GoldStrike

Touradas,és contra ou a favor?

177 mensagens neste tópico

O titulo do tópico diz tudo, qual é a tua posição quanto Às touradas?? É algo completamente repudiável ou encaras como uma mera tradição que proporciona grandes espetáculos, faz parte da nossa cultura e por isso deve continuar??

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto de touradas. Não aprecio esse tipo de espectáculo.

 

Porém, há quem goste e, em certas localidades, a própria tourada é vista como uma verdadeira instituição. Está tão enraizada na cultura das pessoas que faz parte da memória colectiva da terra em questão. Por exemplo, acho mal que a Câmara Municipal de Viana do Castelo proíba a tourada na cidade e declare, a própria cidade, como "livre de touradas". Ela acontece na romaria da Sra da Agonia e é uma tradição que faz parte da cidade há algum tempo (que aliás, o tribunal no ano passado deu razão).

 

Resumindo e baralhando, eu detesto touradas. A ideia de divertir-me ao ver o sofrimento de um animal, não me agrada nada. Mas quem quiser assistir e organizá-las, quem sou eu para dizer contra :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tinha discutido isto com a salsa e o Demonneo. A minha opinião é um misto. Sou contra os maus tratos ao touro,mas sei que há tecnologia que permite que ambas as partes,tradição e animal,saiam a ganhar. Já Marx dizia "a tradição é a religião dos parolos",sim,mas é melhor fazer as coisas de modo progressivo do que cortar de vez com essas tradições. Porque o nosso presente e futuro estão inevitavelmente ligados ao passado e há que saber tirar partido dos erros para evoluir.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou completamente contra. Não vejo divertimento, apenas uma demonstração de barbaridade. Enfim, uma tradição parva, imo.

 

Já agora, mencionar o que um professor meu, veterinário e defensor das touradas, dizia como um ponto positivo das mesmas o facto de manter essas raças de touros. Isto porque, esses animais, segundo ele, têm um temperamento mais agressivo, são mais robustos e a sua carne não é de boa qualidade e as vacas não dão bom leite. A criação desses touros para tourada permite a continuação dessa subspécie que, de outra forma, estaria possivelmente extinta por não existir no estado selvagem e por não trazer mais nenhum benefício para o Homem. Concordo com a justificação e lamento que a humanidade tire tal proveito de uma subespécie tendo isto como desculpa. Sinceramente, até cena de ser tradição centenária me parece melhor justificação. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou contra. Mete poll!

Ryuuken, não achas esse ponto positivo um pouco egoista? Mas agora os animais só podem existir se forem úteis ao homem?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ryuuken, não achas esse ponto positivo um pouco egoista? Mas agora os animais só podem existir se forem úteis ao homem?

Acho. Mas é assim que a nossa sociedade funciona: subjugar outras espécies para proveito próprio. Enquanto que na questão da alimentação/investigação científica, etc, por muito que ache que há muita coisa errada - e não vou explorar esta longuíssima questão que, sinceramente, mesmo eu, comendo carne e fazendo investigação científica em animais, há coisas que desconheço e outras que conhecendo, não vejo outra solução de momento - existe realmente um proveito justificável para a humanidade, não consigo ver nenhum proveito relevante, que não seja entretenimento ou dinheiro para quem está por detrás disso, nas touradas.

 

Isto pode ser um pouco cruel mas, se essas raças não estivessem a ser procriadas e desenvolvidas para as touradas através de intervenção humana e entrassem em extinção, a selecção natural seria a única causa para tal, isto é, essa raça estava condenada a desaparecer por não ter utilidade em termos de interacções bióticas. 

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou contra as touradas actuais, na medida em que envolvem o sofrimento do touro e muitas vezes até dos cavalos usados pelos toureiros. No entanto, se desenvolvessem umas touradas em que não fosse necessário serrar os cornos aos touros, "torturá-los" antes das touradas e levá-los à morte no fim, penso que seria capaz de aceitar.

Editado por Kuro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu quero ir a uma largada...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou contra as touradas actuais, na medida em que envolvem o sofrimento do touro e muitas vezes até dos cavalos usados pelos toureiros. No entanto, se desenvolvessem umas touradas em que não fosse necessário serrar os cornos aos touros, "torturá-los" antes das touradas e levá-los à morte no fim, penso que seria capaz de aceitar.

 

Pode não ser muito nobre usar animais inocentes como entretenimento, mas se serve para garantir a sobrevivência de uma espécie ou subespécie, fornecer postos de trabalho e levar as pessoas à rua para conviverem, não me parece que seja assim tão inaceitável. Sempre compreendo melhor quem paga um bilhete para ir ver uma tourada do que quem paga um bilhete para ir ver um jogo de futebol haha : D

Creio que cá em Portugal não os matam mas em Espanha já o fazem.

 

Eu fui a uma tourada quando era puto e gostei... por causa da música e porque um forcado foi de ambulancia, pensei para mim "é bem feito não te metesses com o touro" ahaha

Tirando isso e o facto de andar a tentar adivinhar o peso de cada touro, não havia mais nada de espetacular naquilo xD

Sou completamente contra, vejo muita gente que é a favor argumentar que o pessoal que é contra geralmente é a favor de matar animais para consumo e para essas pessoas é exatamente a mesma coisa, não sabem distinguir uma coisa que é para consumo e outra que é uma mera diversão que eu não consigo mesmo entender como é que se divertem a maltratar animais.

Eu não gosto de touradas. Não aprecio esse tipo de espectáculo.

 

Porém, há quem goste e, em certas localidades, a própria tourada é vista como uma verdadeira instituição. Está tão enraizada na cultura das pessoas que faz parte da memória colectiva da terra em questão. Por exemplo, acho mal que a Câmara Municipal de Viana do Castelo proíba a tourada na cidade e declare, a própria cidade, como "livre de touradas". Ela acontece na romaria da Sra da Agonia e é uma tradição que faz parte da cidade há algum tempo (que aliás, o tribunal no ano passado deu razão).

 

Resumindo e baralhando, eu detesto touradas. A ideia de divertir-me ao ver o sofrimento de um animal, não me agrada nada. Mas quem quiser assistir e organizá-las, quem sou eu para dizer contra :)

Mencionaste a minha cidade, estás muito bem informado sem dúvida pahahaha

Realmente agora que falas não entendo a lógica ahaha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou contra. Tinha muito mais piada se fossem touros a tentar acertar em pessoas...

4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou contra. Tinha muito mais piada se fossem touros a tentar acertar em pessoas...

Concordo com este moço! Nada mais divertido do que ver bestas a levar com cornos no cu.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Totalmente contra.

Isso de ser tradição comigo não pega, se é algo errado de que adianta se é tradição ou não. Por esse andar continuávamos a fazer certas barbaridades de tempos passados que eram totalmente aceitáveis na altura.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu como gosto de animais escuso de me alargar. 

Editado por imPLUS

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também sou contra, acho que não faz sentido na sociedade uma coisa dessas :\ Já acho mau tar a assistir ao vivo e na televisão nem se fala..

Não percebo o intresse

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Sou contra. Tinha muito mais piada se fossem touros a tentar acertar em pessoas...

Concordo com este moço! Nada mais divertido do que ver bestas a levar com cornos no cu.

Já aconteceu mais que uma vez. Não sei se lêem revistas cor-de-rosa,mas,ainda agora na tvi,um toureiro ficou em coma depois de uma queda a tourear. Em Espanha,há coisa de 1 ano,um touro rebentou com a cabeça de um toureiro que perdeu a vista. Tanto o animal como o homem estão sujeitos a morrer. E como somos humanos,quando acontece algum incidente nas touradas,zelamos pela saúde do homem na arena,não do touro porque seria estúpido se o fizéssemos. Caso contrário,as touradas não teriam qualquer sentido. No momento em que os homens se colocarem lado a lado com os animais e tiverem consciência que estes têm o mesmo direito à vida,então as touradas acabarão. 

 

Nem vi o vídeo porque coisas destas dão-me nojo,mas há mais 500000 sugestões de vídeos idênticos no yt. Divirtam-se.

Editado por psy-kun
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Alarguem a discussão, por exemplo, o que é para vocês o conceito de tourada?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estava no gozo mas vi o video e não consegui sentir pena do gajo. Mais nojo tenho pela merda que ele está a fazer do que pelo "gore" do acontecimento.

 

No momento em que os homens se colocarem lado a lado com os animais e tiverem consciência que estes têm o mesmo direito à vida,então as touradas acabarão.

Bless you, though.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Confesso que tenho uma opinião meio confusa sobre as touradas.

 

Não gosto de ver o que os cavaleiros fazem ao touro. Não acho correcto que as pessoas se divirtam à custa do sofrimento de um animal que não teve opção de escolha. É o mesmo em relação à luta de animais.

É certo que é tradição de anos e anos, e talvez por ser algo com o qual as pessoas cresceram seja algo considerado importante para os portugueses e as pessoas não queiram abdicar. 

 

Mas mesmo assim, acho que quando um toureiro entra na arena devia respeitar o touro, e sinto que isso por vezes não acontece. E o público que vai assistir também falta, a muitas pessoas, o respeito por um animal que os pode matar sem pestanejar... como acontece em Espanha nas largadas de touros...

 

No entanto, gosto de ver os momentos com os forcados... o homem a enfrentar o touro... de igual para igual (se bem que o touro já sofreu muito durante a corrida...) mas é o único momento que me desperta algum interesse.

 

Quanto a pagar um bilhete para ir ver uma tourada ou ficar a ver na televisão até ao final, não!

Não financio algo que acho incorrecto, pela forma como é organizado e como o animal é desrespeitado em praça.

 

Pode ser uma tradição... mas parece que as pessoas vão para a tourada apenas para ver sangue e morte... será que a sociedade sempre foi assim??...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pode ser uma tradição... mas parece que as pessoas vão para a tourada apenas para ver sangue e morte... será que a sociedade sempre foi assim??...

 

From Wiki:

As representações taurinas de variadas fontes arqueológicas encontradas na Península Ibérica tais como os vasos de Líria, as esculturas dos Berrões, a bicha de Balazote ou o touro de Mourão estão quase sempre relacionadas com as noções de força, bravura, poder, fecundidade e vida que simbolizam o sentido ritual e sagrado que o touro ibérico teve na Península.

 

 

Ou seja, é muito mais que ver sangue e em Portugal não passa disso à excepção de 2 localidades em que é permitida a morte em arena. A tourada em Portugal é talvez a das mais suaves e respeitosos para com o touro devido aos passos que damos:

 

Temos a cortesia que é uma apresentação dos cavaleiros (atenção que não estou a chamar de toureiros pois isso é diferente).

 

Depois é onde aparecem as lides que têm 6 touros a enfrentar um cavaleiro a cavalo diferente para cada touro na qual tem um tempo limitado para usar as farpas e fazer a lide. O comprimento das farpas e se já repararam nisso tem uns 2-3cm máximo, poderia ser fatal para o corpo humano mas a zona onde se empunha esta arma é uma zona espessa do touro (não estou no entanto a dizer que seja sem dor).

Terminamos com a pega do mesmo na qual simboliza a força em conjunto para travar o touro. Esta prática foi criada devido a isto mesmo: A Rainha D. Maria II proibiu a morte dos toiros na arena, e havendo, assim, necessidade de terminar a lide dos cavaleiros com um qualquer gesto de domínio do homem sobre o animal. - wiki

O touro é então levado para exames médicos e seguido para o matadouro, os detalhes disso são poucos esclarecedores pois ninguém se deu ao trabalho ainda de fazer uma investigação de um ano sobre o que realmente acontece depois disso. Edit: É de notar que ele sai com as suas 4 patas e não de arrasto.

Ora a nossa tourada tem em forte simbolização a força do homem e se formos a ver bem temos uma tourada a exprimir isso que indirectamente respeitamos um animal bravo e forte como o touro. Os cavaleiros podem não demonstrar o devido respeito mas a tourada em si transpira além de sangue, o respeito pelo animal que terminamos com um frente a frente na qual são precisos 8 homens para segurar tamanha força.

Não deixa de ser um espectáculo bárbaro mas se vamos falar sobre isto, comparamos as nossas lides com as dos outros países. Vamos então ver que somos brandos e respeitamos bem mais este animal fazer uma pega do que matar em arena.

 

 

Edit: Antes que digam que sou a favor desta prática, não, não sou a favor da prática mas sou a favor de algo que tenha a ver com a nossa pega pois é homem contra touro e sem ser preciso farpas ou derrame de sangue.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

na minha opiniao as touradas sao uma merda. qual é a piada de gozar com um animal indefeso? sim indefeso, apenas gostaria d ver uma tourada se um homem tivesse tomates suficientes para enfrentar o toiro so com as suas proprias maos, coisa q n tem pq morria logo LO

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais