Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
drking1oo

animação

31 mensagens neste tópico

alguém pode me dizer ou mostrar em tutoriais como fazer uma animação tipo anime

não sei se estou no tópico certo.....  8)

obrigado. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nãi sei se sabes, mas animação é um conjunto de imagens dispostos de forma sequencial a uma certa velocidade. Antes de animar, precisas primeiro de saber desenhar correctamente. Escusado será dizer, não há tutoriais simples que te expliquem a fazer uma das duas coisas em menos de cinco minutos, pois são duas actividades que requerem um grande esforço contínuo da tua parte.

Dito isto, há várias páginas na internet que te dão uma boa noção de como desenhar em estilo anime. Repara no que te disse: dão uma boa noção. Ensinar a desenhar não significa dar um par de regras imutáveis ao aluno, mas sim dar noções de como transpor a forma humana e quaisquer outras formas para papel e ensinar ao aluno como transportar a sua personalidade para qualquer desenho. São dois pontos difíceis de conquistar, como podes imaginar.

De qualquer forma, páginas sobre o estilo anime há por aí aos pontapés hoje em dia. Eu até te recomendava uma se soubesse de alguma especialmente boa, mas como sou ignorante nesta matéria, vais ter que esperar para que alguém que perceba da poda de indique uma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Usa Photoshop com 12 frames por segundo :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

lol

cof cof flash cs4 cof cof

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estou num curso de animação e digo-te desde já, que não é com tutoriais que lá vais.

Gostava de te poder ajudar mais nisto mas animação tem muito que se lhe diga e não vais aprender nada só por leres umas quantas frases ou veres uns quantos tutoriais.

Posso é dar-te uma noção muito básica daquilo que terás de fazer/aprender para fazeres uma animação minimamente decente. Eu estou no 2º ano do meu curso e ainda não sou capaz de fazer uma animação tradicional (desenhar todos os frames à mão) muito elaborada, quanto mais ao estilo anime.

Podes é aprender a mexer em Flash, sempre te facilita a vida. Eu ainda não tive aulas de Flash, por isso não te posso ajudar nessa parte.

Mas experimenta fazer animação tradicional. É muito trabalhoso e demorado mas se tiveres paciência e fizeres uma coisa bem feita, vais ver que compensa.

Antes de te atirares de cabeça ao estilo anime, experimenta algo mais simples. Tenta algo mais "stickman" ou personagem com o menos detalhe possível, especialmente se quiseres animar uma figura humana.

Digo isto porque antes de fazeres uma animação toda xpto vais precisar de aprender a fazer a personagem mexer-se da forma correcta e fazer os movimentos parecerem naturais.

Pode parecer parvo mas faz tu mesmo os movimentos que queres que a personagem faça. Por mais ridículo que te possa parecer andares pelo quarto a saltar ou o que quer que seja, é importante que tenhas a noção dos movimentos que a tua personagem vai fazer.

Quando começares a desenhar, vais ter de desenhar primeiro os "desenhos chave" que vão definir o movimento. São os desenhos das poses mais importantes e que te vão ajudar a fazer o resto da animação.

Depois, fazes os desenhos intermédios, entre os desenhos chave, para que o movimento fique mais natural, mais fluído.

Por fim, se os movimentos continuarem pouco fluídos, faz mais desenhos, entre os intermédios. A animação fica bem mais fluída.

Não te esqueças que uma animação bem feita tem de ter 24-25 frames por segundo mas nem sempre precisas de os desenhar todos, um programa de pc de animação há de o fazer por ti.

Recomendo o CTP  (Crater Animation) que é o que utilizo na escola mas não faço ideia se está disponível para download na internet mas se estiveres interessado, podes tentar.

Para que os desenhos não andem todos a "voar" de um lado para o outro na folha, precisas de uma peg bar (ou qualquer outra coisa do género que não deixe as folhas "fugirem").

http://www.characteranimationin3d.com/2d%20animation%20equipment.htm

E de um scanner... ou uma câmara.

Mas isso já depende do tipo de animação que queiras fazer.

Não sou nenhuma expert em animação mas tenho alguns conhecimentos de animação tradicional (desenho, de recortes, etc) e digital (After Effects, 3D Max)...

De qualquer maneira, aquele testamento todo sobre animação não serve só para animação tradicional, penso que no flash também tens de fazer uma quantidade considerável de desenhos para que animação fique minimamente decente, embora não tantos (corrijam-me se estiver errada).

Se precisares de ajuda, posso tentar ajudar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado , a todos pela vossa ajuda :D :D :D :D :D :D :D :D

obrigado. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Demonise, tens trabalhos teus em algum lado? Gostaria de ver. Já agora, se não for indescrição, onde estás a estudar?

Vou dar uma olhada ao Creater animation. Recentemente fiz um animação mas usei PS, AE PR da Adobe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu curtia fazer uma animação nem que fosse minúscula e completamente básica, mesmo porque nunca experimentei. Este tópico pode ser que mais tarde dê umas dicas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

foi mesmo para isso que eu criei este tópico

mas alguém sabe os programas  e os procedimentos utilizados pelos profissionais?

obrigado. ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

isso é melhor tirares o rabo da cadeira e começares a procurar, sempre encontras o que queres e fazes uso do tempo que estás na net ;)

also, shini, põe isto na discussão geral or something visto ter conteúdo que possa interessar aos outros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

mas alguém sabe os programas  e os procedimentos utilizados pelos profissionais?

Se te referes a anime a sério, os estúdios provavelmente usam software proprietário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Flash é uma opção muito boa, eu tudo o k sei é self-taught, já fiz umas animações zecas e posso dizer k demoras imenso e cada frame tem k ser desenhada à mão (ou no caso do flash, parte dela pelo menos)... mas o outcome é sempre engraçado de se ver.

Mas sim, eu recomendaria o flash para se cmeçar e se fazer umas animações para si.

eu primeiro comecei com umas de um stickman a surfar e a mandar piruetas e mais recentemente já fiz um clip de um rapaz (anime) num autocarro....e posso dizer k dá imeeeeenso trabalho (este ultimo ainda não acabei)

anyway, se queres exprimentar usa flash. www.newgrounds.com foi por onde comecei e o k me fez desenhar com o flash.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Flash é uma opção muito boa, eu tudo o k sei é self-taught, já fiz umas animações zecas e posso dizer k demoras imenso e cada frame tem k ser desenhada à mão (ou no caso do flash, parte dela pelo menos)... mas o outcome é sempre engraçado de se ver.

Não necessariamente, isso é Stop-motion. Podes fazer por interpolação. Apenas desenhas o que queres e modificas enquando vais "mexendo" o que desenhaste.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

como disse, self taught, não tive nenhum curso de Flash, apenas abro o programa e  desenho para lá (crio 1000000layers e separo as zonas)

De qualquer modo, com interpolação ou sem ela há muita coisa k tem k ser desenhada... uma bola a rolar é relativamente fácil (graças a interpolação) mas fazer um tronco (do corpo) a torcer-se já não é propriamente o mesmo....

era aisto k me referia

(isto se a interpolação k tavas a falar era a mesma k eu estava....)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há varias formas de se fazer animação e agora fiquei curioso num aspecto que vou pesquisar mais tarde.

E lol eu não tenho curso e sei fazer animação com o Ps em emoticons.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O flash CS4 já tem uma ferramenta de 3D. é claro que também depende do que tu desenhas, mas essa ferramenta cria algo já pre-reconstruido, quando quiseres fazer uma rotação, só tens de ver e "arranjar" melhor, mas claro que para isto, é necessário conhecimento de anatomia e afins.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Coisa que podes aprender sem ter que estares num curso. Dá mais gosto até aprenderes tudo sozinho e como quiseres do que teres que ser "mandado" por um professor

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Demonise, tens trabalhos teus em algum lado? Gostaria de ver. Já agora, se não for indescrição, onde estás a estudar?

Vou dar uma olhada ao Creater animation. Recentemente fiz um animação mas usei PS, AE PR da Adobe.

Os meus trabalhos estão todos (ou pelo menos a maioria) no computador que uso na aula, se bem que tenho alguns testes e pequenas animações no meu portátil.

Mas tenho a minha primeira animação no meu canal do youtube, se bem que é de pixilização. Vou ver se ponho mais alguma coisa no youtube, depois ponho aqui os links.

Primeira animação que fiz quando entrei para o meu curso, não é desenho animado mas não deixa de ser animação (btw, sou a gaja que na segunda metade do video, "tem piolhos"):

Não é indescrição nenhuma, ora essa :) Estou na Etic_ (fica no Cais do Sodré).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0