Visitante psy-kun

Cursos/Áreas do Ensino Secundário

Ensino Secundário: qual a tua área?   36 votos

  1. 1. Que curso/área do ensino secundário frequentas?

    • Curso de Ciências e Tecnologias
    • Curso de Artes Visuais
    • Curso de Ciências Socioeconómicas
    • Curso de Línguas e Humanidades
    • Outro...

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

62 mensagens neste tópico

Estudei e fiz os exames de Matemática e Física. Para entrares num curso só tens que ter os exames feitos, independentemente da área de onde vens.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estudei e fiz os exames de Matemática e Física. Para entrares num curso só tens que ter os exames feitos, independentemente da área de onde vens.

Sim,eu sei,mas mesmo assim deve ter sido lixado estudar a matéria de disciplinas que não tinhas...acho eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Artes Visuais, Alcaides de Faria :>

Mas já fui aconselhado ir para Humanidades por causa de historia(em que tenho altas notas) e escapar de geometria(em que tenho baixas notas)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estudei e fiz os exames de Matemática e Física. Para entrares num curso só tens que ter os exames feitos, independentemente da área de onde vens.

Sim,eu sei,mas mesmo assim deve ter sido lixado estudar a matéria de disciplinas que não tinhas...acho eu.

Pá, 4 meses, enquanto também tinha aulas e testes do meu 12º, chegaram para passar a ambas. Mas não saquei grandes notas, é verdade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É muito comum isso de seguir uma área e depois ingressar em um curso universitário de outra, apesar de acontecer mais com a malta de ciências que na sua maioria, (pelo menos aqui em Grândola) descobrem que querem é seguir algo na economia ou história (depois de passarem 3 anos a dizer que Humanidades não tem saídas).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No 11º e 12º chegámos a ter aulas de algumas disciplinas gerais (Português, Inglês, Filosofia e Educação Física se não estou em erro), com outras turmas da escola que também eram pequenas, como a de Desporto.

As minhas "aquisições" de colegas eram tb de Desporto.

Seja como for a turma "base" começou com 17 e terminou com 13. Nada comparável a 30/9.

As outras turmas que não recebiam repetentes, tinham uma taxa aproximada à minha no que concerne ao nível de sucesso/reprovações-desistências-mudanças curso.

1700e/mês? Já devem estar quase na reforma então.

Os docentes licenciados (ou equiparados) são bem pagos comparativamente ao médio e vulgareco licenciado/técnico superior portuga!

Começam acima dos 1000e/mês (~1150e). Basta um ano de serviço, sobe logo para ~1500e/mês se entrarem p o quadro, se forem contratados acho que agora mantêm-se ~ nos 1350e. E o seguinte escalão aos 1500e é ~1700e/mês, ao fim de 4 ou 5 aninhos. Porreirinho!... NAO!

O salário dos professores depende dos escalões que têm a ver com os anos de serviço e assim, a minha mãe é professora há mais de 25 anos e deve ganhar uns 1300 1400 excluindo o que desconta, já devia estar 2 escalões acima e a ganhar mais 200 euros para aí xD

Por isso esses professores que ganham 1700 devem ser dos mais bem pagos xD

1º o que se ganha é o valor ilíquido, não podes fazer as contas excluindo o que desconta.

Parte do que descontas, hipoteticamente é para a tua propria reforma. Cá com lamurias...

Senão não tens termo de comparação.

Até pq todos descontamos...

Depois é assim, se tem mais de um ano de serviço para o ME, tem horário completo e pertence ao quadro é mais de 1500e/mes.

Se falas em levar para casa 1300/1400e, na realidade é preciso estar a ganhar mais de 1850e/mês :lol:

E os professores mais bem pagos, nem vou entrar no facto que têm funções de direcção etc... é para cima de 3000e/mês.

Os professores deviam é tar caladinhos!

Não ganham nada mal... reclamam DEMAIS.

Eu PM e já baixava a fasquia, reclamassem o que fosse. Só quem ignora a realidade pode defender uma greve de professores!

Qualquer outro Tecnico superior (licenciado) de igual escalão, em carreira na funçao pública, ganha menos que um docente EB e ESecundário... :bored:

Isto p nao falar dos enfermeiros e técnicos de exames que ganham menos ainda que os outros técnicos superiores da função pública.

É uma situação EXTREMAMENTE injusta!

Com os mesmos estudos os professores após um ano de serviço ganham o dobro que muitos outros licenciados!!!

E por mim não é os TS que deveriam ser aumentados!

É os docentes a descer.

depois de passarem 3 anos a dizer que Humanidades não tem saídas

E não tem... a menos que vão aprender alemão, holandês, mandarim e essas merdas.

Mas independentemente disso, a ideia de ter ou não saída não deveria ser o factor central de escolha dum futuro profissional.

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No 11º e 12º chegámos a ter aulas de algumas disciplinas gerais (Português, Inglês, Filosofia e Educação Física se não estou em erro), com outras turmas da escola que também eram pequenas, como a de Desporto.

As minhas "aquisições" de colegas eram tb de Desporto.

Seja como for a turma "base" começou com 17 e terminou com 13. Nada comparável a 30/9.

As outras turmas que não tinham repetentes tb tinham uma taxa aproximada de sucesso/reprovações-desistências-mudanças curso.

1700e/mês? Já devem estar quase na reforma então.

Os docentes licenciados (ou equiparados) são bem pagos comparativamente ao médio e vulgareco licenciado/técnico superior portuga!

Começam acima dos 1000e/mês (~1150e). Basta um ano de serviço, sobe logo para ~1500e/mês se entrarem p o quadro (1º escalão), se forem contratados mantêm-se ~1350e. E o seguinte escalão é ~1700e/mês.

O salário dos professores depende dos escalões que têm a ver com os anos de serviço e assim, a minha mãe é professora há mais de 25 anos e deve ganhar uns 1300 1400 excluindo o que desconta, já devia estar 2 escalões acima e a ganhar mais 200 euros para aí xD

Por isso esses professores que ganham 1700 devem ser dos mais bem pagos xD

1º o que se ganha é o valor ilíquido, não podes fazer as contas excluindo o que desconta.

Parte do que descontas, hipoteticamente é para a tua propria reforma. Cá com lamurias...

Senão não tens termo de comparação.

Até pq todos descontamos...

Depois é assim, se tem mais de um ano de serviço para o ME, tem horário completo e pertence ao quadro é mais de 1500e/mes.

Se falas em levar para casa 1300/1400e, na realidade é preciso estar a ganhar mais de 1850e/mês :lol:

E os professores mais bem pagos, nem vou entrar no facto que têm funções de direcção etc... é para cima de 3000e/mês.

Os professores deviam é tar caladinhos! Não ganham nada mal... eu PM e já baixava a fasquia, qualquer outro 1º escalão ganha menos que um docente EB e ESecundário... :bored:

depois de passarem 3 anos a dizer que Humanidades não tem saídas

E não tem... a menos que vão aprender alemão, holandês, mandarim e essas merdas.

Mas independentemente disso, a ideia de ter ou não saída não deveria ser o factor central de escolha dum futuro profissional.

É porque não convives com um diariamente, além das horas que passam na escola têm de passar muitas horas a preparar as aulas, fazer testes e posteriormente corrigi-los, fazer atas por aí, nem nas férias têm descanso ao contrário de muitos que vejo que é trabalho até às 5 6 da tarde e depois é coçá-los o resto do dia lol

Editado por GoldStrike

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É porque não convives com um diariamente, além das horas que passam na escola têm de passar muitas horas a preparar as aulas, fazer testes e posteriormente corrigi-los, fazer atas por aí, nem nas férias têm descanso ao contrário de muitos que vejo que é trabalho até às 5 6 da tarde e depois é coçá-los o resto do dia lol

Sério? LOL

É pq não sabes o que eu faço!

Deviam estar muito caladinhos.

E nas salas de professores acabamos por ouvir isso mesmo.

Mas quem não berra não mama!!! Logo, eles berram muito quando metem a pata fora da sala...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho dois professores em casa e sei muito bem o trabalho que têm e as chatices que arranjam por causa da escola e nunca os vi a reclamar sobre o dinheiro que ganham. E era bom que fossem 1700e/mês passados 4 ou 5 aninhos :) O que permite viver desafogadamente é mesmo as explicações, porque na escola têm levado muitos cortes em horas extras que fazem, para não falar que a equipa de horários que perde mais de 1 mês para fazer os horários, nem um cêntimo recebe por os fazer. Concordo plenamente com o que ganham para o trabalho que têm e para a importância do mesmo. E 1700 euros por mês... aff quem me dera.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho dois professores em casa e sei muito bem o trabalho que têm e as chatices que arranjam por causa da escola e nunca os vi a reclamar sobre o dinheiro que ganham. E era bom que fossem 1700e/mês passados 4 ou 5 aninhos :) O que permite viver desafogadamente é mesmo as explicações, porque na escola têm levado muitos cortes em horas extras que fazem, para não falar que a equipa de horários que perde mais de 1 mês para fazer os horários, nem um cêntimo recebe por os fazer. Concordo plenamente com o que ganham para o trabalho que têm e para a importância do mesmo. E 1700 euros por mês... aff quem me dera.

Só posso concluir que os vossos pais vos enganam... mas as tabelas e os escaloes são de dominio publico.

P alem de que SIM, são reais e estão em vigor.

Os descontos é para todos, daí que não levem os tais 1500 ou 1700 ou mais p casa...

E o que ganham é isso mesmo se tiverem integrados na carreira.

Mas pensam que eu trabalho precisamente onde?...

Sério que atiram arei p os olhos como se fossemos todos idiotas?!

Horas extra?!?! lol

Ganham de sobra p o que produzem!

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho dois professores em casa e sei muito bem o trabalho que têm e as chatices que arranjam por causa da escola e nunca os vi a reclamar sobre o dinheiro que ganham. E era bom que fossem 1700e/mês passados 4 ou 5 aninhos :) O que permite viver desafogadamente é mesmo as explicações, porque na escola têm levado muitos cortes em horas extras que fazem, para não falar que a equipa de horários que perde mais de 1 mês para fazer os horários, nem um cêntimo recebe por os fazer. Concordo plenamente com o que ganham para o trabalho que têm e para a importância do mesmo. E 1700 euros por mês... aff quem me dera.

Só posso concluir que os vossos pais vos enganam... mas as tabelas são de dominio publico. P alem de que SIM, são reais. Os descontos é para todos. E o que ganham é isso mesmo se tiverem integrados na carreira. Mas pensam que eu trabalho precisamente onde?... Sério que atiram arei p os olhos como se fossemos todos idiotas?! Horas extra?!?! ganham de sobra p o que produzem!

Sinceramente, até poderia concordar com o "ganham de sobra para o que produzem", se as escolas não os obrigassem a fazer relatório e atas que praticamente só servem para dar trabalho, reuniões que ocupam tardes inteiras, terem de trabalhar de dia, tarde e noite. Acompanho o dia-a-dia de dois professores e sei muito bem o que fazem. Os meus pais preparam aulas, fichas, etc. quase todos os dias. Fazer um teste adequado demora horas e horas, para não falar das horas que se demora a corrigi-los. Se me perguntassem se queria ser professor... respondia claramente que não. Só se fosse de educação física, que esses é que têm muito menos trabalho.

Dou-te o exemplo do meu pai, que faz imensas coisas para a escola pelas quais nem recebe nada. Começando pelos horários! Menos um mês de férias, tardes e noites gastas na escola com mais 2 ou 3 pessoas a fazerem os horários. E têm de ir todos os dias fazer aquilo, porque há sempre pedidos e coisas a alterar com o decorrer do tempo. É um mês deitado ao lixo na escola.

Eu não estou a dizer que o que ganham é muito ou pouco, mas também não sei o que queres dizer com "o que produzem". Quem fala assim até parece que fazem pouco. Aliás, quem fala assim não tem mesmo conhecimento do trabalho de um professor competente, dito normal.

Editado por !Pipo
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, até poderia concordar com o "ganham de sobra para o que produzem", se as escolas não os obrigassem a fazer relatório e atas que praticamente só servem para dar trabalho, reuniões que ocupam tardes inteiras, terem de trabalhar de dia, tarde e noite. Acompanho o dia-a-dia de dois professores e sei muito bem o que fazem. Os meus pais preparam aulas, fichas, etc. quase todos os dias. Fazer um teste adequado demora horas e horas, para não falar das horas que se demora a corrigi-los. Se me perguntassem se queria ser professor... respondia claramente que não. Só se fosse de educação física, que esses é que têm muito menos trabalho.

Dou-te o exemplo do meu pai, que faz imensas coisas para a escola pelas quais nem recebe nada. Começando pelos horários! Menos um mês de férias, tardes e noites gastas na escola com mais 2 ou 3 pessoas a fazerem os horários. E têm de ir todos os dias fazer aquilo, porque há sempre pedidos e coisas a alterar com o decorrer do tempo. É um mês deitado ao lixo na escola.

Eu não estou a dizer que o que ganham é muito ou pouco, mas também não sei o que queres dizer com "o que produzem". Quem fala assim até parece que fazem pouco. Aliás, quem fala assim não tem mesmo conhecimento do trabalho de um professor competente, dito normal.

Que ignorância sobre o mercado de trabalho... na área da educação.

Só p começar, os docentes de EF tb têm as mesmas funções: reuniões, actas, projectos, etc.

Ja recebem bem, não ha pq pagar mais.

Aliás, muita gente na área de educação tem as mesmas funções e não recebe metade do que um professor em carreira recebe.

Sim, claro que eu não sei o que é preparar aulas, fichas, actas e reuniões mensais, horários, projectos, formações,... não faço a mínima!

Aliás, nem eu nem milhares de profissionais na educação, saúde, etc.

Apesar de tudo, não acho que deva receber mais por saber tudo isso e algo mais.

Seria insustentável tal disparate!

Acho que os valores estão é mal equilibrados.

A maioria dos docentes ganha demais.

À categoria de professor, como bitola mais baixa, ou seja aos professores que entram na carreira: corresponde o índice 167 de remuneração, os tais miseráveis 1500e/mês iliquidos (pq todos pagamos impostos!).

Os contratados estão mais abaixo, no índice 126 ainda n forem profissionalizados e no 151 qdo profissionalizados.

Ainda assim, se da categoria "professor" falamos é do indice 167. Vai lá ver/confirmar ao que corresponde o 167 (?) que miséria!!! vou chorar... sim, chorar de tristeza qdo devido a tanta barulho que fazem ainda ouço quem pensa que um professor nao recebe mais do que 700euros!! LOL

Mesmo os que não sao licenciados, desde que sejam profissionalizados estão no indice 112 e ganham mais de 1000e/mes!

Aliás... um Prof. do Quadro Profissionalizado sem grau superior ganham quase 1500euros! coitados!

Realmente.... se quiserem trabalhar na área de educação pensem no que escolhem antes de fazer umas cruzes ao calhas no acesso ao ensino superior pq... coitados dos docentes do EB e S!

Já agora para rir...

http://www.fenprof.p...riosfev2013.jpg

E adoro que os professores fazem sempre as contas com o salário líquido! qdo todos descontamos e o que se deveria falar é do salário iliquido, pois há valores que acumulam p subsidios e reforma o que não sucede com um profissional independente, o qual tem mto mais encargos e menos regalias.

Mas detalhes...

Coitados! têm de ter 2 empregos... quem ler o título ja os vê a pedir esmolas... afinal mesmo Liquido (já limpinho) só levam p casa 1464?! 1855!? lol

...é p rebolar a rir...

será que este caramelos usam palas ou esquecem-se que o smn é de menos de 500!?...

e que um enfermeiro nem aos 1000e chega, mesmo após uns bons anos de carreira!?...

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, até poderia concordar com o "ganham de sobra para o que produzem", se as escolas não os obrigassem a fazer relatório e atas que praticamente só servem para dar trabalho, reuniões que ocupam tardes inteiras, terem de trabalhar de dia, tarde e noite. Acompanho o dia-a-dia de dois professores e sei muito bem o que fazem. Os meus pais preparam aulas, fichas, etc. quase todos os dias. Fazer um teste adequado demora horas e horas, para não falar das horas que se demora a corrigi-los. Se me perguntassem se queria ser professor... respondia claramente que não. Só se fosse de educação física, que esses é que têm muito menos trabalho.

Dou-te o exemplo do meu pai, que faz imensas coisas para a escola pelas quais nem recebe nada. Começando pelos horários! Menos um mês de férias, tardes e noites gastas na escola com mais 2 ou 3 pessoas a fazerem os horários. E têm de ir todos os dias fazer aquilo, porque há sempre pedidos e coisas a alterar com o decorrer do tempo. É um mês deitado ao lixo na escola.

Eu não estou a dizer que o que ganham é muito ou pouco, mas também não sei o que queres dizer com "o que produzem". Quem fala assim até parece que fazem pouco. Aliás, quem fala assim não tem mesmo conhecimento do trabalho de um professor competente, dito normal.

Que ignorância sobre o mercado de trabalho... na área da educação.

Só p começar, os docentes de EF tb têm as mesmas funções: reuniões, actas, projectos, etc.

Ja recebem bem, não ha pq pagar mais.

Aliás, muita gente na área de educação tem as mesmas funções e não recebe metade do que um professor em carreira recebe.

Sim, claro que eu não sei o que é preparar aulas, fichas, actas e reuniões mensais, horários, projectos, formações,... não faço a mínima!

Aliás, nem eu nem milhares de profissionais na educação, saúde, etc.

Apesar de tudo, não acho que deva receber mais por saber tudo isso e algo mais.

Seria insustentável tal disparate!

Acho que os valores estão é mal equilibrados.

A maioria dos docentes ganha demais.

À categoria de professor, como bitola mais baixa, ou seja aos professores que entram na carreira: corresponde o índice 167 de remuneração, os tais miseráveis 1500e/mês iliquidos (pq todos pagamos impostos!).

Os contratados estão mais abaixo, no índice 126 ainda n forem profissionalizados e no 151 qdo profissionalizados.

Ainda assim, se da categoria "professor" falamos é do indice 167. Vai lá ver/confirmar ao que corresponde o 167 (?) que miséria!!! vou chorar... sim, chorar de tristeza qdo devido a tanta barulho que fazem ainda ouço quem pensa que um professor nao recebe mais do que 700euros!! LOL

Mesmo os que não sao licenciados, desde que sejam profissionalizados estão no indice 112 e ganham mais de 1000e/mes!

Aliás... um Prof. do Quadro Profissionalizado sem grau superior ganham quase 1500euros! coitados!

Realmente.... se quiserem trabalhar na área de educação pensem no que escolhem antes de fazer umas cruzes ao calhas no acesso ao ensino superior pq... coitados dos docentes do EB e S!

Já agora para rir...

http://www.fenprof.p...riosfev2013.jpg

E adoro que os professores fazem sempre as contas com o salário líquido! qdo todos descontamos e o que se deveria falar é do salário iliquido, pois há valores que acumulam p subsidios e reforma o que não sucede com um profissional independente, o qual tem mto mais encargos e menos regalias.

Mas detalhes...

Coitados! têm de ter 2 empregos... quem ler o título ja os vê a pedir esmolas... afinal mesmo Liquido (já limpinho) só levam p casa 1464?! 1855!? lol

...é p rebolar a rir...

será que este caramelos usam palas ou esquecem-se que o smn é de menos de 500!?...

e que um enfermeiro nem aos 1000e chega, mesmo após uns bons anos de carreira!?...

tás mesmo à espera que alguém vá ler esse testamento?? ahah

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber a origem da tua revolta, fiquei curioso e gostaria de saber o porquê para te entender melhor.

Apenas dei a minha opinião enquanto pessoa que acompanha professores do ensino secundário, nunca fazendo qualquer comparação com as restantes áreas do ensino. Como disse, para o que trabalham o dinheiro que recebem permite-lhes ter uma vida boa e organizada.

Ninguém afirmou que quem possui mais conhecimento deve ganhar mais, o que nem merece comentários.

Também não comentei a parte dos professores se queixarem porque, apesar de passar a vida a ouvir falar de escola e de tudo o mais sobre o ensino, nunca os ouvi dizer que o que lhes pagavam era pouco. Por isso, o tal "barulho" não se adequa ao meu caso.

E uma coisa que li e fiquei bastante surpreendido.. Então alguém que perde um mês em trabalhos que podiam nem ser da sua responsabilidade, não deve ganhar porque o seu ordenado já é suficiente? Aqui já estamos a confundir as coisas.

Qualquer pessoa, qualquer que seja o seu ordenado, deve obter lucro do seu trabalho e esforço. Até porque o ordenado que ganha é independente disso.

Editado por !Pipo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não! Estou à espera que continuem a pensar que um professor tem de ter um segundo emprego p sobreviver pq agora, com os novos impostos, só ganha 1850e!...

Quer dizer... por pensarem que só ganha 850e...

Pq a ignorância é o único que pode levar alguém a apoiar uma greve dos professores. :*

Ninguém afirmou que quem possui mais conhecimento deve ganhar mais, o que nem merece comentários.

Eu acho que sim! Devem. Ainda que de forma razoavel.

MAS: o que sucede é que para iguais qualificações (Lic/Mestrado), a carreira docente é a mais bem paga na função publica.

Atingindo valores que são o dobro p iguais (qualificações + tempo de serviço de) profissionais de outras áreas.

Gostava de saber a origem da tua revolta

Justiça social.

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Greve dos professores só faz/apoia quem faz esse tal "barulho".

Editado por !Pipo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Meninos. Na minha turma de 12º éramos 31 macacos.

Quanto aos ordenados dos professores, o salsa tem razão quando diz que o que conta é o ordenado bruto. Mas devia muito bem saber que em Portugal quando se fala de ordenados se está a falar do ordenado líquido porque é o que as pessoas sentem mais directamente na carteira. E, devido à progressividade do IRS, dizer que "ganham o dobro" na prática não corresponde a isso nem de perto nem de longe. Já quanto ao que descontam ser para a reforma e tal, não é bem assim. Para a reforma são os descontos para a segurança social, a famosa TSU. Os impostos sobre o rendimento, vulgo IRS, são isso mesmo, impostos. Servem para pagar aquilo que é de todos nós, hospitais, estradas, etc. Claro que faz sentido que quem ganhe mais contribua proporcionalmente mais para essas coisas, mas o facto é que os benefícios disso são iguais para toda a gente.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais um pouco e vamos querer todos ganhar o OMN que é p nao termos impostos a pagar e não atingirmos o suficiente face ao IAS, de modo a ficar no escalão mais baixo de contribuições ISS!... (TSU? trabalhadores dependentes? que luxo! não quero)

Editado por salsaparilha

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os profs têm de fazer horas na escola,mas não fazem mais que andar a passear pelos corredores ou sentados na sala dos profs a beber chá ou café.Alguns professores meus admitiram isso,ficam a matar tempo até ir para casa,enquanto podiam estar a contribuir com algum trabalho,MAS não apetece.

Portugal é o 3º país com salários mais altos no que toca a professores e se formos comparar com o índice de sucesso escolar de outros países,estamos muito abaixo.

Quem faz os horários também beneficia deles e o pc faz a maior parte do trabalho.Depois há uma data de normas que fazem com que se tenha de remexer em algumas disciplinas.É a obrigação deles!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais um pouco e vamos querer todos ganhar o OMN que é p nao termos impostos a pagar e não atingirmos o suficiente face ao IAS, de modo a ficar no escalão mais baixo de contribuições ISS!... (TSU? trabalhadores dependentes? que luxo! não quero)

Lá vem mais uma das nossas velhas discussões. Ninguém disse que quem tinha ordenados mais baixos estava em melhor posição, de maneira nenhuma. O que eu disse foi que ter o dobro do ordenado não significava estar numa posição duas vezes melhor e que o argumento de que estão a pagar a sua própria reforma é inválido porque a maior fatia dos descontos são para impostos, que são para benefício da comunidade e não do indivíduo que desconta em exclusivo.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais