Oryon

Anime ruim ou gosto pessoal?

3 mensagens neste tópico

Bem, antes de qualquer coisa, peço desculpas pelo meu português do Brasil. Não sei se conseguirei me fazer entender bem ^^'''

Quando uma pessoa considera um anime ruim será meramente por gosto pessoal ou por razões verdadeiras?

Pelo que vi num tópico de outro fórum, as pessoas parecem ter o costume de confundir-se nestes aspectos, se deixando levar e ficando cegas a essência de determinado anime. O titulo do tópico dizia que era para falar sobre os piores animes que "não tem história e são mau feitos"... então acho que deveriam ter sido imparciais em suas observações.

Sim, nenhum anime agrada a gregos e troianos. E, por vezes, algumas pessoas que adoram animes de ação podem não gostar de animes de drama, e assim por diante; não significando necessariamente que seja ruim ou tenha defeito mesmo.

Acho que aquele tópico era para falar de animes que tivessem defeitos no enredo ou na parte técnica (animação, trilha sonora, arte-final e etc...) e não sobre os titulos que as pessoas não gostavam por não sentirem atraidas pelo estilo apresentado.

Porque, dando um exemplo, Card Captor Sakura foi citado algumas vezes, sendo que não tem estes tipos de defeitos. Tudo bem em não gostar, normal isso, mas falar mal do enredo e parte técnica deste anime é um equivoco. A ação tem importância secundária na série, onde o foco real é nos relacionamentos entre amigos e família. E embora a heroína esteja somente na escola primária, o anime demonstra uma leve inclinação aos sub-gêneros "shounen ai" e "shoujo ai" (relacionamentos amorosos entre pessoas do mesmo sexo). Todavia a série mostra facilmente o conceito de diferentes tipos de amor sem ser grosseira ou apelativa.

Entretanto, a alguns elementos típicos do gênero mahou shoujo. A maior parte da história faz uso da fórmula "carta Clow da semana", por assim dizer. Pois sendo uma série de 70 episódios, é inevitável que observar carta após carta ser capturada torna-se um pouco repetitivo. Entretanto, nos episódios da 3º fase esta fórmula é ligeriramente modificada. Em todo caso, como a ação no enredo tem um enfoque secundário, isso não chega a incomodar.

Em relação a parte técnica, Card Captor Sakura poderia ser considerada uma obra prima da animação produzida para TV. Tanto a arte, animação, dublagem e trilha sonora, emanam uma aura de qualidade refinada. O visual é colorido e vívido. E é digno de elogio o trabalho feito na animação, ainda mais ao considerar que Sakura costuma usar um traje diferente em cada episódio.

Bem, comparações diretas entre animes diferentes não leva a nada, em minha opinião. Deve-se por exemplo considerar o ano de produção de um anime. Não fazer comparações entre a animação de uma série de TV de 2005 com uma da decada de 1990 ou anterior. E é normal animes infantis não agradarem adolescentes/adultos. Então levem em consideração o gênero e enfoque da série; principalmente este segundo aspecto, pois um anime pode conter sutilezas que não se notam quando a pessoa tem uma idéia pré-concebida dele ou apenas esperava um anime leve para se entreter. Fora o fato que nunca se deve julgar um anime somente pelos primeiros episódios. Sendo que citarei alguns exemplos de animes que podem ser mal interpretados/julgados:

- Sakura Wars TV (quem em breve deverá passar na Cartoon Network): o enredo não foge muito do típico "vilão quer destruir e dominar o mundo", entretanto esta obra de ficção se concentra mais nos personagens do que no enredo central.

- Uta-Kata: Um anime com começo inocente e despreocupado, mas com o decorrer dos episódios vai se tornando mais sinistro e mostrando um enredo deverás interessante e que se apresenta apenas no final, e ainda assim de forma sutil, pois Uta Kata nada mais é do que uma viagem sobre "o ego", utilizando divindades alegóricas para chegar a seu ponto.

- Kanon: é o tipico anime 2 em 1, por assim dizer; Os primeiros 7 episódios aparentam ser uma estória de romance padrão, com as "namoradas potenciais" do personagem principal sendo introduzidas no enredo, e com o mundo de Kanon residindo inteiramente na casa de Nayuki, no colegio e em um quarteirão comercial. E embora a a história nunca seja demasiadamente previsivel e forneça indicios pequenos do que há por vir, dificilmente se esperaria a virada que acontece nos ultimos 6 episódios, quando a estória fica mais séria e intensa, tornando este um dos melhores animes de romance existente.

- Alien 9: Não seja iludido pela canção de abertura e pelo character design kawaii; Alien 9 é um anime meio pertubador com temas complexos e simbolismo oculto. Sendo que praticamente todos os aspectos do anime tem, na verdade, um simbolismo relacionado a um aspecto real da sociedade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

belo tópico sim senhor! tens razão quando dizes que um anime não pode agradar a Gregos e a Troianos! Penso que qualquer tópico que tenha como título "Qual o pior anime" vai mostrar muitos e variados animes, pois não há hipótese que uma pessoa, nem que seja inconscientemente, nao diga mal de um anime que lhe desagrada, mesmo que esse tal anime nem seja ssim tão mau! E eu não vejo mal nisto, no entanto concordo contigo e podiamos ter mais cuidado...ou melhor, podiamos reflectir um pouco mais para darmos uma boa justificação, visto que qualquer justificação é a opinião de uma ou mais pessoas!!

Imaginemos um anime em que metade das pessoas gostam e a outra acha que não é um bom anime. A metade que não gosta deve dizer o porquê do seu desagrado. Se disser que considera o anime parado demais, sem acção, muito lamechas, ou, pelo contrário, é só violência, só porrada, só tiros, sem história, etc. estará sempre a dar a sua opinião, contudo considero uma boa justificação, pois apesar do alguns não concordarem são defeitos que outros vêm nesse anime! Por isto é que digo que a pessoa estará sempre a insinuar a sua opinião!

Acho que para dizermos o pior anime vamos ter de dar a nossa opinião, pois há sempre alguém que goste de um anime... se acho que x é o pior, há outro que acha y ainda pior...ou não?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, na minha opinião não existem animes ruins, excepto, 'tá claro, quando são feitos simplesmente para vender...

São gostos.... eu adoro Elfen Lied e já vi pessoal a dizer que é foleiro...

Já Najica não vi piada nenhuma e há pessoal que povavelmente queria vê-la reposta na Sic Radical (porque será? XD)

Não lhes chamemos animes ruins... será mais correcto dizer animes para públicos diferentes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais