Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Raidho Okumura

Tradições/Contos populares

7 mensagens neste tópico

Assim como eu, deve haver mais interessados por isto, visto que manga e anime têm destes elementos ás carradas. Então isto serve pa contarem aquelas historias que os vossos familiares mais velhos nao se cansam de contar sobre a moura ou sobre o homem com pés de cabra, ou/e ainda para falarem de alguma tradição peculiar da zona onde moram ou que já tenham presenciado, pelo menos.
É isto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu como sou de descendência africana tenho que admitir que o que mais há são histórias, mas como nunca lhes dei grande atenção a unica coisa que me lembro é que envolviam constantemente personagens como um cão, um lobo (que era 100% das vezes um malfeitor) e uma lebre (que é desnecessário dizer qual era a sua função, I mean- Bugs Bunny for ya). Lembro-me mesmo pouco desses mas tinham sempre algo moral trapaçeira por trás das histórias.

 

Agora com que entrei em contacto mas já adolescente foi de um Deus africano, de origem do Gana e cujas as aventuras são sobretudo famosas nas Caraíbas, chamado Anansy que tinha a habilidade de se transformar numa aranha e que se especializava apenas em trafulhices.

 

Tenho  que admitir que conheço melhor o folclore japonês e nórdico bem melhor do que os de onde venho =s

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É interessante que em todo o lado há historias de humanos/seres de aparencia humana a transformarem-se em animais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sei montes de histórias do folclore brasileiro, apesar de nem todas serem da minha terra.

 

A que eu gosto mais é aquela em que quando uma mulher se envolve com um padre, se transforma numa mula sem cabeça (tem chamas em vez de cabeça)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Havia também uma figura do folclore brasileiro que só tinha uma perna, mas já me esqueci do nome. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" mostrava várias personagens míticas e famosas do folclore seja nos livros e depois de a Globo ter feito a série televisiva que passou nas manhãs do fim-de-semana da SIC.

 

Folclore nórdico e japonês são o que me desperta maior curiosidade, mas pelos Estados Unidos no estado da Califórnia e noutros estados existem várias lendas de figuras avistadas durante a colonização do país de muito falado pelo nativos locais ou mesmo por cowboys, mayors etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É o Saci. O Saci é um menino negro que usa calções e barrete vermelho e fuma cachimbo. Anda por aí a fazer malandrices, como azedar o leite, dar nós nos rabos dos cavalos ou roubar agulhas. Aparece e desaparece num mini tornado. E sim, só tem uma perna (há versões em que usa uma muleta, outras em que tem uma perna de um lado, outras em que tem a perna no meio)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estava mesmo na ponta da língua, sim era ele.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0

  • Conteúdo Recomendado:

    • Kamikaze
      Por Kamikaze
      Alguém conhece bons livros sobre a cultura japonesa (arte, história, tradições, lendas...)? Pode ser tanto em português como em inglês mas que tenha um bom equilíbrio entre o texto e as imagens.