Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Shinigami-san

[Sugestão] Standardização de algumas regras

12 mensagens neste tópico

Acho que é fundamental que algumas regras se tornem obrigatórias nos jogos máfia presentes no forum para evitar que os jogos sejam ganhos duma maneira fácil e sem qualquer mérito.

1) A revelação da pm da town no inicio do jogo.

Isto permite acabar com as estratégias de tentar conhecer a condição de vitória e/ou outros elementos da pm de outras pessoas.

2) Um aviso de que os máfias neste forum estão num nivel avançado

Este aviso permite que os jogadores não fiquem presos a teorias como "Se só há um cop tem de ser normal". Isso podia ser o óbvio no inicio dos máfias neste forum mas as coisas avançaram e as mentalidades devem acompanhar. Devemos por os jogadores a pensar em todas as possibilidades e mais algumas.

3) Definição de certas hipoteses antes do jogo

Certamente quase todos os mods já tiveram uma situação durante o jogo que não estavam a contar que acontecesse. Vou dar o exemplo que primeiro me veio à cabeça que foi um jogador ter uma condição a dizer "Quando morreres acontece X". No entanto esse jogador levou modkill e a condição não aconteceu.  Outro ponto, neste máfia saw houve 2 jogadores que cumpriram a condição de lynches do dia. Mas como houve empate, nenhum deles foi lynchado, indo assim contra as regras. Outro caso, um role cop tinha a habilidade de descobrir o role completo da pessoa que investigava. Na primeira noite investigou o SK que tinha a cor preta. Eu era o moderador nesse máfia e não revelei a cor do role porque era preta. O jogador queixou-se desse facto e mais tarde admiti que deveria ter especificado isso.

São estas pequenas coisas que devem estar bem explicitas para que não haja lugar para ambiguidade. Estas são 3 situações que podiam as 3 tombado o jogo para outro lado completamente diferente do que aconteceu. São pormenores? Sim. Mas podem influenciar a vitória de um lado ou de outro? Sim.

O que estou a pedir é que haja mais rigor.

4) A pm deve explicar o que o role faz.

Neste máfia saw houve pms que diziam Tu és Cop mas não explicavam o que o cop fazia. Devemos tornar as pms o mais "noob-friendly" possivel e evitar que haja comparações do género da que aconteceu neste ultimo máfia.

5) As pms devem ter a cor para mais facil identificação da facção.

Esta é bastante óbvia mas também queria aqui pedir se os moderadores podem deixar de usar o preto para alguns Third Parties. Isso só gera alguma confusão. Temos tantas cores disponiveis no forum para usar desde o Roxo, o Laranja, o Amarelo ( se bem que este se vê mal), etc.

6) O mod não deve comentar o jogo nem intervir.

Como exemplos recentes temos o Motchinha a dizer "não compliquem o que não é complicado" e o Apokalips_ a falar em privado com alguns jogadores, tentando-os confundir. Isto não é saudavel e faz realmente diferença na maneira como a pessoa pensa. Os moderadores devem ser completamente isentos, excluindo a inclusão do flavour que acaba sempre por inclinar a balança mas que torna o jogo interessante.

Penso que é tudo. Se alguém se lembrar de alguma coisa que ache que melhora a maneira como o máfia é jogado aqui no nosso forum que avise. Se não concordarem com estas sugestões também são livres de o dizer. Gostava é que quem comentasse, dissesse se apoia as medidas.

Obrigado ^_^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

as regras todas no inicio do jogo mesmo que não haja alterações

tipo eu não sabia que quando havia um empate as 2 pessoas morrem

é criar uma "sample" para por no inicio de cada jogo

depois se o moderador decidir mudar alguma coisa já é com ele

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu também não previ esse caso mas numa situação destas as regras devem ser levadas à letra e naquele caso o mais correcto seria lynchar os 2.

Imagina outra situação. Tens um jogo de 7 jogadores. Um dos townies é double voter. Se naquele momento houver um empate a 3 votos, o Double voter, se puder votar em 2 pessoas diferentes, pode fazer com que haja 2 lynches pondo um voto em cada pessoa.

É esse tipo de situações de que falo. Têm havido erros demais nos ultimos máfias e era bom que isso deixasse de acontecer tão frequentemente :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

acho que devia ser evitado falar por msn sobre o jogo para evitar situações de "ah e tal não recebi segunda pm, porque me explicou no msn" etc...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah ya. Essa parte foi mentira mas precisava de o dizer para não ficar mal no Mafia Saw lol. Essa parte deve ser evitada mas já está implicita. Os jogadores também não deviam dar credibilidade a uma afirmação do género "Ah pois é, mas o moderador disse-me isto!"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao teu ponto 2 tenho um à parte a dizer:

Eu no máfia do Mota, sendo máfia, estava a tentar convencer toda a gente que ter um cop paranoid em jogo era impossível. Tu interferiste no meu jogo e tentativa de manipulação indirectamente fazendo o seguinte post: http://www.animeportugal.net/forum/index.php/topic,2521.msg287074.html#msg287074

Foi a mesma coisa que dizer "O Fantas está errado, é possivel que haja 1 unico cop em jogo paranoid."

Ou seja, acrescentar estes pontos:

7) Caso haja dúvidas durante o jogo, primeiro devem fazer uma pesquisa autónoma. Se forem novatos, fazer a pergunta ao moderador. Se em último caso tiverem de recorrer a terceiros, esses terceiros não podem postar publicamente a resposta à dúvida até o jogo terminar, com risco de influenciar o mesmo.

8 ) Nunca os jogadores podem trazer informação externa ao jogo para dentro do mesmo. É o dever dos moderadores que não haja fuga de informação, mas também é dever dos jogadores não influenciar o jogo geral por razões externas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fantas, quando somos organizadores de máfias as pessoas ligam à nossa opinião. Quando dás uma opinião, mesmo que estejas a ser jogador, não fica bem dizer que é impossivel. Já vimos cada role mais marado. Tudo é possivel e não se deve afastar quase nada de cima da mesa.

Em relação à 8, aceito totalmente.

Em relação à 7, o moderador deve ser a primeira pessoa a quem tiram a dúvida. É claro que os outros jogadores podem estar numa facção contrária a tentar influenciar o jogo e não se deve confiar na palavra deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Fantas, quando somos organizadores de máfias as pessoas ligam à nossa opinião. Quando dás uma opinião, mesmo que estejas a ser jogador, não fica bem dizer que é impossivel. Já vimos cada role mais marado. Tudo é possivel e não se deve afastar quase nada de cima da mesa.

Shini, eu era máfia a tentar manipular a town. Quero lá saber se está errado, se eles acreditam durante o jogo, melhor para mim. No final do jogo, tirava-se as dúvidas.

Então mudemos o 7 para que seja o moderador a primeira pessoa a que se vai. Quanto aos terceiros, queria referir-me a pessoas que não estão a jogar na altura.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, acho bem. Vou tentar também mudar a minha postura. Este jogo ( o Saw ) fez-me mudar a maneira como vejo os jogos de máfia. Sou tipo o House, interessa-me descobrir o Puzzle. Já vi que às vezes não vale a pena preocupar-mo-nos com o resultado.

Gostava de ouvir também a opinião de outros jogadores em relação a estas medidas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sounds good to me, agora espero que daqui a diante os jogos puxem mais gente nova também, visto que muita gente da velha guarda já se pirou.

Posso também organizar uns máfias para as pessoas que querem começar a jogar para entrarem no ritmo, sempre ganham mais experiência jogando com pessoas do mesmo nível. Se fosse um jogo como o máfia ou outro em que se misturavam novatos e experientes penso que os novatos ficavam confusos e a maior parte desistia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sounds good to me, agora espero que daqui a diante os jogos puxem mais gente nova também, visto que muita gente da velha guarda já se pirou.

Posso também organizar uns máfias para as pessoas que querem começar a jogar para entrarem no ritmo, sempre ganham mais experiência jogando com pessoas do mesmo nível. Se fosse um jogo como o máfia ou outro em que se misturavam novatos e experientes penso que os novatos ficavam confusos e a maior parte desistia.

Mas penso que é a melhor maneira para aprenderem. Pelo menos comigo foi melhor. É claro os que fazem o primeiro jogo houve sempre as bocas, só vem dar o hammer, fala pouco, mas é normal e acho que as pessoas vão aprendendo aos poucos jogando com os mais experientes.

Cabe também aos experientes terem um bocado de paciência com os outros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim isso também, tem-se que começar a puxar as pessoas a jogarem também para se interessarem pelo jogo. Pode-se fazer isso através de temas, quanto mais gente tivermos em campo quer novatos ou experientes, mais os jogos vão-se tornar maiores e melhores até.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais