Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Visitante Blue-Kun

Pensamentos e dúvidas.

50 mensagens neste tópico

Primeiramente, aviso desde já que não pretendo mandar abaixo nenhum dos projectos que vou citar a seguir. Se faço críticas, é porque são reais, e, tal como gostaria de receber algumas com a criação deste tópico, espero que as consigam interpretar de maneira correcta.

Portanto, são quase onze e meia da noite, em mais um fim de dia deste mês de Outubro. Ao deparar-me com a página principal do Anime Portugal comecei a perguntar-me o que raios é que ainda mantém tanta gente ligada a esta comunidade. Quero dizer, já repararam que há gente, talvez até eu esteja nessa lista, que vem aqui simplesmente por se ter tornado um hábito? Venho, vejo os posts, e, na rara eventualidade de encontrar um post bem escrito e que me desperte o interesse, respondo. Caso contrário, vou-me embora. Já não existe uma excitação em abrir a página e tentar procurar uma discussão interessante sobre um assunto que me agrade, não há aquele sentimento de que realmente estou num fórum de discussão, e sim de que, basicamente, a comunidade em si tornou-se numa espécie de sala de IRC gigante em formato de fórum. A página principal, essa então, nem precisamos de a discutir. Há meses que pouco lá acontece, e se, há muito tempo atrás, havia cobertura de eventos e artigos personalizados, hoje em dia tornou-se basicamente uma lixeira para notícias velhas.

E tudo isto me preocupa. Pelo simples facto de que não me parece que existam menos fãs de animação hoje em dia do que há três anos atrás, não, creio que, realmente, não é aí que reside o problema. Então, onde? Será o facto do pessoal já estar crescido, de não ter tempo para ver as séries como tinham antigamente? Bem, também não me parece que seja isso, afinal, tenho 20 anos, tenho um emprego, e isso não me impediu de vir aqui escrever este e tantos outros tópicos que tentei começar nestes últimos tempos. Então, o que raios está mal? Vocês sabem? É que se sim, gostaria imensamente de ouvir uma resposta. Não só pelo AnimePortugal, mas para objectivos pessoais, também.

Ora, falando mais de mim mesmo, acho que é sabido por várias pessoas que se dão mais comigo que estou a formar-me em jornalismo, gosto da área, sinto prazer em tentar formar opiniões, de escrever, do contacto com as outras pessoas, enfim, de tudo o que representa o mesmo neste nosso mundo. E, mais uma vez, esta noite, fui assolado por aquele sentimento de tentar iniciar um projecto, relacionado, porque não, com uma das minhas paixões -- o grande universo relacionado com animação japonesa, que engloba, desde as séries em si, às pessoas envolvidas na criação das mesmas, etc. No entanto, pouco depois dessa pequena ideia ter brotado na minha cabecinha, lembrei-me do estado das coisas actualmente, desta página, desta comunidade, de outras comunidades, dos meus (nossos) projectos passados, com a malta do Tenko, enfim, tudo passou rapidamente pela minha memória e senti-me algo receoso de avançar com isto sem ter um plano, muito bem estudado, e com opiniões e observações de quem realmente interessa, ou seja, vocês, os fãs. E é por isso que estou aqui hoje, gostaria de perguntar o quê, exactamente, pensam que poderia ser um diferencial para algo deste género? Algo que realmente faça com que as pessoas ganhem interesse pelo assunto, participem, comentem, enfim, se sintam involvidas na iniciativa? É que num primeiro momento, o que mais me vem à cabeça é o empenho dos criadores da página, fundação, enfim, seja lá o que for, mas só isso, parece-me, não basta, porque orgulho-me imenso do trabalho que fizemos no Tenko, e, mesmo assim, acabou por ser "só mais um" blogue no meio de uma imensidão.

Enfim, resumidamente, gostaria de uma análise das pessoas que estariam interessadas em mais um projecto deste género, sobre o que está errado aqui, no Anime Portugal, e na fandom em geral, e também sobre uma opinião algo concreta sobre diferenciais que realmente gostariam de ver num novo projecto meu (ou nosso). Desde já, muito obrigado, e peço-vos, a partir de agora, que se forem comentar, coloquem só mensagens sérias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, concordo contigo. O que eu acho é que está a haver um processo de renovaçao na comunidade. Muitas pessoas com quem eu falava há coisa de 7/8 anos atras, deixei de os ver, agora restam apenas uns quantos que se continuaram a interessar pelo assunto e foram amadurecendo. No entando apareceram 2 ou 3 vezes mais pessoas que "seguem" anime e que vêm á net deixar a sua opinião, dai aparecerem os "narutards" e gentes do genero. O que acontece a meu ver é, muita desta gente tá a fazer com narutos e bleachs o que eu fiz com dragon ball, por exemplo, só que nessa altura não tinha acesso a internet para vir partilhar a euforia da coisa ( quer era tão popular na altura como é o naruto agora ). Quando finalmente tive pc / net tambem comecei no meu periodo "narutard" e se for agora ver algumas participaçoes minhas desse tempo em comunidades de anime, sou capaz de encontrar coisas bem piores do que o que se escreve aqui. Acho que é uma fase normal que toda a gente passa quando se está a iniciar numa coisa nova, dai dizer que isto anda tudo em processo de renovação, é uma lufada de gente nova neste meio que faz os mesmos erros e diz as barbaridades que nos diziamos quando nos metemos nisto pela primeira vez.

Sinceramente, sabendo como tu és, e quem diz tu, diz eu e a malta que já anda nisto ha algum tempo, tambem acho que não tomamos a posição correcta em relação a estes novos membros que por ai vao aparecendo. Somos os primeiros a rir e a apontar o dedo á malta que mostra saber pouco da coisa e raramente procuramos ajudar, é mais, "heh, narutard wtv :x". Quando digo isto estou mais a falar do grupo com que convivo diariamente, não me estou a referir a toda a gente como é obvio, falo apenas do que sei. A verdade é que não fazemos (muitas das vezes) por mal, é mesmo porque as discussões que por aqui vão havendo foram as mesmas que tivemos quando nos metemos nisto, grande partes delas sem o minimo interesse. Adivinho que nessa altura, tambem deveriam haver uns quantos dudes a pensar "mas estes gajos têm merda na cabeça? :/" enquanto liam o que nos para lá escreviamos. Acho que é ai que temos que mudar se queremos uma comunidade maior e melhor, onde se possa discutir as coisas sem teres 100 pessoas a comentar naruto e 4 sozinhas a jogar á sueca. Temos que tentar puxar essa malta para o nosso lado, tentar mostrar como vemos as coisas e não apenas fecharmo-nos no nosso grupinho a olhar de cima para baixo.

Claro que muita desta gente vai acontecer o que aconteceu á malta com quem eu falava na altura, simplesmente perdem o interesse e partem para outra coisa, tenho no entanto confiança que tal como eu e outros, alguns vão ficar por estas bandas e aprender qualquer coisa de modo a poderem contribuir, ai sim, para discussoes mais interessantes.

Long ass post, se calhar amanha vou ler e não vai fazer sentido :X tenho muito pouco jeito para escrever o que estou a pensar, acaba sempre por sair meio diferente. Oh well espero que de pa entender.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Zagger eu sou daqueles que se opôem a essa "luta" entre oldfags e newfags que falaste mas também já ando com o bichinho do anime desde 2000 e acho que o problema que o Blue fala é mais profundo do que isso.

Como o Blue diz, muitos de nós, mesmo os novatos, já não têm aquela excitação que nos fazia querer estar sempre envolvidos com anime e com outros fãs.

Porquê? Como alterar isso?

A anime e a internet deixaram de ser novidade.

Sem contar que existe um sobrecarregamento de informação, somos bombardeados constantemente com compra-compra e wow-wows patéticos.

Toda a gente quer vender-nos algo ou ser o centro das atenções.

Adiciona-lhes o facto de andarmos sempre a 1000 à hora, hoje é novidade, amanhã é lixo, e tens a situação actual de tudo da nossa sociedade, não é só a anime.

E nós nem sempre nos apercebemos disto, estamos como que dentro dum foguetão sem paragens, e mesmo que nos ofereçam uma, temos medo e desdenhamos.

O resultado é que andamos para aqui como zombies, sempre à procura do próximo shot de adrenalina que nos faça acreditar que estamos vivos.

E apenas o trio mágico do sexo, violência e drama é que funciona hoje em dia.

Por isso se alguém quiser fazer um projecto e ter atenção, mesmo que sejam apenas 15 minutos, só tem de usar este trio mágico.

Acho que o pessoal que quiser fazer um projecto sem fins lucrativos, tem em primeiro lugar de fazê-lo para si próprios e basicamente cagar para a opinião dos outros.

Um projecto tipo blog? Ou tipo wiki? Ou tipo Mailing List?

Desculpa mas não acredito que alguém se interesse por isso... só se usares o trio mágico e puseres no Youtube. E NÃO! não estou a tentar ser engraçado!

Que tipo de projectos funcionariam na minha opinião? Isso depende dos objectivos.

Uma das minhas ideias para entreter o pessoal, eu não tenho conhecimentos suficientes para pô-la em prática sozinho:

Estás a ver o Saimoe? Estás a ver o jogo My Brute? Junta os dois e aplica-o numa comunidade como o Anime Portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Entendo o que queres dizer, acho é que isso não é de agora. I mean, tudo funciona dessa maneira, as coisas vão se tornando obsoletas, nestes tempos que correm o processo apenas é mais rapido. Sempre foi assim, as pessoas ao longo da vida vão saltando de uma coisa para a outra á procura do proximo "shot de adrenalina" como disseste, mas não acho que isso seja uma coisa má, estamos apenas a ser dinamicos e a não ficar "agarrados" a determinada actividade. Acho tambem que isso não se aplica a toda a gente, como tu proprio disseste, andas neste meio desde 2000 (eu é a volta disso tambem) e ainda continuas fino.. E como nós ha uns quantos que não foi por passar x anos ou por deixar de ser novidade que deixaram de ter o anime como hobie. Acho que se o projecto do blue tiver pernas para andar, não vejo porque não de bons resultados, se for uma coisa organizada e com o intuido de divulgar o anime, não tem nada a perder (a não ser o tempo de quem estiver a tratar das coisas, mas isso já sabe / sabem no que se estão a meter á partida). Eu costumava ir ao tenko e gostava daquilo, admito que se calhar não teve a projecção ou atenção que merecia, mas tambem não sei até que ponto houve esforços para que o blog fosse divulgado (não estava dentro do projecto por isso não faço ideia de como funcionava a coisa).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Sinceramente, sabendo como tu és, e quem diz tu, diz eu e a malta que já anda nisto ha algum tempo, tambem acho que não tomamos a posição correcta em relação a estes novos membros que por ai vao aparecendo. Somos os primeiros a rir e a apontar o dedo á malta que mostra saber pouco da coisa e raramente procuramos ajudar, é mais, "heh, narutard wtv ".

Isto para mim é o maior problema desta comunidade. O pessoal goza e as pessoas não se sentem incluídas. As pessoas trazem informação demais para o forum e o que acontece é que é criado um meio familiar que é agradavel para quem aqui se encontra mas que me parece uma grande barreira para quem vem de fora.

Aqui no forum se eu aparecer e disser que Naruto tem a melhor animação de sempre o devia acontecer era alguém tentar formar essa pessoa e mostrar que há mais para além daquilo. O que acontece hoje em dia é isto:

-Alguém vê o post.

-Vai ao mirc, msn, wtv e chama os amigos

-Aparecem 10 pessoas a gozar o gajo.

Agora surgem 2 hipoteses:

a)-Ou ele aguenta, manda umas bocas e acaba por ser aceite

B)-Ele não gosta da atitude e acaba por sair do forum.

Estas duas situações são negativas. A primeira cria aquele ambiente familiar e a segunda afasta pessoas.

@Projecto do Blue, Acho que é bom que a comunidade se renove. O que pretendes fazer? Já tens ideias?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para além disto tudo, é de notar que a própria industria do anime já não é o que era. Quando eu "entrei" para a comunidade, só se falava de uma coisa: Evangelion. Havia continuamente longuíssimas discussões sobre o tema no irc (e em todo o lado).

Já não se fazem obras icónicas desse tipo. A mim o anime, hoje em dia, parece-me todo copiado e prefabricado, ao ponto de não compreender como pessoas como o Blue, Tsumori e companhia têm tanto entusiasmo no tema. Não havendo obras deste género, que puxariam a discussão para temas mais intelectuais, restam os sucessos actuais, que são Naruto, Bleach e One Piece.

Restantes séries acabam por não ter sucesso suficiente para arranjar massa crítica para haver discussão -- esta requer pessoas mais ou menos leigas, porque os "coal guys" do costume não só são poucos, como tendem a falar de coisas que mais ninguém percebe.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Novamente, obrigado pelas respostas.

Ora, Zagger, eu até percebo o que queres dizer, e nem preciso de "supor" que era um palhaço há cinco anos atrás. Ainda no outro dia fizeram bump ao tópico do Kimi ga Nozomu Eien criado por mim na altura em que o site abriu as 'portas', e era um post de uma linha, cheio de erros, e com um português completamente deplorável.

Mas pá, o problema é que, também eu nessa altura fartei-me de levar nas orelhas dos membros mais experientes do meu antigo fórum de eleição, que era o MConsolas. O pessoal mandava vir, o pessoal reclamava, e com o passar do tempo, lá fui melhorando. Que é exactamente o que eu não vejo hoje. Acabou o Anipop, vi uma avalanche de registos aqui no fórum. E diz-me agora diz-me: quantos é que sequer passaram perto da secção de anime? Um? Dois? Se tanto.

Não tenho comichão com a existência dessas pessoas Narutards, o que de certa forma me incomoda é que raramente vejo a evolução pela qual eu e tu passamos acontecer nos dias de hoje.

----

Quanto ao projecto, Tanuki, não sei se me percebeste mal, não quero ter fins lucrativos com o que quer que seja, simplesmente algum reconhecimento, nem que seja actividade, para que possa realmente perceber que o que estou a fazer é útil para as pessoas. Porque, pá, trabalhar para nós próprios é óptimo, mas no caso, se estou a tentar divulgar alguma coisa, e a aderência parecer-me um bocado ridícula, passo a ficar preocupado de que talvez, não esteja a fazer o meu 'trabalho' tão bem quanto deveria.

Quanto a ideias, não sei. Eu não tenho grandes conhecimentos de programação, portanto, embora a sugestão do Tanuki seja muito engraçada, nunca conseguiria meter algo assim em prática. Algo como o Tenko é bastante mais apelativo, por ser simples de meter em ordem e fornecer várias opções, pois posso basicamente fazer o que quiser naquele estilo de blogue, desde concursos, artigos, até às entradas mais habituais a informar das novidades mais recentes e isso.

Alguém tem sugestões? :V

[br]

Mensagem unida a: Outubro 08, 2009, 08:54:28


Ops, double post. Wild, embora até perceba o que queres dizer, não me parece que hoje em dia se faça menos séries de qualidade do que antigamente. Aliás, ainda consigo encontrar uma ou duas séries que valem a pena de seguir a cada temporada, o que, acredito eu, era o que se passava nos tempos do Evangelion. Simplesmente, as séries más existem em abundância agora, porque toda a gente acha que pode fazer uns trocos com anime hoje em dia, e surgem coisas como <série genérica 9000>.

Belíssimo exemplo disto é esta própria temporada, de Outono, que tem o pior rácio de sempre entre séries decentes e <porcarias>. Mas depois de pesquisar a fundo, lá encontrei algumas séries que me interessaram, embora por razões diferentes. O Kobato. pelas razões que já especifiquei no outro tópico, e o Kuuchuu Buranko, que ainda vai estrear, no dia 15, e que, quero apostar, quase ninguém aqui do fórum ouviu falar, porque a divulgação destas séries é quase nula. (O que me lembra que, na época do Tenko, havia pessoas a interessarem-se por séries que ninguém nunca havia ouvido falar antes e a começar discussões aqui. Não foi assim que nasceu o tópico do SOUL EATER?)

Coisas, isto tudo para dizer que eu não vejo a indústria a morrer. Certo é que vamos continuar a ter de gramar com séries que pouco apelo têm para além das cuecas de cinquenta cores diferentes, mas, ainda assim, as séries "boas" vão sempre continuar a existir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Claro que a industria não vai morrer, antes pelo contrário, agora tem mais sucesso do que nunca.

E isso é que o é o problema. A "democratização" fez com que as pessoas se dispersassem, e passaram a agrupar-se em pequenos grupos, cada um com o seu blog/forum/canal de irc.

Antigamente só havia meia dúzia de "watering holes", quem queria alguma coisa tinha de ir aos mesmos sítios. Agora já não.

Quanto ao anime, as séries boas continuam a existir sim, mas como disseste ninguém as conhece. Season após season, os títulos vão passando, e cada vez menos me vão ficando na memória. Há uns anos se me perguntassem que séries boas estão a dar, eu daria logo alguns nomes. Hoje em dia não. E note-se que na altura também não via anime. Mas os nomes ainda iam ficando na cabeça. Hoje em dia nem isso. As coisas não "pegam".

Quanto ao publico português, não faço ideia do que quer, para além de Naruto, Bleach e One Piece. Faz um blog sobre isso, e certamente que criarás um dos tais pequenos grupos em volta dele. A ver pelo Anipop, também podes fazer o mesmo para J-rock e Yaoi.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que vá fazer algo sobre One Piece, Bleach e Naruto. Quero dizer, percebo onde estás a tentar chegar, mas não é a "minha" praia. Reconhecimento é importante, mas só se for por algo que me dá gosto de fazer -- e de certeza que não me sentiria lá muito bem a falar só de Naruto/Bleach/OP, embora, claro está, nunca os vá ignorar, porque sei que são importantes para o panorama geral.

E quanto ali à primeira parte do post, pá, eu até compreendo isso, mas vejo exemplos de comunidades internacionais que passam bem, mesmo que não sejam só sobre séries. O ANN, embora com muita gente parva, vive, e tem um fórum algo movimentado. O Animesuki, idem. Não percebo porque é que aqui em Portugal é tão complicado fazer um projecto destes vingar, especialmente tendo em conta o número de fãs cada vez maior que existe, sejam eles Narutards ou não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Blue por me ter explicado mal, não estava a sugerir de maneira alguma que querias ter lucros.

Continuando a discussão, eu não gosto de blogs e a maior parte deles não tem razão de existir, ou melhor, não deve esperar ter muitos visitantes, pelas razões que o Wildstar já mencionou.

Na minha opinião, e até já dei essa sugestão aqui para o Anime Portugal, o que se devia fazer, terias de falar com o Mike sobre isso, era pôr as notícias no portal do site mas ligadas automaticamente a um tópico correspondente no fórum, possivelmente com a notícia repetida no próprio tópico para os preguiçosos não terem de ir ao arquivo de notícias.

*olha como a ANN que tu referiste mesmo agora*

Ok, isto tem inconvenientes, e desculpa ser bruto, um dos quais é que ao contrário dum blog não podes ser "o rei no seu castelo", que é um dos apelativos dum blog, mas também tens vantagens.

Tinhas logo à partida uma base de leitores mais alargada, e não seriam sempre "os suspeitos do costume" que é o que acontece em blogs como o Tenko.

Quanto às novas séries e o feedback das pessoas, o Wildstar já disse quase tudo. Só volto a mencionar que terias vantagens em fazeres o teu projecto num fórum razoavelmente concorrido como o Anime Portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Quanto às novas séries e o feedback das pessoas, o Wildstar já disse quase tudo. Só volto a mencionar que terias vantagens em fazeres o teu projecto num fórum razoavelmente concorrido como o Anime Portugal.

Já pensei muitas vezes em ajudar o AnimePortugal, mas sinto-me sempre de pé atrás quando vejo o descaso enorme que existe pela página principal. Além do conteúdo, uma coisa que sempre me chamou a atenção em páginas que visito regularmente é o aspecto. Não precisam ser flashy nem nada do género, mas não podem magoar os olhos. E o AnimePortugal, infelizmente, faz exactamente isso -- o sentido de design e senso prático naquela página é nulo.

Quanto a isso de ligar as notícias automaticamente ao fórum, é engraçado, mas nunca percebi o porquê de não serem usados os comentários dos blogues, que, no fundo, até servem o mesmo propósito? Claro que tudo em menor escala, mas pronto.

De qualquer maneira, no caso de ser um blogue, não pretendo começar algo só para colocar notícias à parva. Já no Tenko tivemos vários artigos de opinião escritos pelas pessoas que lá ajudavam, e não era algo que se pudesse encontrar em qualquer lado, exactamente por se tratar de uma visão mais pessoal da indústria em si. No entanto, queria mesmo tentar descobrir um "algo mais" que pudesse encaixar num projecto deste género, e, até agora, não tenho nenhuma ideia em concreto, o que me levou a criar este tópico.

Mas coisas! Agora 'tou de saída, que tenho que ir trabalhar. Mais logo quando voltar vejo se há mais respostas aqui. :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que os formatos que funcionam são por exemplo os do Kotaku. Carradas de notícias por dia, tanto podem ser parvas como importantes.

No entanto acho que se em Portugal tens uma comunidade como esta, podias aproveitar a sua grande massa e fazer algo por ela. Não posso falar dos projectos que o Anime Portugal vai ter mas esta é a melhor altura para falares com ele. Acho que não há ninguém que não concorde que aquela página é uma lástima ( para os dias que correm ) e que com uma página a funcionar as coisas podiam correr melhor. No entanto não basta o conteúdo. O comportamento das pessoas também tem que mudar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já pensei muitas vezes em ajudar o AnimePortugal, mas sinto-me sempre de pé atrás quando vejo o descaso enorme que existe pela página principal. Além do conteúdo, uma coisa que sempre me chamou a atenção em páginas que visito regularmente é o aspecto. Não precisam ser flashy nem nada do género, mas não podem magoar os olhos. E o AnimePortugal, infelizmente, faz exactamente isso -- o sentido de design e senso prático naquela página é nulo.

Aí tenho de concordar contigo.

Quanto a isso de ligar as notícias automaticamente ao fórum, é engraçado, mas nunca percebi o porquê de não serem usados os comentários dos blogues, que, no fundo, até servem o mesmo propósito? Claro que tudo em menor escala, mas pronto.

Num blog os comentários dos visitantes estão espartilhados, as funcionalidades são reduzidas e actualmente devido ao spam, tens de autenticar cada comentário que fazes.

Aqui num fórum, os comentadores estão em igualdade de circunstâncias com o autor do tópico e depois de fazeres o login estás pronto a andar para todo o lado.

Para mim um fórum é mais democrático e interactivo do que um blog.

De qualquer maneira, no caso de ser um blogue, não pretendo começar algo só para colocar notícias à parva. Já no Tenko tivemos vários artigos de opinião escritos pelas pessoas que lá ajudavam, e não era algo que se pudesse encontrar em qualquer lado, exactamente por se tratar de uma visão mais pessoal da indústria em si. No entanto, queria mesmo tentar descobrir um "algo mais" que pudesse encaixar num projecto deste género, e, até agora, não tenho nenhuma ideia em concreto, o que me levou a criar este tópico.

Uma coisa de que sempre tive curiosidade era saber como realmente funcionavam os bastidores de cenas como; as fansubs, as organizações de eventos, a administração dum sites ou duma empresa ligada à anime, as relações entre as comunidades internacionais (no nosso caso a portuguesa) com a comunidade japonesa, sei lá...

Nestes assuntos faz-se muita "caixinha" e compreendo que é necessária muitas vezes, mas não deixo de ter uma certa curiosidade.

É claro que expores a tua experiência seria queimares-te com a comunidade  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como membro recente desta comunidade, gostaria de deixar o meu contributo baseado nas primeiras impressões que tive sobre este espaço.

Em primeiro lugar, o AP tem tudo para ser uma referência nesta área. Tem uma base de utilizadores extensa, pessoas interessadas em ajudar e, como comunidade de partilha de informação, funciona bastante bem.

Contudo, há certas características inerentes à comunidade, e outras mais gerais, relacionadas com a maneira como as pessoas vivem os seus interesses e paixões, características essas que a meu ver, em conjunto, tornam o AP menos interessante do que poderia ser.

Em primeiro lugar, aquilo que reduz imenso o meu interesse em participar é a mania que muita gente tem em elitizar fenómenos. Parece-me que há quem queira criar a ideia de que a malta que gosta dos shonens mais mediáticos são todos uns pobres acéfalos que vêem anime há 2 dias. O que é bué'da fixe é ver séries pequenas ou menos mediáticas. Tenho 24 anos e comecei a gostar de animação japonesa quando era miúdo, numa época em que tive a oportunidade de ficar agarrado a Saint Seiya e Anime Sanjushi, entre outros. Tenho consumido muitas séries, mas confesso que continuo a ser fã de muitas das que comecei a ver quando era mais novo, sejam elas Naruto, One Piece ou Fullmetal Alchemist.

Custa-me perceber, por exemplo, como se pode odiar Naruto só porque cresceu em termos de popularidade. Porque há de facto quem pense assim. Podem escamotear as razões e dizer que é por falta de character development ou pelo excessivo protagonismo do Sasuke, mas aquilo que transparece é a ideia de que era fixe gostar de Naruto até há 2 ou 3 anos, mas agora é coisa de putos.

Isto reporta-nos para outras áreas, onde o pessoal e a sua tendência para elitizar fenómenos surge na música, no cinema... resumindo, em tudo o que é arte ou entretenimento.

E de repente há bandas que deixam de ser porreiras porque começaram a ser conhecidas. Parte-se para o novo fenómeno indie, para podermos dizer aos amigos que temos gostos extremamente vanguardistas.

E há filmes que são maus porque foram feitos em 2009. Cinema acabou quando Fellini morreu.

E os Gato Fedorento venderam-se e já não têm piada. Agora fixe é ver o Programa do Aleixo.

E...

Acho que já perceberam onde quero chegar. Instala-se a ideia de que os meus gostos são melhores que os teus. Racionalizam-se sentimentos que deveriam ser espontâneos.

O gostar de algo deveria unir as pessoas, e não separá-las. Se querem sentir-se únicos não precisam de uma comunidade: tornem-se eremitas, vão viver para as montanhas e digam o quão fixe é ser-se especial no Twitter através do vosso novo Blackberry.

Pá, há espaço para falar de tudo. Este fórum, felizmente, está bem estruturado. Apesar de não participar muito, já aprendi bastante em muitos dos subfóruns. E se não gosto de alguma coisa, geralmente passo à frente. Agora, gozar com pessoal mais novo só porque eles desconhecem as maravilhas de Bakemonogatari tem tanto de presunçoso como de ridículo. Mas isto é apenas a minha perspectiva, não me tenciono meter muito mais nas vossas batalhas de egos.

E haveria mais para falar, mas o tempo escasseia. Até à próxima oportunidade.  :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mugiwara, não acho que seja isso que aconteceu com naruto, i mean duvido que haja aqui alguem que não tenha visto o anime, pelo menos a primeira season e não tenha achado piada. Por exemplo, TTGL é uma serie que passou a ser muito popular, e não é por isso que se começou a mandar bash nos fans, acho que toda a gente reconhece que a serie é muito boa independentemente da sua popularidade. O que acontece é que anime não é so shounen, ha por ai muitas series bem melhores (ou pelo menos com a mesma qualidade)  que pedem para ser debatidas á mesma escala que é o naruto ou o bleach. A verdade é que tanto um como o outro ao longo do tempo foram perdendo o interesse, a animação vai de mal a pior (como é acontece em quase todos os animes deste tamanho) e aquele periodo enorme de fillers (um ano praticamente) não ajudou nada. Acaba por ser um pouco desmoralizante querer vir discutir determinado anime, chegares aqui, e veres que o topico tem numa semana 2 ou 3 respostas novas, equanto o de naruto é participaçoes novas a torto e a direito. Claro que gostos são gostos, não se pode obrigar ninguem a ver outras coisas para alem de naruto, mas acho que se as pessoas tiverem interesse por esta area, cedo percebem que ha para ai n coisas com mais qualidade á espera de serem vistas e discutidas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nem sei por onde começar, lol. Bom,



Anime já não é "cool"... Já não discute anime "à antiga". Porquê?

Não sei responder ao certo.

Mas posso sugerir várias hipóteses:

Mediatismo IRL - Aqui, na minha opinião, um aumento da popularidade/ difusão do anime junto da comunidade em Portugal pode conduzir a duas coisas: feedback positivo e negativo. E ambos podem contribuir para a diminuição de discussões de anime.

No caso do negativo é óbvio: + pop. -> Anime passa a ser coisa "velha" -> já não é "cool" -> anime mode off e passa-se a outra.

No caso do positivo, é capaz de ser mais rebuscado, mas isto é só uma hipótese claro: + pop. -> + pessoas com quem discutir irl -> menos interesse em se juntar ao fórum para discutir "outra vez o naruto do dia".

Mediatismo na Internet - Até aqui, nas internetes, a realidade animesca tem vindo a mudar desde há uns anos para cá. A quantidade de informação só tende a aumentar, a sua difusão também e assim, há medida que os anos passam, o anime só se torna mais acessível. Wikis, blogs, sites de noticias, etc... Com tanto conhecimento dado de bandeja, poderão as pessoas perder vontade de discutir? (É só uma hipótese)...

Velha guarda Vs. Nova guarda - Esta também é óbvia: a intolerância de ambos os lados em aceitarem-se é de facto uma enorme barreira para quem ambiciona discutir de forma saudável o anime. Os mais velhos sem tolerância/ paciência para "educar" os membros mais recentes; os mais novos, pelo facto de não aceitarem que quem cá está há mais tempo, pode, efectivamente, "ensinar" a apreciar o anime em geral.

Tempo - Seja pela idade, pela disponibilidade, ou pelo tempo que faz na rua (k not really lol), as pessoas podem começar a perder o interesse. Com a idade, o pessoal pode perder alguma "pica pelos desenhos animados", pode encontrar novos interesses, etc...; Em relação à disponibilidade, essa é de caras: anime é um hobbie dispendioso em termos de tempo, e muita gente não se pode dar a esse luxo.

Volto a dizer que isto é apenas mais uma hipótese para tentar explicar a diminuição de discussões saudáveis... Como o Blue já mostrou, neste caso é perfeitamente possível conciliar estes dois pontos anteriores.

Quality Anime - Já não se faz anime como antigamente? A qualidade tem baixado? Talvez sim, talvez não. Mas eu acho que não. O nível exigido pelo povo é que aumentou, e bastante. Por isso é mais difícil o anime de hoje em dia atingir estatuto de "clássico". Acho que isto pode contribuir para a não discussão dos mesmos.

A maior parte daquilo que disse só serviu para reforçar o que já foi dito, e o resto são só hipóteses rebuscadas, mas meh. Como eu já disse, também não sei ao certo o que motiva a falta de discussões "boas"...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tanuki - Sabes, sobre eventos não posso dar grande input, não os frequento assim muito, mas sobre fansubbing, acho que posso perfeitamente escrever sobre o processo que os grupos seguem, e por aí vai. Honestamente, não é segredo nenhum, mas agora que dizes, não é algo que veja por aí a ser muito discutido.

Aliás, isto tudo até remete lá ao painel de fansubbers que queriam ter organizado para a Anipop deste ano.

E Shini, falar com o Mike? Pá, sinceramente, o Mike não me parece ter tempo para isto hoje em dia, e eu quando digo mudar aquilo é realmente mudar a página da cabeça aos pés. Há ali secções que para nada servem, desorganização para todo o lado, e por aí vai. Juntar pessoas interessadas em revitalizar o site é fácil -- afinal, como todos bem disseram, é um sítio que oferece um público bastante bom já desde o início, no entanto, se as pessoas interessadas estão aí mas não há quem faça o 'essencial' antes, tudo fica um bocado mais complicado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas por isso mesmo é que te disse para falares. Estão na calha coisas para mudar isso. Acho que ambas as partes ganhavam com essa iniciativa.

No entanto se decidires seguir o teu caminho, de certeza que vais ter pessoal a apoiar-te. Só acho parvo desperdiçar uma plataforma que só tem a ganhar com uma injecção de conteudo e renovação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar, se bem que se conseguires tu arranjar uma hora com o rapaz e meteres-lhe na cabeça que isto também não é para levar um ano e meio, seria um belo começo.

No entanto, por favor, podem continuar a discussão, que estou a gostar de ver algumas das opiniões para aqui metidas. E também já recebi umas ideias engraçadas!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sorry não faço paredes de texto como vocês, sem criativdade ou cabeça para tais =/

A ideia seria, portanto, algo como a AniPt mas "renovado". Das duas uma, ou se revoluciona isto, ou se cria algo novo. Mas olha que até chegar ao nível deste website  será obra (não digo em aplicações, porque acho tudo awesome mas  metem tudo pesado indeed. Eu acho a AMV Portugal já meio jeitosa  (ainda por ter coisas) e é rápida).

O que sugiro é que convoquem os "experts" de cada área para o projecto. Quem percebe mais e do melhor em J-Music/Dorama/Anima/Manga/AMV/Desenho/etc. Such as parcerias que sejam uma mais valia nas ditas categorias (como publicidade ou não). Os mesmos terão ideias que, pelo menos, consigam iniciar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0