Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Lopson

Nobel da Paz para Obama

48 mensagens neste tópico

Apesar de ainda estarem muitas coisas por fazer, acho que o impacto que causou no mundo diplomático foi bastante profundo, talvez suficiente para ele ganhar este prémio. Não é qualquer pessoa que consegue fazer um reset às relações americanas com o resto do mundo, especialmente depois do desastre da administração Bush.

Ele estava a fazer o trabalho dele. O trabalhado dele era melhorar a imagem do país. E só ganhou porque "não era o Bush". Até no comunicado do porquê ele ter ganho referem vezes sem conta a administração Bush. Além do mais enquanto esteve no poder e as nomeações estavam abertas, não fez nada que fosse passível de nomeação, sequer. E equilibrar o poder? Oh Lopson, não me faças rir..

O Nobel foi pura politiquisse, nada mais.

Hoje em dia todos podem ser Nobels da paz.Até acho que o Socrates merece mais de que o Obama.Acho que qualquer dia vão dar um Nobel ao Bin Laden por dizer que vai fazer atentados terroristas(esse pelo menos diz a verdade)

Apesar da opinião parva, vou deixar um pouco de cultura: tanto o Hitler como o Estaline foram nomeados para o prémio, a certo ponto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A China a tentar subir ao topo, a Europa a tentar se impor sobre os EUA (já devem ter acabado de pagar o plano Marshall, seca), enfim, a balança do poder anda mal-calibrada, ultimamente.

About time. Pode ser que os americanos sosseguem o pito.

lol ter a China no top a substituir o EUA nao me parece ser nada um passo em frente ou uma opçao melhor. Muito, muito pelo contrario. Aliás, neste momente nao vejo qualquer outro país que preferisse ver em "1º lugar" sem ser os EUA. Nao vejo nenhum que reuna condiçoes pra isso. A nao ser a UE como um todo.

Btw, o que querias dizer com os EUA pertencem á China? :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este prémio é uma faca de dois gumes. Ele agora vai ter uma responsabilidade moral acrescida de fazer jus ao prémio.

Nem sei se a atribuição não terá sido com essa intenção.

Se não foi, então acho um bocado prematuro.

Não que a sua eleição não tenha acalmado um bocado os ânimos, mas não é suficiente.

Hasta :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E equilibrar o poder? Oh Lopson, não me faças rir..

Só disse que a balança anda mal-calibrada, não arruinada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Btw, o que querias dizer com os EUA pertencem á China? :-\

Os US devem cerca de 1 bilião de dólares à China. Prova de que os US são os bitches da China: situação com o Dalai Lama.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um bilião (10^12) ou um bilhão (10^9)?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bilião. Porque caralho haveria de usar medidas americanas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ele estava a fazer o trabalho dele. O trabalhado dele era melhorar a imagem do país. E só ganhou porque "não era o Bush". Até no comunicado do porquê ele ter ganho referem vezes sem conta a administração Bush. Além do mais enquanto esteve no poder e as nomeações estavam abertas, não fez nada que fosse passível de nomeação, sequer. E equilibrar o poder? Oh Lopson, não me faças rir..

O Nobel foi pura politiquisse, nada mais.

Hoje em dia todos podem ser Nobels da paz.Até acho que o Socrates merece mais de que o Obama.Acho que qualquer dia vão dar um Nobel ao Bin Laden por dizer que vai fazer atentados terroristas(esse pelo menos diz a verdade)

Apesar da opinião parva, vou deixar um pouco de cultura: tanto o Hitler como o Estaline foram nomeados para o prémio, a certo ponto.

Posto este argumento de aço, era boa ideia que as pessoas deixassem de dar importancia ao premio Nobel, pelo simples facto de que a enaltação DE QUALQUER personalidade mundial é politiquisse e tem a ver com as agendas dos marketeers de individualidades para promover a governabilidade de determinados estados ou correntes ideológicas.

E o povo, como sempre, cai na esparrela.

Ou já repararam que os que realmente tentaram salvaram o mundo, morreram? Deve ter começado com Jesus Cristo, ou se calhar até houveram outros antes dele e não estão documentados. Mas uma coisa é certa, o povo adora criar herois e fazer deles mártires ou vilões, no caso destes prémios é apenas a bonança antes da queda, não tenho dúvidas que o Obama tenha boas intenções, mas o país dele pertence a Israel (contestem esta agora, seus mancebos  ;) ) e como tal, ele faz o que quer que a comunidade Judaica quiser e os muçulmanos vão-se passar (outra vez) e a dar poder a líderes extremistas que depois encomendam ataques terroristas e mobilizações paramilitares para meter medo ao mundo ocidental (subsequentemente enfiando-nos no mesmo saco).

Por isso a bem do bom senso, este Nobel é TOTALMENTE injustificado eo Obama apenas tem motivos para estar preocupado (ya Tanuki-kun, não és o único).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque estou habituado a usarem isso quando se fala de dolares XD

debt.png

LOL, estamos mesmo acima deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Btw, o que querias dizer com os EUA pertencem á China? :-\

Os US devem cerca de 1 bilião de dólares à China. Prova de que os US são os bitches da China: situação com o Dalai Lama.

Pessoalmente acho que nao será por aí. A China tem imensos interesses nos EUA, e se é verdade que até aqui (e ainda hoje) a China virtualmente nao precisou do resto do mundo para crescer e se tornar na potencia que é (ao contrario do que o mundo gosta de pensar, o mercado interno chines tem sido o seu principal combustivel), este cenario irá mudar a curto, medio e longo prazo.

o problema é que o "mundo" está todo com aquela atitude de "esfrega esfrega, cheira a limao". Têm todos medo de calcar os pés á China e que esta lhes corte as oportunidades que têm. Ora isto, quanto a mim é uma atitude bastante perigosa a medio/longe prazo, pois coloca o mundo refem da China, e dependente de expectativas que poderao, ou nao se realizar (o que poderá levar a crises futuras e tal). Ou seja, estao todos com baixa auto-estima e com receio de perder um barco que poderá até nunca existir. Por outro lado a China, essa irá certamente precisar de recorrer ao exterior, e já se está a prevenir para isso, nomeadamente "comprando" Africa e a America Latina (o que ja têm originado algumas revoltas locais em africa, nos Camaroes nomeadamente). E o que muita gente está a fazer de errado, é não prever e nao aproveitar essas futuras necessidades da China. Neste momento os Estados Ocidentais deveriam estar a assegurar certas oportunidades e a usa-las como moeda de troca com a China para nao virem no futuro a estar totalmente á mercê do mercado Chines, que é o que está a acontecer.

Enfim mas isto é totalmente off-topic e daria para escrever um grande e detalhado artigo...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os chineses só estão no topo porque pagam mal e produzem bens baratos e de fraca qualidade. Se a crise não se tivesse instalado e o crescimento das classes não tivesse parado (pior, regredido), seriamos mais exigentes e os chineses teriam de jogar pelas mesmas regras de produção e comércio dos restantes. Sendo um país grande e culturalmente vasto, só tinha vantagens em criar um modelo económico que servisse de exemplo, em vez de mostrar que o bom e barato é a tendência crescente para tudo.

Mas a culpa disto não é dos chineses. A culpa é dos banqueiros que preferem criar regras de economia global que usam as massas sem poder económico como argamassa da riqueza de um punhado de gente. Nesse caso a China apenas trabalha com o tabuleiro de jogo que lhe meteram à frente. Procura e Oferta.

Mais depressa a sociedade Chinesa colapsa antes da China governar o Mundo. É que a pobreza instituída tem dessas coisas e as pessoas eventualmente se fartam.

É por isso que a globalização do mercado é uma merda e tem de ser combatido. É que se os países deixam de ter mais-valias e passam a ser chapa 5 de um sistema global que se apoia na exploração e especulação da banca, quem tem mais por onde exlorar, normalmente assume o papel de líder e perpetua um sistema de desigualdades e dita o fim do que se chama a "sociedade dinâmica".

E isso, meus caros, pode-vos custar a aceitar, mas é o famigerado Neo-fascismo que ninguém quer... Mas que já existe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os chineses só estão no topo porque pagam mal e produzem bens baratos e de fraca qualidade. Se a crise não se tivesse instalado e o crescimento das classes não tivesse parado (pior, regredido), seriamos mais exigentes e os chineses teriam de jogar pelas mesmas regras de produção e comércio dos restantes...

...Mais depressa a sociedade Chinesa colapsa antes da China governar o Mundo. É que a pobreza instituída tem dessas coisas e as pessoas eventualmente se fartam.

Finalmente alguém que sabe do que está a falar. Matei-me a rir com metade das idiotices dos posts anteriores. Ninguém faz a mínima ideia do que é a China e principalmente do que é a China no quadro mundial. Parabens Oboromusha!!!  ;)

É por isso que a globalização do mercado é uma merda e tem de ser combatido.

E estragaste tudo! :P

Para não ficar só em off-topic, dar os parabéns ao Obama! Em menos de um ano de serviço já ganhou o Nobel. Assim é que eu gosto, trabalhar pouco (entenda-se: não fazer nada que justifique o prémio) e ganhar bem!! ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E estragaste tudo! :P

Ou seja, a ti parece-te bem que as grandes superfícies e os seus preços arrumem de vez com o mercado tradicional. É que esta analogia descreve bem o que é a globalização do mercado.

Se calhar não me fiz entender bem. As regras de produção e comercialização , devem ser do foro exclusivo de cada país. Se um país não aposta na qualidade, tem de ser penalizado com poucas exportações. Se um país aposta na qualidade, ganha mais com isso. Trata-se de um sistema de real competitividade em que os players mudam conforme critérios qualitativos e não os típicos, que são os financeiros. Hoje em dia, os players escolhem-se, porque estes conseguem valorizar ou desvalorizar determinadas moedas-chave com a sua afluência ao mercado internacional. Ou seja, o jogo está viciado e nem sequer é  a favor da qualidade. O produto decartável e despersonalizado está em voga para as massas e o que hoje custa 5 euros, pode custar 2,5 euros amanhã, mas esse produto pode ser 4 kilos de fruta que antes estava cheia de sumo e agora é só água porque a sua produção foi mitigada em termos qualitativos.

Os bens de luxo por sua vez, como carros e jóias baixam consoante a deflação resultante e a baixa de custos de produção e dos materiais -  o que é positivo para as classes endinheiradas - só mostra que, quem tem dinheiro para comprar gasta menos, quem não tem dinheiro para estas coisas também não vai ter agora, porque se o custo de vida baixa, as empresas normalmente congelam aumentos, o estado aumenta impostos para combater a deflação, e o pobre só tem direito a fruta aguada, se é que me entendes.

Se os países tiverem todos hipóteses de competir no mercado internacional, os bens básicos para viver vão ser abundantes e bons e nesse panorama é impossível haver deflação, porque todos têm moeda de troca e o dinheiro circula por todos.

Espero ter explicado um pouco melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os chineses só estão no topo porque pagam mal e produzem bens baratos e de fraca qualidade. Se a crise não se tivesse instalado e o crescimento das classes não tivesse parado (pior, regredido), seriamos mais exigentes e os chineses teriam de jogar pelas mesmas regras de produção e comércio dos restantes...

...Mais depressa a sociedade Chinesa colapsa antes da China governar o Mundo. É que a pobreza instituída tem dessas coisas e as pessoas eventualmente se fartam.

Finalmente alguém que sabe do que está a falar. Matei-me a rir com metade das idiotices dos posts anteriores. Ninguém faz a mínima ideia do que é a China e principalmente do que é a China no quadro mundial. Parabens Oboromusha!!!  ;)

Pois, o problema é que voces os dois têm aquela ideia errada que quase todo o mundo tem pensando que a China precisa e/ou precisou das suas exportaçoes (fundamentalmente) pra crescer e pra se tornar na potencia que é. E essa ideia é totalmente errada. E eu tambem me rio quando verifico que o pessoal pensa isso, que é no fundo estar a subestimar a China e o imenso poder do seu mercado interno e amigos (HK, Macau, Singapura). E é precisamente o poder que advem desse preconceito que a China mais tem utilizado nos ultimos anos para apertar os tomates ao mundo ocidental.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os chineses só estão no topo porque pagam mal e produzem bens baratos e de fraca qualidade. Se a crise não se tivesse instalado e o crescimento das classes não tivesse parado (pior, regredido), seriamos mais exigentes e os chineses teriam de jogar pelas mesmas regras de produção e comércio dos restantes...

...Mais depressa a sociedade Chinesa colapsa antes da China governar o Mundo. É que a pobreza instituída tem dessas coisas e as pessoas eventualmente se fartam.

Finalmente alguém que sabe do que está a falar. Matei-me a rir com metade das idiotices dos posts anteriores. Ninguém faz a mínima ideia do que é a China e principalmente do que é a China no quadro mundial. Parabens Oboromusha!!!  ;)

Pois, o problema é que voces os dois têm aquela ideia errada que quase todo o mundo tem pensando que a China precisa e/ou precisou das suas exportaçoes (fundamentalmente) pra crescer e pra se tornar na potencia que é. E essa ideia é totalmente errada. E eu tambem me rio quando verifico que o pessoal pensa isso, que é no fundo estar a subestimar a China e o imenso poder do seu mercado interno e amigos (HK, Macau, Singapura). E é precisamente o poder que advem desse preconceito que a China mais tem utilizado nos ultimos anos para apertar os tomates ao mundo ocidental.

O facto é que o mercado internacional está aberto à China e se as devalorizações cíclicas da Libra e do Dólar não são indicador da influência dela no mercado global, então não sei o que é que anda aí a fazer.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os chineses só estão no topo porque pagam mal e produzem bens baratos e de fraca qualidade. Se a crise não se tivesse instalado e o crescimento das classes não tivesse parado (pior, regredido), seriamos mais exigentes e os chineses teriam de jogar pelas mesmas regras de produção e comércio dos restantes...

...Mais depressa a sociedade Chinesa colapsa antes da China governar o Mundo. É que a pobreza instituída tem dessas coisas e as pessoas eventualmente se fartam.

Finalmente alguém que sabe do que está a falar. Matei-me a rir com metade das idiotices dos posts anteriores. Ninguém faz a mínima ideia do que é a China e principalmente do que é a China no quadro mundial. Parabens Oboromusha!!!  ;)

Pois, o problema é que voces os dois têm aquela ideia errada que quase todo o mundo tem pensando que a China precisa e/ou precisou das suas exportaçoes (fundamentalmente) pra crescer e pra se tornar na potencia que é. E essa ideia é totalmente errada. E eu tambem me rio quando verifico que o pessoal pensa isso, que é no fundo estar a subestimar a China e o imenso poder do seu mercado interno e amigos (HK, Macau, Singapura). E é precisamente o poder que advem desse preconceito que a China mais tem utilizado nos ultimos anos para apertar os tomates ao mundo ocidental.

O facto é que o mercado internacional está aberto à China e se as devalorizações cíclicas da Libra e do Dólar não são indicador da influência dela no mercado global, então não sei o que é que anda aí a fazer.

A China tem um grande impacto no mercado global, sim. O mercado global é que provavelmente (é certo) nao tem assim tanta influencia no mercado chines. Era isso que queria dizer.

E btw, o outro preconceito que a China so produz barato e de fraca qualidade tambem é outra visao errada...em grande parte. A China de facto produz muita (MUITO) coisa barata e de fraca qualidade, mas hoje em dia a China tambem dá cartas nos mercados de luxo e de elite, nao hajam duvidas disso. Aliás, os ricos chineses (que sao imensos) garantem que assim seja. Lá por nao se ver productos de luxo chineses cá fora, nao quer dizer que eles nao sejam produzidos lá dentro e nao tenham grande valor, pelo contrario. Basta ver o parque automovel chines (isto é um exemplo um bocado desfazado, mas ainda assim), que é muito superior ao Portugues por exemplo! Mas de longe! Audis, VW, BMW e Mercedes (maior parte produzidos na China) topo de gama abundam nas principais metropoles chinesas.

Again, o mercado interno chines é colussal, extremamente impressionante. O que acontece é que os Estados  e medias ocidentais procuram sempre esconder esse facto, por obvias razoes politicas e economicas, querendo nos fazer pensar que a China precisa que nós compremos os seus muitos produtos "dos 300" para que o país mantenha o seu poder economico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

...o outro preconceito

Mas qual preconceito?!!!  ???

Agora conhecer a real situação de um país é preconceito?!!

OK. China 1-1

Maior população mundial (cerca de 1,338,612,900) dividida por mais de 13 grupos étnicos.

É a 2ª maior economia do mundo com um PIB de quase $8 triliões, que cresce a 9% ao ano.

Agora arranjem um mapa e não se percam! A China possui três regiões completamente diferentes umas das outras. O Este do país (lado com mar  ::)) é que o Leinad pensa que é a China. As grandes cidades, o poder capitalista em acção. É a parte desenvolvida do país e a que mais se assemelha ao Ocidente e ao nosso nível de vida, é o país que beneficiou com as reformas dos anos 70. É lá que se encontram Pequim, as áreas de exploração de recursos do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental (onde floresce a indústria naval) e 3 cidades muito especiais: Hong Kong, Macau e Xangai. Porquê que são especiais? Porque utilizam aquilo que os chineses gostam de chamar de "1 país, 2 sistemas". São o ponto de encontro entre capitalismo e economia de mercado. Devido à sua história e ao reconhecimento do governo central de que com o comunismo não iam a lado nenhum, estas 3 cidades têm regimes admnistrativos especiais que lhes dão, quase, total liberdade económica.

Depois temos o centro do país. Este representa um país em desenvolvimento, mas que ainda está longe dos níveis das restantes potências. É aqui que encontramos uma coisa extremamente engraçada e que a maioria da malta não sabe que existe: postos de controlo à migração. Os chineses do centro e oeste são obrigados a andarem com um passaporte interno e se não tiverem autorização do governo não podem sair da sua provincia. Mas viva a modernização!!  :P

É também nesta região que podemos começar a ver as grandes minas e as grandes infra-estruturas do crescimento chinês como a barragem das 3 Gargantas.

Por último temos o já anunciado Oeste, e este é uma pérola para todos os defensores do comunismo. É a parte do território chinês que foi conquistado à pancada, sendo o Tibete o melhor exemplo. É desta área que vem a maioria dos recursos da China e é também aqui que encontramos um país de 3º Mundo. Com a excepção das grandes cidades capitais de provincia o resto é uma pobreza atroz.

Os 20% mais ricos da China são responsáveis por mais de 50% do consumo nacional. Existem cerca de 100 milhões de pessoas que vivem abaixo do linear da pobreza. Onde é que está o grande mercado interno?

O poder económico do país está na exportação e não no consumo interno. Se depender desse, o país vai estagnar e depois é esperar e ver a divisão territorial.

Ah! Mas a China não precisa do mercado global, é auto-suficiente. Errado. Devem pensar que a malta com dinheiro se está a abastecer com produtos made in china. Depois tens ainda as importações chinesas de petróleo, maquinaria, equipamento médico, plásticos, etc, sem os quais o país (ou seja, o litoral) ainda estaria 50 anos atrasado.

Ahh! Mas eles não produzem só tretas baratas? Pois não, nenhum país produz apenas artigos baratos, ou apenas artigos de luxo. É natural que à medida que o país cresce o mercado de artigos de luxo também cresça. Isso só não acontece em países de mercado central e economia controlada (ups!! 8)).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A China tem grande mercado interno? Mentira. Tem o maior do mundo! Consegue sobreviver com isso? Nem por sombras.

A questão é que não existe classe média chinesa (excepto em Hong Kong, Macau e Xangai), e os operários só compram os tais produtos baratos...produzidos pelos ricos...que dependem das exportações em massa...para pagarem (muito pouco) aos operários...que lhes compram os produtos internamente. Tás a ver ligação?

E nem vale a pena recorrer aos vizinhos (Taiwan, Indonésia, Vietnam, etc), porque o sistema económico deles é semelhante ao chinês.

A questão dos bens de luxo nem se poem.

1º As marcas de luxo comerciadas na China são ocidentais (Lacoste, Armani, Audi, Mercedes, Rolex, etc), logo se estas tiverem problemas cá, isso reflete-se lá.

2º Quem compra essas marcas são empresários ligados às exportações ou altos membros do governo...que favorecem as exportações... ou facilitam a entrada de empresas ocidentais na China.

E eu tambem me rio quando verifico que o pessoal pensa isso, que é no fundo estar a subestimar a China e o imenso poder do seu mercado interno e amigos (HK, Macau, Singapura). E é precisamente o poder que advem desse preconceito que a China mais tem utilizado nos ultimos anos para apertar os tomates ao mundo ocidental.

E eu rio-me do facto de achares que Hong Kond e Macau serem iguais ao resto da China. São cidades puramente capitalistas, onde existe classe média.

E rio-me ainda mais do teu conhecimento de economia: Singapura amigo dos chineses?! Sabes que eles competem exatamente nos mesmos mercados? Se a China pudesse comia-os vivos (+Taiwan+Vietnam+Indonésia+-Coreia do Sul+Malásia+Tailândia)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Jasus, as ideias que voces têm. Nao é só por eu ter já vivido na China e ter viajado no país que gosto de falar do assunto e me sinto mais ou menos informado sobre o assunto pra falar (embora ajude, obvio). É um tema que ja me interessava antes (e que inclusive estudei) e que me continua a interessar.

Vou tentar contra-argumentar algumas das coisas que voces disseram (depois vejam lá se identificam os vossos quotes lol). Isto vai ser longo, portanto a quem nao interessar, é escusado os tldr.

A China possui três regiões completamente diferentes umas das outras.

Generalismo.

O Este do país (lado com mar  Roll Eyes) é que o Leinad pensa que é a China.

Nao sejas presunçoso, nao me conheces. E se alguma vez te pareceu que dei essa ideia de mim, está errada.

O Este (...) As grandes cidades, o poder capitalista em acção. É a parte desenvolvida do país e a que mais se assemelha ao Ocidente e ao nosso nível de vida, é o país que beneficiou com as reformas dos anos 70.

Mas tu pensas que só no litoral existem grandes metropoles na China? Digo-te já que o cenario real não é esse. Existem grandes cidades (tipo milhoes de habitantes) em muitas regioes interiores da China. E em muitas dessas cidades a maquina capitalista tambem lá está instalada em força ha bastante tempo. Pros mais distraidos basta olhar pros arranha ceus que tambem já proliferam nas cidades do interior. A diferença é que estas cidades normalmente nao surgem nos guias turisticos.

Also, "que mais se assemelha ao Ocidente e ao nosso nivel de vida"? Nao existe na China, na China Continental.

3 cidades muito especiais: Hong Kong, Macau e Xangai. Porquê que são especiais? Porque utilizam aquilo que os chineses gostam de chamar de "1 país, 2 sistemas". São o ponto de encontro entre capitalismo e economia de mercado. Devido à sua história e ao reconhecimento do governo central de que com o comunismo não iam a lado nenhum, estas 3 cidades têm regimes admnistrativos especiais que lhes dão, quase, total liberdade económica

Shanghai nada tem a ver com Hong Kong e Macau a nivel admistrativo e politico! Tás a confundir as cidades politicamente autonomas (Macau e HK) e as regioes administrativas autonomas (Beijing, Tianjin, Shanghai e Chongqing). Em Hong Kong existe liberdade de manifestação, existem jornais de oposição politica ao Partido Central! Coisa absolutamente inadmissivel em Shanghai. De resto, Shanghai tem tanta liberdade economica como qualquer outra grande cidade chinesa. Convem nao confundir o grande investimento presente numa cidade com o seu grau de liberdade economica (ou seja do que for).

Os chineses do centro e oeste são obrigados a andarem com um passaporte interno e se não tiverem autorização do governo não podem sair da sua provincia. Mas viva a modernização!!

Em teoria. Na pratica vês chineses um pouco de todo o lado, em todo o lado. A china parece por vezes um país muito rigido a nivel de Lei, mas a realidade é bem diferente. Sim, a burocracia é imensa e quem nao tem cuidado tá sempre sujeito a lixar-se (de muitas formas). Mas por outro lado a China ainda é uma especie de grande Republica das Bananas, onde o whatever e a desinformação (e contra informação até) ainda reinam em termos praticos.

Oeste (...) É a parte do território chinês que foi conquistado à pancada, sendo o Tibete o melhor exemplo. É desta área que vem a maioria dos recursos da China e é também aqui que encontramos um país de 3º Mundo. Com a excepção das grandes cidades capitais de provincia o resto é uma pobreza atroz.

Toda a China (excepto HK e Macau) ainda é um país de terceiro mundo (incluindo as grandes cidades do litoral). E isso ainda vai demorar bastante a mudar.

E quanto ao Oeste, a situação real até é mais dramatica que aquela que a maioria conhece. Em muitas regioes fronteiriças (com povoações islamicas e/ou ex-regioes sovieticas) os atentados terroristas independentistas sao uma realidade quase diaria. Simplesmente porque existem milhoes de "chineses" que nao se identificam como tal. Este é talvez um dos segredos mais bem guardados da China, que até agradece que as atenções se concentrem apenas no Tibete (que relativamente é muito mais China do que outras regioes chinesas).

Os 20% mais ricos da China são responsáveis por mais de 50% do consumo nacional. Existem cerca de 100 milhões de pessoas que vivem abaixo do linear da pobreza. Onde é que está o grande mercado interno?

100 milhoes? Só? Seria bom...

Ainda assim, sobra mais que gente sufeciente com sufeciente poder economico pra alimentar e fazer mexer o mercado interno.

lol voces devem pensar que a china se divide em dois grupos: os super ricos, e o resto da populaçao, gente pobre, com chapeus bicudos e que andam sempre envolvidos em richas de kung-fu (fiquei desiludido por assim nao ser, admito. Seria um país muito mais divertido).

Tipo, a classe media chinesa (que existe!) é enorme! tipo entre 300 e 500 milhoes de pessoas! Isso é mais que a população dos EUA! Hoje em dia anda-se numa grande cidade chinesa e vês pessoal jovem bastante vanguardista, toda a gente anda com telemoveis de ultima geraçao (ainda em Portugal se andavam a introduzir os ecras tacteis já o pessoal todo na china tinha isso quase como standart!), os franchises comerciais internacionais e chineses abundam por todo o lado e estao sempre cheios de gente a consumir!! Sim a consumir! Zaras, Starbucks, KFC, Macdonalds, IKEAs, Carrefour, Subway, etc, etc e tal tá sempre tudo a romper de gente. Gente de todo o estilo. Nao sao só os ricos e milionarios! Atenção, que os chineses sao muito vaidosos, e se por um lado eles sao capazes de gastar 1 ou 2 euros pra comer o dia inteiro, depois gastam valores absurdos em tecnologia, roupa e tal.

E falei de franchises internacionais, mas os locais, chineses ainda ditam as regras, e contam-se ás centenas!

devem pensar que a malta com dinheiro se está a abastecer com produtos made in china.

Sim, a maioria está :\

Aliás, nao me admiraria nada que no futuro empresas como a Ferrari e relojoarias suiças começassem a abrir fabricas de produçao na propria China, tamanha é a procura.

Depois tens ainda as importações chinesas de petróleo, maquinaria, equipamento médico, plásticos, etc, sem os quais o país (ou seja, o litoral) ainda estaria 50 anos atrasado.

Por alguma razao a China está a comprar Africa e a fazer tanta coisa na America do Sul (ja falei nuns posts atras). E quando se falo de comprar Africa, é quase no sentido literal. Cidades inteiras estao a ser contruidas de raiz pela China em Africa! Os investimentos no continente têm sido astronomicos. Até Angola já nos roubaram completamente (isto pros mais saudosistas e patrioticos lol) sendo que a China é o seu principal exportador de petroleo (acho eu, né?).

A questão é que não existe classe média chinesa (excepto em Hong Kong, Macau e Xangai), e os operários só compram os tais produtos baratos...produzidos pelos ricos...que dependem das exportações em massa...para pagarem (muito pouco) aos operários...que lhes compram os produtos internamente. Tás a ver ligação?

Já falei da cena da classe media em cima, mas quero mais uma vez destacar que a classe media chinesa (que muitas vezes podem ser confundidos com pobres, do nosso ponto de vista), nao compram só produtos baratos. Um aspecto cultural interessante dos chineses é o seu fascinio pelo dinheiro e pelo enriquecimento (é a sua religiao no fundo), e devido a isso as poupanças do povo chines representam (num cenario global) uma fortuna incalculavel (aliás, um dos temas centrais que o Governo Central tem debatido nos ultimos anos é precisamente em arranjar forma de fazer com que os chineses gastem mais, gastem as suas poupanças)! Na China nao há reforma, e por isso (e outras razoes), os chineses poupam prá cáraí!! E têm sempre dinheiro de lado (estou a generalizar. Nem toda a gente tem essa sorte, obvio).

Na china existem bancos como em Portugal existem cafes. Aliás, scratch that, existem mais! Estão por todo o lado, e sao muitos diferentes.

Also, tu tambem és daqueles que pensam que bom nivel de vida na China é só em Macau, Hong-Kong e Shanghai. Tambem ja abordei isso. Se fores a Shanghai ainda ficas impressionado com a podridao que lá se encontra, que nao é muito diferente alias do cenario que se encontra em cidades como Tianjin (é completamente diferente, mas ao mesmo tempo vai dar ao mesmo), Shenzhen, Beijing, Chongqin, etc e tal.

Eu costumo até dizer, e é verdade, que Macau e HK nao é China! Puro e simplesmente nao tem nada a ver com o resto do país. Quem visita HK ou Macau nao pode dizer que conhece a China, o "ambiente chines", porque de facto nao conhece! Nao tem nada a ver mesmo! Aliás, pra entrar em HK ou Macau (por via terrestre) é preciso passar fisicamente por uma fronteira fechada, uma barreira, onde se mostra passaporte e ha controlo como se estivessemos num aeroporto. Depois de entrar em Macau e HK, entra-se em cidades civilizadas, ordeiras, "confortaveis", com uma vibe muito europeia (a nivel de estilo de vida), com regras, cultura diversificada. Enfim, nao se está na China lol.

1º As marcas de luxo comerciadas na China são ocidentais

Mentira.

Nao faltam na China marcas e produtos de luxo chineses. É só lá ir dar uma volta e verificar.

A questao é: será que para nós, muitos desses productos nos parecem de luxo? Talvez nao. Mas que sao vendidos a preço de luxo, são.

2º Quem compra essas marcas são empresários ligados às exportações ou altos membros do governo.

Credo, entao existem mesmo MUITOS empresarios ligados á exportação e membros do governo por todo o lado! Eu inclusivé fui vizinho de uns quantos.

E eu rio-me do facto de achares que Hong Kond e Macau serem iguais ao resto da China. São cidades puramente capitalistas, onde existe classe média.

Pois, interpretaste-me mal. Não é isso que penso, como em cima expliquei.

E rio-me ainda mais do teu conhecimento de economia: Singapura amigo dos chineses?! Sabes que eles competem exatamente nos mesmos mercados?

lol maior parte do pessoal em Singapura é chines e/ou de origem chinesa. Singapura sempre foi um parceiro natural da China, e aquilo só nao faz parte da China oficialmente por causa dos benificios fiscais/economicos.

Por fim, quando falo que o mercado interno chines é a sua maior força, nao sou só eu que o digo. Dizem-no tambem muitos importantes sinologos e é um argumento frequentemente ouvido em palestras e cenas sobre o assunto. Aprofudem o assunto se quiserem, eu nao sou professor nem tenho grandes amores pelo mundo academico.

Ainda assim deixo um exemplo pratico (e que é muitas vezes utilizado em estudos e debates sobre o asunto). Aquando do Massacre de Tiananmen as exportaçoes chinesas baixaram drasticamente! Ainda assim, o mercado chines continuou a crescer a um nivel muito acelerado, sendo que nessa altura praticamente os unicos aliados comerciais que se mantiveram fixos com a China foram precisamente Macau, HK, Taiwan (tinha num post anterior esquecido taiwan) e Singapura. Claro que aqui há sempre muitos pormenores e "mafias" (China continental exportar produtos para HK e Macau que depois sao daí exportados de novo pro continente e tal).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me vou dar ao trabalho de fazer citações, por espaço e por não querer reproduzir ideias sem fundamento.

Eu mostrei a divisão do país em 3 zonas porque é a oficial, é como todos os estudos o fazem e é a melhor maneira de demonstrar as desigualdades da China. Não é "generalisimo" é como se fala cientificamente do país.

Não sou presunçoso no meu comentário. Tu é que, anteriormente, descreves-te a China de uma maneira que só se aplica ao Este do país, tu é que deste uma impressão errada. Agora demonstras-te conhecer o resto, por isso retiro o que disse.

Lê outra vez o meu post. Vizeste citações fora do contesto. Eu disse que havia outras grandes cidades, mas só o litoral é que beneficiou com as reformas dos anos 70 e isso é verdade. Talvez precises é de ver as reformas que foram feitas para perceberes do que eu estou a falar.

Eu não falei da admnistração política de Shangai, falei da económica. Não me confundi, tu é que não estás dentro do sistema implantado nas 3 cidades. Mais uma vez, vai pesquisar (e não é à Wikipedia) antes de me acusares de estar errado.

Parece-te ser muito fácil os chineses deslocarem-se devido a uma pequena coisa, sem qualquer importância... o país é comunista (para dentro), sabes o que isso significa em termos económicos e de recursos humanos?!!!

O leste do país não é igual ao 3º mundo, isso é um comentário absurdo. Só HK e Macau são desenvolvidas? O que é para tí não ser de 3º mundo? Ter uns casinos e ter sido parte de um império europeu?!!

Então vejamos: "a China está a comprar África". Concordo. Mas se sabes isso como é que dizes que isso não tem influência no mercado chinês?

Volto a dizer que o mercado interno chinês não consegue aguentar o crescimento do país. O problema não são os numeros avassaladores de população, é o facto deles não terem condições para gastarem o mesmo que o mercado internacional gasta na China.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0