Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Foz

[Piquice] Adopção de novas terminologias para a designação de eventos.

4 mensagens neste tópico

Quem está a par do calendário deste ano relativo às actividades deste meio e teve contacto com os anos anteriores, certamente estará a par das mudanças que têm surgido no que diz respeito ao crescimento exponencial destes.

Até antes de 2006, salvo erro, quase todos os encontros agendados se resumiam ao que se baptizou de "meet". Isto acontecia porque, se um canal do mirc decidisse alinhar num encontro para convívio, pouco mais de 20/30 pessoas estariam presentes. Com a evolução dos tempos, a necessidade de se criarem meets para promulgar convivio e amizades foi decrescendo (também por falta de necessidade - bastantes amizades nascidas no seio dos meets perduram hoje sem a necessidade de tais actividades".

No entanto, para que as novas enchentes não se sentissem negligenciadas, os eventos assumiram o cargo! Se queremos conhecer pessoal novo, é escusado procurar por meets, e soa um pouco estranho um tipo falar comigo do nada e perguntar se se pode juntar ao passeio dos meus amigos num fim de semana próximo.

Agora que tudo se resume a uma grande molhada com diferentes fins, os eventos surgem de forma incontrolável (se isso é positivo ou negativo, favor discutir noutro espaço), e as pessoas esperam que todo e cada evento se exprima com um nível de qualidade igual ou acima dos que já se está habituado.

Temos, por exemplo, o evento do AnimeExperience e o Iberanime. São dois catalogados por nós de "eventos", mas todos temos consciência das benéfices e dos conformismos que o Iberanime teve ao seu dispor e podemos de todo concluir que a qualidade, diga-se, quantificável (já que podemos sair melhor servidos de um que do outro.) de um não entra em competição com o outro.

Isto não significa que o pessoal do AE seja incompetente, apenas que não possuem os mesmos facilitismos nem todas as ferramentas (bastantes a nível monetário) para se colocarem a par das situações.

Mas, como ambas são apelidadas de eventos, acabam por sofrer da mesma dureza no criticismo e recebem o mesmo nível de expectativa da parte dos presentes.

A minha sugestão, de uma forma assim sucinta, passa por uma nova noção na nomenclatura para a descrição deste tipo de actividades, e portanto passar a catalogar Iberanimes e Anipops (as grandes) de convenções.

Uma piquice hoje que pode fazer diferença amanhã.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Convenções costumam ser algo ainda maior (ou deva dizer mesmo MUITO maior e mais completo) que Anipops e Iberanimes, mas enquanto não há por cá nada ao nível de tal, acho que até se pode chama-lo aos eventos "maiorzitos".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

engraçado, eu ou dizia evento ou convençao...

mas tem logica, a convenção ser um anipop ou iberanime que, em termos de tamanho e afins,é maior e os outros (nao todos) serem eventos~~~

mas algo me diz que vou continuar a chamar tudo a todos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre chamei eventos porque assim me foram habituando. No entanto hoje em dia vejo mais malta a dizer "convenções" ou mesmo "cons", e fico supreendido, antes meio wtf, agora pela positiva. Pela positiva porque? Nenhuma razão em especial. É diferente, é mais international, dunno.

De certo modo concordo com a tua sugestão Foz, mas não creio que vá mudar em algo. At least not for now.

Mas, por exemplo, chamaria (ou devo mesmo de chamar) de convenção ao Japan Weekend isso sem dúvida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0