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Tsumori

Falemos de animação (Parte 1 - Termos Oficiais)

10 mensagens neste tópico

Tentar fazer de novo alguma coisa que os fãs de anime apreciem. Apesar de existir informação sobre animação japonesa em inglês e francês espalhada pela internet, nunca encontrei nada que se comparasse à informação disponível em japonês sobre o assunto, vou tentar portanto traduzir quando me apetecer/tiver tempo algumas coisas que espero que grande parte das pessoas apreciem.

Nota: O meu japonês está longe de ser perfeito, é provável que dê bastantes erros, se alguém por acaso notar alguma coisa estranha que não hesite em dizer.

Nota 2: Grande parte do que vou postar vem da Sakuga Wiki, escrita pelos entusiastas de animação que andam pelo 2ch.

Nota 3: Sakuga = Desenho.

Nota 4: O que estiver dentro de parênteses e a itálico são notas minhas.

Nota 5: Não prometo postar com frequência ou que acabe de postar sequer.

Parte 1 - Termos Oficiais

Os termos que são utilizados oficialmente pela indústria e que se vê nos créditos dos animes.

Sakuga Kantoku (作画監督, aquele que supervisiona a animação, em inglês normalmente conhecido como Animation Director)

Normalmente abreviado para Sakukan (作監). Aquele que está responsável pelos desenhos (作画) , faz correcções ao layout e genga (原画, os key frames, mais info sobre isto mais tarde), dá as ordens de retakes e é ele que dá continuidade de estilo aos desenhos.

Corrigir não significar usar uma borracha para apagar e desenhar de novo nos genga, mas sim usar um papel de cor exclusiva para ele em que desenha por cima do genga original com as correcções que achar necessárias. O objectivo do Sakukan é unificar as diferenças de estilos que normalmente surgem entre os diferentes Gengaman (原画マン, os que desenham o genga), ou pelo menos assim seria idealmente, mas muitas vezes deixa em paz o trabalho de gengamans excelentes sem procurar mudar o estilo.

É o cargo mais elevado que um animador pode ter, mas é um trabalho extremamente difícil e corrigir os desenhos de outros pode-se tornar bastante aborrecido também, e como ao contrário dos gengaman não é um trabalho pago por cada cut e ganha menos dinheiro se o trabalho levar mais tempo, não é propriamente um trabalho que muitos desejem. (Não tenho bem a certeza se isto está correcto) Como é um trabalho bastante árduo e fatigante, há muitos que adoecem ou deixam a indústria. No passado chegou a haver casos de mortes por trabalharem demasiado. Mas no caso de pessoas que são boas a corrigir desenhos e que conseguem trabalhar rápido, conseguem ter mais cargos ao mesmo tempo e aumentar assim os seus salários.

Antigamente faziam revisão a todos os genga e layout no final, o hábito de se dividir esse trabalho hoje em dia parece que é influência do Mamoru Oshii.

O Sakukan é uma particularidade da animação japonesa. Animações estrangeiras da Disney e outros costumam utilizar um sistema em que cada gengaman está responsável por um personagem, enquanto no Japão cada gengaman está normalmente responsável por um cut e é necessário rever-se os estilos. Também existem outros motivos para o Sakukan existir, tal como a falta de gengamans de qualidade para a enorme quantidade de anime produzido.

Em séries TV normalmente existe um Sakukan para cada episódio, mas nos últimos anos tem-se visto casos em que há 2 ou mais (chegando até aos 10). Pensa-se que isto se deve a os períodos de produção terem vindo a tornar-se cada vez mais curtos. Também existem diferentes tipo de Sakukan tendo em conta os seus pontos fortes e fracos e podem ser divididos em Character Sakukan, Mechanical Sakukan, Effect Sakukan, Prop Sakukan, etc.

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Supostamente não posso postar no forum senão sou banido. Mas como isto foi das únicas cenas de jeito que tem aparecido como deve de ser no forum achei que devia vir cá dizer que gostei da iniciativa. Continua a postar, curto de ler estas cenas.

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Fico satisfeito por saber que há alguém que gosta de ler isto, deixo aqui mais:

Genga (原画, conhecido em inglês como Key Frames)

Chama-se Genga às imagens que se vão tornar os pontos principais do movimento. Chama-se Gengaman (conhecidos em inglês como Key Animators) a quem desenha os genga.

Por exemplo, o início e fim dum movimento formam o genga de um cut, e os Dougaman (動画マン, os que fazem os in-between frames, mais sobre isto mais tarde) preenchem os espaços entre os genga para completar o cut, mas quando o movimento é complicado torna-se necessário um único movimento ter uma grande quantidade de genga. O trabalho deles consiste também em criar o layout básico com os fundos e o time-sheet. Numa animação o seu trabalho vem antes de todos os outros. Dá também as indicações para a quantidade e onde é necessário meter dougas.

Os genga normalmente são corrigidos pelo Sakuka Kantoku mas os grandes gengaman com estilo bastante próprio normalmente não são corrigidos, ou mesmo quando são o seu estilo continua a ser notável. Claro que também há casos em que as correcções do Sakuga Kantoku e do resto da produção podem fazer o genga mudar bastante, no que se torna impossível saber se um dado cut excelente é mérito do Sakuga Kantoku ou se é mérito do Gengaman a não ser para aqueles que estiveram envolvidos. Forma-se apenas especulações para os diferentes casos.

Em Animator's Survival Kit, Richard Williams define dois estilos: Straight Ahead e Pose to Pose. desenhar tudo desde o início e continuar seguido até ao fim é o Straight Ahead, definir primeiro um plano e ir preenchendo os espaços é o Pose to Pose. É difícil fazer uma comparação directa entre animação japonesa e europeia por serem tão diferentes, mas no Japão utiliza-se tradicionalmente um estilo próximo do Pose to Pose. É o sistema de os gengaman desenharem o início e fim de um movimento e os dougaman preencherem os espaços. O sistema "Full 3-frame" que Mitsuo Iso começou de deixar todo o movimento a cargo do gengaman é algo mais próximo do Straight Ahead. Mitsuo Iso diz que apenas consegue fazer animação assim, tal como um flip-book. Michio Mihara diz que a partir do momento em que se deixa o gengaman tratar de todo o movimento a animação torna-se muito mais interessante. Deixar tudo a cargo do gengaman estimula a sua criatividade e permite a criação de movimentos mais detalhados, mas torna-se um problema face à dificuldade que isso implica e à impossibilidade de divisão de trabalho.

Novamente, é difícil comparar de forma simples os estilos de animação japoneses com os descritos em Animator's Survival Kit.

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Estou a gostar de ler. Fazem falta tópicos destes neste fórum. thumbs up

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Muitíssimo interessante, a extrema importância dos Sakukan num projecto de uma série. Até é compreensível receberem pouco dado a ordens de tempo para conclusão (caso excedem-no), mas é confuso para um cargo tão importante não ter um salário bastante elevado face a outros cargos mais baixos num estúdio.

Espero ler mais no futuro.

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Vai mais um bocado só por o salsaparilha se ter dado ao trabalho de mostrar de novo o ódio amor que sente por mim com uma fantástica PM.

Douga (動画 conhecidos em inglês como in-between frames)

Chama-se douga aos desenhos criados de acordo com as indicações do gengaman para tornar a animação mais fluída entre cada genga. Chama-se Dougaman a quem desenha os douga e faz a limpeza dos genga.

É normal alguém só começar a trabalhar em genga depois de vários meses ou anos depois de entrar numa empresa. Muita gente desiste de ser animador nesta fase por ser um cargo com salários muito baixos e ainda assim árduo. Existem em menores números hoje em dia e aqueles poucos que têm bastante experiência limitam-se a ensinar os iniciantes ou a trabalhar em movimentos complexos que os necessitem.

Acontence bastante as linhas e o timing de um bom genga serem estragados por um mau douga. O preço douga depende bastante da produção e do produto, mas em geral é de produção barata. Muitas vezes é outsourced para empresas especializadas em produzir douga barato, chamadas as "Cost Production". As condições dos animadores que trabalham em empresas dessas são tão más que é costume ligar-se um animador à pobreza. Nos últimos anos devido a problemas de custo e produção é comum este outsource ser feito a outros países da Asia Oriental. Um dos motivos para isso é ser difícil ensinar novos animadores japoneses nos últimos anos, mas existem também estúdios como a Toei Animation que treina logo os animadores japoneses para fazerem genga. Yasuo Ootsuka (animador da Toei) diz que fazer douga é apenas trabalho árduo e por muito que se o faça não ajuda a praticar para se fazer genga. Mas é um facto que se se tiver experiência em douga é possível fazer genga que tenha em conta o douga que vai ser feito depois.

Ultimamente há trabalhos como o filme do xxxHolic que experimentam deixar as peculiaridades das linhas dos animadores sem lhes tocar. Acontece o douga ser feito sem o Sakukan tocar no genga ou até mesmo ser feito genga de nível que não necessite de douga. Este tipo de coisas dá mais trabalho aos que tratam a imagem a seguir ao douga a colorir mas há sakukans que se deixam levar sem pensar nas consequências.

Explicando o trabalho dos dougaman de forma simples:

Genga: 1 -> 3 -> 5

Se existirem 3 genga e nas indicações estiverem a ser pedidas 2 douga.

Douga: 2 -> 4

O dougaman desenha dois dougas e em certos casos faz uma cópia mais clara dos 3 genga

Forma final:  1 -> 2 -> 3 -> 4 -> 5

E o resultado será este.

O douga precisa de ter linhas claras e há pessoas que falham nesse aspecto mesmo que o desenho em si seja bom. Animadores como o Hideaki Anno que fazem genga sem terem tido experiência de douga normalmente continuam sem desenhar linhas claras. Douga é uma palavra muitas vezes usada por pessoas a falar de toda a animação (o movimento).

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Venha mais. Este é dos poucos tópicos nos últimos meses que traz alguma coisa de interessante.

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Vou deixar aqui isto... "Sakuga: The Animation of Anime".

 

É um vídeo interessante sobre boa animação onde falam de vários animadores e estúdios e mostram clipes dos trabalhos deles... and more stuff.

 

http://www.youtube.com/watch?v=LLNHSrJoqFM

 

Sakuga pt.02 - Anime Production in a Nutshell
Sakuga pt.03 - Japanese Animation History, from Mori to Ōtsuka to Kanada
Sakuga pt.04 - Hiroyuki Imaishi: Kanada-School to the Max
Sakuga pt.05 - Ichirō Itano and the Missile Circus Revolution
Sakuga pt.06 - Shinya Ohira's Surrealist Animation
Sakuga pt.07 - Mitsuo Iso and New Realism
Sakuga pt.08 - Yoshimichi Kameda's Brushwork Style
Sakuga pt.09 - Hironori Tanaka: Surrealism for the Masses
Sakuga pt.10 - Hiroyuki Okiura and the Anime Realists
Sakuga pt.11 - You Yoshinari: Gainax & Trigger Superstar
Sakuga pt.12 - Tetsuya Takeuchi and the One-Man Episode
Sakuga pt.13 - Masaaki Yuasa's Super-Cray Anime
Sakuga pt.14 - Redline's Takeshi Koike
Sakuga pt.15 - Kōji Morimoto's Cyberpunk City
Sakuga pt.16 - Why Animation Matters in Anime Storytelling
3 membros gostaram disto!

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Obrigado ;) vou ver se encontro qualquer coisa que possa tornar o tópico mais completo também, porque este é um dos tópicos mais interessantes e prestáveis do fórum, mas é dos menos populares :/

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