DarKnight

[Miyamoto Musashi] O caminho do Samurai

15 mensagens neste tópico

Greetings,

Sou novo por estes lados, ainda nao tive tempo de cuscar em todos os topicos antigos.

Mas depois de uma rapida pesquisa pelo search verifiquei que nao ha nada sobre musashi , pelo menos algo directo.

Aos que conhecem espero que gostem, aos que nao, espero que adorem.

Miyamoto Musashi - O caminho do samurai

Há muitos anos venho me adestrando no Caminho da Estratégia, chamado Ni Tem Ichi

Ryu, e acho que agora posso, pela primeira vez, explicá-lo por escrito. Estamos nos primeiros dez dias do

décimo mês do vigésimo ano de Kanei (1645). Subi as montanhas de Iwato de Higo, em Kyushu, para render

meu peito ao céu, orar a Kwannon e ajoelhar-me aos pés de Buda. Sou um guerreiro da província de

Harima, Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin, idade sessenta anos.

Go rin no sho

Musashi no final da sua vida, escreveu um livro o Livro dos Cinco Aneis (Go Rin No Sho) . É um livro sobre Kenjutsu e artes marciais de um modo geral. É considerado o tratado clássico sobre estratégia militar do Japão, numa linha semelhante à Arte da Guerra, escrito pelo estrategista chinês Sun Tzu. 

Miyamoto Musashi nasceu para se tornar o maior samurai de sua época. Criado por um pai autoritário, foge de casa aos 8 anos, indo viver com o seu tio, desde cedo interessou-se pelas artes militares, inspiradas nos ensinamentos do Zen, Xintoísmo e Confucionismo. Dentro delas, estudou Kenjutsu, cujos ideais virtuosos, foram adotados por Musashi toda a vida.

Desde a juventude meu coração se inclinou para o Caminho da Estratégia. Meu primeiro duelo

aconteceu quando eu tinha 13 anos, e abati um estrategista da escola Xinto chamado Arima Kihei. Com dezesseis anos, derrotei um hábil estrategista, Tadashima Akiyama. Com vinte e um anos, fui à capital (Kyoto) e encontrei toda sorte de estrategistas, jamais deixando de vencer uma única vez em todos os meus

combates.

Go rin no sho

O episodio que mais gosto é qd Musashi derrota, sozinho, toda a academia Yoshioka de artes marciais, muito famosa na época. Em uma mesma madrugada Musashi aniquilou mais de trinta discípulos do clã e depois fugiu para poder sobreviver.

Quando cheguei aos trinta anos, observei o meu passado. As vitórias anteriores não eram devidas

ao fato de eu ter dominado a estratégia. Talvez fosse minha capacidade natural, ou a ordem do céu, ou o fato

de a estratégia das outras escolas ser inferior. Depois disso, dediquei dias e noites à busca do princípio, e

acabei por entender o Caminho da Estratégia com cinqüenta anos de idade.

Go rin no sho

O estilo de 2 espadas

Niten ichi-ryū

Os guerreiros, sejam comandantes ou soldados, carregam duas espadas à cintura.

Antigamente, elas eram chamadas de espada longa e espada curta: hoje elas são conhecidas como espada e a

espada companheira. Basta dizer, porém, que em nossa terra sejam quais forem os motivos, o guerreiro

carrega duas espadas à cintura. Este é o Caminho do Guerreiro.

“Nito Ichi Ryu” mostra as vantagens de se usarem duas espadas.

Os estudantes do Caminho da Estratégia pela escola Ichi devem treinar desde o início com a

espada curta e a espada longa, uma em cada mão. Esta é a verdade: quando se sacrifica a vida, é

imprescindível que se usem ao máximo os armamentos de que se dispõe. Não é direito deixar de agir assim,

como não é direito morrer com uma arma ainda não sacada.

go rin no sho

Os samurais usavam 2 espadas, a longa e a curta. Mas raramente usavam a espada curta, muitas vezes so era usada para cometerem suicidio, seppuku. Musashi diz que ambas devem ser usadas pois devem morrer lutando com todos os meios que dispõe. Pessoalmente corroboro com o que ele diz eheh.

Combate epico

Kojiro Vs Musashi

file.php?avatar=786_1289947351.jpg

Sasaki Kojiro foi morto ao duelar na ilha de Ganryūjima contra, Miyamoto Musashi, considerado o seu maior rival, que superou suas habilidades usando um método que não se baseava nas habilidades com espada. Diz a lenda que Musashi, entendendo que pela força jamais poderia superar Kojiro, demorou mais de 2 horas para chegar na hora marcada para o duelo, cansando e estressando o seu adversário e quando chegou ainda estava todo desarrumado para confundi-lo. Assim, correu para ele em um lance, Kojiro sacou a espada e cortou-lhe a fita da cabeça. Musashi conseguiu se esquivar por pouco e acertou-lhe com uma bokken (espada de madeira) no crânio, e assim Kojirō perdeu a vida. Ainda tem-se outra variante da lenda que diz que quando Musashi finalmente chegou para o duelo, Sasaki desferiu-lhe uma série de insultos que Musashi respondera apenas com um sorriso, o que fez Sasaki perder a cabeça e ficar cego pela raiva e assim ser vencido pelo estilo de Musashi.

well, de certa forma ainda ficou mt por dizer. e foi mt resumido. mas espero que o tema seja debatido aprofundando assim o mesmo.

Continuaçao de um bom dia xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Musashi não tomava banho só para não ser surpreendido por um ataque inimigo, o homen estava sempre alerta

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tinha ouvido qual a estratégia para a primeira batalha de Musashi. Pelo que ouvi dizer ele limitou-se a atacar pois não tinha medo de morrer.

A batalha contra Kojiro também ouvi de outra forma.

Musashi chegou mais de 3 horas depois da hora marcada e gozou com Kojiro. Kojiro chegou ao ponto de lhe cortar a fita e chegou a quase ganhar ao Musashi umas quantas vezes. Kojiro acaba por ser derrotado pois foi cegado pela luz do pôr-do-Sol por trás de Musashi, Musashi aproveitou e atacou-o atacando-lhe a cabeça com o seu boken de cerca de 90 metros feito a partir da madeira do barco em que Musashi fez. Ele fez o boken cortando a madeira do barco com a sua wakisashi. Ele teve de usar esta estratégia pois Kojiro era conhecido por ser um mestre com a espada longa tendo ultrapassado o seu mestre que era de uma escola de espada curta. A espada de Kojiro era uma nodachi, uma espada extremamente comprida, a que ele chamava "pau de secagem".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a batalha qd tinha 13 anos ja li que ele derrubou o seu inimigo, e cada vez que ele se levantava ele batia lhe na cabeça deitando outra vez no chao. assim sucesivamente...

de certa forma, nao podemos acreditar mt nisso. acho que o que ele escreve no go rin no sho, ja eh suficiente para perceber q ele foi mesmo o melhor samurai de sempre =P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A meu ver o principal factor que fez o Musashi o maior Samurai de todos os tempos foi a sua capacidade de se adaptar ás situações, ou seja, se para ganhar ele tivesse que chegar atrasado ele chegava, se tivesse que esperar pelos seus inimigos para os surpreender ele esperava... Para mim para além das técnicas com armas esse foi o maior ensinamento que Musashi nos deixou... a adaptabilidade do guerreiro.  ^^+ 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A meu ver o principal factor que fez o Musashi o maior Samurai de todos os tempos foi a sua capacidade de se adaptar ás situações, ou seja, se para ganhar ele tivesse que chegar atrasado ele chegava, se tivesse que esperar pelos seus inimigos para os surpreender ele esperava... Para mim para além das técnicas com armas esse foi o maior ensinamento que Musashi nos deixou... a adaptabilidade do guerreiro.  ^^+ 

Concordo plenamente. Ele não só era uma grande samurai pela sua técnica com as armas como ele conseguia adaptar várias tácticas aos seus adversários. Isso para mim é o mais importante, não chega só o facto de se ser um grande guerreiro pela física da luta, é preciso também ganhar na parte mental e Musashi conseguia fazê-lo perfeitamente. Por isso é que ele foi o maior samurai.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tb concordo

ele enfrentou cada obstaculo que teve de cabeça erguida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por vezes pergunto-me qual a melhor maneira de nos tornar-mos bons nas Artes-marciais... Se nascer já com o talento ou então com trabalho ardo... eu penso que o musashi tinha a sorte de ter os dois XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sim =P

ele mesmo refere que nao soube como chegou vivo ate ali. lol

corpo e mente precisam tar preparados, mesmo com aptidao eh preciso treinar ambos xD

e musashi fez bem isso xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava praticar com a espada mas o meu problema nem é não encontrar lugares mas sim não ter ninguem com quem praticar... Tipo, eu podia praticar sozinho mais uma pessoa, desta forma ia-mos descubrindo como lutar com a espada... Mas infelizmente nao tenho x.x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A filosofia de vida de um samurai era uma coisa mesmo triste, mais valia ser-se menos fixe e ser-se feliz.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eles eram felizes. Como se pode ser infeliz quando se é tão fixe e badass?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava praticar com a espada mas o meu problema nem é não encontrar lugares mas sim não ter ninguem com quem praticar... Tipo, eu podia praticar sozinho mais uma pessoa, desta forma ia-mos descubrindo como lutar com a espada... Mas infelizmente nao tenho x.x

well, podes comecar a tentar sozinho.

existem muita informaçao no google, podes procurar por katas de kenjutsu xD

depois pode ser que engtretanto consigas encontar alguem :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava praticar com a espada mas o meu problema nem é não encontrar lugares mas sim não ter ninguem com quem praticar... Tipo, eu podia praticar sozinho mais uma pessoa, desta forma ia-mos descubrindo como lutar com a espada... Mas infelizmente nao tenho x.x

Na minha opinião o melhor é ires para uma arte marcial aprender.

Lá tens gente que percebe o que faz e que te corrige como deve de ser.

Ir por livros, sites ou vídeos não é o melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava praticar com a espada mas o meu problema nem é não encontrar lugares mas sim não ter ninguem com quem praticar... Tipo, eu podia praticar sozinho mais uma pessoa, desta forma ia-mos descubrindo como lutar com a espada... Mas infelizmente nao tenho x.x

Na minha opinião o melhor é ires para uma arte marcial aprender.

Lá tens gente que percebe o que faz e que te corrige como deve de ser.

Ir por livros, sites ou vídeos não é o melhor.

Eu sei que não é o melhor mas que hipótese é que eu tenho? Eu não consigo arranjar nada perto de casa que até dá raiva  :-X[br]

Mensagem unida a: 04-04-2011, 15:28:48


Bem pessoal eu ontem passei uma data de tempo a sacar um documentário sobre a vida de Miyamoto Musashi e acabei mesmo agora de o ver, digo-vos que se vocês quiserem compreender um pouco mais a "pessoa" que ele era em vês de se focarem só na lenda t~em que ver este documentário, esta espetacular...

Nome: Musashi The Dream of the Last Samurai

search%3Fq%3DMusashi%2BThe%2BDream%2Bof%2Bthe%2BLast%2BSamurai%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D608%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=695&vpy=259&dur=1331&hovh=242&hovw=208&tx=98&ty=104&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:17,s:0

                               

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais