Kiba

Considera que os imigrantes são bem acolhidos?

14 mensagens neste tópico

A pergunta completa é Considera que os imigrantes são bem acolhidos? São tratados pelos portugueses de forma igual. De exemplos do quotidiano.

Não era para fazer essa pergunta mas uma certa pessoa recusa-se a ajudar a fazer 1. E a nunca está certa para ele.

O trabalho tem a ver com este texto: http://diario.iol.pt/sociedade/imigrantes-portugal-estrangeiros-imigracao-brasileiros-sef/989475-4071.html

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se queres que te diga é não.

Os imigrantes são SEMPRE tratados abaixo da população local devido a puro racismo na maior parte das vezes.

Por exemplo vais a rua e vês uma pessoa de raça negra(africano por exemplo) e olhas de lado ou assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ás vezes não é uma questão de racismo, mas sim nunca se olha para um emigrante como para um local, ou não é verdade que quando se ouve falar de um crime qualquer muitos pensam logo nos romenos, brasileiros, etc que estão imigrados cá?

e também se certeza que já ouviram pessoas a dizer que os imigrantes nos estão a tirar o trabalho e que deveria de voltar para casa

não sei explicar porque mas as pessoas sempre pensaram assim

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Existem sempre racistas e xenófobos em todos os países, por isso acho que qualquer imigrante em qualquer país poderá sempre encontrar problemas.

Claro que isso depende sempre do país de origem e do país de acolhimento. Penso que uma imigrante sueca seria bem acolhida em Portugal, mas se calhar o mesmo não poderá ser dito se ela emigrar para o Zimbabué. Provavelmente ela também será mais bem acolhida em Portugal que um Zimbabweano.

Contudo, ainda acho que não vivemos num dos piores países para se imigrar. Existem países europeus com muito pior fama e onde a extrema-direita está mais activa.

Abraços :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Posso dar a minha opinião pois sou brasileira e vivo cá a 10 anos.

Já vi e presenciei de tudo, ao mesmo tempo que sou tratada como qualquer outra pessoa também já sofri na mão de pessoas. Tudo desde: "não pareces nada brasileira" (porque o meu sotaque é 0) até ao "volta mais é para o teu país que aqui não é preciso lixo como tu", chamarem a minha mãe de quenga (é um termo usado na zona da bahia, de onde não sou, que significa prostituta) ou ter na minha sala de aula as minhas coisas reviradas ao avesso com um papel a dizer 'brasileira gótica de m****".

Quando cheguei entrei para o 4º ano, posso dizr que fui muito bem recebida e até hoje relaciono-me com alguns amigos que fiz naquela escola.

Quanto a outros imigrantes brasileiros (não só brasileiros como de qualquer país), claro que há aqueles que seguem o tal esteriotipo associado aos brasileiros, como também há uns que são mais uma pessoa no meio da multidão.

Se gosto de viver aqui? Sim, honestamente não penso em voltar para o Brasil, pois a minha vida foi toda construída aqui. Posso sentir saudaes da família, mas falo com eles quase todos os dias ao telefone e muitas vezes alguém de lá vem visitar

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois o português é tudo de 8 a 80. Falam que os imigrantes bem roubar os trabalho e tal e frito, mas na realidade eles vem ocupar os postos que os tugas não querem, por exemplo trabalhar na construção civil.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Geralmente os que vem trabalhar para as obras vem para ganhar dinheiro e depois retornar, porque o euro a passar para reais, vale um tanto. eles nao tem escolaridade suficiente para outra coisa.

já disseram isso sobre o meu pai que ele 'veio para tirar o trabalho aos portugueses' porque ele é engenheiro informático

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois os tugas querem é o tacho, tudo quer ser engenheiro, médico, professor. Os médicos tugas só querem ficar nas grandes cidades enquanto que os imigrantes não se importam de ficar em cidades pequenas ou aldeias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

acho que isso é generalizar um bocado^^''

é bom uma pessoa ambicionar e querer ter uma vida confortável financeiramente

mas o problema pode ter haver com o que dá emprego ou não, porque todos nós quando escolhemos o que iremos fazer para o resto da nossa vida pensamos se vale a pena investir nesse caminho, e muitas pessoas jogam apenas pelo seguro em vez de arriscar

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lol, o meu pai é imigrante. Está em Portugal há mais anos do que todos nós estamos vivos e até hoje lhe dão a dica.

Por isso não, não são exactamente bem vindos. Também com a m* que alguns exemplares fazem não admira que as pessoas não confiem nos bons.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

gajo que assaltou o banco

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não somos os piores, mas obviamente que temos muito por onde corrigir. Somos um país com preconceitos já enraizados, tive a dar isso em inglês esta semana. O "vem roubar o trabalho dos outros!", sim, os portugueses são os primeiros a ir fazer os trabalhos mais árduos, não é? Os portugueses são conhecidos pela sua alta produtividade, não é? O curioso é que quando imigramos para outro país (exemplos: Luxemburgo, EUA), vamos fazer trabalhos físicos do género, e somos sempre dos povos mais respeitados pelo grande profissionalismo que apresentamos. Hmm, se nos outros países somos assim, porque não fazer no nosso.

Mas, pessoalmente, adoro que Portugal tenha um pouco de todas as culturas, acho que é muito rico para a nossa própria cultura e os preconceitos deviam desaparecer aos poucos.

Porque quem fez o assalto foi uma pessoa brasileira, não foi o povo brasileiro! Como em tudo, há gente boa e má em todas as nacionalidades!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há 35 anos atrás quando os meus avós vieram para Portugal eram chamados de fascistas e apedrejavam o Mercedes (porque nessa altura os Mercedes eram raros). Ambos nasceram em Portugal mas imigraram para Angola a minha mãe mais o irmão nasceram lá e quando começou a guerra tiveram que fugir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais