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Oryon

Síndrome da Mão de Deus

3 mensagens neste tópico

Agora de tarde comecei a elaborar uma review de Tokyo Godfathers e me surgiu a idéia para este tópico...

Por vezes podemos ver em alguns animes a estória chegar a limites estratosféricos da coincidência e plausibilidade de seus acontecimentos, o que demonstra intervenção divina; ou mais exatamente, da mão pesada do diretor sobre o script. Também podendo ocorrer viradas bruscas de enredo não por causa de um enredo inteligente, mas apenas por conveniência. Alguns exemplos a seguir:

> Elfen Lied: tomadas de decisões e lapsos de memória por demais convenientes para levar o enredo adiante, mas que não teriam lugar no mundo real.

> Tokyo Godfathers: é compreensivel que este anime é principalmente uma comédia, mas em uma cidade com milhões de habitantes, uma dúzia de personagens se trombando um com outro constantemente é um tanto quanto forçado.

> Hitsuji no Uta: A familia de Kazuna tem em seu historico a caracteristica de sofrer de uma doença rara que ocasiona uma vontade extrema de beber sangue. Nada conhecendo disso, Kazuna foi enviado para viver com outra familia quando ainda era criança. Como a náusea que é o prenúncio da doença começa a dar sinais de estar presente nele, ele acaba sendo levado pela curiosidade (decisão adequada para levar a estória adiante) a visitar sua velha casa, onde inesperadamente encontra sua irmã mais velha, Chizuna (ó, surpresa!)

Sem contar animes de ação onde temos personagens que vencem seus adversários, mesmo contra todas as provabilidades; ou ao menos de forma convincente.

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Ah, os Óculos de Clark Kent...

É fácil cascar no fenómeno, mas é daquelas coisas... como se escreveria uma história sem detalhes do género, mas ao mesmo tempo conseguindo ter nela algo capaz de eventualmene surpreender a sério o leitor/espectador (até) ao final?... Pra tudo fazer sentido as coisas têm de estar minimamente planeadas do início pra irem mantendo alguma consistência, e até por uma questão de limites de duração (muitas séries famosas acabaram por ter limites no número de episódios que foram passados em relação aos inicialmente planeados ou idealizados).

Por vezes acho que seria engraçado tentar escrever uma história, mas esse é o tipo de detalhes que complica, e mais complexo será quando tem de se lidar com isso profissionalmente.

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O termo é Deus Ex Machina.

Deus ex Machina é uma phrase em latin que refere a um evento, personagem ou artimanha implementado num trabalho de ficção ou drama, de forma inesperada, artificial ou improvável de form a resolver uma situação ou desenrolar o enredo. A phrase tem sido ampliada para referir a qualquer resolução de uma história que não presta atenção à lógica interna da história e é tão improvável que desafia a embrenhar do leitor; permitindo assim ao autor concluir a história de uma maneira improvável mas aceitável.

Em termos modernos, Deus ex Machina acaba por descrever também uma pessoa ou objecto que chega subitamente e resolve algo presumid impossivel. Enquanto na escrita isto possa paracer escusado, na vida real este tipo de figura poderia ser bem vinda e aprazida heróicamente.

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