;).

aliás, ranma tem história? XD

Tens o casamento arranjado entre o Ranma e a Akane, ao qual eles se opôem mas não muito vigorosamente, e que serve de fio condutor para toda a trama entre os diversos personagens.

Aliás, tenho mesmo que ler o resto da manga para saber como acaba essa historia.

E tens a procura por parte do Ranma da cura para a maldição da Jusenkyo, que tambem contribui para varios momentos memoraveis na historia, principalmente a partir do vol.4 quando a Shampoo aparece. (vide below her magnificence)

ranmashampoooi8.th.gif

Mais coisas... hum... a unica coisa que me lembro de dizer é que os personagens não aparentam evoluir muito psicologicamente, mas existe um bom equilibrio entre a intensidade dos personagens femininos e masculinos, talvez seja uma caracteristica da Rumiko Takahashi, não sei.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

aliás' date=' ranma tem história? XD

[/quote']

Tens o casamento arranjado entre o Ranma e a Akane, ao qual eles se opôem mas não muito vigorosamente, e que serve de fio condutor para toda a trama entre os diversos personagens.

Aliás, tenho mesmo que ler o resto da manga para saber como acaba essa historia.

E tens a procura por parte do Ranma da cura para a maldição da Jusenkyo, que também contribui para varios momentos memoraveis na historia, principalmente a partir do vol.4 quando a Shampoo aparece. (vide below her magnificence)

ranmashampoooi8.th.gif

Mais coisas... hum... a unica coisa que me lembro de dizer é que os personagens não aparentam evoluir muito psicologicamente, mas existe um bom equilibrio entre a intensidade dos personagens femininos e masculinos, talvez seja uma caracteristica da Rumiko Takahashi, não sei.

Eu tava na brincadeira quando perguntei isso. Só acho que aquilo tem começo e fim, o desenvolvimento é muit simples (aliás, acho que a unica coisa que evolui é a aproximação da relação entre o Ranma e a Akane)

Ohh, eu fiz cosplay de shampoo em 2004 no FIBDA :)

O final do manga foi assim:

Depois de muita confusão lá chega o dia do casamento. Tudo apostos para o grande dia, pessoas felizes, outros nem tanto, mas já nã havia como voltar tudo atrás... (acho que apesar de a akane e o ranma não mostrarem que queriam mostrar na realidade eles queriam). O pai do ranma queria dar-lhe um jarro de água magica que o fazia voltar a ser homem para sempre, na altura de lhe dar o presente (antes de se casarem) revelou-se o conteudo do jarro e toda a gente que sofre a madição quiz a água... depois de muitas confusões e lutas aparece o Haposai (o velho pequeno) do nada e bebe àgua porque tava com sedo... X). Resumindo, o casamento foi adiado... mas não por muito tempo :P.

The end

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Long time fan here!

Há por ai alguém que se lembre das edições da editora presença (ou lá como era o nome)??

Ou também de algum tempo mais tarde da exibição da série na Locomotion em horário nobre durante uns ois anos?

Bem, os primeiros 7 volumes são grandes épicos do género de comédia, depois decai simplesmente no cómico, cansativo em algumas partes e genial em outras, afinal são 38 volumes(!).

Aconselho a quem não leu e pensa ler, a ler pausadamente e com tempo entre os volumes, nem que para isso tenha que durar alguns meses a ler a obra completa, deste modo conseguirão tirar melhor proveito.

*Rumiko fan for life*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Long time fan here!

Ou também de algum tempo mais tarde da exibição da série na Locomotion em horário nobre durante uns ois anos?

Eu lembro-me, estava dobrado em brazuca e o nomoe da Akane era Adeline... mas foi precisamente por ter dado na locomotion que passei a conhecer o anime e mais tarde adquiri-lo :P

Have fun... :D

P.S. Atenção isto foi um offtopic pois não se deve falar do anime neste topic, somente do manga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora mesmo de ler o 4º volume. Tenho andado a ler "pausadamente", só que cada vez que pego no manga, leio um volume inteiro de seguida! É tão genial... tão divertido, que ao virar de cada página parece que as surpresas duplicam!

Chorei a rir no volume 4. A aparição da Shampoo foi algo imprevisível e ao princípio embirrei logo com ela. Nunca fui muito fã de triângulos amorosos (neste caso já vai num quadrado..) e a Shampoo vir destabilizar ainda mais a relação Akane-Ranma não me cheirou nada bem. Mas admito que a boa dose de comédia que ela inseriu vale pelos incidentes amorosos. Acho que nunca me ri tanto a ler um livro (manga, banda-desenhada, ou apenas prosa).

Já sei que vai levar uns dias até voltar a ler alguma coisa, mas tenho a certeza que vou ler o 5º volume de seguida também. :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os mangas da Rumiko Takahashi são todos sensasionais, basta ver as obras principais delas, o sussesso destas e o sussesso das adaptações em anime.

Mas apesar do hyper-sussesso dos animes, continuo a preferir de longe os mangas, nestes uma pessoa consegue ver realmente o que a Rumiko está a tenrar transmitir.

Então, o caso de ranma não fica atrás de nenhum, Urusei Yatsura também é totalmente orientado para a comédia mas não consegue ser tão eficaz como Ranma, que quase deixa uma pessoa absurda a interrogar-se como é que alguém se lembraria de tais situações caricatas e irreais.

Depois de muitos anos ainda é uma das minhas comédias preferidas e irá continuar a ser durante muitos mais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Excomungada vida... li o 5º, o 6º e o 7º volumes de rajada. Agora tenho que compensar o tempo de estudo perdido. Era suposto ter parado quando o Ranma acabou o treino com a avó da Shampoo, mas não consegui resistir a ler mais um capítulo. E mais outro. E mais outro...

O que me fascina mais é que em cada capítulo aparece um personagem, que desaparece no capítulo seguinte, para depois voltar a aparecer mais à frente com algumas confusões agarradas. Outra coisa que gosto é que há sempre algum motivo para combater com alguém, nem que seja por teimosia do Ranma, e os ataques são sempre tão ridículos que fico com cara de parva a olhar para aquilo. Quando o Mousse apareceu pensei que os personagens estranhos tinham acabado por aí. Mas o mestre pervertido dos pais da Akane e do Ranma veio surpreender-me. É curioso como há sempre um personagem que gosta de apalpar raparigas...

Bem, acho que me fico por aqui senão nunca mais me calo e fico com vontade de ler o próximo volume. Nunca pensei vir a gostar tanto deste manga! Só para finalizar, o Ranma já se tornou o meu personagem preferido. Acho que nunca vi um personagem tão sexy e divertido como ele. =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sabes onde posso arranjar o manga pelo que parece é divertido :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Excomungada vida... li o 5º' date=' o 6º e o 7º volumes de rajada...[/quote']

Pois é, uma vez feito POP já não há stop!

Mas agora já chegaste ao meu personagem favorito de Ranma, o velho mestre Happosai!

O velho é tramado, e com ele não fazem farinha, e no fundo, no fundo, até é boa pessoa, um completo tarado mas boa pessoa XD

O que mais me supreende nas mangas da Rumiko Takahashi, é que são igualmente bem aceites quer por homens, quer por mulheres, nem todos o conseguem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O que mais me supreende nas mangas da Rumiko Takahashi' date=' é que são igualmente bem aceites quer por homens, quer por mulheres, nem todos o conseguem.[/quote']

Okeiiiii...... essa é uma afirmação muito estrondosa... e discutível.

Porquê que as mangas da Takahashi são assim tão bem aceites pelo público feminino? Pensando nas 3 grandes, Urusei Yatsura, Ranma, e Inuyasha.

A minha hipótese é ser por causa das personagens femininas quase principais, a Lum, Akane e Kagome. Presumo que as fãs gostem da importância que estas heroinas femininas assumem nas histórias.

Para além disso, as séries têm pouca violência e muita comédia, o que também contribui para que atraiam mais publico feminino do que as outras séries shounen de aventura.

E Inuyasha ainda tem todo aqule romance.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O que mais me supreende nas mangas da Rumiko Takahashi' date=' é que são igualmente bem aceites quer por homens, quer por mulheres, nem todos o conseguem.[/quote']

Okeiiiii...... essa é uma afirmação muito estrondosa... e discutível.

:lol: estrondosa, hein?! FIXE!!!

Repara, nunca li ninguem a dizer que as mangas da Takahashi eram demasiado viradas para os homens ou para as mulheres.

Como tu disseste ela consegue expôr o ponto de vista feminino mas o extraordinário é que ela faz isso sem eliminar ou depreciar o ponto de vista masculino, pelo menos na minha opinião.

Ela consegue pôr romance sem ser demasiado lamechas ou dengoso, o que atrai muitos homens, pois os (verdadeiros) homens tb gostam de romance.

E consegue pôr acção sem ser com muita violência, o que suponho atrai bastantes mulheres, pois as (verdadeiras) mulheres tb gostam de aventura e acção.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lol. Eu concordei com o que disseste, salvo erro as mangas da Takahashi espantosamente têm uma popularidade no público feminino muito maior que o que seria de esperar para séries shounen. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Ela consegue pôr romance sem ser demasiado lamechas ou dengoso' date=' o que atrai muitos homens, pois os (verdadeiros) homens também gostam de romance.

E consegue pôr acção sem ser com muita violência, o que suponho atrai bastantes mulheres, pois as (verdadeiras) mulheres também gostam de aventura e acção.[/quote']

yes.gif

Até agora, o único mangaka que conseguiu maravilhar-me com um excelente equilíbrio entre comédia, acção e romance foi o Sr. Watsuki (não fosse eu uma fã de Rurouni Kenshin e Busou Renkin). Confesso que Rumiko Takahashi nunca me interessou. Vi Urusei Yatsura na Sic Radical e apesar de haverem alguns episódios com uma dose de "weirdness" impressionante (ainda me lembro duma pêra estar apaixonada por um ouriço e eles colavam-se às cabeças das pessoas para os controlarem e assim ficarem juntos), nunca achei a série interessante nem particularmente cómica.

Depois veio Inuyasha... apesar de nunca ter lido o manga e só ter visto uns 30 episódios do anime, os personagens eram suficientemente atraentes para gostar da série. Mas mais uma vez, triângulos amorosos e relações que "não atam nem desatam" nunca foi do meu interesse. E continuo a achar que a Kagome e o Sesshoumaru faziam um casal giro.

Portanto só agora com Ranma é que sinto o poder da Takahashi-sensei a invadir-me. Ainda tenho muitos volumes pela frente, mas se continuar assim, Ranma 1/2 pode vir a tornar-se o meu 2º manga preferido. :D

__________________________________

Edit

Oitavo volume já lido. Mas como é possível? Como? Nunca pensei que fosse capaz de chorar a rir com um manga. A Shampoo é tramada. Tanta complicação por causa dum pózinho mágico que depois não funcionou da maneira esperada... Os capítulos do teatro foram hilariantes! A relação entre a Akane e o Ranma é um delírio! Os comentários do panda sempre sarcásticos e quando menos se espera são geniais.

E nunca vi uma adaptação do Romeu e Julieta tão cómica! A parte em que o Ranma está num dilema, entre ganhar o prémio e beijar a Akane está brutal. E os outros "Romeus" a quererem tomar o lugar do Ranma... e todo aquele frenesim de "batalhas" dentro do palco. Excelente! XD

As reacções dos personagens, os diálogos e as expressões (acho a cara de inocente do Ranma irresistível) valem muito mais do que as situações (que só por si já são caricatas). Estou em vias de me tornar uma fangirl deste manga, e quem sabe, da própria Rumiko Takahashi.

Vou ler o 9º volume agora. Não resisto a saber o que se vai passar a seguir. A única coisa que me preocupa é que Ranma 1/2 pode vir a ultrapassar Rurouni Kenshin no meu top de mangas preferidos... e eu que jurei que tal coisa nunca aconteceria. :|

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim a melhor parte do Romeu e Juliet (para além do fim :P) foi:

*vai à procura da parte do manga porque só viu no anime*

Spoilers:

http://ranmahentai.ranma.ws/RanmaManga/Book08/RM08-099.jpg

Apesar no anime ser mais giro, parece mais romantico, com as luzinhas e a musiquinha e os olhos a brilharem XD.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu tive a ler ate ao volume 8.

O manga está bem feito com algumas partes de nudes. A história é intressante devido ao pai do Ranma transformar-se em panda e o filho transformar-se em rapariga, é intressante de ver pois sempre transforma-se em rapariga na ida para a escola ou dentro da escola.

Resumindo isto tenho que ver o resto mas vale a pena ver o manga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Para mim a melhor parte do Romeu e Juliet (para além do fim :P) foi:

*vai à procura da parte do manga porque só viu no anime*

Spoilers:

http://ranmahentai.ranma.ws/RanmaManga/Book08/RM08-099.jpg

Apesar no anime ser mais giro' date=' parece mais romantico, com as luzinhas e a musiquinha e os olhos a brilharem XD.

Have fun... :D[/quote']

É de mim ou aquele personagen que o empurrou e um daqueles servos da iram do Mendou (Urusei Yatsura) ele pos eles nas duas historias

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei ontem de ler o manga! Fiquei admirada, pensei que a Sra. Rumiko Takahashi tivesse a fama de "não terminar" as suas histórias. Ranma 1/2 até tem um final giro, apesar de não ser muito conclusivo. Esta mangaka só deve achar piada às mini-histórias sem sentido e às confusões entre os personagens. O traço dela é simples (a princípio até achei simples demais, mas compreende-se, é um shounen) e admiro-a por conseguir desenhar os corpos feminino e masculino de maneira bonita sem cair nos típicos exageros desproporcionais.

Bem, adiante. Adorei o manga! Não conseguiu ultrapassar o meu amor por Rurouni Kenshin, mas está sem dúvida no topo da lista. A história divertiu-me imenso. Os personagens são tão variados que acho impossível ter apenas um preferido. Vou tentar dar a minha opinião sem fazer grandes spoilers (desculpem, mas há alguns que são inevitáveis).

Pessoalmente gostei imenso do Ryoga. Desde que o vi a chorar de alegria por receber carinho de uma rapariga que fiquei perdida de amores pelo personagem. Conseguir perder-se no seu próprio bairro e transformar-se num porquinho muito fofo também contribuiu, claro. No entanto, o Mousse era o que tinha a transformação mais gira. Um pato com óculos... é no mínimo original. A Nabiki também me fez rir imenso! Adorei os capítulos dedicados a ela e aprendi boas maneiras de extorquir dinheiro às pessoas. Dos personagens principais, a dupla Ranma x Akane esteve muito bem conseguida, tal como as outras "noivas" estiveram bem encaixadas lá no meio. A Shampoo ainda conseguia ser bastante chata, mas acabei por gostar dela.

Pensei que o Happousai fosse o personagem tipicamente irritante e pervertido, que seria o mais difícil de gostar. Descobri que estava enganada quando o director da escola entrou em acção... ó céus, como eu odiei o personagem! Só complicava a vida dos estudantes e não tinha piada nenhuma. O "sotaque" havaiano dele também não ajudou. Dos personagens secundários, a maior surpresa foi o Pantyhose Taro, que me fez rir, rir e rir com a mania de chamar travesti, gay e outras coisas ao Ranma. Mas o meu preferido, e que merece um grande destaque entre todos os outros secundários, é o Shinnosuke. Talvez por ser tão parecido com o Ryoga (em termos de físico, personalidade e "problemas de cabeça") ou talvez porque os sentimentos dele pela Akane me comoveram. Os capítulos em que ele apareceu foram dos mais marcantes da história (na minha opinião, claro).

Tive pena que a relação entre o Dr. Tofu e a Kasumi fosse deixada de lado. Talvez seja um problema de criar demasiadas personagens... nunca se consegue dar um bom desenvolvimento a todas.

Li os volumes com algum tempo de descanso entre eles, isto é, lia uns três ou quatro e parava, para depois ler mais uns cinco ou seis de seguida e parar novamente. A série está cheia de momentos hilariantes. Mesmo no clímax de uma batalha há uma situação qualquer que nos faz soltar uma gargalhada inesperada. Os últimos volumes parecem uma conclusão demasiado apressada. Parece que de repente a autora se lembrou de terminar a história porque já devia estar farta daquilo e inventou uma desculpa para os personagens irem à China tentar quebrar a maldição. O resultado é satisfatório, mas deixa um pouco a desejar se compararmos com o resto do manga. De qualquer forma, deixo aqui em spoiler a cena mais tocante desta série:

Outro dos pontos fortes de Ranma 1/2 (e que acho que já referi) é a maneira como as emoções dos personagens são exprimidas. Tanto podem mostrar uma cara feliz de olhos a brilhar com esperança, como no momento seguinte fazem uma careta ou desatam a chorar. O Ranma é capaz de ser o personagem que melhor exemplifica estas "alterações" na cara de forma tão repentina.

Isto já está a ficar muito longo e continuo com a sensação que me estão a faltar pontos importantes de referir. Foi uma bela surpresa ler esta história, já que nunca pensei ficar tão agarrada às personagens. Estou seriamente a pensar encomendar a edição francesa da Glénat. Pode parecer uma loucura, mas acho que este manga vale a pena ter na prateleira, nem que seja para pegar num livro ao acaso e dar umas risadas de vez em quando.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ficaste mesmo fã de Ranma!:)

E conseguiste deixar-me curiosa. Tenho que ultrapassar esta minha alergia a ler manga no pc. Até fui ver se havia alguma edição brasileira na Casa da B.D., mas não há. :(

Por isso é que tens todo o meu apoio para encomendar os 38 volumes da Glénat. Eu até nem me importo de ler em francês... ça va? :mrgreen:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais