Visitante Toushirou

Preciso d comentários e sugestões...

28 mensagens neste tópico

Neste momento, eu ando a trabalhar num manga.... Uso um papel A4 dividido em duas partes d forma a ficarem páginas A5 (para ficar logo no formato que quero), desenho com lapiseira e dps passo a caneta 0,1.

Até está a correr bem, mas estou com um problema... N sei como o divulgar assim k estver pronto... Numa loja onde compro os mangas já m aconselharam enviar o manga para um jornal d BD (BDJornal) ou telefonar para a Devir (esta última opção disseram k era capaz d n funcionar pk a Devir está a passar por um mau momento).

S m podessem dar alguns conselhos agradecia... :smile: Já li um tópico aki no fórum sobre "Começar a desenhar um manga" em k vi os materiais a utilizar... mas axo melhor continuar a fazer como faço... Mas s tiverem mais alguma coisa a dizer tbm tou aberto a sugestões... Bgd... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

acho que vai ser dificil uma editora apostar em manga

pelo que sei, os autores independentes que tiveram sucesso, começaram sempre por "publicar" a sua bd/comics/manga na net.

depois de teres a tua manga online podes anuncia-la nas tuas assinaturas, ou então anuncia-la em sites de listagem como estes (não conheço nenhum português)

http://www.onlinecomics.net/pages/

http://buzzcomix.net/

http://www.drunkduck.com/

http://www.thewebcomiclist.com/

se fores rico e aventureiro, podes tambem fazer impressões limitadas da tua manga (para não ficar muito caro).

este tipo de impressão chama-se POD (print on demand), mas tens que investigar tu mesmo que empresas de impressão fazem isto em portugal, eu não sei.

mas ficas sempre com o problema da distribuição, é para isso é que as editoras são uteis, elas já têm canais de distribuição estabelecidos

bom, acho que não te posso ajudar muito, gomen

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bgd pelas sugestões :D

Mas... "publicando" o manga na net n existe a probabilidade d alguem sacar as páginas e "publicá-las" noutro sítio (com alguma editora ou algo do género) dizendo serem criadas por ele?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ca pra mim devias pubicar isso noutro pais.se tiveres sorte ganhas uns quantos reais e ai sim, apostas cá.

xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Ca para mim devias pubicar isso noutro pais.se tiveres sorte ganhas uns quantos reais e ai sim' date=' apostas cá.

xD[/quote']

A brincar, a brincar, se dizem as verdades! :Blue smile:

A Chicky-Chan até tem razão, se calhar terias mais sorte se começasses noutro pais. A verdade é que embora Portugal esteja a melhorar no tema Animes/ Mangas, desde a divulgação, consumo, etc..., ainda está muito atrasado em relação á maioria dos países e ainda tem um longo caminho pela frente....

Nhai, eu ñ fui de muita ajuda mas desejo-te muita sorte! :bye:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois.

Afinal até tinha razão xD

Agora aserio aposta nisso! Mas sinceramente acho que aqui nao vais ter sorte nenhuma...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... O problema é k eu n tenho condições para apostar noutro país... Era uma boa ideia mas praticamente impossível d "realizar" (pelo menos comigo...). Bgd na mesma :D a serio :D E bgd tbm pelo insentivo :D

Mas kuanto akela ideia d colocar o manga na net n ha a possibilidade d alguém a sacar e publicar como sendo dele?...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Mas quanto aquela ideia d colocar o manga na net n há a possibilidade d alguém a sacar e publicar como sendo dele?...

Bem, eu ñ entendo mtooooooo destas coisas mas aki vai na mesma: tens de SEMPRE identificar bem o teu trabalho, tb há uma maneira q é de impossiblitar o clique direito do rato e de impossibilitar selecionar com o clique do botão esquerdo do rato.....

Eu fiz isso quando tinha um blog e punha lá os meus quadros/poemas... XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bgd pela ideia :D n tinha pensado nisso d impossibilitar o clike do botao direito... alias nem sabia k era possivel :? Mas tenho um amigo expert em pcs e ele saber fazer isso :smile: Bgd

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso vais a Templates By marina e la tem codigos para isso. era de la que tirava cenas po meu blog xD

Prokura no google templates by marina e entra.

LOL

Bjao.

---

Mas há um problema...e se alguem faz Print Screen? Rofl.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Isso vais a Templates By marina e la tem codigos para isso. era de la que tirava cenas po meu blog xD

Eu tirei os meus códigos anti-copy dos templates da Vicky' date=' :P

Mas há um problema...e se alguem faz Print Screen? Rofl.

Mmmm.... bem pensado.... apanhas-te-me aí.... eu acho q tb há códigos para isso agora.... mas eu ñ tenho a certeza..... :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dps d fazer com caneta e dps d pôr no scanner pa pôr no pc, devo usar toners k consigo arranjar numa loja (vem um livro com um cd cheio deles)... Ainda n passei grande coisa a caneta mas o k tenho a lápis está cheio d sombras feitas com a minha lapiseira... :? S calhar dps apago-as e ponho toners... N sei... O k será a melhor opção?...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Meu Deus nao percebo um caraças disso...

Mais parecem que estao a planear um proximo ataque aos EUA..xD

Oh Orube..Apanhei.te =P

Lol asr...agora existe codigos pra isso?? Onde se arranja??

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas... "publicando" o manga na net n existe a probabilidade d alguem sacar as páginas e "publicá-las" noutro sítio (com alguma editora ou algo do género) dizendo serem criadas por ele?

esse risco existe sempre, todos os artistas de sucesso já foram plagiados ou roubados descaradamente, mas...

se a tua manga for suficientemente boa para ser roubada tambem é boa para ter uma legião de fans, e esses fans vão falar e passar a palavra de que o teu trabalho tá a ser roubado, e mesmo que não te seja feita justiça, porque portugal é um marasmo judicial, pelo menos consegues uma coisa... publicidade! que te pode abrir as portas duma editora

o que te aconselho é faças 2 mangas, uma para pôr online e outra para a editora mais tarde, se a primeira tiver num impasse judicial ou qq outro problema.

Ah, e manga sem toners, não é manga! perde impacto, não te esqueças é de guardares bem os originais em line-art, dão sempre jeito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Oh Orube..Apanhei.te =P

Lol asr...agora existe codigos para isso?? Onde se arranja??

É assim' date=' eu li em alguns sitios q já existem esses códigos mas pode ser só rumores, até pork eu nunca vi nenhum... Mas nunca se sabe... :falar5:

se a tua manga for suficientemente boa para ser roubada também é boa para ter uma legião de fans, e esses fans vão falar e passar a palavra de que o teu trabalho tá a ser roubado, e mesmo que não te seja feita justiça, porque portugal é um marasmo judicial, pelo menos consegues uma coisa... publicidade! que te pode abrir as portas duma editora

o que te aconselho é faças 2 mangas, uma para pôr online e outra para a editora mais tarde, se a primeira tiver num impasse judicial ou qq outro problema.

Oh Toushirou, acho q aqui o iop rematou e acertou em cheio ( q raio de expressões q eu uso XD ).

Mas ñ dá para usar aquela ceninha do copyright? É q eu já vi para aí trabalhos com isso... ( se o q eu disse for uma grande asneira, corrijam-me please! )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... N tinha pensado nisso assim... lol... Mas também axo k ninguém vai sacar o manga (mesmo k eu n tenha kualker tipo d protecção) enquanto apenas tiver na net 1, 2 ou 3 capitulos... (tendo em conta k ainda estaria no início). S começassem a "roubar" seria só kuando ja estivessem online uma quantidade d capítulos suficientes para formar um livro ou algo do género... penso eu...

E tambem ninguem garante k eu venha a ter "sucesso" neste manga... Ainda estou no inicio... Embora tenha esperanças :D

O único problema é k demora a fazer um capítulo...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kuanto ao copyright n sei como o usar (alias n sei absolutamente nada sobre esse assunto)...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há um serviço online gratuíto de alojamento de BDs, o Comic Genesis (http://www.comicgenesis.com , se não estou em erro; antes já usou o nome Keenspace) onde têm o processo de gestão de páginas da BD em grande parte já preparado/automatizado (o Drunk Duck já foi aqui referido e acho que faz a mesma coisa, mas conheço o keenspace/ComicGenesis há mais tempo, e tenho a impressão que ele dá mais liberdade na gestão do design do site) - um ponto a favor do uso do Comic Genesis é q em alguns casos, BDs lá hospedadas que têm sucesso suficiente por vezes passam para o Keenspot, mais vantajoso para um autor lá hospedado - creio que há uns anos referiam que à medida q a Keenspor tivesse lucros, estes eram partilhados com os autores nela hospedados - ignoro se esse modelo se alterou entretanto, mas têm vertentes mais diversas, como uma loja online onde vendem alguns produtos relacionados com as várias BDs (e aí suponho q por exemplo parte dos lucros da venda de um boneco de peluche baseado numa BD específica vai para o autor dessa BD), e incluem trabalho dos autores hospedados em iniciativas de promoçao da Keenspot (pelo menos creio que no Free Comic Book Day nos EUA lá lançavam um exemplar com trabalhos curtos de vários autores deles, o q sempre ajuda à promoção dos mesmos).

De resto, ter algo hospedado online num serviço como o Comic Genesis permite-te mesmo assim mandar fazer exemplares impressos do teu trabalho sem qualquer compromisso directo com o serviço de alojamento - podes usar o site à vontade para promover um livro que componhas, convém é meteres no(s) livro(s) alguns extras que não estejam online, pra encorajar os fãs a comprar.

Mas talvez ponderar detalhes assim já seja por o carro à frente ds bois...

Em todo o caso, a noção q tenho é q o Comic Genesis te pemite perfeitamente manter o copyright do teu material - o processo legal exacto pra o associar a ti já é algo que me escapa, mas não costuma haver roubalheira de material de BDs online que eu esteja a par - geralmente os autores identificam-se sempre nos sites e não raras vezes aproveitam algum recanto de todas as páginas publicadas pra deixarem a sua marca - desse moo, quando o trabalho deles fica popular o suficiente para alguém considerar tomá-lo e apresentá-lo como seu já há uma porção considerável de gente que conhece a verdade e facilmente refuta tentativas de engano.

Claro está, o Comic Genesis é um serviço internacional, e é mais do que recomendável ter lá as BDs em inglês - se isso à partida te fizer espécie, tenho um caso a apontar: College Roomies From Hell!!! - é uma das BDs online mais antigas na net, a autora é mexicana e mm assim a BD sempre foi em inglês; talvez devido à antiguidade da dita BD, tem uma legião de fãs bastante fiéis - parece que uma vez em q o PC dela se avariou ela recebeu donativos suficientes pra comprar um novo...

De resto, só uma dica que pode ajudar: se te vais meter nas BDs online, pode ser uma boa ideia ver que outras obras tão online, e mandares fan art para as que gostares, indicando a tua BD e respectivo endereço quando a tiveres online - sempre aumentas as possibilidades de ter links de volta pro teu site.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais