godlikez96

Game Developer

40 mensagens neste tópico

Criar um jogo não é fácil, não só pela questão financeira, mas também há que ter noções de game developing, e programação em ambientes 3d devia ser algo que dominas bem (espero que sejas bom em trigonometria). Realizar modelos em 3d é complexo,embora também podes comprar feitos(tanto encontras de 5€ como de 500€), animações fazer animações decentes da um trabalho brutal (já que vais ter de fazer muitas), caso o modelo que tenhas comprado não as tenha, que alguns podem já ter, embora não todas as que queres para um jogo

A verdade é que poucos jogos indie tem sucesso embora temos dois bons exemplos(mais recentes) que foi o minecraft e o FTL(este conseguiu ser financiado graças ao kickstarter, que é um site onde os donos mostram um projecto e põe um alvo de dinheiro a recaudar durante X dias, e no caso de conseguirem é lhes dado o dinheiro caso contrario o dinheiro é devolvido) que foram dois jogos feitos por muito poucas pessoas.

Falando em questões financeiras o unity cada licença para exportar para uma das plataformas que ele suporta custa 400$ (ou seja 1 para android 400$, android e iphone seriam 800$, por exemplo. E ainda acho que expiram em 1 ano mas não tenho a certeza), e a versão pro são 1500$ (inclui varias coisas que a normal não inclui).

O XNA já envolve muita mais programação que o unity e é algo mais complicado de criar o que seja lá(e claro também tem licença mas já não me lembro do custo).

A verdade é que a industria de fazer jogos indie é muito, muito complicado (excepto telemóveis que ainda te podes safar, no caso da android com os ads, embora já tens de ter uns conceitos mais avançados de programação, e claro, pagar a licença também, refiro android porque é a mais barata dos 3 SOs que dominam o mercado). Mas claro que sempre podes tentar fazer o jogo, embora criar algo de qualidade pode-te levar anos, sem exageros.

Editado por かぷ おかお ゆこね
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

True true..

Se eu já achei o unity complicado.. haha mas isso é também de não saber nada dele.

Em termos de pessoas tenho um ou outro amigo interessado em fazer jogos também, a unica coisa que ele sabe fazer é Skins para jogos, e criar server privados de Metin2 mas isso do server privado não e criar jogos né.. mas já é um começo, já é algum conhecimento.

Há jogos em 2d que fazem um sucesso nato.. Por exemplo o Rangnarok, tantos brasileiros que jogavam hahaha.

Mas 2d não era algo que um dia gostaria de fazer né, mas o problema é também os preços...

De momento não vou começar a aprender sobre tudo, acho que o C# é um bom começo :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma duvida, estou a acompanhar os passos do site que o Sharinflan me deu, mas tenho uma duvida, o C# vai me servir para que?

Para softwares, jogos, sites, ou o quê? eu não sei :s gostava de uma resposta mais rápida possível, Obrigado :D

que eu saiba serve para tudo. desde que usado nas aplicações especificas para a coisa que queres fazer, esta pode ser usada para qualquer coisa. depois (creio eu) ainda pode ter o seu potêncial estendido com C e C++

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma duvida, estou a acompanhar os passos do site que o Sharinflan me deu, mas tenho uma duvida, o C# vai me servir para que?

Para softwares, jogos, sites, ou o quê? eu não sei :s gostava de uma resposta mais rápida possível, Obrigado :D

que eu saiba serve para tudo. desde que usado nas aplicações especificas para a coisa que queres fazer, esta pode ser usada para qualquer coisa. depois (creio eu) ainda pode ter o seu potêncial estendido com C e C++

Obrigado aí Sharinflan então é mesmo preciso isso.. tabom :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Confirmo que o que estás a dizer está totalmente correto, mas imagina uma coisa, tu pensas que eu, com 16 anos, um estudante com pouco tempo livre, consiga fazer um trabalho de uma grande equipa ?

Resposta que qualquer um deste fórum diria : Claro que Não.

Não disse que conseguias, nem acho que consigas.

Mas se era algo que eu gostaria de fazer um dia mais tarde, os exemplos de jogos que eu dei foi um exemplo de estilo, como Rpg, Fps.

Não tem como eu conseguir criar um tal jogo comparado ao Call of Duty, eu n sou irrealista.

O que eu queria fazer realmente, era saber tudo o que era preciso (vá Tudo é uma palavra pequena mas com um significado enorme, digamos O básico) para criar um jogo simples, assim, porque depois do simples vem o complicado, que é com mais pessoas, a tal grande equipa que citas-te.

*Citaste.

Volta lá ao início do tópico e lê com atenção o que tu escreveste. Em que parte diz que estás à procura do básico para criar um jogo simples? Chegaste foi a dizer que querias criar jogos tipo League of Legends e FPSs.

E 2D não implica obrigatoriamente mais simplicidade. O Ragnarok, assim como todos os MMOs em geral, envolve uma parafernália de algoritmos, equações e afins.

Ao contrário do que possa parecer, não te quero impingir a ideia que não és capaz e para desistires. Simplesmente acho que não tens bem a noção do que te propuseste. E para mostrar que até posso tentar ser útil sem mandar só umas postas, aconselho-te na minha humilde experiência a pesquisar acerca do Multimedia Fusion ou The Games Factory - programas de Click 'n Create.

Editado por Mav-san

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres criar um rpg simples sem conhecimentos de programação podes usar o rpg maker. É muito fácil de mexer.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpa por alguns erros, uma pessoa quando está 6 anos no estrangeiro esquece-se de como escrever certas e determinadas palavras e admito que se não fosse o fórum a corrigir os meus erros, fazia ainda mais. Tanto que editei agora mesmo para corrigir alguns erros.

Volta lá ao início do tópico e lê com atenção o que tu escreveste. Em que parte diz que estás à procura do básico para criar um jogo simples? Chegaste foi a dizer que querias criar jogos tipo League of Legends e FPSs.

Exatamente.. disseste bem o que disse: Chegas foi a dizer que querias criar jogos tipo League of Legends e FPS.

Posso não ter sido especifico em algumas coisas, mas realmente com o "tipo" quis dizer Gênero.

E 2D não implica obrigatoriamente mais simplicidade. O Ragnarok, assim como todos os MMOs em geral, envolve uma parafernália de algoritmos, equações e afins.

Na realidade eu quando disse 2d, e dei como exemplo o Ragnarok, eu não quis dizer que era mais simples em termos de códigos mas sim em termos de design.

Ao contrário do que possa parecer, não te quero impingir a ideia que não és capaz e para desistires. Simplesmente acho que não tens bem a noção do que te propuseste. E para mostrar que até posso tentar ser útil sem mandar só umas postas, aconselho-te na minha humilde experiência a pesquisar acerca do Multimedia Fusion ou The Games Factory - programas de Click 'n Create.

Eu na realidade em cima queria saber uma coisa básica e não como ser um boss em desenvolvimento de jogos, estou ciente que não é para qualquer um e que requere estudos.

E obrigado pela informação :D vou pesquisar agora mesmo já que ainda estou de férias, aproveito para fazer algo útil e que dê frutos para o futuro.

Obrigado mais uma vez ;)

Se quiseres criar um rpg simples sem conhecimentos de programação podes usar o rpg maker. É muito fácil de mexer.

Realmente pelo que estive a ver, é mesmo simples...

Mas uma pessoa tem que começar do 0 :D obrigado

Editado por godlikez96

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres criar um rpg simples sem conhecimentos de programação podes usar o rpg maker. É muito fácil de mexer.

Discordo. Programas como RPG Maker e Multimedia Fusion permitem-te desenvolver os teus jogos sozinho, mas não implica que sejam simples ou fáceis de mexer, porque não são.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

hmmmm.. eu vi em imagens do google como era mais ou menos o programa e vi uma serie de imagens dentro do programa já criadas, agora não sei se foi o homem que as criou ou se já vinham lá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Discordo. Programas como RPG Maker e Multimedia Fusion permitem-te desenvolver os teus jogos sozinho, mas não implica que sejam simples ou fáceis de mexer, porque não são.

Muito mais simples e mais fácil quando comparado com as outras opções. É claro que isto não impede que haja todo o trabalho de "background" como história, gráficos ou som mas a base está toda lá com ajuda de uma interface muito simples e directa a meu ver.

Realmente pelo que estive a ver, é mesmo simples...

Mas uma pessoa tem que começar do 0 obrigado

Essa atitude é muito positiva (o mais fácil muitas vezes não é a melhor opção), força e boa sorte.

Editado por Meados
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim por vezes tem que se ser positivo se não não vou chegar aonde quero hahaha

Obrigado, vou dar o máximo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive a minha dose de fazer jogos, já usei o RPG Maker, Multimedia Fusion, The Games Factory e o Game Maker. Já quis aprender linguagens de programação mas não tenho paciência, portanto caguei um pouco na cena, agora só faço pixel art e tou fixe, mas um dia talvez aprenda, nem que seja action script e fazer jogos flash.

A cena de fazer jogos é que precisas ou de ser bom em praticamente tudo (ver cave story e jogos do género feitos por apenas uma pessoa, que são absolutamente geniais), ou então arranjar, como disseram aí em cima, uma equipa, para que uma pessoa não tenha de aprender cenas que se for preciso, não consegue mesmo apanhar a coisa.

Mas sinceramente, fuck programação, arte, whatever. A primeira coisa que uma pessoa tem de ter se quiser criar o seu próprio jogo, é uma ideia bem criativa, e perceber os conceitos de game design básicos, e alguns avançados (ver sequilities do Egoraptor, ou entrevistas a alguns criadores de jogos de jeito). Aprendes uma boa dose da cena a jogar jogos indies, principalmente os de criadores japoneses que estão por aí perdidos na internet, muitos deles são feitos por uma/duas pessoas e são tão bons ou até melhores que muita crap indie que sai por aí, e não pedem um tostão.

O problema que eu vejo por aí é pessoal a pensar demasiado na componente tecnica e cagar no resto, e depois a industria cair com 7000 jogos nada imaginativos, com pouco ou nada chamativo, e aparecerem uma ou duas "revelações" que se tornam "godlike" mal põem os "pés" na internet.

Resumo: cave story is awesome, minecraft is a good role model in a way, etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

c # e uma linguagem(conjunto de instruções que o programa e ordenado a fazer ) proprietariado da Microsoft, que nao muito bem vista pois esta so fuciona em plataformas windows.

a outras linguagens tal como c++/c que e mais usadas para programas e livre e ja antiga que mostra segurança e estabilidade

python ou Java são linguagens alto nivel pois não e presiso saber muito de pogramaçao pois estas alen sere plataforma (o mesmo código funciona em vario aparelhos incluindo smartfones) e tanbem no linux

bem para criar um mmrpg a partir do 00 é um monte de conhecimentos de desenho , pogramaçao e de redes para não falar do monte de horas , claro que a código , bibliotecas ja com as instruções para o efeito(se for o caso e se não importante por não ser muitiplataforma o c# e o ideal isto e o UNITY 3D ja tem estas framework nesesarias)

a questão ndas redes e ligar a rede e nesesario um servidor dedicados e estas custam x por mês

Editado por carlos m

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

e usar a linguagem correcta e adequada, sem erros de preferência.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o C# não é proprietário, o .NET é que é... E em termos de linguagem já é melhor que o Java à algum tempo... Mas pronto se entramos nesta discussão nunca mais saímos daqui... Mais importante que a linguagem é escolher a plataforma, a linguagem vem atrás...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive a minha dose de fazer jogos, já usei o RPG Maker, Multimedia Fusion, The Games Factory e o Game Maker. Já quis aprender linguagens ........

Cá eu já tive a dose de trabalhar no photoshop, mas como a minha placa gráfica decidiu dar o berro e só mostrar cores primarias, como:

preto, branco, azul, amarelo, verde. O resto das cores incluindo o vermelho, fica totalmente preto.. e não é do ecrã porque já exprimentei mais de 10 e dá tudo igual, por isso desisti do photoshop por enquanto.

True, true.. Se for para fazer sozinho vou ter de ser vou em praticamente todo como aí disseste. O melhor seria mesmo encontrar assim uma equipa porque pode haver coisas que não sejam do meu agrado fazer, ou que não tenha muito jeito para a coisa, mas isso é questão de analisar é ver os meus pontos fracos.

Uma ideia criativa nunca me falta xD só os meus sonhos são mindfreak, passo a vida a sonhar acordado sobre um novo universo como seria isto e aquilo, faço com cada historia na minha cabeça, por isso acho que nessa área estou safo xD ahahah

c # e uma linguagem(conjunto de instruções que o programa e ordenado a fazer ) proprietariado da Microsoft, que nao muito bem vista pois estão..........

Ha então é mesmo o C# que queria, o unity 3d também já saquei , thanks :D

Já agora, o C# não é proprietário, o .NET é que é... E em termos de linguagem já é melhor que o Java à algum tempo... Mas pronto se entramos nesta discussão nunca mais saímos daqui... Mais importante que a linguagem é escolher a plataforma, a linguagem vem atrás...

C# é menos importante que Java? (estou a pedir um pequeno conselho, só isso)

Editado por godlikez96

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

c# e muito recente e não tem muito mercado ainda embora o Java e muito usado. pessoalmente axo que o c# e mais fácil de programas pois já expremnetei em linux (via monodevelop) , agora o linux tem abandono do c#.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se ainda estiveres interessado no assunto, vou deixar cá um canal com tutoriais para o blender que dão jeito ( modelação básica, mapeamento de texturas e aplicação destas, construir armaturas (bones e IK riging) para os modelos que vai ser com o que os vais animar). Mesmo que não queiras fazer modelação, se arranjares modelos gratuitos normalmente não tem as animações incluídas (ou não tem todas as animações que precisas) pelo que pode dar jeito.

http://www.youtube.com/user/cgboorman/videos?view=0&flow=grid

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se ainda estiveres interessado no assunto,

Claro que ainda tou :D dá sempre jeito obrigado pelo video de tutorial!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E acabei hoje finalmente o multiplayer la do joguito que mostrei a uns quantos posts atras.

Melhor tutorial para networking que encontrei:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais