Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Visitante RiCON

Backups e armazenamento: DVD/BD ou Disco rígido?

46 mensagens neste tópico

Vantagens de disco rígido em relação a DVD/BD:

- Regraváveis

- Tamanho

- Com ligação USB/Firewire/eSATA e uma caixa com uma destas, é bastante fácil tornar um disco interno externo

- Com uma dock SATA, nem é preciso andar a comprar caixas

- Não apodrecem com o tempo

- Rapidez

- Relação Preço/Tamanho

Vantagens de DVD/BD em relação a disco rígido:

- Preço por unidade mais baixo

- Mais prático para armazenar pequenas quantidades de informação

- Fácil armazenamento do disco físico

Spreadsheet com relação preço/tamanho de discos rígidos mais baratos, packs DVD e BD-R

Discos rígidos para mim, como é óbvio.

Discuss.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um disco externo, mas tem uma grande desvantagem em relaçao aos dvds, se por acaso resolve avariar, perdemos quantidades enormes de informaçao, enquanto que nos dvds já não acontece isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Disco externo, always.

Se bem que me dizem que se podem estragar. E não vejo essa possibilidade a vista. Arrisco-me a que caso tal aconteça perca tudo, literalmente tudo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

69 euros na Fnac compras um 1 Terabyte.

Consegues comprar 227 DVD's a 69 euros? Acho que não.

Apartir do momento que cheguei a essa conclusão comecei a comprar discos rigidos para armazenar a informação. Além de que se quiseres aceder a 1 ficheiro não tens que andar a procurar por possivelmente mais de 200 dvds à procura do que queres ( mesmo que não os tenhas que por na drive de cd's vais ter que procurar o DVD na mesma.

Disco Rigido é a minha escolha de longe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que mais importante do que decidir que formatos escolher, é uma pessoa se conseguir mentalizar que agora com a era do digital, mais cedo ou mais tarde acabaremos por perder maior parte do que temos. Os meus pais têm centenas de fotos antigas da juventude deles e tal guardadas em albuns, e eu actualmente tenho ainda mais minhas em formato digital (no meu pc, em discos externos, DVDs, etc), mas duvido muito que daqui por 20 ou 30 anos ainda tenha essas fotos todas (se é que algumas sequer). Simplesmente nao ha nada que bata o formato fisico. Pelo menos prás coisas mais pessoais.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um disco externo, mas tem uma grande desvantagem em relaçao aos dvds, se por acaso resolve avariar, perdemos quantidades enormes de informaçao, enquanto que nos dvds já não acontece isso.

Por isso é que quando se fazem backups, convem teres sempre 2 sítios onde a informação está. Em relação a séries e assim não me preocupo muito se as perder por isso não faço 2 backups mas em relação a documentos de trabalho faço sempre backup no disco externo e em outros lugares.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente nao ha nada que bata o formato fisico. Pelo menos prás coisas mais pessoais.

As fotos também acabam por apodrecer ou escurecer, no mínimo.

Sim, estou a falar de backups de coisas grandes, tipo na onda das dezenas de GBs. Fotos e documentos mais vale arranjar algum sítio grátis que demore muito tempo a falhar na net e guarda-se aí. Para coisas pequenas, a Internet é claramente o futuro. Por isso é que está tudo com a cabeça nas nuvens. Seca.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

discos, embora se o disco vai a vida vai tudo, quando com dvds se se estraga não é tanta a informação perdida. mas anyways discos é muito melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente nao ha nada que bata o formato fisico. Pelo menos prás coisas mais pessoais.

As fotos também acabam por apodrecer ou escurecer, no mínimo.

Sim, mas pelo menos continuam a existir. E still, tenho fotos em casa com mais de 30 anos que estao em optimo estado.

O problema com as cenas digital é que está tudo fora do nosso control. Um curto circuito, uma avaria aleatoria....a qualquer momento pode ir tudo pró caraças.

Mas quanto ao topico, discos externos, sim. Eu uso dois discos pequenos portateis. Um de 120 gigas e outro de 200 e qualquer coisa. Chega perfeitamente para mim...e sao fixes porque parecem caixas metalicas de tabaco lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já não me lembro da última vez que gravei um DVD.

Por outro lado, os meus discos rígidos estão sempre cheios, é incrível.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Discos rígidos. Usava DVDs e CDs, mas era uma dor de cabeça armazenar dezenas deles, e acabava sempre por não saber onde está o que preciso no meio da confusão (mesmo usando listas e índices). Para mais, eles estragam-se muito facilmente e perdem qualidade em poucos anos.

Para quem (como eu) tem medo de perder os ficheiros mais importantes, armazenam-os em vários lugares, separados (apesar de eu ter preguiça de o fazer). Ou até na net, em file hosts. Ou então, se forem relativamente pequenos, em mails (gmail e afins tem uma boa capacidade de armazenamento). Assim, mesmo que uns vão à vida, ainda terão back-ups. Obviamente que só para o que é realmente fulcral, não mangas nem anime.

O que é digital está condenado a desaparecer com o tempo anyway. Os meus pais têm fotos com mais de 50 anos. Amarelados, mas ainda bem conservados. Nem falo de livros com mais de 100 anos da minha tia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Devo ter por volta de uns 20 dvd's de backups, mas quando comecei a notar que 1 ou outro estavam danificados, parei de armazenar em dvd. agora só guardo em disco externo, apesar de ter um que já avariou, consegui recuperar praticamente tudo com o getdata, pode não ser 100% seguro, mas por experiência própria é mais seguro que dvd's...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para coisas pequenas e que partilhe com mais pessoas (séries, filmes, música, etc) deixo em DVD's/CD's.

Para coisas maiores, tenho um disco rigido de 500 GB.

Vi que o Leinad se preocupa com as fotos. Por acaso, é das poucas coisas que não tenho em formato digial. Sempre que tenho algum tempo livre, imprimo o máximo de fotos que posso e ponho-as em albuns.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Imagens tens Imageshack e dezenas de outros hosts. Se não queres perder qualidade, compra contas no site onde as guardares e guarda tudo em PNG.

Vídeos só podes arquivar em discos, se for para guardar com boa qualidade. Se não importar muito a qualidade e não quebrarem a lei dos direitos de autor, Youtube, Vimeo, etc.

Documentos, docs.google.com.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Guardar as nossas cenas em hosts na internet é como guardar o nosso dinheiro num banco corrupto numa qualquer republica das bananas. Sabe-se lá quando é que aquilo vai dar o badagaio e ficar offline.

Com a era digital estamos basicamente a  enterrar o nosso (da Humanidade) conhecimento a longo prazo. Daqui por uns milhares de anos quando cá vierem os ETs ou os terrestres que entretanto se mudaram para outras partes da galaxia regressarem á Terra, nao vai restar nada da nossa historia e do nosso conhecimento. Tudo irá desaparecer nas ondas do digital...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Guardar as nossas cenas em hosts na internet é como guardar o nosso dinheiro num banco corrupto numa qualquer republica das bananas. Sabe-se lá quando é que aquilo vai dar o badagaio e ficar offline.

Com a era digital estamos basicamente a  enterrar o nosso (da Humanidade) conhecimento a longo prazo. Daqui por uns milhares de anos quando cá vierem os ETs ou os terrestres que entretanto se mudaram para outras partes da galaxia regressarem á Terra, nao vai restar nada da nossa historia e do nosso conhecimento. Tudo irá desaparecer nas ondas do digital...

Engraçado que digas isso:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olha, é mais fácil transportar uma pen de uns poucos PB na fuga da Terra para Marte do que pegar em todos os livros alguma vez publicados :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu prefiro disco rigido, mas como tenho mà experiencia com discos

faço sempre double backup de ficheiros mais importantes em cds/dvds ou até mesmo upload pa box.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hd

sem duvida alem de nao ter que procurar, os discos fisicamelte, tem a vantagem se quiseres mandar  tudo pro lixo e so "deixar" cair da janela, ou um eletroima e ta tudo resolvido, com cds da um p#$% trabalho

alem de coparar o preço por quantitade, e o facto de ter a possibilidade de armazenar mais de 4,7gb  como Jogos "perfeitamente" legais que tenham 14gb (maltido Empire Total War)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0